jNuNeS-_- Publicado Abril 26, 2017 Publicado Abril 26, 2017 Viva pessoal. Estou neste momento a ciclar um aquário de 25L para manter apenas camarões crystal red. Neste altura, o aquário conta com uma semana de ciclagem, pelo que já fiz umas quantas trocas de água e na última delas usei água do supermercado com um pH de 6.6. Neste momento o pH encontra-se perto dos 7. De momento ainda não consegui comprar os testes necessários para determinar a dureza da água, pelo que li é um dos factores mais importantes para a manutenção destes camarões. O areão é de uma antiga montagem, já tenho musgo atado a umas pedras e plantei umas pontas de Rotala provenientes do meu plantado. Vi bastantes tutoriais de setups de aquários para estes camarões, e vi que alguns deles contam com a adição de uma infinidade de minerais à água. Penso que no meu caso, baste comprar os testes gH/kH e caso seja necessário adicionar um gH+ para acertar valores. Vi também que folhas de amendoeira e pinhas de amieiro são muito usadas para criar o biofilm que os camarões tanto gostam. Agradeço todo o tipo de dicas que me possam dar de forma a ser bem sucedido neste novo projeto. Cumprimentos a todos, José Nunes Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Abril 26, 2017 Publicado: Abril 26, 2017 Boas José Nunes. O fundamental nos camarões é não "inventarmos" muito, ou seja arranjares maneira que a água que substituis nas TPA's, seja o mais semelhante possível à que retiras do aqua, para não haver oscilações nos parâmetros, se fizeres isso vais te dar muito bem. Testes é bom ter ou uma caneta de TDS. Além dos testes de GH e KH deves também pelo menos ter o de PH. Na minha experiência que tenho em Camarões, começares com areão de uma outra montagem, nunca é bom sinal, mas.... 1 Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
jNuNeS-_- Publicado: Abril 27, 2017 Autor Publicado: Abril 27, 2017 Boas Paulo. Desde já obrigado pela resposta. Em relação à ideia de inventar o menos possivel é o que tenho feito com todos os aquários que tenho tido até hoje, mas como nunca me aventurei com crystal red's fui obrigado a pesquisar. Em relação à caneta de TDS já encomendei uma que já tinha visto que seria necessária, assim bem como os testes de gH e kH. Teste de pH já tenho. Acerca do areão, porque não é recomendado usar? Foi uma sobra de um aquário de um colega e pelo que sei pouco ou nenhum tempo esteve no aquário. Esteve seguramente um mês em água e só depois de bem lavado é que o coloquei no aquário. Visto que o aquário é pequeno, posso ponderar em trocar o areão por um novo. Como tal agradeço sugestões. Cumps Citar
Inácio Sanches Publicado: Abril 27, 2017 Publicado: Abril 27, 2017 Que areão é esse? Normalmente são neutros, quando o ideal são os que reduzem activamente o ph e kh, como o Amazonia, H. E. L. P, Akadama, etc. Citar
jNuNeS-_- Publicado: Abril 27, 2017 Autor Publicado: Abril 27, 2017 Não consigo precisar. Vou tentar saber com quem me arranjou. Citar
jNuNeS-_- Publicado: Abril 27, 2017 Autor Publicado: Abril 27, 2017 O substrato em questão não é inerte. Tem características para baixar o pH. Vou continuando a verificar o pH durante a ciclagem. Caso no final da mesma não consiga atingir os valores ideais para os crystal red opto pelos red cherry ou algo do género. Cumps. Citar
Teodoro Publicado: Abril 27, 2017 Publicado: Abril 27, 2017 Tenho um aquário desse género só com Crystal red há cerca de um ano, nunca controlei qualquer parâmetro da água, mesmo a temperatura "é um bocado à balda", reproduzem-se como coelhos e nunca morreu nenhum! 1 1 Citar
jNuNeS-_- Publicado: Abril 27, 2017 Autor Publicado: Abril 27, 2017 Eu nunca tive problemas de maior nos meus aquários usando apenas a agua da minha zona. Só agora para os CRS é que pesquisei mais um pouco e decidi adquirir testes e otimizar os parâmetros para a espécie. Como disse, vou deixar acabar o ciclo de azoto e fazer medições. Logo decido se arrisco com 2/3 CRS ou se começo logo com os red cherry. Citar
