SMG_PT Publicado Junho 15, 2005 Publicado Junho 15, 2005 Viva. Tenho 3 escalares num aquario de 60 litros. Acontece que, de ha usn tempos pra ca, um deles, o maior, começou a ter comportamentos agressivos para com os outros. Os dois maiores são quase do mesmo tamanho e foram colocados no mesmo dia dentro do aquario. Começei a notar este comportamento quando introduzi o escalar mais pequeno, um escalar de barbatanas mais longas que os outros dois. O comportamento estranho é, basicamente, a perseguição dos outros escalares pelo aquario. Será isto normal?? Tenho de ter algum cuidade especial?? Agradeço esclarecimentos. Obrigado.
Diesel_Car Publicado: Junho 15, 2005 Publicado: Junho 15, 2005 Olás, Tenho 3 escalares num aquario de 60 litros. O mínimo aceitável para escalares são cerca de 100 litros...já aí começa o problema. Acontece que, de ha usn tempos pra ca, um deles, o maior, começou a ter comportamentos agressivos para com os outros. Será isto normal?? Os escalares, como todos os ciclideos, são muito territoriais. Ao manteres 3 exemplares num aquário tão pequeno, é normal que o maior fique com todo o território só para ele e ataque os outros... Tenho de ter algum cuidade especial?? Assim de repente...ou compras um aquário maior...ou ficas apenas com 1 escalar. Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm!
aquaben Publicado: Junho 15, 2005 Publicado: Junho 15, 2005 Boas Tens hipótese de meter aqui uma foto dos 3 escalares, talvez só tenhas que te livrar de um deles. Muito possivelmente deves ter uma fêmea no grupo e o macho dominante está a querer acasalar. Independente de teres um macho e duas fêmeas ou uma fêmea e dois machos, nesse aquário só vais poder ter um casal, se for esse o caso, mas possivelmente deve ser isso que está acontecer. Se conseguires tirar uma foto de perfil e que se consiga ver o “ovopositor” dos 3 talvez te possa ajudar. Fica bem José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
filipeafonso Publicado: Junho 18, 2005 Publicado: Junho 18, 2005 Desculpem intrometer-me mas.... Diesel_car que sabes tu acerca do relacionamento de animais? Já ouvi mts coisas acerca de tamanhos dos akuas...e realmente o k se passa é k em questões de animais estas errado...um escalar faz o normal que é salvaguardar territorio mas n tem de se separar para se darem bem...apenas tem de saber que estao perante um escalar dominante, ja que eles vivem em cardume é irreal que digas akilo que disseste e como estudante de biologia não concordo com o k dizes e mt menos com o k é dito acerca da separação de animais num aquario..... Na aquariofilia n ha regras, apenas opinioes de vivencias, que podemos ou nao respeitar...... Cumprimentos Filipe
paulo duarte Publicado: Junho 20, 2005 Publicado: Junho 20, 2005 Desculpem intrometer-me mas.... Diesel_car que sabes tu acerca do relacionamento de animais? Tambémm peço desculpa por me intrometer mas... Filipe, que sabes tu do tamanho máximo que atinge um escalar adulto e o que é a agressividade de um ciclídeo? Não sou estudante de biologia mas posso garantir que o SMG_PT vai acabar por ficar com um ou dois (com sorte) escalares, se não agir depressa. Escalares num penico de 60 litros...mesmo que se trate de um só casal (formado) não me parece que sejam as condições ideais de manter animais em cativeiro... Cumprimentos, Paulo Duarte
SMG_PT Publicado: Junho 20, 2005 Autor Publicado: Junho 20, 2005 Viva. Só queria esclarecer algumas coisas. Não tenho um aquário maior porque não tenho espaço para mais. Os meus escalares ja lá estão ha algum tempo, e, pelo que me informei, qualquer peixe so cresce se o ambiente o permitir. Eu não me esqueci que um escalar é um ciclídeo, daí ter colocado aqui o post. Só queria saber se a alteração do comportamento é normal, porque, efectivamente é uma alteração de comportamento. Não há vestigios de combate e estão os três saudaveis. Escusam de se degladiar por causo disto. P.S.: Também ouvi dizer que não poderia ter neons ou cardinais com escalares, no entanto, apesar de ja ter colocado alguns depois de la estarem os escalares crescidinhos, ainda não me "desapareceu misteriosamente" nenhum.
Recommended Posts