NMCPinto Publicado Junho 1, 2017 Publicado Junho 1, 2017 (editado) O Aquário foi-me oferecido por um amigo. Este aquário estava numa casa que este amigo tinha alugada e o aquário foi praticamente abandonado pelos inquilinos, daí o proprietário ter decidido agora oferecer-me o aquário. O Aquário está desequilibrado, com pH alto, com uma alga preta agarrada a plantas e decoração. Estou a começar a tratar dele, os conhecimentos são poucos e já há muitos anos que não tenho um aquário a sério. Conto com a vossa ajuda e opiniões. Desde já o meu obrigado. Data de montagem: desconhecida (veio montado e ciclado para a minha casa em 26/05/2017, mas já tem vários anos) Dimensões: 80 x 35 x 40 (Waterhome) Volume:112 l Iluminação: 2x20W (aqua-glo - T8 18,000K) Substracto Tipo/Quantidade: Turfa e Areão/Cascalho Aquecimento/Refrigeração: Termóstato Elite 150W Filtragem: Fluval 205 com esponja, carvão activado, turfa e ceramicas. Peixes:1 Corydora; 1 Corydora Albina; 2 Vulgo Limpa Fundos (não sei a espécie); 1 Comedor Algas Chinês; 1 Labeo Frenatus; 10 Neon; 5 Neon Negros; 2 Platy (macho); 2 Platy (femea); 5 Guppy (macho); 5 Guppy (femea); 1 Molly (macho); 4 Molly (femea); 1 Espada (macho); 1 Espada (femea) Plantas: Anubias Nana , Valisneria, Cryptocoryne e Musgo de Java Manutenção: TPA (ainda em estudo) fiz uma de cerca de 20% no primeiro dia do aquário em minha casa, após transporte (26/05/2017) Parâmetros: pH: 8.2 O pH está alto, vou começar a tentar corrigir. Vou fazer hoje (31/05/2017) uma TPA (20%) com agua com pH mais baixo Nitratos: ainda não medidos Nitritos: ainda não medidos Amónia: ainda não medidos Ferro: ainda não medidos etc... Decorações: Rocha e Troncos Observações: O aquário tem uma alga preta, tal como se vê nas fotografias. Se alguém souber como eliminar agradecia. Também agradecia opiniões sobre como equilibrar o aqua, pois a experiência é pouca. Editado Junho 2, 2017 por NMCPinto 1 Citar Nuno Pinto * Sines
Miguel Simões Publicado: Junho 1, 2017 Publicado: Junho 1, 2017 Boas NMCPinto, O aquário até nem está em muito más condições, a bem dizer só terás de corrigir o pH e tentar eliminar essa alga preta que é BBA (Black Beard Algae), podes dar uma vista de olhos neste tópico sobre ela e algumas formas de a combater. Vais ter de adquirir alguns testes, em relação ao pH, mede o da torneira (água da rede) se for mais baixo poderá usá-la com um anti-cloro e metais pesados. Se por ventura, colocares água no aquário e passado 1 dia ou 2 o pH voltar a subir é porque algo dentro do aquário que está a fazer subi-lo, terá de ver o que é. De resto não terei muito mais a dizer, tens aí um belo "brinquedo"! lol Cumps, 1 Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
NMCPinto Publicado: Junho 1, 2017 Autor Publicado: Junho 1, 2017 Já comecei a tentativa de reduzir o pH. Sob aconselhamento, fiz ontem uma primeira TPA de 10% com água vitalis (pH 4,7). Baixou 0,2 que era o pretendido, e tem-se mantido estável nestas ultimas horas (medi ontem à noite e hoje de manhã, o vicio é tanto nesta fase que isto parece um trabalho). Vou medir hoje os restantes valores para ver como está realmente o aquário. A alga tem estado a desaparecer. Tinha lâmpadas velhas troquei logo por novas, os tufos maiores foram retirados com uma pinça, o filtro foi limpo e parece-me que elas não gostaram muito da manutenção feita, pois o aquário devia estar abandonado à bastante tempo. 2 Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Junho 2, 2017 Autor Publicado: Junho 2, 2017 Já efectuei os testes que faltavam. Os valores que me deram aparentemente não são alarmantes, mas como o meu conhecimento é pouco não sei tirar grandes conclusões da combinação deles. Quanto à algas estou a ponderar retirar uma lampada por uns dias e disseram-me que os camarões também dão uma ajuda. Será uma boa opção na tentativa de as eliminar? O pH continua elevado e vou fazer mais uma TPA hoje parta o tentar baixar gradualmente. Se estiver a proceder mal agradecia que me informassem, pois pior que ter um problema é estar a criar mais pH: 8.0 gH: >14 e <21 (a cor fica entre estes 2 valores) kH: 14 NH4: 0 NH3: 0 Cloro: 0 NO2: 0 NO3: 25 (este valor é que me parece alto ) Temperatura 26,5º Testes utilizados: (NH3 e NH4 PRODACtest) (pH aqua pex) (kH aqua pex) (CL2, NO2, NO3,kH, gH e pH com eSHa quick aqua test) Citar Nuno Pinto * Sines
