Miguel Simões Publicado Julho 16, 2017 Share Publicado Julho 16, 2017 Boas, Tinha prometido a alguém fazer este diy, fui aproveitando os espaços livres e aos poucos lá acabei. A minha primeira ideia era fazê-lo da forma mais fácil e clean possível, como não gosto de ver equipamentos pretos no aquário teria de optar por outro material desde que não revelasse ferrugem derivado à humidade. então aqui vai: Material: 2 ventoínhas 12v 80mm*80mm*1cm 6 parafusos próprios para ventoínhas 1 led 3mm azul 3v 1 resistor 470 ohms 1 barra em L de alumínio 1 metro (14mm*10mm) Fios eléctricos/ solda/ Serra ou dremel/ Esquadro/ Alicate Para primeira fase, defini as medidas a olho e fui mancando com um lápis para depois fazer os ângulos de 90º nos cantos onde pretendia dobrar o alumínio: Pronto, este é o ponto principal da estrutura visto que vamos repetir em todos os cantos não sendo necessário parafusar, rebitar, nem outra coisa qualquer. Aqui voltei a fazer os ângulos mas na parte oposta que são os apoios que irão encaixar no vidro do aquário: Feito de ambos os lados, dobrei e quis logo ver como ficava com as ventoínhas Feito isto, fiz os cortes para encaixar no vidro, neste caso 6mm, deixando uma pequena aba para se quiser subir o apoio endireitando-a. Neste momento a aba está aberta para o lado de fora, mas são para ficar do lado de dentro, havia um motivo para as abas mas não foi necessário. Aqui estava tudo certinho parti para as furações onde serão parafusadas as ventoinha (quem quiser aqui pode colar com cola quente) Agora vamos à parte da montagem, na parte da frente coloquei 1 led azul apenas para saber se as ventoínhas estão a trabalhar, o led só liga quando as ventoínhas ligam, isto porque o controlador vai ficar dentro do móvel. Vou usar um transformador de 12v que irá alimentar as ventoínhas, neste caso para usar um led de 3,3v temos de usar um resistor de 470 ohms para limitar os volts recebidos pelo led para não queimar, portanto testei e preparei o led antes de montar as ventoinhas: Tudo pronto, colocado o led e as ventoínhas no sítio, para o próximo passo: Entre as ventoínhas usei um pouco de tubo termorectátil para esconder os fios do led e das ventoínhas, depois cortei um pouco de uma placa de circuito para soldar os fios ligando-os de forma limpa e que não ocupe espaço: Inicialmente esta placa era para ficar no topo mas entretanto verifiquei que conseguia colocá-la dentro do tubo e assim o fiz, desta forma a calha irá fechar o suporte sem se ver rigorosamente nada de ligações ficando assim: Pronto, cooler acabado vamos testá-lo no aquário a ver como fica E pronto ficou como o idealizei Só para esclarecer que uma das ventoínhas apenas tem 3 hélices, um pequeno descuido e parti algumas, para não vibrar arranquei todas as outras ficando apenas as 3 centrais, ficou um mimo e dá quase tanto vento como a outra, cheguei a perguntar-me para quê tantas lol.....adiante a nova ventoínha vem a caminho para ser reposta ;) Também já tenho o controlador de temperatura a trabalhar, só me falta fazer uma caixa para ficar xpto ;) Espero que tenham gostado, e já sabem, qualquer crítica será bem vinda, um trabalho melhorado só com a ajuda de todos. Cumps, 1 7 Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Inácio Sanches Publicado: Julho 16, 2017 Share Publicado: Julho 16, 2017 Epá, está brutal, sinceramente é o melhor diy de ventoinhas que vi , muito clean 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Lopes Publicado: Julho 16, 2017 Share Publicado: Julho 16, 2017 Muito bom Miguel está um espectáculo Enviado do meu 6043D através de Tapatalk 1 Granite Den Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Sampaio Publicado: Julho 16, 2017 Share Publicado: Julho 16, 2017 Muito bom Miguel...Grande trabalho Parabéns Abraço Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Simões Publicado: Julho 17, 2017 Autor Share Publicado: Julho 17, 2017 Boas, @Inácio Sanches, @Marco Lopes, @Filipe Sampaio, Obrigado pelos elogios :) Esta ideia surgiu-me quando o Marco Lopes pediu um passo a passo para um diy de umas ventoínhas, eu penso sempre em tentar fazer algo fácil de se fazer em casa, neste caso era a estrutura, apenas fazer cortes e dobrar, o led não é necessário embora eu goste de pequenos pormenores :) os furos também não são necessários, basta colar com cola quente que também funciona. A meio deste projecto foram-me surgindo outras ideias que estão já no esboço para executar, brevemente será mais um diy para a minha colecção! Falta-me concluir a caixa para o controlador da temperatura, assim que estiver pronto será lógico colocá-lo neste tópico para que fique o projecto completo. Cumprimentos a todos! ;) 4 Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Simões Publicado: Julho 24, 2017 Autor Share Publicado: Julho 24, 2017 Boas, Para completar este diy, faltava-me fazer a caixa com o controlador de temperatura, já está feito! ;) Comprei uma caixa de derivação à medida, o botão on/off e fios já cá tinha em casa, seguem fotos: Caixa de derivação já com corte para colocar o controlador: Controlador e botão on/off já colocados no sítio: Coloquei estes dois conectores fêmea, um é o que recebe alimentação e o outro é o que alimenta as ventoinhas: Fazer todas as ligações necessárias e testar: Portanto, tudo montado e a funcionar, o único fio que fica "pendurado" na caixa é o da sonda, todo o resto pretendia que fosse ligar directamente na caixa: Já o fixei no móvel, por sorte, não precisei de aumentar o comprimento da sonda, o fio chega perfeitamente ao aquário ;) Mais um diy acabado ;) Cumps, 4 Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo SS Conceição Publicado: Julho 24, 2017 Share Publicado: Julho 24, 2017 Epá!! não tinhas nada mais para fazer na folga??' LOL Brutal meu amigo, Os meu Parabéns Excelente DIY 1 Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Lopes Publicado: Julho 24, 2017 Share Publicado: Julho 24, 2017 Não fazes encomendas para quem não tem jeitinho nenhum Enviado do meu 6043D através de Tapatalk Granite Den Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Simões Publicado: Julho 24, 2017 Autor Share Publicado: Julho 24, 2017 @Paulo SS Conceição, Por acaso até fiz mais coisas, tipo enviar umas cenas por correio e tal..... A folga deu-me jeito para acabar algumas bricolas cá em casa, e só não fiz mais porque de repente deu-me uma coisinha má e tive de me alongar no sofá e com muito esforço esticar o braço para apanhar o comando da tv..........enfim um sacrifício que nem imaginas, e digo sacrifício porque no fim de estar deitado é que me lembrou que tinha umas minis fresquinhas no frigorífico! loool @Marco Lopes, Até poderei excepcionalmente fazer uma para ti, mas o problema é que não imaginas a logística que tenho de fazer só para sair de casa quanto mais para fazer uma diy com prazo de entrega estipulado! lool Veremos o que posso fazer amigo, entrarei em contacto ctg por MP. Abraço a ambos! ;) Cumps, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Julho 25, 2017 Share Publicado: Julho 25, 2017 Bem o título de rei dos DIY deste fórum está a escapar das mãos do Filipe... Não se esqueçam que no final do ano quem for mais votado tem de pagar um jantar! Excelente trabalho Miguel. 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Sampaio Publicado: Julho 25, 2017 Share Publicado: Julho 25, 2017 Boas@Gonçalo por isso é que eu estou a deixar o título para o@Miguel Simões Por falar nisso ainda estou à espera de ver como fizeste a tua última calha...AbraçosEnviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Julho 25, 2017 Share Publicado: Julho 25, 2017 Ainda não a acabei ;) Falta o apoio... Provavelmente só nas férias. 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts