Water Drop


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Boa Tarde Pessoal,

Preciso da vossa opinião em relação à limpeza das pedras.

As pedras pequenas retirei-as e coloquei-as em solução de lixívia, ficou espectacular. 

As pedras grandes inferiores, coloquei um pouco de hidrogénio peróxido (H2O2), deixei atuar 30m, aspirei para não ir para o filtro, escovei bastante. Noto que este produto na GSA não actua tão bem, por isso após este processo coloquei um pouco de flourish excel. 

Bem, apesar de tudo, ainda continuo com um pouco de vestígios, portanto perguntava se alguém têm algum método mais eficaz? Já agora algué, já utilizou uma escova elétrica?

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Boa tarde, 

90 dias de montagem. Vamos por partes. 

Regime de TPA até aqui e actualmente?

 

Citação

 esta semana conto em colocar a resina da ADA no filtro para ver se noto diferenças

Espero que a resina já tenha saltado fora. Não dês muita importância a essas conversas de GH e KH. Queres que te diga da minha água? KH de 8 a 10.. GH para cima de 12. E o PH a 7.4 consigo baixa-lo para 6.6. E CO2 a dar 20 PPM e sei que posso subi-lo mais.

Também retirava esse ADA Bio Rio. Desculpa lá mas isso não é para o teu filtro ou para esse tipo de filtro. Compensa com mais um cesto de Equo Stilla e fica como deve ser. Faz três cestos de EQuo e um de lã. Só isso no filtro.

Limpeza ao filtro nestes 90 dias foram quantas e como? (No máximo deveria ter sido uma aos 60 dias como data limite e que tenha sido com água do aquário).

Esse Skimmer está aí porque razão? Tens falta de O2? Por mim sai fora. Não faz falta nenhuma. Só atrapalha. E ainda por cima são logo dois Skimmer. 

 

Citação

Reparei que à duas semanas tinha bastante pearling e esta semana pouco

Isso não quer dizer nada. E mal será se vires o Pearling com o filtro ligado porque aí significa que a corrente é fraca (será outro problema a rever). Só o vês com o filtro desligado. Mas mesmo que esse fenômeno não aconteça não significa que a fotossíntese não se esteja a realizar. 

 

Citação

Poderá ter sido da introdução do atomatizador ou simplesmente mudança nos parâmetros da água.

Que reagente de CO2 tens no Drop? CO2 acima de 20 ou 25 PPM não é bom.. e as plantas vermelhas dão-se mal ;) Menos é mais com o CO2. 

 

  •  
Citação

 

  • Micranthemum "Monte Carlo"
  • Anubia Barteri var. nana petite
  • Staurogene repens
  • Taxiphyllum spec Flame
  • Hydrocotyle tripartita
  • Alternanthera reineckii 'Mini'
  • Pogostemon erectus
  • Riccia fluitans
  • Rotala wallichii
  • Hemianthus micranthemoides
  • Rotala rotundifolia


 

Luz: 

Leds de 7000 a 8000 K. Todos brancos. 3000 lumens. Tudo bem..e PAR? Pois é.. não diz lá na ficha da calha.

Por isso e atendendo aos que os meus olhos daqui vislumbram.. com essa altura toda do layout não te parece que duas calhas dessas é demais? Eu aplicaria uma e aguardava para ver durante as próximas três semanas como reagem as pedras. Sim porque as plantas apenas crescem no seu ritmo normal e não acelerado que deve ser o que está a acontecer com as duas calhas.. tipo estás a acelerar o metabolismo.. a natureza tem o seu ritmo próprio. Não estavam a definhar e a estagnar.. tu é que estás a pedir que elas cresçam a um ritmo que não é o delas. Experimenta. Ou ambas se tiveres a certeza que consegues regular de forma a obter no maximo 4000 lumens por essas 8 horas de fotoperiodo que tens. 

Mas tens outro problema.. que foi a escolha das plantas. Só a titulo de exemplo para conseguires vingar essa "Walichi"  terias que meter em cima dela uns expressivos Lumens.. e ao faze-lo estarás a dar demais para outras plantas. Tens que escolher as plantas com necessidades semelhantes porque assim só com um DIY adicional às calhas é que consegues vermelhos bons e manter as restantes num registo normal sem as danificar por excesso de luz.

Agora a ultima coisa que faria é andar a lavar com H2O2... nunca na vida! Não metas mais agua oxigenada no aquario. Esquece isso. Ideias de "brasucas"... nem sempre a necessidade aguça o engenho.

 

 

Citação

 

Bem, neste momento o aquário não está a passar uma grande fase, estou com bastante dificuldade em controlar a GDA e GSA.

Estou com uma enorme dificuldade em acertar a fertilização. Ao momento estou a colocar o seguinte esquema:

Fertilização diária:

- Tropica Specialized: 10 push

- Tropica Premium: 5 push

- PO4 Diy: 3x semana 2ppm (Começei a fertilizar com PO4, pois os valores estavam bastante baixos e notei a GSA a atacar, deixo foto)

Noto nas plantas e mais naquelas que podo, que ficam um pouco mais escuras, quase como as folhas ficam a morrer, penso que seja deficiencia de fosfato. Vou tentar deixar fotos.

 

Não deverias ter misturado nada com a Tropica. Deduzo que aplicas-te PO4 de sais. A fertilização era só ir subindo pouco a pouco e ir medindo à semana até ao ponto certo. 16 de Spec e 9 Premium. E não é aguadilha não senhor. São fertilizantes fantásticos que não provocam as consequências que provocam os SAIS.

Mas já voltas-te ao EI. Qual a receita que estás a aplicar e target? 

Isso de combater GSA com aumentos de PO4 é outra boa que anda por aí..  bem que podes meter toneladas de PO4 e depois diz como correu. Combates a GSA e o resto? O desiquilíbrio gerado no resto? 

Isso nas pedras é LUZ a mais com desiquilíbrio entre a Fert e CO2. E não vai ser a "EI" que te vai safar. Estavas bem melhor com a Tropica até equilibrares isso. É caro? É. Mas vamos ver com a "EI" o que sais mai caro.. A "EI" funciona se o aquario estiver bem equilibrado. E aí sim o pouco excesso atribuido não traz mal maior porque sai com a TPA semanal. 

 

Citação

 

As análise feitas na passada sexta foram as seguintes, antes do arranque das luzes:

pH: 7.5

PO4: 2.0 mg/l

Fe: 0.25 mg/l

NO3: 0mg (estava a espera de mais???)

NH4: 0

 

Testes da "Sera"  têm uma margem de erro enorme.. lamento mas não te fies muito neles. O de Nitrato então dispara valores sempre acima do que realmente existe.

E para o teu aquario só precisas de NO3 e FE não te preocupes com PO4. Se tiveres Nitrato tens PO4 que é consumido e não o vês. Optimo! É  o que é preciso.

Compras os da JBL e compra só as recargas. Se obtiveres um amarelado no de NO3 está bom! Amarelado não é laranja. laranja já excesso de Nitratos. E no de FE basta a agua ficar rosa muito clarinho que está bom! ;) Não precisas gastar nos testes completos. As recargas custam 8 a 10 euros. Os testes da JBL neste momento mais baratos é na "Aquahobby" e "Solaqua".

Começa a jogar a média LUZ.. deixa isso ganhar estrutura e robustez e depois sim vais dando gaz a pouco e pouco. 

Agora que metes-te a "EI" presta muita atenção a todos os sinais. Limpa os Lilys e vê a frequência com que se sujam ou melhor quantos dias leva até que começem a aparecer sujos.. isso  é muito importante e um bom guia para ti. .. olho minucioso nas plantas e nos vidros. Todos os dias! Imagina que limpas os Lilys hoje e daqui a 3 dias já notas um verdinho por lá por muito ténue que seja? mau sinal.. TPA e correcção na hora antes que a coisa escambe. 

Bem.  vê lá isso da melhor maneira Samuel. A ideia é simplificar. E mexer pouco no aquario. Não andares a alterar fets e luz a toda a hora. Começa num registo, equilibra e depois com o tempo ir dando ritmo á coisa. E vê lá bem esse CO2.. 

Grande abraço.

 

  • Obrigado(a) 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

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Paulo,

Antes demais muito obrigado por partilhares mais uma vez a tua experiência comigo e vires ao meu tópico ajudar.

Tenho de ficar agradecido com a ajuda que ultimamente tenho visto no fórum e é pena não poder haver mais assim sejam elas ou não acertadas, mas o que interessa é a troca de experiência, e desse modo agradeço a todos no geral.

Realmente tenho tido alguma dificuldades com esta montagem, utilizei um substrato que desconheço, mas foi essa a ideia porque com produtos da ADA consegui ter o processo estabilizado, mas queria tentar e aprender mais um pouco aumentando a dificuldade e com estes problemas conseguir perceber e resolver a química do aquário, o que não se torna fácil em termos de paciência e tempo.

Vou tentar também responder por partes:

1. TPA´s: Semanalmente 70%

2. Material filtrante: De facto são os três cestos com Équo stilla, em que num dos cestos coloquei uma meia com bio rio, num outro cesto coloquei uma meia com a resina. Não tenho em nenhum deles neste momento lã filtrante, mas irei colocar. Limpeza ao filtro tenho feito 30 em 30 dias, renovando um dos cestos por equo nova, pois ja tinha esta da última montagem.

3. Skimmer: Apenas uso este skimmer da eheim após manutenção semanal para limpar os restos de podas durante 1 horinha. A foto foi tirada pouco tempo depois.

4.  Reagente do Drop: Tenho aquele que me aconselhas-te o da JBL, 2 ml.

5. Luz: Sem comentários, concordei logo no segundo que li, apontas-te algumas coisas que não tinha tido em conta. Vou começar então por desligar uma das calhas e colocar apenas uma durante 8 horas e ver a reacção, aumentando assim que vir necessidade. Que pontos achas importantes aqui, para decidir quando aumentar para a 2ª calha? Tenho sempre dificuldade e medo de estar a errar...

6. H2O2: Também não sou muito a favor tenho sempre receio de matar as colónias de bactérias, mas... Vou tentar passar com a escova todas as semanas e borrifar com excel.

7. Walichi: Costumo sempre ter plantas de dificuldade média e coloco sempre 1 ou 2 difíceis para testar. Não entendi o que poderá ter falhado, nesse sentido deveria com o teor de CO2 que tenho e luz a mais como dizes, não deveria estar melhor que as outras?

8. Fertilização: Após ter um boom de algas, de facto juntei PO4 sais!! Estava a dar diariamente 10 push Spec e 5 push premium e 6-8ppm semanal de PO4. Estou neste momento a utilizar EI, all-in-one com os targets normais que se estabelece, fórmula que utilizei na minha última montagem.

Potássio - 30 ppm

Nitratos -  30 ppm

Fosfato - 3 ppm

Magnésio - 10 ppm

Ferro - 0.5 ppm

Achas que deveria voltar para a tropica com os 16 spec e 9 premium diários, ou mantenho agora na tropica para não andar a saltitar?

9. Teste: Ok, também está na hora de renovar

10. Olho minucioso: Noto neste momento que ao fim de 3 dias já tenho a poeira nos vidros a assentar, ao final de 1 semana já não é tanta mas os lily pipes ficam verdes com a GSA e GDA. Mais uma vez pergunto a tua opinião quais as decisões a tomar quando acontece isto ou outros pontos, aumentar fertilização? Diminuir luz? CO2?

Realmente tenho de começar pelo principio, concordo com todas as tuas palavras, pois estava a correr bem, mas a certo ponto descambou, portanto tenho de voltar a formula inicial, o que achas então?

Grande Abraço,

Samuel

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Só uma pequena coisa... Ter um verdete nas rochas é normal. N estamos num ambiente esteril, um aqua é um biotopo onde umas alguinhas tem o seu espaço e dão um "Q" de naturalidade.
Obviamente nada de muito exagerado, só nas fotos é q existem rochas sem uma tonalidade verde.

Enviado do meu Nokia 3310

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Bom dia Samuel, 

 O que te vou dizer é o que eu faria se o aquário fosse meu.

 A nível das TPA:

Acho que é um exagero esses 70% e destabilizas todo o sistema. Ou seja, todas as semanas estás quase a fazer um recomeço ao aquário. Mesmo que optes pela “EI” (adiante já perceberás) eu faria sempre duas TPA semanal de 30 %. Por essa via o ecossistema não sofre alterações tão bruscas quanto as que implica uma TPA de 70%. Numa TPA desse volume limpas tudo do aquário. E não é isso que se pretende. As TPA servem para renovar parcialmente a água e retirar alguns excessos de lixo/resíduos e fert. Mas temos que ter em conta que o ecossistema tem que ir aos poucos ganhando e gerando as suas defesas pelo que com TPA desse volume isso não acontece. Como muitos dizem e bem o aquário não matura. Com pouca volumetria mas mais frequentes vais deixando sempre no aquário valores fixos dos quais ele não baixa. E é assim por exemplo que se rentabiliza a fertilização. Dado que fica sempre um valor residual, somando o que o aquário acaba por gerar por si mesmo fruto da maturidade chega-se ao ponto de que o necessário para manter um determinado nível é relativamente pouco. Pequenas reposições de fert.

Filtro: Tal como referi antes. EQuo e lã. Simples e eficaz. A lã é primordial e alojará secalhar mais bactérias que as próprias pedras. Limpeza a cada 60 dias. Limpar bem tubagens e cabeça do filtro (para desentupir/desobstruir as passagens).

As pedras e a lã é só agita-las na própria agua do filtro por breve momento apenas para retirar excesso de matéria agarrada.

Nunca limpo o corpo do filtro nem os cestos. E permanecem sempre dentro de água do próprio filtro durante todo o processo. Depois montar e encher com água do aquário. Água essa que estará bem colonizada porque (lá vamos mais uma vez) as TPA não são excessivas.

Experimenta deixar uns restos minúsculos de folhagem na outra ponta do aquário (O lado oposto ao Lily com Skimmer) e vê o tempo que demora até essa folhagem ser sugada pelo próprio Lily.. e penso que ficarás esclarecido sobre a rentabilidade do filtro com esse Lily com Skimmer mais o Atomizador em detrimento da perda de corrente com um Lily normal. Mas agora já está. É mesmo só para veres por ti como está a corrente de água. E esse filtro é excelente para esse aquário.

Reagente de Co2: Sendo JBL anexo fotos do meu para veres. Não precisas mais do que isto. Vê as cores. Um verde normal. Se translúcido já andas muito perto ou mais dos 30 PPM. E não é necessário tanto.

large_Co22.jpglarge_co2.jpg

 

Com Co2 como tenho e a LUZ da TS vê os vermelhos das minhas plantas. Mas claro que aqui jogará esses LED brancos e sobretudo a “EI”. (Deixo-a para o fim). É um facto que só com RGB consegui melhorar as cores das plantas mas penso que com as tuas calhas também conseguirás.

large.Plantas4.jpg

A "WALLICHI" aqui abaixo, fechada pois já era de noite. 

large.Plantas3.jpglarge.Plantas2.jpglarge.Plantas1.jpg

A Luz:

Depois de limpares bem os equipamentos e pedras/vidros dessa GSA (Sem H2O2) e aí sim uma única e excepcional TPA de 70% e nessa semana não fazes mais nenhuma TPA. Só a partir da segunda semana procede ás duas TPA.

Aplicar uma calha de LUZ no seu máximo de 3000 lumens, ou as duas para melhor distribuição da luz mas a meio gaz ou ligeiramente acima (Tens que ver aí em casa), para atingir algo entre os 3000 e 4000 lumens. 

Vais vendo se a GSA reaparece e o crescimento das plantas. (As plantas não morrem está descansado!). A GSA pode até aparecer em equipamentos. Mas se não aparecer impregnada nas plantas é porque estás no bom caminho. E aí o que vai vencer a GSA (uma vez que as plantas estão a salvo) é as duas TPA e a maturação do aquário. Não é andar a mexer na fert e carregar PO4 com fartura. GSA como a maioria das algas vence-se com equilibrio e TPA´s. Não acredito muito em remédios de mais CO2 ou mais PO4 ou mais nitratos etc etc. Sou crente sim no equilibrio e renovação da água. E a pouco e pouco desaparece. O ecossistema equilibra e vence. Claro que tens que ter serenidade e paciência porque vencer algas é moroso. Agora com “EI” esse equilíbrio pode demorar mais que o desejável. Porque o “EI” foi desenhado para andar no limite com ligeiro excesso que é retirado com as tais TPA de 50 a 60 %..

Mas eu acredito que com 3000 a 4000 lumens a GSA não vai aparecer em função da luminosidade. Mas sim por excesso e desiquilíbrio da Fert. (Já lá vamos no fim) Será esse o unico parâmetro a mexer. Maias facil de gerir e atingir o equilibro portanto. Trabalhar apenas um parâmetro.

E entramos na questão do “EI”. Tens um aquário de 250 Litros brutos. Não sei bem que formula usas-te pois não dizes quantos ML adicionas à semana, e para quantos litros calculas-te o frasco (o volume do aquário) bem como em que dissolução (se 1000 ml ou 500ML) e assim não posso aferir o que andas a dar. Mas algo me diz que esses Targets ou mal explicados ou errados e é um exagero do catrino.

Fiz alguns exercícios com diferentes parâmetros para atingir valores próximo desses TARGETS que referiste numa garra de litro e meio litro. Para 200 litros considerando que não o enches ao topo e tens imenso substrato e rochas.

E a partir daqui não vou tecer grandes comentários mas apenas deixo o teste que fiz. Teste este que para mim não é nada de novo. Já fiz imensos a inúmeras formulas “EI”.. conclusões cada um que as tire.

large.Testes.jpg

 

Na foto vês 5 frascos.

 DA esquerda para a direita:

Frasco 1 – Micros. Será um bocadinho mais claro que aquela cor mais coisa menos coisa que deverás obter quando comprares o reagente da JBL.

Frasco 2 – Nitrato. Será um bocadinho mais claro que aquela cor mais coisa menos coisa que deverás obter quando comprares o reagente da JBL. Dá uns 10 a 20 PPM.

Frasco 3 – Fosfato. Azul translúcido. Algo perto de 0.6 / 0.8

(Estes valores sairam da água do meu aquario) - Nota que a minha fert não é liquida mas não é relevante pois a dissolução apenas é que é feita de outro modo. So meti aí os resultados para veres as cores e valores e que não é necessário dar tanto aos aquarios. As plantas têm a sua limitação de "comerem" ou de se alimentarem. Por exemplo para quê mais de 20 PPM  se existem estudos e é cientifico que não sugam mais que isso? E para sugarem 20 PPM seria necessário toneladas de luz..  de Co2 etc. 

Agora atenção e vê:

Frasco 4 – PO4 medido com base nos targets que referiste numa solução “EI”. Deu Zero e nem era quase solúvel tive que adaptar.

Contudo efetuei outra solução para os targets por ti apontados onde deu zero também.

Receita. 120 Litros / 500 Ml frasco / 70 Ml doseados semanalmente.

KNO3 – 40 gr. = 28 PPM

KH2PO4 -4 gr. = 3.3 PPM

K 25 gr. = 33 PPM

MG 20 gr= 2.5 PPM

 

O que sucedeu ao PO4 no frasco 4 dos sais?

Por isso atenção ao “EI”. Estamos a falar de ionização, solubilidade, precipitação etc.

Frasco 5 – PO4 medido com 0.5 ml do Tropica Specialized diluído em 500 ml. de água.

Os testes foram feitos com o mesmo reagente.

Agora vê a cor com que ficou o 5º Frasco com Tropica para teres uma noção de que não é tão diluído como durante anos se passou a ideia por essa web fora. Aquele frasco preto é concentração de PO4 da Trópica.

Podia diluir em mais litros mas foi mesmo para clarificar sobre a qualidade do produto.

Eu deixei de usar “EI” e toda a gente sabe o que acho da mesma mas por questões de rentabilidade e custos percebo que se enverede por esse caminho. Apenas estou a alertar para as sinergias da "EI" nem sempre clarificáveis ou entendiveis para a grande maioria. 

Começaria por Tropica Specialized ( 15 pushs dia ) e Premium (7 Push dia). Ao fim de uma semana media o Nitrato e o Fe. Tal como te disse que seria os únicos testes que precisarias.

Isto seria uma base de arranque.

Grande abração. 

Editado por PAFS
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Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

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Boa Noite Malta,

Seguindo os conselhos do Paulo, hoje foi dia de meter as mãos à obra, foram umas quase 5 horas de volta do aquário, desde escovar as pedrinhas apenas com a escova, manutenção ao filtro, lavagem dos pipes, poda, etc...

As lâmpadas estão neste momento 8 horas apenas uma calha. Aproveito e gostaria de perguntar se alguém sabe o que posso fazer para reduzir os lúmen da calha, pois neste momento apenas tenho a calha traseira ligada, lembrei-me se da para instalar algo como colocamos nos interruptores das luzes em que reduzimos!!! Alguma ideia agradecia, pois esta calha não tem um sistema de ajuste.

A fertilização está de volta então a tropica com as quantidades sugeridas pelo Paulo.

Deixo uma foto após manutenção. Tenho as duas calhas ligadas apenas para a foto.

IMG_3428

 

IMG_3429

Vou então ver o que acontece na próxima semana e assim que puder deixo o update.

Agradeço a todos desde já pelo apoio e ajuda, vamos ver que rumo agora toma.

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Boas Samuel, há vários caminhos para chegar a Roma, o que importa é seguir por um e não estar sempre a voltar atrás, senão demora-se mais tempo a chegar.

Escolhe um caminho e segue-o até ao fim.

Já agora, espectacular esse aquário que tens aí. :my_rolleyes:

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Olá Samuel

Estive a procurar Informação sobre as tuas calahs de luz e fiz as contas. Cada calha dessas dá uns 2000 Lux mais coisa menos coisa.
De acordo com a tabela abaixo uma dessas calhas dá uma luz média.
Se aplicares as duas vai para VERY HIGH LIGHT..

Portanto Parece-me que se confirma que as duas juntas é muita luz mesmo.
Daí que se não reguláveis temos que pensar no futuro em ligar a segunda calha a meio do fotoperíodo por apenas 3 ou 4 horas e não mais que isso.

Parece-me que à frente tens muito menos plantas que atrás pelo que pensa em colocar a calha centrada não pelos centímetros laterais mas regula te pelas plantas olhando pela lateral do aquario. Daqui parece me que o ideal será um pouco do meio para trás.

A tabela.

Grande abracao

b3d6adce9b906367b5edde3a6875c781.jpg

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Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

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Boa Tarde a Todos,

Venho deixar aqui um update com umas fotos rápidas e um vídeo, só para verem o andamento, isto após a manutenção de hoje.

Nos vidros apenas notei um pouco GDA no lado direito, isto porque apanha um pouco de luz solar vindo da janela da cozinha, do lado esquerdo não notei grande coisa. Algumas pedras traseiras e as pequenas na frente ganharam também um pouquinho. 

Têm estado a trabalhar 4 horas 1 calha e depois troca outras 4 para a outra calha, estando neste momento apenas meia hora ligadas as duas.

A fertilização continua 15 push specialized e 7 push de premium.

Reduzi um pouco de nada o CO2.

