RamireZ Publicado Junho 16, 2005 Publicado Junho 16, 2005 Boas pessoal Gostava de vos perguntar o seguinte: Alguem usa os testes para aqua da "NUTRAFIN" (passo a publicidade)? É que não sei como diz que resultados finais tenho nos testes de GH e KH. O teste da os valores consoante o numero de gotas, mas não sei como converter essas gotas em valores legiveis. Diz apenas para se multiplicar o numero de gotas por, 20 no caso de GH e 10 no caso de KH. Ja agora os valores que tenho são: GH 120 ml/l CaCO3 (?) (6 gotas) KH 20 ml/l CaCO3 (?) (2 gotas) Cumps e abraços. Citar Os sonhos de uns são as certezas de outros.
Filipe Santos Publicado: Junho 17, 2005 Publicado: Junho 17, 2005 Oi Ramirez... Eu uso os testes da Nutrafin, a medida que eles dão é em mg/L como já reparaste... depois para passares para (º Alemães ) tens de multiplicar por 0.056 ou seja os teus resultados em º Alemães é : Gh - 6.72º Kh - 1.12º Espero que seja isto a que chames valores legíveis... Só um aparte ... tens o Kh muito baixo... logo o teu aqua não deve estar com um pH estável, porque o Kh é o responsável por manter o pH estável. Enquanto tiveres o Kh baixo será difícil manteres o pH estável, e também já deves ter reparado nisso (pH instável). Não existe um valor ideal de KH para manter o pH estável, mas geralmente 4º é o suficiente para o manter estável. (desculpa ter repetido tanto a mesma palavra :D ) Agora também sei que para elevares o KH podes adicionar bicarbonato de sódio, fazes a adição lentamente (como sempre) e passado umas horitas vais confirmar os valores ... Espero ter ajudado ... :D Citar Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
RamireZ Publicado: Julho 3, 2005 Autor Publicado: Julho 3, 2005 Obrigado Filipe. E claro que ajudaste. Ja agora. Quando o pessoal, aqui no forum, da os valores de setup do aqua são sempre em medidas alemãs? Cumps Citar Os sonhos de uns são as certezas de outros.
Luís Fortunato Publicado: Julho 4, 2005 Publicado: Julho 4, 2005 Olá. Só um aparte ... tens o Kh muito baixo... logo o teu aqua não deve estar com um pH estável, porque o Kh é o responsável por manter o pH estável. Enquanto tiveres o Kh baixo será difícil manteres o pH estável, e também já deves ter reparado nisso (pH instável). Não existe um valor ideal de KH para manter o pH estável, mas geralmente 4º é o suficiente para o manter estável. (desculpa ter repetido tanto a mesma palavra Very Happy ) Desculpa lá, mas tenho que discordar. Lá por teres o KH baixo, isso não quer dizer que o pH ou não é estável, ou que varia facilmente. E o contrário também não. Tudo bem que os equilíbrios HCO3(-)/H2CO3 e CO3(2-)/HCO3(-) são os mais importante e mais conhecidos na água de um aquário, mas não quer dizer que sejam os únicos que existam a tamponizar o pH. Se assim fosse, coitados dos peixes, e dos aquariofilistas que quisessem ter peixes de águas macias. Discus, Loricarídeos, etc... gostam de águas macias com KH's baixos, no entanto nestes aquários o pH não tem que variar constantemente. Basta tamponiza-lo. Não com os equilíbrios do ácido carbónico/bicarbonato/carbonato. Nestes casos, usa-se turfa por exemplo, ou outros produtos químicos. Já agora, se retirares água de um poço que costume ter a água parada, se calculares o KH, verás que é alto. No entanto, o pH varia facilmente. Por isso, mais uma vez, KH não implica poder tampão alto... Agora também sei que para elevares o KH podes adicionar bicarbonato de sódio, fazes a adição lentamente (como sempre) e passado umas horitas vais confirmar os valores ... Aqui tenho que chamar a atenção, que ao aumentares o KH, vais também aumentar o pH, visto o Bicarbonato ser uma base. Sem contar que quando trocares a água o KH vai baixar novamente e vais ter que introduzir NaHCO3 novamente. E como costumo dizer, mais vale cortar o mal pela raiz do que andar a contraria-lo... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
RamireZ Publicado: Julho 4, 2005 Autor Publicado: Julho 4, 2005 É claro que ajudaste Luis. Já não é a primeira nem segunda nem.... que leio as tuas expliações quimicas, e deixa-me dizer, ainda bem que ha por aqui quimicos assim.... De qualquer maneira, o meu PH até que nem oscila muito e acho que o meu KH começou a baixar desde que comecei a usar o novo filtro externo (deve ser das materias). De qualquer forma estou a utilizar um produto que comprei para estabilizar o PH nos 6.5. É um 6.5 buffer da waterlife (PUB) e pelo menos tem cumprido as suas funções. Conseguir manter um PH nas ordem dos 6.5 qd a saida da torneira é de 7 e tal. Cumps Citar Os sonhos de uns são as certezas de outros.
Recommended Posts