Tozé Nunes Publicado: Abril 27, 2017 Publicado: Abril 27, 2017 há 4 horas, Teodoro disse: Tenho um aquário desse género só com Crystal red há cerca de um ano, nunca controlei qualquer parâmetro da água, mesmo a temperatura "é um bocado à balda", reproduzem-se como coelhos e nunca morreu nenhum! Podes partilhar connosco esse teu aquário, talvez consigamos avançar no conhecimento sobre os crystal red com a tua experiência. 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
A. Ferreira Publicado: Abril 27, 2017 Publicado: Abril 27, 2017 boas, também fiquei curioso, bota aí uma foto dessa "praga" tens muitos musgos? cumps, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Inácio Sanches Publicado: Abril 27, 2017 Publicado: Abril 27, 2017 Ia pedir exactamente o mesmo, eu ando a batalhar a um ano com crystal reds, e sinceramente, só continuo por causa do desafio. Partilha aí Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Abril 27, 2017 Publicado: Abril 27, 2017 há 12 horas, jNuNeS-_- disse: Boas Paulo. Desde já obrigado pela resposta. Em relação à ideia de inventar o menos possivel é o que tenho feito com todos os aquários que tenho tido até hoje, mas como nunca me aventurei com crystal red's fui obrigado a pesquisar. Em relação à caneta de TDS já encomendei uma que já tinha visto que seria necessária, assim bem como os testes de gH e kH. Teste de pH já tenho. Acerca do areão, porque não é recomendado usar? Foi uma sobra de um aquário de um colega e pelo que sei pouco ou nenhum tempo esteve no aquário. Esteve seguramente um mês em água e só depois de bem lavado é que o coloquei no aquário. Visto que o aquário é pequeno, posso ponderar em trocar o areão por um novo. Como tal agradeço sugestões. Cumps José, fazes bem em comprar a caneta. Em relação ao areão só referi, porque podia trazer alguns problemas para o aqua da outra montagem, mas se teve pouca utilização e se foi bem limpo, não deve haver problemas, faz bem o ciclo do azoto, se tiveres hipótese não compres 2 ou 3, para começar devias de ter uma colónia de uns 10 é melhor, porque nem todos nós podemos ter o saber do Teodoro, e pode morrer um ou outro e sempre tens mais hipóteses de teres algumas fêmeas a desovar e fazeres a colónia ir crescendo aos poucos como os comuns dos mortais, à excepção da pessoa que nós sabemos . 4 Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
jNuNeS-_- Publicado: Abril 27, 2017 Autor Publicado: Abril 27, 2017 há 40 minutos, Paulo SS Conceição disse: José, fazes bem em comprar a caneta. Em relação ao areão só referi, porque podia trazer alguns problemas para o aqua da outra montagem, mas se teve pouca utilização e se foi bem limpo, não deve haver problemas, faz bem o ciclo do azoto, se tiveres hipótese não compres 2 ou 3, para começar devias de ter uma colónia de uns 10 é melhor, porque nem todos nós podemos ter o saber do Teodoro, e pode morrer um ou outro e sempre tens mais hipóteses de teres algumas fêmeas a desovar e fazeres a colónia ir crescendo aos poucos como os comuns dos mortais, à excepção da pessoa que nós sabemos . Eu nunca tive CRS, por isso é que vim pedir ajuda e como tal agradeço a todos. A ideia sempre foi comprar uma colónia maior mas depois de começar a pesquisar vi que tinha de ser rigoroso com os parâmetros da água para os animais e depois do que este colega referiu ponderei em deixar andar o aquário e introduzir 2/3 para ver no que dava . Estou à espera que os testes e a caneta cheguem para começar a tirar valores de forma regular para ver a evolução do aquário. Amanhã com tempo ponho fotos do estado atual do aquário. Cumps Citar
jNuNeS-_- Publicado: Abril 28, 2017 Autor Publicado: Abril 28, 2017 Aqui está a foto do aquário. Introduzi uma folha de catappa para ajudar ao pH.Os filtros são diy, feitos a partir de una esponja com uma pedra difusora e um fundo de uma garrafa com ceramicas e areia grossa. 1 Citar