Fiz uma poda grande pois as plantas já estavam quase no topo da água.

Noto algumas melhoras nas plantas, mas ainda acho a rrotala rotundifolia um pouco fraca no caule.

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O Vídeo Rápido para terem uma maior precepção:

 

 

 

 

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Muito bom, gostei imenso do vídeo.
Fico surpreendida pela positiva com o teu empenho, é notório em toda a composição.
A escolha das plantas, diversidade de cor...e depois o layout, uma falésia, o areal cá em baixo...enfim parabéns.

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Boas samuel
Fizeste medição de no3 e fe?
Seria importante ter esses valores ao fim da semana para saber se baixas a fért.
Mediante a descrição eu ainda faria duas tpa por semana.
Lá para quarta feira uma ligeira escovadela nos rochedos seguida de 30% tpa.
Está quase .
Quanto ao aquario.. yuppi hey!!! Damn good!!!

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Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

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Boas Samuel, 

 

O mais importante de tudo é encontrares o equilíbrio seja lá qual for o caminho que seguires. Eu pessoalmente desaconselhei os fertilizantes da Tropica por nunca ter conseguido atinar com as doses, mas nunca referi que são inúteis. 

O que é facto é que o aquário está com muito bom aspecto e vai no bom caminho. O que o Paulo refere é importante, convém acompanhares a fertilização inicialmente com testes para veres os valores de nutrientes que estão a ser consumidos. 

 

Dedicação e paciência são palavras chave neste maravilhoso hobbie. 

 

Abraço 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

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Boa Noite,

Podem me ajudar, hoje deparei-me com 3 nenons assim

IMG_1790 (2)

Parecem com as escamas a desfazer e alguns têm umas bolas brancas na boca, o que acham que é?

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Boas @Samuel Ferreira,

Não se consegue identificar bem pelas fotos mas parece-me fungo, dá uma vista de olhos no link abaixo:

No ficheiro pdf tens as causas e possíveis tratamentos ;)

Cumps,

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Tens por exemplo na Solaqua Aquários:

Esha 2000

Se fores de lá perto ainda dás lá um saltinho ;)

Cumps,

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há 4 minutos, Miguel Simões disse:

Tens por exemplo na Solaqua Aquários:

Esha 2000

Se fores de lá perto ainda dás lá um saltinho ;)

Cumps,

Obrigado,

Perto de Lisboa existe algum sitio?

Não tenho experiência com este produto, já li a bula, mas fiquei com algumas dúvidas de como proceder. Aplico no aquário todo, mas não prejudica o filtro? Faço muda de água normal depois no sabádo? Tipo essas questões, podes ajudar?

Editado por Samuel Ferreira
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Quantos litros tem o teu aquário (litros disponíveis) ?

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Dosagem standard para 200L:

1 dia: 50 gotas
2 dia: 24 gotas
3 dia: 24 gotas

Capturar.PNG

Não fazer tpa, alimentar, nem fertilizar durantes os 3 dias de tratamento.

Se após os 3 dias de tratamento não eliminar tudo, repetir o processo, sempre no aquário principal onde consta o problema.

Se possível, aumenta um pouco a temperatura para os 28º sempre ajuda.

Cumps,

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Boas samuel,

Complementando as indicações do Miguel, ao fim dos três dias aguarda dois dias. O ictio tem que desaparecer. Caso tal não aconteça repete o tratamento mas com o "Exit " em simultâneo.
E volta a aguardar dois dias.
Nenhum dos tratamentos requer TPA. O produto dissipa por si.
Não é necessário alterar nada no aquario.
Eu cheguei a aplicar por duas vezes e na segunda vez fiz quatro dias.
E resultou no pleno. As bulas é uma guia (orientações) mas não é matemática...
Tudo depende do estado avançado da doença.
Mas não mexas em parâmetro algum do aquario (aumentar a temperatura por exemplo). Aplica o produto.
E repete se necessário.

Sem stress amigo. Grande abracao


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Paulo Soares

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