dexterie Publicado Julho 8, 2017 Publicado Julho 8, 2017 Bom dia a todos, montei a noite passada o meu primeiro reef. Está tudo ok, com a exceção do ruído das bombas... Creio que é mais vibração do que ruído (quando as ponho dentro do tanque, não há ruído...dentro da câmara traseira, é um festival). alguma dica? Será por ser novo e ainda nao ter ganho "calo"? obrigado!
Catarina Santos Publicado: Julho 8, 2017 Publicado: Julho 8, 2017 Viva, Para te podermos ajudar precisamos de mais umas informações. As Bombas que te referes estão na sump? São as bombas de retorno e do Skimmer? Caso sejam qual é a marca/modelo das mesmas? As bombas não estarão a tocar no vidro ou outra coisa que possa servir de caixa de ressonância?
dexterie Publicado: Julho 8, 2017 Autor Publicado: Julho 8, 2017 1 minute ago, Catarina Santos said: Viva, Para te podermos ajudar precisamos de mais umas informações. As Bombas que te referes estão na sump? São as bombas de retorno e do Skimmer? Caso sejam qual é a marca/modelo das mesmas? As bombas não estarão a tocar no vidro ou outra coisa que possa servir de caixa de ressonância? Ola! tenho um sea red nano (http://www.redseafish.com/aquarium-systems/max-aquarium-systems/max-nano/). As bombas estão na sump. Ambas fazem algum barulho, mas a de retorno é demasiado barulhenta. Li na net que poderá ser por ser nova e estar em "rodagem", mas não acredito... se dentro do tanque não faz barulho e dentro da sump é tipo martelo pneumático, só pode ser vibração, não? alguma dica?
Catarina Santos Publicado: Julho 8, 2017 Publicado: Julho 8, 2017 Quase de certeza que tens a Bomba de retorno a tocar nos vidros. Podes experimentar uma coisa, retira a bomba e experimenta com ela suspensa num recipiente ou no aquário, se ela não fizer barulho então é porque está a tocar no vidro dentro da sump. Caso esteja a tocar no vidro, podes tentar duas coisas (para evitares a ressonância) Coloca uma esponja entre o vidro e a bomba (em principio deve atenuar ou mesmo acabar com o barulho), Atenção para não colocares perto da entrada d'água para não estrangulares a bomba inadvertidamente. Ou podes colocar uns pés com ventosas (caso a bomba não tenha já). Mas já agora ajudava saber o modelo da bomba ;) 1
Alfrareef Publicado: Julho 8, 2017 Publicado: Julho 8, 2017 Olá, Não será cavitação? A altura da água na câmara de retorno é suficiente? Para a vibração eu tenho por habito colocar um tapete (plástico tipo rede) por baixo das bombas para absorver vibrações. 1
dexterie Publicado: Julho 8, 2017 Autor Publicado: Julho 8, 2017 (editado) Obrigado aos dois pelas respostas... Cavitação creio que não é. O nível da água está correto. Não sei qual o modelo. Já não tenho a caixa aqui perto. Lembro-me de ver que era RS Flow e "made in Italy". Quando voltar a mexer na sump, vejo :) Já tinha colocado esponja por baixo e dos lados, mas acho que vou colocar mais se o "martelo" não se calar... :( Vi online também a dica de fazer uma espécie de almofada com pedaços daqueles tapetes antiderrapante que se usa dentro das gavetas. Editado Julho 8, 2017 por dexterie 1
dexterie Publicado: Julho 20, 2017 Autor Publicado: Julho 20, 2017 O barulho não passou, mas resolvi temporariamente o problema. Comprei uma bomba barata (da Sera) e praticamente não se ouve. Entretanto, contactei a marca (Red Sea) e expliquei o problema. Pediram uma data de dados e, segundo o representante, tiverem problemas com as bombas de retorno de alguns dos primeiros aquários. Vão enviar uma bomba nova para a loja onde comprei o aquário e só tenho de a ir buscar. Quanto à marca, é uma RS Flow 950, fabricada pela Sicce. Parece que às vezes queixarmo-nos funciona :)
Catarina Santos Publicado: Julho 22, 2017 Publicado: Julho 22, 2017 Viva Dexterie, Ainda bem que o problema está resolvido ;) Para quando um tópico desde aquário. Gostava de continuar a acompanhar. Cumprimentos Catarina Santos
dexterie Publicado: Julho 22, 2017 Autor Publicado: Julho 22, 2017 Bem, o problema ainda não está resolvido... ainda estou à espera que me digam para ir buscar a bomba :) não há grandes novidades quanto ao aquário, está a circular :) deixo uma foto... nada de especial... free upload site no registration 1
Recommended Posts