Leonor Azevedo Publicado Março 19, 2017 Publicado Março 19, 2017 (editado) Boa tarde,Tenho um neon com este aspecto. A cauda está coberta de crostas brancas e o peixe está com dificuldade em nadar.Alguém sabe de que doença se trata e qual o tratamento? Obrigada Editado Março 19, 2017 por Pedro Bernardo edição do link da imagem
Pedro Bernardo Publicado: Março 19, 2017 Publicado: Março 19, 2017 A foto não dá para ver bem e não serei a melhor pessoa para ajudar no que toca a doenças, mas em caso de dúvida é isolar até esclarecer o que será antes que te digam para usar medicamentos... Se a nível comportamental estiver muito debilitado, eu considerava "acabar com o sofrimento" Tive cardinais com cistos brancos, que parece ter afectado estes tetras de proveniências diferentes, no meu e noutros aquários, mas não me parece o caso... Pela foto não consigo perceber se são escamas levantadas, se será fungo... Há mais peixes? Há quanto tempo está assim e em que condições são mantidos (aquário, filtro, TPA, etc...) Cumprimentos Pedro Bernardo
Leonor Azevedo Publicado: Março 20, 2017 Autor Publicado: Março 20, 2017 Obrigada Pedro pela resposta. Os outros peixes do aquário não estão afectados. Temos neons, narizes de bebado, platys, gupys, coridoras e uns que limpam os vidros que não sei o nome . Este neon está assim já há algumas semanas. Acabámos por o isolar num aquário mais pequeno mas aparentemente durante o tempo que este no outro aquário não contagiou mais nenhum peixe. Obg
Pedro Bernardo Publicado: Março 20, 2017 Publicado: Março 20, 2017 Pode não ser algo contagioso. Por vezes os peixes padecem de problemas de forma individual assim como nós, pode ter o sistema imunitário fragilizado e algo que normalmente não afecta passa a afectar... Quanto tempo tem esse peixe? E a manutenção do aquário como é feita Informar o setup do aquário ajuda as vezes a perceber que não se está a conseguir garantir boa qualidade da água sendo este o gatilho para muitos outros problemas... Se conseguires tirar uma foto sem flash num momento em que ele esteja mais quieto ajuda. As escamas estao levantadas nessa parte? Ou é algo agregado? Faz uma pesquisa aqui no forum e na web por doenças para comparares imagens, in loco será mais fácil olhar para ele e perceber. Sou sincero por um peixe não me preocupava tanto, a insistência vai no sentido de perceber de algo esta mal que possa afectar todo o aquário. Cumprimentos Pedro Bernardo
Vera Santos Publicado: Março 28, 2017 Publicado: Março 28, 2017 DOENÇA DO NEON OU PLISTOFOROSE. É causada pelo Plistophora hyphessohryconis . Ataca principalmente os neons tetra e outros peixes como os danios rerio's, etc. Sintomas: perda de apetite, nada sem parar, inclusive à noite; fica muito agoniado, nada em posição anormal (oblíqua); apresenta descoloração, como nos casos do neon tetra e do cardinal, nos quais começa como manchas que se estendem até atingir sua faixa fosforescente; fica separado do cardume; emagrece, ficando desbarrigado; há endurecimento e destruição dos tecidos. Ataca os rins. Não há tratamento especifico. Tentar banho em uma solução de 2,5 g de euflavina ou 2 g de azul de metileno para 100 litros de água, durante 15 dias. Pode ser tentado também o formaldeído. A cura é difícil. retirado de http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250215 1 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Recommended Posts