Hecaese Publicado Junho 15, 2005 Publicado Junho 15, 2005 Ola! Tenho 1 femea Gourami Perola há uns meses e, pelo que me apercebo passa o tempo sozinha no topo direito do Aquario e não tem lutas nem confrontos com qualquer outro peixe do aquario no entanto, ha cerca de 1 semana apareceu com 1 ferida e pelo que atras mencionei sem motivo aparente. Como os tetras que tenho apareceram com umas manchas brancas, já coloquei no aquario Protozin e agora estou a por eSHa-2000 para os tratar e esperava com isto tratar a Gourami tambem só que a ferida não parece melhorar. Agradecia que se alguem souber o que é e/ou como a poderei tratar, me ajude pois não sei mesmo o que hei-de fazer mais e não queria perder esta menina de maneira nenhuma. Ela deixa eu tocar-lhe e até me vem comer à mão! Aqui esta 1 foto onde se vê bem a ferida a que me refiro: Desde já o meu muito obrigada! ::Assinatura Removida:: ::Altura superior a 100 pixels::
nunomiguel Publicado: Junho 18, 2005 Publicado: Junho 18, 2005 Olá, Era melhor separares para outro aquário. Utilizando só o Esha deves conseguir controlar a ferida. Tens é de tentar manter o aquário onde ela vai ficar/está o mais limpo possível para evitar que a ferida seja atacada por mais bactérias ou fungos. Faz trocas parciais diárias de for preciso e coloca medicamento mediante a água que retiras. O mercúrio também deveria ajudar a cicatrizar a ferida. Podes tentar... Evita é deixar correr para as guelras do peixe. Utiliza uma cotonete para aplicares... Cumprimentos, Nuno
Hecaese Publicado: Junho 20, 2005 Autor Publicado: Junho 20, 2005 Muito obrigada pela resposta! Só hj me foi possivel ler e só logo à noite poderei tentar fazer alguma coisa. Muda-la de aquario será dificil, tenho + 2 pequenos mas estao ocupados 1 com 1 criação de ancistros (aki não convem por medicamentos) e outro com Guppies e Plattys k tambem não estão muito bem. Poderia coloca-la junto com os Guppies e trata-los todos juntos mas assim estaria a expo-la à doença destes (se bem k parece já estar controlada). Para alem disso, este aquario não tem filtro, só bomba de ar pelo k acho será melhor não arriscar e tentar tratá-la no aquario onde está. Vou experimentar pôr o mercurio directamente e continuar com o eSHa-2000. Ainda ontem limpei o filtro e fiz 1 muda parcial mas poderei fazer diaria. Muito obrigada pela sua ajuda! ::Assinatura Removida:: ::Altura superior a 100 pixels::
nunomiguel Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 Ainda ontem limpei o filtro e fiz 1 muda parcial mas poderei fazer diaria. Com o uso desse medicamento no aquário podes ter picos de amônia e nitritos (pois esse medicamento afecta o filtro biológico). Convém olhar todos os dias para os peixes e verificar o seu comportamento. Se tiverem muito parados, ofegantes ou a respirar à superfície faz uma troca de água pois podem estar intoxicados (devido à amônia/nitritos). Como sabes, o uso de medicamento no aquário principal não é aconselhado. Cumprimentos, Nuno
Ana Rita Godinho Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 Olá! Com o uso desse medicamento no aquário podes ter picos de amônia e nitritos (pois esse medicamento afecta o filtro biológico). Não concordo... Já usei este medicamento pelo menos 2 vezes (tive uns problemas bacterianos no aqua principal e por isso tive de fazer o tratamento aí) e nunca registei nada disso... E nessa altura fartei-me de fazer medições aos parâmetros... Mas opiniões são opiniões e esta é só a minha. Cumprimentos. (Ex-_aNa_)
nunomiguel Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 Viva, Tens razão Ana. Afinal o eSHa não afecta o filtro. Tinha ideia que era um antibiótico (p que não é totalmente verdade) e que a composição do medicamento era diferente e que continha substâncias que podiam afectar o filtro. De qualquer maneira não fica de fora a parte da observação dos peixes. Apesar do medicamento de ser pouco tóxico, isso associado a outros factores no aquário (filtros sujos, etc), podem trazer problemas. Cumprimentos, Nuno
Ana Rita Godinho Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 Olá! De qualquer maneira não fica de fora a parte da observação dos peixes. Apesar do medicamento de ser pouco tóxico, isso associado a outros factores no aquário (filtros sujos, etc), podem trazer problemas. Com isso já concordo. Por isso é que no final do tratamento limpei o filtro e coloquei carvão activado para retirar os restos do medicamento do aqua. E também fiz uma TPA de cerca de 40% (só por causa das coisas visto ter sido um problema bacteriano) e até agora tem estado tudo bem. Aconselho-te a fazeres isto em vez das TPAs diárias. Comigo funcionou! Mas se estiver errada os outros users que se manifestem e me corrijam! Cumprimentos a todos e espero ter ajudado! As melhoras para o teu peixinho! (Ex-_aNa_)
Hecaese Publicado: Junho 28, 2005 Autor Publicado: Junho 28, 2005 Infelizmente não me tem sido possivel vir aqui pelo que só agora vi o que escreveram. A minha Gourami continua viva (felizmente) e, neste momento parece-me melhor se bem que ainda tem a ferida. Não sei ao certo o que se passou ou passa no meu aquario mas, foi algo mais do que so 1 ferida. Como mencionei no 1º post, os tetras apareceram com umas manchas brancas e, durante este tempo tive 3 suicidios (1 fantasma rosa, 1 pristela e 1 comedor de algas que saltaram do aquario) e a morte de 1 tetra do congo. Os cardinais apareceram com manchas tambem e, reparei que em alguns (incluindo na Gourami) apareceram uns pontos ou saliencias brancas que me pareceu ser vermes, confirmando (acho) com o facto de ver alguns dos peixes a roçarem-se nas plantas e troncos. Estou agora a fazer 1 outro tratamento (principalmente contra os vermes) mas não me recordo do nome do produto (qualquer a acabar em "In" ). Espero que dê resultado mas, pelo menos ate ao momento assim parece. Depois dou novidades. Muito obrigada a todos ::Assinatura Removida:: ::Altura superior a 100 pixels::
Ana Rita Godinho Publicado: Junho 28, 2005 Publicado: Junho 28, 2005 Olá! Será o sterazin? Já vi que a situação foi complicada e espero que consigas resolver isso o mais depressa possivel! Cumprimentos e as melhoras para os teus peixinhos. (Ex-_aNa_)
Hecaese Publicado: Junho 29, 2005 Autor Publicado: Junho 29, 2005 Ola Ana! É isso sim, Sterazin! Mas, não sei mais o k fazer... Ainda agora estive a olhar para o aquario e a ver tudo muito bem e vejo k os peixes ainda estão doentes. A Gourami continua com a ferida e se bem k não esta com 1 aspecto tão de "carne viva", continua com muito mau aspecto... é horrivel ver as coisas acontecerem e não se ver resultados ou não saber o k se pode fazer mais Sinto-me impotente (detesto me sentir assim) Bem... vamos lá a por boa cara, melhores dias virão! Obrigada pela ajuda ::Assinatura Removida:: ::Altura superior a 100 pixels::
nunomiguel Publicado: Junho 29, 2005 Publicado: Junho 29, 2005 Olá, O sterazin não vai fazer nada neste caso. Essas feridas abertas são complicadas de curar. Vai demorar com certeza... Além disso corres o risco de teres infecções secundárias (tens de manter o aquário bem limpo). Como já disse em cima achava melhor separares o peixe. Um aquário sem areia, apenas com uma ou outra peça de decoração, filtro e resistência e continuar a colocar eSHa (para prevenir ataques bacterianos, etc). O mais importante é que ele continue a comer. Convém ires juntando algumas vitaminas na comida. Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts