duarteacores Publicado Maio 3, 2017 Publicado Maio 3, 2017 Boas tardes a todos, Estou com um problemazito que já pode alguém ter passado e assim ajudar-me. Montei 3 aquários uns por cima dos outros e comprei um fitro Eheim 3e 700. Tenho um concentrador de fluxo de àgua de entradas e outro de saidas. Ou seja as três saidas de água dos 3 aquários juntam-se e vão ao filtro numa só e a mesma coisa no circuito de entra, embora que passando primeiramente num filtro UV e num inlinedifusor de CO2. O meu "problema" é que se faltar a electricidade o circuito de água vai vazar pela simples força gravítica, pois os aquários de cima irão lentamente descarregar para o que mais abaixo está. Como resolvo isto? Todas as ideias e opinioes agradeço desde já. Cumprimentos a todos, Duarte Franco
PDI Publicado: Maio 3, 2017 Publicado: Maio 3, 2017 Válvulas anti retorno será que ajudam? 1 Alfredo Garcia
Miguel Simões Publicado: Maio 3, 2017 Publicado: Maio 3, 2017 há 20 minutos, PDI disse: Válvulas anti retorno será que ajudam? Boas, Válvulas anti-retorno só vai travar o caudal, não será boa ideia. Existem válvulas solenóides para água mais usadas em jardins, é um caso de estudar a situação e ver se dá e se te compensa, tipo esta: Ou seja, se falhar a luz, pumba fecha a válvula, mas terão de ficar 24h/24h ligadas.... Qualquer das formas vamos ver se mais alguém se manifesta com alguma ideia para este caso. Cumps, 3 Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
duarteacores Publicado: Maio 4, 2017 Autor Publicado: Maio 4, 2017 Desde já agradeço as duas ajudas até agora. A anti-retorno não irá resultar visto que o sentido do fluxo da água é o mesmo com motor ligado ou desligado e assim o anti.retorno nada faria. A válvula soneloide ok já consultei algumas empresas, e preço pelos 60€ mais ou menos x 4 = 240€... Ui... Quem tem outras ideias? Abraço.
Miguel Simões Publicado: Maio 4, 2017 Publicado: Maio 4, 2017 há 30 minutos, duarteacores disse: Desde já agradeço as duas ajudas até agora. A anti-retorno não irá resultar visto que o sentido do fluxo da água é o mesmo com motor ligado ou desligado e assim o anti.retorno nada faria. A válvula soneloide ok já consultei algumas empresas, e preço pelos 60€ mais ou menos x 4 = 240€... Ui... Quem tem outras ideias? Abraço. Duarte, Não precisas de 4....se pensares bem só precisas de 2 vê bem o percurso, só necessitas nos 2 aquários de cima em cada mangueira de saída. Cumps, 1 Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
duarteacores Publicado: Maio 4, 2017 Autor Publicado: Maio 4, 2017 há 28 minutos, Miguel Simões disse: Duarte, Não precisas de 4....se pensares bem só precisas de 2 vê bem o percurso, só necessitas nos 2 aquários de cima em cada mangueira de saída. Cumps, Infelizmente caro Miguel, têm mesmo que ser 4 pois quando o sistema está desligado (o motor) o circuito da entrada de água também faz a "descarga" para os inferiores... Isto porque as tubagens estão abaixo do nível de água. Julgo que mesmo que estivessem acima, iria haver a descarga de tudo o que estivesse dentro das tubagens... 1
Miguel Simões Publicado: Maio 4, 2017 Publicado: Maio 4, 2017 há 15 minutos, duarteacores disse: Infelizmente caro Miguel, têm mesmo que ser 4 pois quando o sistema está desligado (o motor) o circuito da entrada de água também faz a "descarga" para os inferiores... Isto porque as tubagens estão abaixo do nível de água. Julgo que mesmo que estivessem acima, iria haver a descarga de tudo o que estivesse dentro das tubagens... Boas Duarte, Ok, fiz mal o esboço mental, só estava a contar com 1 lado que era a saída de água, mas o problema irá persistir também no lado de entrada, logo seriam necessárias 4.... Ora bem, só vejo 2 possibilidades, colocá-los horizontalmente, ou comprares 2 filtros de mochila em 2ª mão, sempre fica mais em conta do que as válvulas soenóide ;) Cumps, 2 Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
duarteacores Publicado: Maio 9, 2017 Autor Publicado: Maio 9, 2017 Para quem necessitar de válvulas solenóides para água deixo aqui duas dicas: www.etopi.pt www.metalfuidos.pt Obrigado a todos pelas vossas dicas.
babykhan Publicado: Maio 10, 2017 Publicado: Maio 10, 2017 Boas Tenho uma bateria de três aquas mais sump. Tenho os vidros dos aquas furados no topo de uma lateral, uma curva 90º um espigão para ligar a mangueira e a água do de cima entra no de baixo, e assim sucessivamente até chegar à sump. Quando falta a luz (e enquanto não a pago para ser reposta) a água que se acumula na sump é a soma dos espaços entre a tona da água e o furo no vidro, dos três aquas, claro. Tenho uma Eheim compact 1000 (1000 litros/hora) que repõe a água apenas ao aqua mais alto, talvez só lá cheguem 300 ou 400 litros, nunca os contei. Funciona, têm todos filtro de fundo por isso nunca postei fotos aqui, aborrece-me ser linchado em praça pública, prefiro o recato do lar. Podes no entanto fazer a 'pesca' directamente na curva 90º, há umas protecções próprias de enroscar. No teu caso o 3e 700 não deve ser suficiente, já consideraste uma sump? Abraço 2 O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Pedro Bernardo Publicado: Maio 10, 2017 Publicado: Maio 10, 2017 há 1 hora, babykhan disse: (.......) Funciona, têm todos filtro de fundo por isso nunca postei fotos aqui, aborrece-me ser linchado em praça pública, prefiro o recato do lar. (.......) Abraço Boas Mas qual linchado em praça pública? Ainda para mais com sump... E com a tua experiência.... A sério? No teu caso os filtros de fundo funcionam per si, mas também como pré filtro pois ainda terás materias filtrantes na sump certo? E fizeste um furo no uptake para desferrar lá em cima em caso de falha de luz não manter o sistema ferrado, certo? Mostra lá! Desculpem o off topic mas agora ainda fiquei mais curioso. posta lá fotos e deixa la os linchamentos para a idade média que estamos noutros tempos! Ajudas a perceber o sistema de bateria que tens com sump e satisfazias a minha curiosidade. Vamos lá às fotos Abraço 2 Cumprimentos Pedro Bernardo
duarteacores Publicado: Maio 10, 2017 Autor Publicado: Maio 10, 2017 Boas tardes, Desde já quero agradecer uma vez mais as varias ideias e opiniões postadas por todos. Tenho noção que provavelmente o que funcionaria melhor e mais económico seria usar um Samp, mas quando estava a adquiri o material deu-me ideia de fazer isto por forma a poupar alguns € (erro meu) e para aproveitar ao máximo o espaço para ter mais um aqua... Aqui deixo desenho do que estou a realizar e duas ideias para solução do meu problema, que até agora me pareceram as mais exequíveis. Uma será usar 6 electrovalvulas, pois como têm acção mecânica, não irão afectar de forma alguma a pressão interna para as várias saídas, mas irão gastar por válvula 8w ou seja 8X6 48w constantes... A outra será por 3 (entradas de água nos aquários) acima do nível de água bem como as 3 saídas de água dos mesmos quase no limite superior do nível de água para quando houver algum corte de corrente apenas irá ser descarregado para o aquário inferior uma pequena quantidade e assim não transbordar. Por último um misto destas hipóteses, tipo 3 eletrovalvulas e as 3 saídas no limite do nível de água. O que acham? Se puser as saídas de água no limite a filtragem funcionará bem? Se houver uma boa circulação e as entradas de água nos aquários estiver a "apontar" para o fundo ficará ok? Ou convém sempre as saidas de água dos aquários estarem o mais próximo possivel do fundo obrigatoriamente? Mais alguma ideia? 1
Miguel Simões Publicado: Julho 3, 2017 Publicado: Julho 3, 2017 Olá Duarte, Sempre conseguiste arranjar uma solução para o teu caso? Cumps, 1 Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
duarteacores Publicado: Dezembro 7, 2017 Autor Publicado: Dezembro 7, 2017 Boas tardes, Quando á solução por mim desenhada - tive que adicionalmente-te por overflows. posso é aconselhar usarem um filtro por aquário pois parece-me estar a ter que limpar filtro muitas vezes embora este tenha debito para a "litragem" de todos os aquarios juntos e por vezes tenho que realizar ajustes no debito de água em alguns dos aquários principalmente quanto o fltro começa a ficar "sujo". Abraço a todos.
Recommended Posts