Samuel Ferreira Publicado: Julho 5, 2017 Autor Publicado: Julho 5, 2017 (editado) Boa Tarde Pessoal, Venho deixar-vos uma pequena actualização do aquário agora com 60 dias. Primeiro partilho convosco a minha nova aquisição a nova calha FTB Led light 90 da Aquaeden. Só vos digo uma coisa, maravilhosa!!!! Espectacularmente linda e elegante. Deixo-vos uma geral do aquário, entraram uns novos peixitos, barbo cereja, neons, mais uns otos e uns vinte amanos. Aumentei a dosagem da fertilização da tropica para 10 push specialized e 5 push de premium, isto porque algumas plantas começaram a "definhar" e a estagnar o crescimento, a reineckii 'Mini' e rotala walichii são as que estão mais a dar problemas. Vou acompanhar a fertilização, pois com a nova calha tenho de regular novamente as medidas, nomeadamente ver se aparece alguma GDA para ver se reduzo ou mantenho e consoante as necessidades das plantas. Também ainda algumas diotomáceas ainda persistem. Espero que gostem, Cumprimentos, Samuel Ferreira Editado Julho 5, 2017 por Samuel Ferreira 1 4 Citar
Samuel Ferreira Publicado: Julho 5, 2017 Autor Publicado: Julho 5, 2017 Mais umas fotos. Barbo Cereja: Pearling: 1 1 Citar
Gonçalo84 Publicado: Julho 5, 2017 Publicado: Julho 5, 2017 Espetacular Samuel! Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Samuel Ferreira Publicado: Julho 5, 2017 Autor Publicado: Julho 5, 2017 há 1 hora, Gonçalo84 disse: Espetacular Samuel! Thanks!! Citar
Vasco Ferreira Publicado: Julho 6, 2017 Publicado: Julho 6, 2017 Top samuel... Isso levou foto para ir a concurso? É q merecia. ;)A marca de calha é aquaeden? Sim senhor o Rui arranjou umas calhas impec. AbraçoEnviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
ismael_figueira Publicado: Julho 6, 2017 Publicado: Julho 6, 2017 Bom dia Samuel, Isso está com aspecto imaculado, com material top a ser aplicado tudo se torna mais fácil. Essas calhas são qualquer coisa, só tenho a dizer bem, existem várias ofertas no mercado e estas com certeza estão nas primeiras opções de escolha para quem tem acesso. Fazes bem aumentar (com moderação) ligeiramente a fertilização, pois com o upgrade das calhas as plantas tem tendência a consumir mais nutrientes devido ao aceleramento do metabolismo. Já tive por experiência própria que a falta de nutrientes na coluna de água só traz problemas, as algas não perdem oportunidade!! Ainda estão concursos a decorrer por isso não te acanhes, quantos mais formos a concurso melhor. Temos de mostrar o que se vai fazendo pelo nosso "pequeno" país. Abraço Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Vera Santos Publicado: Julho 6, 2017 Publicado: Julho 6, 2017 Bem, muitos parabéns, está lindo, gosto mesmo muito.Nada a referir de resto, tens sido bem acompanhado, e nota-se o teu empenho em tudo o resto, vou acompanhar!Gostei muito deste último vídeo, é as tuas capacidades fotográficas melhoraram imenso. Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Samuel Ferreira Publicado: Julho 6, 2017 Autor Publicado: Julho 6, 2017 há 12 horas, Vasco Ferreira disse: Top samuel... Isso levou foto para ir a concurso? É q merecia. ;) A marca de calha é aquaeden? Sim senhor o Rui arranjou umas calhas impec. Abraço Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk Obrigado Vasco, não tenho foto ainda!!! Quanto aos concursos apesar de gostar da ideia e uma vez que ainda só noob nesses campos, penso que seria uma mais uma experiência a adquirir, mas acho que ainda é cedo, o aquário ainda precisa de amadurecer e tenho tido, como comentei anteriormente, alguns problemas com determinadas plantas. Quero ver se dentro de 1 mês ou 2, consigo melhorar quer o aquário quer as fotos!!! A calha sim é da Aquaeden, o Mestre Rui vez o favor de me arranjar esta calha, além de partilhar algum conhecimento sempre que vou a loja, 5 estrelas!!!! há 11 horas, ismael_figueira disse: Bom dia Samuel, Isso está com aspecto imaculado, com material top a ser aplicado tudo se torna mais fácil. Essas calhas são qualquer coisa, só tenho a dizer bem, existem várias ofertas no mercado e estas com certeza estão nas primeiras opções de escolha para quem tem acesso. Fazes bem aumentar (com moderação) ligeiramente a fertilização, pois com o upgrade das calhas as plantas tem tendência a consumir mais nutrientes devido ao aceleramento do metabolismo. Já tive por experiência própria que a falta de nutrientes na coluna de água só traz problemas, as algas não perdem oportunidade!! Ainda estão concursos a decorrer por isso não te acanhes, quantos mais formos a concurso melhor. Temos de mostrar o que se vai fazendo pelo nosso "pequeno" país. Abraço Ismael, mais uma vez obrigado pelo apoio e incentivo que tens demonstrado. Tenho notado alem das diatomáceas um pouco de GDA mas coisa pouca!! Fiquei indeciso entre 8 ou 10 de specialized e 4 ou 5 de premium, mas vou acompanhar e alguma coisa reduzo. Espero que me ajudem com estes pormenores e que se troque alguma experiência, pois é para isso que serve o fórum. Quanto aos concursos respondi ao Vasco. Vamos ver e aguardar!! Nunca tinha experimentado este substrato da JBL, nem fertilizantes da tropica e por isso também é tudo novo para mim, acredito que com produtos da ADA já estaria noutro patamar, mas acho que assim é mais enriquecedor e a luta é diferente!! há 21 minutos, Vera Santos disse: Bem, muitos parabéns, está lindo, gosto mesmo muito. Nada a referir de resto, tens sido bem acompanhado, e nota-se o teu empenho em tudo o resto, vou acompanhar! Gostei muito deste último vídeo, é as tuas capacidades fotográficas melhoraram imenso. Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk Obrigado Vera, estão a melhorar um pouco mas ainda estão muito aquém acredita, ainda não consigo transpor a beleza visto ao vivo!! Citar
ismael_figueira Publicado: Julho 28, 2017 Publicado: Julho 28, 2017 Boas Samuel, Como é que anda esta obra de arte? Quanto as fertilizações eu não sou a pessoa mais adequada para te ajudar, eu também experimentei os fertilizantes da Tropica e nunca consegui acertar com as doses. As conclusões que tirei foi que mais vale fertilizar a mais do que a menos. Se fertilizares a mais tens sempre nutrientes a favor das plantas e sem carências, mas o ideal é sempre encontrar o equilíbrio. Já fizeste medições dos parâmetros para perceber quais os consumos? Qual o teu plano estabelecido actualmente? Quanto aos produtos da ADA , estes foram desenhados/programados para trabalhar em conjunto e nunca isoladamente. O caso dos fertilizantes, funcionam sim, mas tens de aplicar doses brutais para obteres bons resultados se não estiveres a utilizar todo o sistema criado pela marca. Força nisso Abraço 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Samuel Ferreira Publicado: Julho 30, 2017 Autor Publicado: Julho 30, 2017 On 28/07/2017 at 18:56, ismael_figueira disse: Boas Samuel, Como é que anda esta obra de arte? Quanto as fertilizações eu não sou a pessoa mais adequada para te ajudar, eu também experimentei os fertilizantes da Tropica e nunca consegui acertar com as doses. As conclusões que tirei foi que mais vale fertilizar a mais do que a menos. Se fertilizares a mais tens sempre nutrientes a favor das plantas e sem carências, mas o ideal é sempre encontrar o equilíbrio. Já fizeste medições dos parâmetros para perceber quais os consumos? Qual o teu plano estabelecido actualmente? Quanto aos produtos da ADA , estes foram desenhados/programados para trabalhar em conjunto e nunca isoladamente. O caso dos fertilizantes, funcionam sim, mas tens de aplicar doses brutais para obteres bons resultados se não estiveres a utilizar todo o sistema criado pela marca. Força nisso Abraço Boas Ismael, Então vou aproveitar o teu post e deixar uma atualização. Fica uma geral, do aquário agora com 85 dias. Entrou 2 vasos de ludwigia paulistrus, no canto direito, e retirei a erectus. Coloquei no filtro a resina da ADA este fim semana, para ver se as durezas também abaixam um pouco. Bem, neste momento o aquário não está a passar uma grande fase, estou com bastante dificuldade em controlar a GDA e GSA. Estou com uma enorme dificuldade em acertar a fertilização. Ao momento estou a colocar o seguinte esquema: Fertilização diária: - Tropica Specialized: 10 push - Tropica Premium: 5 push - PO4 Diy: 3x semana 2ppm (Começei a fertilizar com PO4, pois os valores estavam bastante baixos e notei a GSA a atacar, deixo foto) Noto nas plantas e mais naquelas que podo, que ficam um pouco mais escuras, quase como as folhas ficam a morrer, penso que seja deficiencia de fosfato. Vou tentar deixar fotos. Caso de GDA de que falo: Primeiro tenho de controlar e acertar o esquema que estou sem saber como fazer, para depois passar uma H2o2 nestas pedras.... Também estou com dificuldade em arrancar com a walichii, vejam as fotos: As análise feitas na passada sexta foram as seguintes, antes do arranque das luzes: pH: 7.5 PO4: 2.0 mg/l Fe: 0.25 mg/l NO3: 0mg (estava a espera de mais???) NH4: 0 Bem espero que me possam ajudar, pois estou as voltas com isto. Abraço Samuel Citar
Gonçalo84 Publicado: Julho 30, 2017 Publicado: Julho 30, 2017 Se calhar tens de começar a fertilizar à homem! Eliminando a questão da falta de ferts podes concentrar te na luz e no co2... 1 1 Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Samuel Ferreira Publicado: Julho 30, 2017 Autor Publicado: Julho 30, 2017 há 1 hora, Gonçalo84 disse: Se calhar tens de começar a fertilizar à homem! Eliminando a questão da falta de ferts podes concentrar te na luz e no co2... O que queres dizer? Achas que devo aumentar a quantidade de ferttilizante? CO2 dei um pouco mais de nada, a luz passei para 8 horas, achas que devia reduzir? Citar
ismael_figueira Publicado: Julho 30, 2017 Publicado: Julho 30, 2017 Boas Samuel, Antes de mais mantém a calma, a avaliar pelos valor que obtiveste de nitratos (0) creio que seja aqui que esteja parte do problema. Deverias estar com uma média de 7ppm de NO3... A nível de Fe também está um bocadinho à quem, assumindo que o valor ideal seria entre 0.5 a 0.7ppm. Portanto por experiência própria posso dizer que deficiência de nutrientes na coluna de água quem leva a melhor são as algas, assim as planas não absorvem o suficiente para conseguir competir com as "inimigas". Analisando o modo como estás a fertilizar e os resultados dos testes dão prova da falta de nutrientes. Supondo que estás a dar 60 push (72ml) por semana de Specialized estás a adicionar ao aquário: N - 3.86 P - 0.29 Mg - 1.12 K - 2.97 Fe - 0.2 E que estás a dar 30 push (36ml) por semana de Premium estás a adicionar ao aquário: K - 1.15 Mg - 0.56 Fe - 0.10 Fazendo umas contas rápidas, estás a adicionar: N - 3.86 P - 0.29 Mg - 1.68 K - 4.12 Fe - 0.30 Existem mais nutrientes na composição dos fertilizantes da Tropica mas estes são os principais. Eu quando fertilizava com Tropica andava sempre a acompanhar com K7 da équo, para poder atingir um valor de cerca de 25ppm de K. Que no teu caso também está bastante abaixo. Já agora que testes estás a utilizar? Pela cor do drop checker os valores de CO2 devem estar bons, por isso se está regulado não mexas nisso. Quanto ao fotoperíodo eu reduziria para 7h diárias enquanto ajustas a fertilização. Não devemos andar a mexer nas varias condicionantes ao mesmo tempo pois assim não vais conseguir perceber a causa do problema e será mais difícil atingir uma meta. Grande abraço 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Samuel Ferreira Publicado: Julho 30, 2017 Autor Publicado: Julho 30, 2017 há 3 minutos, ismael_figueira disse: Boas Samuel, Antes de mais mantém a calma, a avaliar pelos valor que obtiveste de nitratos (0) creio que seja aqui que esteja parte do problema. Deverias estar com uma média de 7ppm de NO3... A nível de Fe também está um bocadinho à quem, assumindo que o valor ideal seria entre 0.5 a 0.7ppm. Portanto por experiência própria posso dizer que deficiência de nutrientes na coluna de água quem leva a melhor são as algas, assim as planas não absorvem o suficiente para conseguir competir com as "inimigas". Analisando o modo como estás a fertilizar e os resultados dos testes dão prova da falta de nutrientes. Supondo que estás a dar 60 push (72ml) por semana de Specialized estás a adicionar ao aquário: N - 3.86 P - 0.29 Mg - 1.12 K - 2.97 Fe - 0.2 E que estás a dar 30 push (36ml) por semana de Premium estás a adicionar ao aquário: K - 1.15 Mg - 0.56 Fe - 0.10 Fazendo umas contas rápidas, estás a adicionar: N - 3.86 P - 0.29 Mg - 1.68 K - 4.12 Fe - 0.30 Existem mais nutrientes na composição dos fertilizantes da Tropica mas estes são os principais. Eu quando fertilizava com Tropica andava sempre a acompanhar com K7 da équo, para poder atingir um valor de cerca de 25ppm de K. Que no teu caso também está bastante abaixo. Já agora que testes estás a utilizar? Pela cor do drop checker os valores de CO2 devem estar bons, por isso se está regulado não mexas nisso. Quanto ao fotoperíodo eu reduziria para 7h diárias enquanto ajustas a fertilização. Não devemos andar a mexer nas varias condicionantes ao mesmo tempo pois assim não vais conseguir perceber a causa do problema e será mais difícil atingir uma meta. Grande abraço Ismael, Obrigado pela a ajuda!! Olha os testes são da sera, a uns anos comprei a caixa com o kit completo. Já agora como fazes essas contas, estás a seguir por algum site ou alguma calculadora? Estou a usar esta não sei se é boa, mas está a dar estes valores: https://www.flowgrow.de/db/calculator/dose?tankvolume=200&interval=7&components[1][nutrientCode]=nitrate&components[1][fertilizerEntityId]=8297&components[1][dose]=84&components[2][nutrientCode]=phosphate&components[2][fertilizerEntityId]=&components[2][dose]=&components[3][nutrientCode]=potassium&components[3][fertilizerEntityId]=&components[3][dose]=&components[4][nutrientCode]=iron&components[4][fertilizerEntityId]=8296&components[4][dose]=42&components[5][nutrientCode]=calcium&components[5][fertilizerEntityId]=&components[5][dose]=&components[6][nutrientCode]=magnesium&components[6][fertilizerEntityId]=&components[6][dose]=&nitrate=&phosphate=&potassium=&calcium=&magnesium=&waterchange=1&waterchangepercent=0 Em termos de K, não noto quaisquer tipos de carências... Mas posso sempre fazer Fe e K Diy e juntar a fertilização. Ok tens razão do facto de andar a mexer, realmente não sou novo nestas andanças mas cometi um grande erro!!! Resumindo, vou colocar a luz então para 7 horas, CO2 fica igual, e de fertilização o que achas que deveria dar? Mantenho o PO4 3x por semana, 2 push? Junto o K e Fe? Citar
Gonçalo84 Publicado: Julho 30, 2017 Publicado: Julho 30, 2017 O que estava a dizer era aumentares a fert sim. Se tens 0 de n então é normal que tenhas problemas. Larga essa aguadilha que tens e dá nitratos, fosfatos e potássio a sério. 20 de n, 30 de k e 2 ou 3 de p. Depois fazes testes no final da semana e vês quanto o teu Aqua consome. A partir daí das só o que consome e pronto. Menos um caso para te preocupares. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Samuel Ferreira Publicado: Julho 30, 2017 Autor Publicado: Julho 30, 2017 há 49 minutos, Gonçalo84 disse: O que estava a dizer era aumentares a fert sim. Se tens 0 de n então é normal que tenhas problemas. Larga essa aguadilha que tens e dá nitratos, fosfatos e potássio a sério. 20 de n, 30 de k e 2 ou 3 de p. Depois fazes testes no final da semana e vês quanto o teu Aqua consome. A partir daí das só o que consome e pronto. Menos um caso para te preocupares. Gostei da aguadilha!!! Tens razão... Citar
ismael_figueira Publicado: Julho 30, 2017 Publicado: Julho 30, 2017 há 2 horas, Samuel Ferreira disse: Ismael, Obrigado pela a ajuda!! Olha os testes são da sera, a uns anos comprei a caixa com o kit completo. Já agora como fazes essas contas, estás a seguir por algum site ou alguma calculadora? Estou a usar esta não sei se é boa, mas está a dar estes valores: https://www.flowgrow.de/db/calculator/dose?tankvolume=200&interval=7&components[1][nutrientCode]=nitrate&components[1][fertilizerEntityId]=8297&components[1][dose]=84&components[2][nutrientCode]=phosphate&components[2][fertilizerEntityId]=&components[2][dose]=&components[3][nutrientCode]=potassium&components[3][fertilizerEntityId]=&components[3][dose]=&components[4][nutrientCode]=iron&components[4][fertilizerEntityId]=8296&components[4][dose]=42&components[5][nutrientCode]=calcium&components[5][fertilizerEntityId]=&components[5][dose]=&components[6][nutrientCode]=magnesium&components[6][fertilizerEntityId]=&components[6][dose]=&nitrate=&phosphate=&potassium=&calcium=&magnesium=&waterchange=1&waterchangepercent=0 Em termos de K, não noto quaisquer tipos de carências... Mas posso sempre fazer Fe e K Diy e juntar a fertilização. Ok tens razão do facto de andar a mexer, realmente não sou novo nestas andanças mas cometi um grande erro!!! Resumindo, vou colocar a luz então para 7 horas, CO2 fica igual, e de fertilização o que achas que deveria dar? Mantenho o PO4 3x por semana, 2 push? Junto o K e Fe? Não tenho testes da sera portanto não te consigo dar feedback, eu utilizo os testes da JBL que são bastante fiáveis pelo que tenho lido aqui pelo fórum. A calculadora que utilizo é a RotalaButterfly, pelo que andei a analisar é a que me parece mais simples e é bastante intuitiva. Eu não chamaria os fertilizantes da Tropica de aguadilha, não podemos desvalorizar assim anos e anos de estudo levados a cabo pela marca.. Eu próprio poderia concordar com isso (pela minha experiência) mas o que é facto é que os fertilizantes deles estão projectados para serem usados em modo standard, não fossem estes fertilizantes all-in-one. É claro que para os nossos aquários que são mais exigentes teremos que andar a dosar muito por cima do recomendado para alcançarmos bons resultados. Por isso começaria por começar gradualmente a mudar a fertilização, continua com o PO4 que estás a dar e começa a complementar com N e K, só por aí vais notar melhorias nas plantas (que sem K não conseguem assimilar bem