Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal,

Eu tenho um aquário de 40 litros da aquapor com a respectiva calha de iluminação. Quem a tem sabe que a potencia máxima é de apenas 15watt, o que é pouco para a litragem do aquário. Claro que existe sempre a possibilidade de adaptar a escolha das plantas a esse factor, mas o problema coloca-se quando se quer mais e diferentes plantas, certo?

Por isso, eu andei a investigar e pensei que poderia adaptar a calha para duas lampadas de 15watt colocando balastros externos... Acontece que eu não consigo arranjar uma imagem completa de um, e por isso fico na dúvida! Este sistema tem o balastro e o arrancador no exterior ? eu penso que sim. É que se assim for, consegue-se colocar duas lampadas dentro da calha e os respectivos balastros no exterior e assim obtem-se no final 30 watt :lol: numa calha normal

Outras questões:

Eu à uns tempos atrás vi um tópico de como pegar numa lâmpada de modding de computadores e fazer uma iluminação nocturna para o aquário. Já procurei no forum, mas não consigo encontrar. Será que alguém me ajuda? Esss tipo de iluminação tem alguma vantagem? ou será apenas um acrescento estético?

Quanto ao CO2 apenas tenho uma dúvida e que é a seguinte. Eu não uso, mas já fiz um (só que o pH desceu e eu tive medo) por isso quando é que sei que está na altura de injectar CO2

Em relação aos troncos os dois que eu tenho encontrei-os na rua, levei para casa, limpei, fervi e coloquei logo no aquário e numca tive quaisquer problemas... ok, a água fica um pouco amarelada, mas eu até acho que dá um ar natural ao ambiente.

Obrigada pela atenção;

Wooddy

Publicado:

Quanto à primeira questão, sobre a calha a resposta é simples. Como é u pouco complicado de se explicar aqui na net, porque há sempre dúvidas, o melhor que tens a fazer é ir a uma loja de electrónica que trabalhe com iluminação e pedires para te explicares o que queres.

Quanto ao co2 é perfeitamente normal baixar-te o ph, logo terás de conviver com isso e ajustar a fauna do teu aqua, isto se o co2 é importante o suficiente para a tua flora.

Se tiveste sorte com os troncos não há mais nada a dizer não é :lol: e vais ver que se tiveres os troncos o tempo suficiente no teu aqua eles vão até que deixam de manchar a agua.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!