Recommended Posts

Pa estou com um grande problema,tipo comprei um medidor de PH,em que tem um fraso de plastico,a soluççao pa por juntar a agua do aqua e a tabela das cores dizendo de que PH se trata,mas o meu problema é o seguinte,este teste é uma m****(desculpem a exprexao) tipo as cores que fica na solucao são muito dificeis de ver na tabela,não se percebe que cor é porque é muito identica,para voces qual o melhor medidor de PH

Posted Image

Partilhar nas redes sociais

Boas Black Dragon..

Eu uso o teste de pH da Nutrafin e para mim distingue-se muito bem as cores, nunca tive esse problema ... aliás nunca tive qualquer dúvida em nenhum teste da Nutrafin ... só tenho a dar uma dica a quem use testes da nutrafin ... só tenho a dar uma dica ... em caso de dúvida coloquem-se num ponto onde exista uma luz por trás para melhor verificação :D

Cumprimentos

Filipe Santos

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Olá.

Pa estou com um grande problema,tipo comprei um medidor de PH,em que tem um fraso de plastico,a soluççao pa por juntar a agua do aqua e a tabela das cores dizendo de que PH se trata,mas o meu problema é o seguinte,este teste é uma m****(desculpem a exprexao) tipo as cores que fica na solucao são muito dificeis de ver na tabela,não se percebe que cor é porque é muito identica,para voces qual o melhor medidor de PH

Qual é a escala do teu teste de pH?

Deixa-me adivinhar... vai de 6.0 até 7 qualquer coisa (mais ou menos isto)??

O da Nutrafin com estes limites é um bocado mau para pH's ácidos. As cores (verde e amarelo-esverdeado) confundem-se facilmente. É preferível usar um de "Wide-Range" que vai de 4.5 até 9.0. Tudo bem que a variação no de 6.0-7.6 é de 0.2 unidades de pH e no de 4.5-9.0 é de 0,5 unidades de pH, mas a distinção das cores é muito mais significativa.

Quanto ao melhor medidor de pH, eu diria que é o medidor electrónico :D Em especial o de Ag/AgCl :B-fly:

Espero ter ajudado.

Cumprimentos a todos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Olá de novo.

Só para deixar aqui as tabelas de cor dos testes que mencionei no post acima:

Image1.jpg

Como podem ver, para pH's ácidos, torna-se uma beca complicado de distinguir um pH=6.2-6.4... mas pronto, uma variação destas nem é muito significativa.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• 5 anos depois...

Viva!

Aproveito para desenterrar este tópico visto que também tenho testes da NUTRAFIN e surge-me uma dúvida.

Para fazer a leitura, é recomendado usar luz por trás. Até aqui tudo bem. A minha questão é se se deve encostar o tubo de ensaio ao papel ou deixa-lo desencostado (na zona branca com a silhueta do tubo).

No geral, em todos os testes da Nutrafin que tenho, se não encostar o tubo as cores ficam mais claras, e se encostar ao papel ficam mais escuras dando outros resultados. Nunca sei ao certo o valor certo. Acabo por fazer uma média... :puppydogeyes:

Agradeço desde já a atenção.

Marco.

Olá de novo.

Só para deixar aqui as tabelas de cor dos testes que mencionei no post acima:

Image1.jpg

Como podem ver, para pH's ácidos, torna-se uma beca complicado de distinguir um pH=6.2-6.4... mas pronto, uma variação destas nem é muito significativa.

Cumprimentos

Luís Fortunato

• 3 semanas depois...

Vá lá pessoal, não haverá ninguem a querer desenterrar este tópico?

Preciso mesmo de ajuda nisto:

"Para fazer a leitura, é recomendado usar luz por trás. Até aqui tudo bem. A minha questão é se se deve encostar o tubo de ensaio ao papel ou deixa-lo desencostado (na zona branca com a silhueta do tubo).

No geral, em todos os testes da Nutrafin que tenho, se não encostar o tubo as cores ficam mais claras, e se encostar ao papel ficam mais escuras dando outros resultados. Nunca sei ao certo o valor certo. Acabo por fazer uma média... new_puppy_dog_eyes.gif "

A quem tem testes nutrafin, como custumão ler os resultados?

Obrigado.

Viva!

Eu tenho duvidas nos testes de Nitritos, Nitratos e Fosfatos.

No entanto também tenho o teste de pH da nutrafin. Vou fazer como dizes. Vou usar uma solução de calibração (que até cá tenho) e medi-la com o teste de pH da nutrafin. Testo das duas formas e vejo qual é o valor mais correcto. Depois uso esse metodo com os outros testes.

Obrigado pela dica, ainda não me tinha lembrado desta.

Viva!

No entanto também tenho o teste de pH da nutrafin. Vou fazer como dizes. Vou usar uma solução de calibração (que até cá tenho) e medi-la com o teste de pH da nutrafin. Testo das duas formas e vejo qual é o valor mais correcto. Depois uso esse metodo com os outros testes.

Viva!

Viva!

Para alguem que precise desta informação aqui fica:

Fiz o teste que falei acima e parece-me que os testes da Nutrafin têm melhor leitura encostando mesmo o tubo de ensaio ao papel da folha de teste no sitio marcado para o efeito. Convêm é ter em atenção o pormenor de secar bem o tubo por fora antes de o encostar ao papel.

• 2 semanas depois...

Boas malta. Ninguem arranja uma tabela de PH com melhor qualidade que a do "Luis" publicou ?

Era de louvar alguem que digna-se a digitaliza-se uma tabela como deve ser ;) Obrigado

é que tenho aqui os test com gotas , mas perdi a tabela :)

Os mais fiáveis são mesmo os electrónicos

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

Assinatura editada, quebra de regras.

Os mais fiáveis são mesmo os electrónicos

Não te "fies" assim tanto nisso! :music_singguitar:

Eles são mais fiáveis se tiverem uma manutenção adequada, que não passa apenas pela calibração. (e mesmo para calibração ser bem feita, devem-se ter alguns cuidados - não são assim tão poucos).

Entre outras coisas, para além da calibração, há que considerar a reposição do electrólito adequado (dentro do eléctrodo) e a limpeza e armazenamento com soluções adequadas (caso contrário o eléctrodo - membrana de vidro - degrada-se e não vai dar resultados reprodutíveis e/ou não estabilizados e/ou não reais).

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!