Abel Carvalho Publicado: Abril 28, 2017 Publicado: Abril 28, 2017 Boas, Pontos importantes que eu acho que deves ter em conta é o substrato, para caridinas não serve um "qualquer" substrato(salvo raras excepções), terá que ser um que consiga manter um ph estável entre os 6.2/6.8 e que ao mesmo tempo consiga manter um kh de 0/2. Quanto ao gh, podes(e deves) usar um gh+ indicado para shrimps, pois eles necessitam de ter gh entre 4/6 para conseguirem fazer bem a ecdise, caso contrário eles não conseguirão efectuar a muda em condições e acabam por morrer(tive esse problema à poucos meses e perdi dezenas, senão centenas de shrimps, mas no meu caso era por ter gh a 7). Outro ponto importante é a flora, os shrimps adoram musgos por vários factores, servem de abrigo/barreira para as crias e ao mesmo tempo cria alimento para eles, deverias apostar em um pouco disso. Quanto ao filtro, um filtro de esponja fica bem baratinho(no tal de Rio Tinto que te falei fica a cerca de 2.80€) e pelo menos tens a certeza que efectua perfeitamente o seu serviço. Outra questão é o numero de shrimps, tal como falaram aqui, o melhor é começar com pelo menos 10 elementos por vários factores, irão se sentir mais seguros e explorar muito mais, só 2/3 irão andar mais tempo escondidos e raramente irás os ver. Na alimentação, apenas com 2/3 irás acabar por colocar demasiada comida no aqua, pois 2/3 não irão comer quase nada, o que acabará por criar amónia. No que puder estarei cá para ajudar ;) Abraço 2 Citar
jNuNeS-_- Publicado: Abril 28, 2017 Autor Publicado: Abril 28, 2017 há 3 minutos, Abel Carvalho disse: Boas, Pontos importantes que eu acho que deves ter em conta é o substrato, para caridinas não serve um "qualquer" substrato(salvo raras excepções), terá que ser um que consiga manter um ph estável entre os 6.2/6.8 e que ao mesmo tempo consiga manter um kh de 0/2. Quanto ao gh, podes(e deves) usar um gh+ indicado para shrimps, pois eles necessitam de ter gh entre 4/6 para conseguirem fazer bem a ecdise, caso contrário eles não conseguirão efectuar a muda em condições e acabam por morrer(tive esse problema à poucos meses e perdi dezenas, senão centenas de shrimps, mas no meu caso era por ter gh a 7). Outro ponto importante é a flora, os shrimps adoram musgos por vários factores, servem de abrigo/barreira para as crias e ao mesmo tempo cria alimento para eles, deverias apostar em um pouco disso. Quanto ao filtro, um filtro de esponja fica bem baratinho(no tal de Rio Tinto que te falei fica a cerca de 2.80€) e pelo menos tens a certeza que efectua perfeitamente o seu serviço. Outra questão é o numero de shrimps, tal como falaram aqui, o melhor é começar com pelo menos 10 elementos por vários factores, irão se sentir mais seguros e explorar muito mais, só 2/3 irão andar mais tempo escondidos e raramente irás os ver. Na alimentação, apenas com 2/3 irás acabar por colocar demasiada comida no aqua, pois 2/3 não irão comer quase nada, o que acabará por criar amónia. No que puder estarei cá para ajudar ;) Abraço Viva. Obrigado pelas dicas. Em relação ao filtro esta planeada a compra mas ainda não tive disponibilidade de passar lá na loja. Em relação à flora, neste momento tenho musgo de java atado à pedra do canto, mas tenho uma grande quantidade que posso introduzir no aquário. Entretanto já tenho os testes do KH e GH e amanha com tempo já devo ver como estão as coisas. O pH ontem estava a chegar aos 7. (É teste da sera e a cor está entre 6.5 e 7). Vou dando noticias. Mais uma vez obrigado Citar
jNuNeS-_- Publicado: Abril 28, 2017 Autor Publicado: Abril 28, 2017 Sai mais cedo das aulas e como tal não consegui esperar para fazer os testes. Neste momento: pH-6.5/7.0 GH-6 KH-4 O KH está alto, correto? Isto são testes a meio da ciclagem, deverão mudar ao longo da mesma. Citar
Abel Carvalho Publicado: Abril 29, 2017 Publicado: Abril 29, 2017 Boas, Lá para Segunda-Terça irei lá a loja, se não quiseres ir lá a loja de propósito só para comprar um filtro, posso te trazer um e depois vens buscar a Lordelo ou em Carvalhosa onde estou a trabalhar ;) Sim, está um pouco alto o KH, mas por enquanto não te preocupes muito com isso, os valores vão subindo e descendo até o aqua estar ciclado, não é necessário estar a gastar testes por enquanto. Outra coisa importante para teres a certeza que o ciclo está completo é teres que medir os nitritos e amónia, só assim terás garantias que o ciclo completou(mas já deverás saber disso :) ). 1 Citar
jNuNeS-_- Publicado: Abril 29, 2017 Autor Publicado: Abril 29, 2017 Boas, Até te pedia para me trazeres o filtro mas nesta altura é muito raro passar por Lordelo. No ano passado estive em estágio ai perto, mas agora é complicado. Mas obrigado na mesma. Em relação aos testes, eu vou medir ao meio da semana os nitritos e a amónia que um colega tem os testes para ver a evolução da coisa. Obrigado mais uma vez. Cumps Citar
Abel Carvalho Publicado: Abril 29, 2017 Publicado: Abril 29, 2017 Boas, Na boa, se precisares de algo já sabes, estarei cá "pertinho" quando necessitares, não tenhas receio de mandar pm quando quiseres ;) Vai dando noticias e actualizando o tópico com a evolução desse novo projecto ;) Abraço 1 Citar
BrunoGLopes Publicado: Abril 30, 2017 Publicado: Abril 30, 2017 BoasDevias ter o filtro montado desde a montagem. O filtro é uma superfície importante para fixação das bactérias benéficas.Além disso, não tenhas pressa com o ciclo. Boa sorte.Cumprimentos Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk Citar SLOBODA ILI SMRT
jNuNeS-_- Publicado: Maio 1, 2017 Autor Publicado: Maio 1, 2017 Viva. Eu tenho o filtro montado desde o inicio da montagem. Compreendo que sendo um DIY possa não ser o mais eficaz. Entretanto já comprei um e deve entrar hoje no aquário. Vou manter o filtro caseiro a funcionar mais uns dias por causa das bactérias. Citar
BrunoGLopes Publicado: Maio 2, 2017 Publicado: Maio 2, 2017 On 01/05/2017 at 14:49, jNuNeS-_- disse: Viva. Eu tenho o filtro montado desde o inicio da montagem. Compreendo que sendo um DIY possa não ser o mais eficaz. Entretanto já comprei um e deve entrar hoje no aquário. Vou manter o filtro caseiro a funcionar mais uns dias por causa das bactérias. Boas Palermice minha. Desculpa! Há muita gente que usa os DIY e parece que são tão eficazes como os outros. O único 'senão' será, talvez, o aspecto estético. Mantém os dois durante algum tempo no aquário, para dar tempo de as bactérias se fixarem no novo. Cumprimentos 1 Citar SLOBODA ILI SMRT
jNuNeS-_- Publicado: Maio 9, 2017 Autor Publicado: Maio 9, 2017 Viva. Entretanto já introduzi o filtro novo e dois esconderijos com musgo. Já tenho também a caneta de TDS e neste momento os valores estão nos 120 ppm. Ainda não fiz mais nenhuns testes ao gh/kh, tenho só verificado o pH que anda à volta dos 7.0. Amanhã sou capaz de fazer o teste da amonia/nitritos para ver em que estado está a ciclagem. Segue a foto do estado atual do aquário. 2 Citar
Abel Carvalho Publicado: Maio 9, 2017 Publicado: Maio 9, 2017 (editado) Boas, Parece estar no bom caminho ;) Tem é atenção ao TDS medido no aquário e nunca te fies com a medição lá feita, o tds com a água do aqua nunca dá o valor exacto do GH(como muita gente pensa), mas sim o valor total de sólidos dissolvidos na água, incluindo KH, nitritos, nitratos e amónia. Podes ter TDS a 120 e pensares que tens o GH a 5/6 e quando vais a medir o GH está a 2/3, isto derivado aos outros parâmetros que mencionei acima. Por exemplo, eu uso água de osmose e engarrafada(50/50) para as tpas e faço TDS de aproximadamente 160, mas o GH está sempre a 5 apenas, pois a água engarrafada já trás outros sólidos(aproximadamente 30 e tal de TDS, mas 0 de GH). Espero ter sido explicito e bem explicado xD Abraço Editado Maio 9, 2017 por Abel Carvalho 2 Citar
Recommended Posts