Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

gostava que me ajudassem se possível,

gostava primeiramente saber como posso saber ou se alguém sabe o ph e restantes testes da água em Armação de Pêra.

Em segundo, moro perto do Pingo Doce, e a pé custa trazer vários garrafões do intermarchê que fica mais longe, mas é onde tinha o ph que pretendia para camarões, agora que pretendo mudar para Kribensis e ou tauterdinas gostava de saber que água se possível do Pingo doce aconselham, ou se dá para misturar PH'S, por exemplo se uma água de 9 de PH e uma de 5 dá 7 seguindo a lógica.

Publicado:

Olá Fábio,

Para saberes as últimas análises feitas à água da tua zona, clica no link abaixo e escolhe a tua zona e o trimestre desejado (última análise efectuada)

http://www.aguasdoalgarve.pt/node/359/qualidade-da-agua/qualidade-da-agua?field_municipio_tid=9&field_ano_value%5Bvalue%5D%5Byear%5D=2016&field_trimestre_value=4

Em relação às misturas de pH's sim podes fazer mas sempre que fazes uma tpa terás de ter o cuidado para manter sempre o mesmo valor.

Eu cheguei a fazer essas misturas, porque o meu ph sai da torneira a 7.2, mas desde que optei pela introdução de cO2 deixei de ter esse problema, o cO2 baixa-me o pH para os 6.8 :)

Cumps,

Publicado:

Boa noite, desde já muito obrigado pela resposta.

estive a ver o site, e aparece o concelho de Silves, que é o meu, e varia bastante a cada trimestre para além disso Silves fica pouco longe de Armação de Pêra, e segundo um senhor que viveu em 2 sitios de Armação de Pêra variava bastante até em Armação de Pêra.

Já enviei um e-mail à camâra e não me responderam, hoje liguei e não atenderam...

Queria ter Kribensis e Tauterdinas, mas assim está muito dificil, visto que no Pingo doce, não há sequer águas à venda com um ph sequer entre 7 e 8 m e no Intermarchê existe somente uma que se enquadra ainda que seja um pouco baixa, que é de 6,3, mas com o substrato e os troncos que tenho no aqu+ario deve se tornar baixo demais.

Não sei mesmo o que fazer, pois parece que faça o que fizer, terei sempre variações bruscas no Ph.

Tem alguma sugestão que me possa dar?

Publicado:

Para além dos troncos também tens a turfa que te ajuda a descer o pH, no entanto se tiveres um pH demasiado baixo podes subir um pouco o pH com ajuda de umas conchas tens de ir fazendo testes até estabilizar, o que não te aconselho é meteres químicos para subires ou desceres o pH.

Estando na tua situação optaria por espécies que se enquadrassem no pH da tua zona.

Cumps,

Publicado:

O Ph é complicado para qualquer espécie, pois de 6 a 8 não há nada e isso é bastante alargado. Sinceramente a água da torneira está praticamente de parte nas opções, varia imenso e falam muito mal da mesma.

Penso que uma solução que eu poderia ter em conta, seria mesmo a tal dos 6,3, mas vou comprar os testes...

Sim quimicos também está fora de questão...

Já agora com substrato da aquagro acha que pode ficar menos que 6 com essa tal água de 6,30 ?

Publicado:

Penso que não, mesmo assim é como digo, eu prefiro ter um pH baixo e depois tentar subi-lo com ajuda de pedras calcárias ou conchas do que ter o pH alto e tentar descê-lo.....segundo a minha experiência é-me mais difícil descer o pH que propriamente subi-lo.

Podes sempre fazer um teste que é teres 2 recipientes com a mesma água mas num deles colocas um pouco desse substrato no dia seguinte medes o pH dos 2 para ver se há houve alterações no que tem o substrato.

Mas cada caso é um caso, só fazendo experiências é que podemos saber, procura um membro aqui do fórum que seja da tua zona e tenta ver quais os exemplos que te pode dar.

Cumps,

Publicado:

Desde já muito obrigado pela ajuda :), no sábado de manhã vou ver se existe alguma mercearia que venda garrafões por aqui, e vou ver melhor no IntermarchÊ, e vou ao mini preço que também não é muito longe...

No continente sei que a caramulo, e a h2o(penso que dê) ambas dão, mas não há continente que dê para ir a pé.

Publicado: (editado)

Usa água da torneira e coloca um sistema de CO2.

Utiliza substratos adequados, folhas de amendoeira da Índia.

Várias plantas.

Cuidado com uma eventual quebra acentuada do tampão do pH.

Editado por Bringer
Publicado:

Boas, o aquário está montado à cerca de 1 ano, com um substrato da aquagrow, queria mudar agora a fauna.

Tenho folhas de amendoeira, mas o objetivo seria subir o PH, e essas folhas cabam por baixar correto?

Entretanto recebi resposta a um e-mail que dizia "

Assim sendo, pode-se informar que no presente ano de 2017, a água fornecida pela Aguas do Algarve ao Ponto de Entrega de Vale de Lousas ( que servirá a rede de distribuição de Armação de Pera), teve um pH entre 7,3 e 7,5 e uma Dureza Total entre 90 e 120 mg/L CaCO3."

Posto isto fico muito mais descansado, pois o ph está bom para o que pretendo.

Em relação à dureza é que realmente não sei se está bom para Kribensis