os outros nutrientes). Quanto ao Fe continua com a Tropica até terminares e assim tiras as tuas conclusões para conseguires perceber o que o teu aquário está a consumir. P.S. - Arregaça as mangas e dá-lhe escova nas pedras sem medos!! Umas neritinas puligera também são um ótimo aliado na limpeza do aquário Grande abraço Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Gonçalo84 Publicado: Julho 31, 2017 Publicado: Julho 31, 2017 Chamo aguadilha porque é. Os ferts da Tropica são, digamos que, amadores. É para quem tem um aquário com plantas e não um plantado... por exemplo se o nosso Aqua consumir 10 ou 15 de nitratos quantas bombadas temos de dar? É como alimentar um burro a pão de lo, como se diz por aqui. Mas atenção que não estou a dizer mal da Tropica, até porque os ADA são ainda mais aguadilhas, mas funcionam no contexto de se ter o sistema de substractos todo e mesmo assim para aquas grandes custam uma boa nota. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Luís Cardoso Publicado: Julho 31, 2017 Publicado: Julho 31, 2017 Boas.Este aquário neste momento está com a fertilização completamente desajustada.Tens muita carência de K e PO4.Tenta ajustar os valores para 2ppm semanais de po4 e 25 Pm de KNitratos não anda longe das doses que dou habitualmente mas pode ser necessário reforçar. Citar Cumprimentos Luís Cardoso
Samuel Ferreira Publicado: Julho 31, 2017 Autor Publicado: Julho 31, 2017 Boas Pessoal, Obrigado a todos pelas dicas e pela ajuda agradeço imenso!!! Citar
Samuel Ferreira Publicado: Agosto 5, 2017 Autor Publicado: Agosto 5, 2017 Boa Tarde, Venho deixar-vos uma actualização. Decidi voltar ao meu esquema de fertilização EI. E que grande diferença notei logo nas plantas. Comecei o processo de limpeza nas pedras superiores, escovei-as com flourish excel, para a semana vou tentar nas inferiores. 1 3 Citar
Gonçalo84 Publicado: Agosto 5, 2017 Publicado: Agosto 5, 2017 Por vezes é a melhor maneira. Em vez de se estar a fazer testes e mais testes e tentar descobrir o que falta. Assim é menos uma coisa e para nos preocuparmos, ficando só com os outros dois vértices do triângulo. A luz e o co2. Forca nisso, esse layout merece ;) Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Miguel Simões Publicado: Agosto 6, 2017 Publicado: Agosto 6, 2017 Boas Samuel, Isso está mesmo bom ;), acho que com a dita limpeza nas pedras inferiores deixando-as imaculadas isso vai realçar mais ainda a vida do aqua, não porque estejam demasiado "sujas" apenas porque nesse tipo de rocha gosto mesmo de ver a cor inalterada. Em relação à fertilização eu nunca vou abdicar do método EI, porque tenho tido sempre bons resultados e não há coisa melhor do que saber o que lá está e podermos administrar consoante as necessidades, para mim é sempre uma mais valia. Não sei se já tinhas feito a poda na altura que tiraste a foto.........mas eu deixaria as moitas do fundo mais altas podendo assim inclinar mais os cortes até ao "caminho", apenas a minha opinião. Bela montagem amigo, continua! ;) Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
brunofasoares Publicado: Agosto 7, 2017 Publicado: Agosto 7, 2017 On 05/08/2017 at 16:23, Samuel Ferreira disse: Boa Tarde, Venho deixar-vos uma actualização. Decidi voltar ao meu esquema de fertilização EI. E que grande diferença notei logo nas plantas. Comecei o processo de limpeza nas pedras superiores, escovei-as com flourish excel, para a semana vou tentar nas inferiores. Está espectacular. Quando limpares as pedras todas ainda vai ficar melhor. Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Recommended Posts