Gonçalo84 Publicado Abril 21, 2017 Publicado Abril 21, 2017 (editado) Boas pessoal Aqui vai a reedição da minha anterior calha. A calha era boa mas desta vez queria algo que se regulasse em altura para as manutenções e a montagem do hardscape, e não queria nada agarrado aos vidros. Retirei todas as fitas da calha antiga e reservei. Comprei uma chapa de alumínio lacado cinza escuro com 88x25cm e tinha por aqui umas cantoneiras de alumínio anodizado que fixei em baixo por meio de rebites à chapa. Coisa simples e sem grande margem de erro. Feito isto soldei todas as fitas de novo e isolei as pontas com mangueira termo-plástica. Tive o cuidado de soldar um fio de alimentação em cada ponta da fita, assim não perde intensidade ao longo dos 4.60m de fita SMD 5730. Sem título by Gonçalo Silva, no Flickr Sem título by Gonçalo Silva, no Flickr Sem título by Gonçalo Silva, no Flickr Fui experimentando à medida que ia soldando para ver se não tinha feito cócó. Sem título by Gonçalo Silva, no Flickr No fim da solda colei fita dupla face para segurar as fitas, visto que estas já tinham perdido a cola original: Sem título by Gonçalo Silva, no Flickr Liguei uma última vez... Sem título by Gonçalo Silva, no Flickr A seguir foi tratar dos apoios. Não queria uma calha suspensa ao tecto para não estar com furos e nunca me agradou ver os fios pendurados, então tinha por aqui uns bocados de tubo de 10mm e uns varões de 8mm onde o tubo iria correr por fora. Preferi fazer assim porque com o sobe e desce é normal haver um descascamento de tinta, então assim o que descascar é o que estiver por dentro. Tirei umas medidas e dobrei os tubos, tendo o cuidado de os deixar iguais. Tirei as medidas para que os tubos seguissem ao longo do vidro lateral para nunca se verem em fotos frontais. Soldei os varões de 8 numa base para poder aparafusar ao móvel, e pronto. Eis o resultado: Calha na posição mais baixa: Sem título by Gonçalo Silva, no Flickr 1 by Gonçalo Silva, no Flickr 3 by Gonçalo Silva, no Flickr Calha na posição mais alta: 4 by Gonçalo Silva, no Flickr Depois foi altura de experimentar com fauna. De notar que a fauna não se queixou da intensidade de luz: 2 by Gonçalo Silva, no Flickr Feito. Quanto a valores, a fita custou na altura 30/35€ (não me recordo com precisão), a chapa de alumínio foi 7€ (acho que fui roubado!), as cantoneiras de alumínio anodizado tinha-as aqui mas custam à volta de 5€/m no AKI, e o resto foi tudo material que tinha por cá por isso não posso quantificar. Abraço a todos. Editado Abril 21, 2017 por Gonçalo84 2 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Filipe Sampaio Publicado: Abril 21, 2017 Publicado: Abril 21, 2017 BoasMuito fixe...gostei do método. Só uma dúvida quando sobes a calha como é que a fixas? E 11000 lumens nao é fruta a mais..? Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk
Gonçalo84 Publicado: Abril 21, 2017 Autor Publicado: Abril 21, 2017 há 1 hora, Filipe Sampaio disse: Boas Muito fixe...gostei do método. Só uma dúvida quando sobes a calha como é que a fixas? E 11000 lumens nao é fruta a mais..? Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk Boas Filipe. Obrigado ;) A calha neste momento está fixa com "r's" ou golpilhas. Pensei em várias maneiras: pôr um parafuso com orelhas, só uns furos no varão interior e depois uma cavilha simples mas acho que vai ficar como está. Logo se vê. Deixei durante a noite assim levantada só com os r's e não caiu, mas os furos ainda estão em hipótese. Tenho é de os fazer certinhos para a calha ficar direita e fazer vários. Quanto à potência. Se calhar é demais sim, mas no Brown Fingers in the Jungle tive com ela no máximo 6h/dia e estava mais baixa que esta no mínimo. Por isso acho que aguenta sem algas. Não desde o princípio obviamente mas quando o aqua já estiver maturado é na boa. E há coisas que temos de ter em consideração: - os 11000 lumens são teóricos. É a informação que os leds traziam, mas nunca medi. - vou ter a trabalhar um controlador TC420 que tu conheces bem e vai-me permitir jogar com a intensidade na boa. Coisas a fazer: - Vou pôr um topos no tubos só que ainda não encontrei a medida exata e a forma que quero (completamente chatos, interiores e se possível cinza escuro, mas se for preto ninguém morre). - pensar na maneira limpa de arrumar/esconder o fio. Abraço 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Filipe Sampaio Publicado: Abril 21, 2017 Publicado: Abril 21, 2017 Não consegues passar o fio por dentro do tubo? Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk
Miguel Simões Publicado: Abril 21, 2017 Publicado: Abril 21, 2017 Gonçalo, Excelente trabalho! Ficou slim e com óptimo aspecto ;) Relativamente à ideia do Filipe Sampaio (boa idéia) em passar os fios por dentro do tubo, nesta altura do campeonato terias de fazer um furo no tubo a meio da fixação da calha, mas no caso de não queres fazer furos ou andar a inventar podes sempre arrumar os fios em torno do tubo com isto, sempre ajudava a disfarçar... Gostei da tua calha, a única coisa que me parece pouco "resistente" é os apoios dos tubos no móvel, acho que em vez de estarem alinhados com a parte de trás do aqua deveriam estar alinhados com as laterais do aquário, mas atenção....é o que penso;) Bom trabalho!;) Cumps, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
kwala Publicado: Abril 21, 2017 Publicado: Abril 21, 2017 Boas Gonçalo, estive a ver a tua calha e gostei forma simples e pratica como pendurastes a calha. Tenho também funcionado com esse tipo de fita led mas agora tou em testes para passar para os power led.Uma coisa que utilizei e que ajuda nas condensações e arrefecimento foi o perfil de aluminio com difusor transparente, já se consegue arranjar a 2€/metro.Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1
Gonçalo84 Publicado: Abril 22, 2017 Autor Publicado: Abril 22, 2017 há 6 horas, Filipe Sampaio disse: Não consegues passar o fio por dentro do tubo? Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk Era o objectivo inicial mas depois vi que o tubo mais pequeno que tinha era o de 10x1, logo o de fora tinha de ser o 16x2 e já ficava muito pesado. Queria que ficasse tudo levezinho. E assim passava os fios mesmo lá para baixo, pelos tubos todos e pelo móvel. Mesmo assim ainda posso. Entram no tubo e saem pela curva. Sempre disfarça um bocado. É um caso a estudar. há 4 horas, Miguel Simões disse: Gonçalo, Excelente trabalho! Ficou slim e com óptimo aspecto ;) Relativamente à ideia do Filipe Sampaio (boa idéia) em passar os fios por dentro do tubo, nesta altura do campeonato terias de fazer um furo no tubo a meio da fixação da calha, mas no caso de não queres fazer furos ou andar a inventar podes sempre arrumar os fios em torno do tubo com isto, sempre ajudava a disfarçar... Gostei da tua calha, a única coisa que me parece pouco "resistente" é os apoios dos tubos no móvel, acho que em vez de estarem alinhados com a parte de trás do aqua deveriam estar alinhados com as laterais do aquário, mas atenção....é o que penso;) Bom trabalho!;) Cumps, Boas Miguel, em relação aos apoios preferi assim para a vista frontal não ficar comprometida. Foi só por isso ;) há 1 hora, kwala disse: Boas Gonçalo, estive a ver a tua calha e gostei forma simples e pratica como pendurastes a calha. Tenho também funcionado com esse tipo de fita led mas agora tou em testes para passar para os power led. Uma coisa que utilizei e que ajuda nas condensações e arrefecimento foi o perfil de aluminio com difusor transparente, já se consegue arranjar a 2€/metro. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Boas Kwala, em relação aos perfis também tenho. Uso na back light. E preferi não usar, especialmente com o difusor, porque ou fica mesmo estanque ou então é pior. Entra condensação e fica molhado lá dentro. Sempre usei assim, mesmo num aqua com tampa e as fitas aguentaram sempre, são IP65. Em relação aos power led para ter os mesmo lumens que estes gastavam o dobro, mas já tive de olho neles ;) Abraço Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Recommended Posts