Miguel Simões Publicado: Junho 2, 2017 Publicado: Junho 2, 2017 Boas, O NO3 não está alto, aliás até está no mínimo, ou seja, para quem tem plantados o NO3 deve estar no mínimo a 20ppm e no máximo 50ppm, as plantas tb precisam de se alimentar ;) Compra umas pinhas de amieiro e coloca turfa no filtro para ajudar a baixar mais um pouco esse pH. Em relação aos camarões, sim confirmo, tens de adquirir uma equipa de caridinas japónicas são autênticas máquinas de limpeza, agora no que toca à BBA podes sempre optar por fazer um blackout ao aquário, ou seja, a seguir a uma tpa de +/- 40% desligar todas as luzes, tapar o aquário com um lençol (nenhuma luz pode entrar), não alimentar a fauna e deixar assim por 3 dias consecutivos, esta é a minha dica ;) Cumps, 1 Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
KukoPT Publicado: Junho 2, 2017 Publicado: Junho 2, 2017 Boas!Não concordo na parte de acidificar a água com um gh e kh assim tão alto, tem um efeito tampão grande, a descida pode ser muito grande em pouco tempo, quando se esgotar o efeito tampão. Terás que ver o que provoca esses valores elevados, corrigir o problema e aí sim pensar no resto.Tira um bocado do substracto e coloca num recipiente com água de garrafa e medes os parâmetros, no dia seguinte mede de novo e tiras conclusões.Cumprimentos Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar "Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)
NMCPinto Publicado: Junho 2, 2017 Autor Publicado: Junho 2, 2017 Olá, obrigado pelas dicas. O filtro tem turfa, mas não sei o estado dela. Vou tentar encontrar pinhas e turfa por aqui para substituir. Não é fácil aqui nesta zona encontrar nas lojas material diversificado, e também não conheço o mercado online. A BBA tem estado a desaparecer a olhos vistos, o que me anima bastante. Tapar o aquário pode levar à minha expulsão de casa, acho que os meus putos me matavam. Vou ver como evolui a situação. Os camarões tenho um amigo que me vai dar um exército deles. Amanhã já os devo ter. Cumprimentos Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Junho 2, 2017 Autor Publicado: Junho 2, 2017 há 8 minutos, KukoPT disse: Boas! Não concordo na parte de acidificar a água com um gh e kh assim tão alto, tem um efeito tampão grande, a descida pode ser muito grande em pouco tempo, quando se esgotar o efeito tampão. Terás que ver o que provoca esses valores elevados, corrigir o problema e aí sim pensar no resto. Tira um bocado do substracto e coloca num recipiente com água de garrafa e medes os parâmetros, no dia seguinte mede de novo e tiras conclusões. Cumprimentos Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Olá KukoPT, Ontem à noite foi a primeira vez que medi estes valores desde que o aquário chegou a minha casa. O abaixamento de pH que fiz foi de 0,1 por dia. Vou fazer esse teste ao substrato. Obrigado pela dica Cumps. Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Junho 2, 2017 Autor Publicado: Junho 2, 2017 Os valores de gH ekH elevados acho que se devem ao facto de a água aqui na zona ser mesmo assim. O aquário esteve um pouco abandonado, sem TPA's e ficou cheio de alga. A água da rede é demasiado dura. Qual a melhor forma de baixar a dureza da água? Citar Nuno Pinto * Sines
KukoPT Publicado: Junho 2, 2017 Publicado: Junho 2, 2017 As formas seriam usar água de osmose ou água engarrafada juntamente com água da rede de forma a teres os valores que pretendes. Mencionei o substracto devido a ser branco e poder ser de origem calcária, que por sua vez aumenta a dureza da água. Se dizes que a água da rede já tem uma dureza elevada não será fácil manter os parâmetros que pretendes. Podes sempre por optar por fauna de águas alcalinas.Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar "Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)
NMCPinto Publicado: Junho 2, 2017 Autor Publicado: Junho 2, 2017 (editado) há 11 minutos, KukoPT disse: As formas seriam usar água de osmose ou água engarrafada juntamente com água da rede de forma a teres os valores que pretendes. Mencionei o substracto devido a ser branco e poder ser de origem calcária, que por sua vez aumenta a dureza da água. Se dizes que a água da rede já tem uma dureza elevada não será fácil manter os parâmetros que pretendes. Podes sempre por optar por fauna de águas alcalinas. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Quando o aquário veio a primeira TPA foi com agua da rede, posteriormente já fiz 2 de 10% com água engarrafada. O pH tem vindo a baixar lentamente, os restantes valores vou começar agora a acompanhar pois só ontem os comprei e efectuei os testes. 2ª feira consigo que me analisem as águas num laboratório, assim vou pedir para me analisarem a água do aquário e a da rede. Obrigado pela atenção Editado Junho 2, 2017 por NMCPinto Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Junho 4, 2017 Autor Publicado: Junho 4, 2017 Mais umas análises feitas e eis os resultados. Com os vossos conselhos acho que vou conseguir baixar os valores que estão mal e corrigir a biologia do aquário. A BBA tem estado a desaparecer a bom ritmo. Vamos ver se consigo também resolver este problema. Obrigado pela ajuda! pH: 7.6 gH: entre 7 e 14 (antes entre 14 e 21) kH: 9 (antes 14) NH4: 0 NH3: 0 Cloro: 0 NO2: 0 NO3: entre 25 e 50 (antes 25 ) Temperatura 27º Testes utilizados: (NH3 e NH4 PRODACtest) (pH aqua pex) (kH aqua pex) (CL2, NO2, NO3,kH, gH e pH com eSHa quick aqua test) Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Junho 4, 2017 Autor Publicado: Junho 4, 2017 (editado) Já se nota a zona das raízes mais limpinhas, sem alga http://imageshack.com/a/img924/3727/9xBeka.jpg Editado Junho 4, 2017 por NMCPinto Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Junho 28, 2017 Autor Publicado: Junho 28, 2017 De volta após a trágica perda de um grande amigo. Com as TPA's feitas, o pH anda está agora nos 7.7 mas a dureza carbonatada baixou. Está nos 7ppm. Os restantes valores estão normais, A BBA também tem vindo a desaparecer e já só se vê uns pequeninos focos no cascalho e um bocadinho no tronco (artificial) que está no lado direito) 1 Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Setembro 13, 2017 Autor Publicado: Setembro 13, 2017 Hoje deu-se a postura de um dos meus casais de Ramirezi. Não tenho qualquer experiência com eles, já li muita coisa e vou estar bastante atento e curioso com o que se vai passar. 1 Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Setembro 13, 2017 Autor Publicado: Setembro 13, 2017 Parece-me que já foram comidos Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Fevereiro 13, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2018 Olá, se possível precisava de ajuda para identificar esta planta que tenho no meu aquário. Obrigado pela vossa atenção https://drive.google.com/file/d/1nQmDiO6RN-i2fzIGj_RC04UNLC9f7Bqk/view?usp=sharing https://drive.google.com/file/d/1E8on9kmeYx-eGigGnchzczCQ_edpz3XB/view?usp=sharing Citar Nuno Pinto * Sines
Bruno R. Carvalho Publicado: Fevereiro 13, 2018 Publicado: Fevereiro 13, 2018 Higrophila corymbosa se nao estou em erro. http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hygrophilacorymbosa(053BDT)/4490 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
NMCPinto Publicado: Fevereiro 13, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2018 há 9 horas, Bruno R. Carvalho disse: Higrophila corymbosa se nao estou em erro. http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hygrophilacorymbosa(053BDT)/4490 É isso mesmo. Muito obrigado Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Fevereiro 18, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2018 Estou a mudar o layout do aquário e queria alterar um bocado as plantas que tenho. O aquário estava cheio de valisnéria e quero tirar, pois já parecia praga. Queria fazer um tapete à frente mas queria algo que não necessitasse muito de co2. O que me aconselham? E onde comprar? Obrigado pela atenção. Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Fevereiro 21, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2018 Será isto ictio??? https://drive.google.com/file/d/1PjApO7wpKl6SqkcPHFfMKBbd3fj8FBcO/view?usp=sharing Citar Nuno Pinto * Sines
Lara Cunha Publicado: Março 4, 2018 Publicado: Março 4, 2018 NMCPinto, enquanto não aparece aqui alguém entendido na matéria experimenta este Hospital online do site da JBLhttps://www.jbl.de/pt/hospital-onlineEspero que tudo corra bem!Enviado do meu iPad usando o Tapatalk Citar
NMCPinto Publicado: Março 8, 2018 Autor Publicado: Março 8, 2018 On 3/4/2018 at 22:43, Lara Cunha disse: NMCPinto, enquanto não aparece aqui alguém entendido na matéria experimenta este Hospital online do site da JBLhttps://www.jbl.de/pt/hospital-online Espero que tudo corra bem! Enviado do meu iPad usando o Tapatalk Muito Obrigado, vou espreitar Citar Nuno Pinto * Sines
NMCPinto Publicado: Novembro 24, 2018 Autor Publicado: Novembro 24, 2018 Boas, tenho as minhas anubias com as folhas de baixo com uma alga preta. Haverá alguma forma de tratar daquilo? Deixo aqui imagem de uma https://drive.google.com/file/d/14_U9KCsDYJmhI3oKPzwSTaZpTg3-jUQP/view?usp=sharing Obrigado pela vossa atenção. Citar Nuno Pinto * Sines
Alvaro Silva Publicado: Novembro 24, 2018 Publicado: Novembro 24, 2018 Boas NMCPinto Isso e algas,alem das Anubias,também tens noutros lugares do aquário,como dá para ver na foto,vê aqui, http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm Cumprimentos Citar
Recommended Posts