Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Estou a dar início a um aquário plantado de média exigência e tenho dúvida sobre a escolha da iluminação mais adequada. Estou a pensar em comprar duas Twinstar 600E, será que faço uma boa escolha?

Podem me dar uma ajuda,Sff 

Abraço

Publicado:
há 11 minutos, Luis_Leitão disse:

Boas pessoal,

Estou a dar início a um aquário plantado de média exigência e tenho dúvida sobre a escolha da iluminação mais adequada. Estou a pensar em comprar duas Twinstar 600E, será que faço uma boa escolha?

Podem me dar uma ajuda,Sff 

Abraço

Boas Luis,

Tens de ser mais específico, qual a altura do teu aquário?

Cumps,

• Votar + 1
Publicado:

Boas Miguel, Foi lapso meu. 

O aquário tem 140cm x 50cm x 50cm.

Cumps 

Publicado:
há 9 minutos, Luis_Leitão disse:

Boas Miguel, Foi lapso meu. 

O aquário tem 140cm x 50cm x 50cm.

Cumps 

Boas,

A calha que mencionas Twinstar Light 600E é para aquários de 60cm, mesmo que a quisesses usar 2400lm para 50cm de altura é muito pouco...

Dados Técnicos 

Lumens : 2400lm

Para aquários com 60cm de comprimento.

Vida estimada dos Leds : 30.000h

Temperatura de cor : 7050Kº

Tensão : 100-240V

Frequência : 50-60Hz

Temperatura de funcionamento : 10-40ºc

Corrente : 3A

Consumo : 33w

Dimensão : 597x117x111mm

Mais próximo do teu aquário tens o modelo seguinte Twinstar Light 900E que já são 4500lm mas mesmo assim não sei...

Dados Técnicos 

Lumens : 4500lm

Para aquários com 90cm de comprimento.

Vida estimada dos Leds : 30.000h

Temperatura de cor : 7050Kº

Tensão : 100-240V

Frequência : 50-60Hz

Temperatura de funcionamento : 10-40ºc

Corrente : 4A

Consumo : 65w

Dimensão : 899x117x111mm

Pensa bem antes de comprar, é que o teu problema aqui são os 50cm de altura.

Cumps,

• Votar + 1
Publicado:

Boas, não queria gastar euros em vão. 

Quais outras opções eficazes que existam para ficar com uma boa iluminação? :crazyeyes:

Publicado:

Para esse tamanho imagino que 2 chihiros a1201 devam chegar para alguma coisa decente. Terias que comprar os suportes que se vendem à parte para conseguires apoiar nos vidros.

• Votar + 2
Publicado:
há 2 horas, Luis_Leitão disse:

Boas, não queria gastar euros em vão. 

Quais outras opções eficazes que existam para ficar com uma boa iluminação? :crazyeyes:

Tens sempre a hipótese das calhas conforme imagem abaixo de lâmpadas T8 fica mais em conta, penso que com 50cm de altura necessitatrás de 2 a 3 lâmpadas de 90cm de 30w cada no mínimo.

images%201.jpg

Agora se tiveres jeito para bricolagem poupas muito dinheiro fazendo a calha, só precisas de comprar um balastro, casquilhos, 2 arrancadores e 2 lâmpadas, o circuito é muito simples

esquema_01.jpg

Tens também a hipótese das lâmpadas T5 que não precisas de arrancadores, dá uma olhadela nos diy's aqui do fórum tens bons exemplos e de certeza para dimensões como a do teu aquário.

O que eu te disse acima são meros exemplos.

Cumps,

• Votar + 2
Publicado: (editado)
On 10/06/2017 at 13:01, Miguel Simões disse:

Agora se tiveres jeito para bricolagem poupas muito dinheiro fazendo a calha, só precisas de comprar um balastro, casquilhos, 2 arrancadores e 2 lâmpadas, o circuito é muito simples

Boas,

Só uma nota, mesmo para lampadas T8, pode comprar um balastro electronico (fica praticamente ao mesmo preço dos ferro-magneticos) e dispensa os arrancadores.

Cumps

Editado por mfgpinheiro
Publicado:

Então quer dizer que posso comprar uma armação de lâmpadas T8 em Led e irá fazer a mesma função que a calha que eu referi no início do tópico? Claro sendo uma lâmpada de branco frio com cerca de 6400k. Resulta assim?

Cump.

Publicado:

Boas pessoal,

Podem me dar mais umas dicas para eu avançar com a calha? Eu próprio consigo fazer uma calha de iluminação,  mas preciso antes saber quais as lâmpadas que terei de usar.!!! 

Optando por lâmpadas T8 Led (por causa dos consumos), quais e quantas lâmpadas tenho de comprar e qual o tamanho indicado??    :default_bs_quesexclaim:

Obrigado,

Cumps 

Publicado:
há 2 horas, Luis_Leitão disse:

Boas pessoal,

Podem me dar mais umas dicas para eu avançar com a calha? Eu próprio consigo fazer uma calha de iluminação,  mas preciso antes saber quais as lâmpadas que terei de usar.!!! 

Optando por lâmpadas T8 Led (por causa dos consumos), quais e quantas lâmpadas tenho de comprar e qual o tamanho indicado??    :default_bs_quesexclaim:

Obrigado,

Cumps 

Boas,

Se queres ir para led, porque não compras antes uma fitas led rgb, não sei o valor das lampadas T8 LED mas deve ser ainda carote não?

Compravas +/- 4 metros, repartias em 4 fitas, compravas um transformador 12v e o resto da calha fazias tu, já viste alguns exemplos aqui do fórum? 

Tens uns bons exemplos no nosso amigo Gonçalo84 !;)

Cumps,