Recommended Posts

Publicado

Olá a todos a uma semana atras morreu me um discu e hoje tenho um disco de cabeça para baixo, isto é, de barriga para cima a respirar á superficie o que será?? Está completamente invertido! mas consegues voltar ao normal! as barbatanas tao claramente a ficar cada vez mais brancas! respiraçao normal!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Publicado:

Bem mudei cerca de 50% de agua e adicionei 2 compremidos de flagyl de 250mg!

O meu aqua tem cerca de 100 litros de agua!

Tambem tenho ainda os seguintes medicamentos da marca waterlife

será que servem para o meu problema?

Octozin:(Indicaçoes) Usado para tratar de doenças causadas por Protozoarios Flagelados como por exemplo "doença do buraco", Sprironucleos Trypanoplasma, Trypanosoma e outras doenças que afectam as barbatanas, o intestino e o estomago dos peixes, dropsy, doença dos escalares!

Sterazin:(indicações) Eficaz no controle de parasitas intestinais, girodactilos, etc..., vermes das branquias, do corpo e outros parasitas!

Posso usar Sterazin com flagyl??

Bem ele tá a ficar com manchas branca nas barbatanas e outro discu tá com manchas brancas no corpo!!!

Se tivesse camara tinha tirado umas fotos!!!

Pesso urgentemente ajuda

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

Coloca aqui os parametros da agua e a temperatura que tens.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

Temperatura tá 28 graus os parametros nao sei mas devem tar dentro da normalidade troca a agua 1x por semana 30%

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

O disco tá a começar a ficar com uma pelicula semi transparente nos olhos!

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

Verifica se o PH não teve uma descida brusca, convem também verificares nitritos e amonia.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

eu subia a temperatura para 30/31º. faz acelarar o sistema imunitario dos gaijos. para a pelicula esbranquiçada nos olhos, sera baktopur direct.

2 semanas atras tive 1 lixado igual e curei com isso

Publicado:

Fogo mas esse medicamento custa tanto como o discu 20 euros!!! nao sei se compensa!

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

deves ter os nitratos altos tb.

muda água. e vê se a água que poes nao tem já excesso de nitratos tb. Às vezes acontece, e nesse caso é chover no molhado :(

PH é muito importante tanbém. ideal 6.8.

mas pelo que dizes vou mais nos nitratos. o branco dos olhos é típico

Publicado:

Boas

concordo com o Maggiorati. O problema deverá ser da agua!!!

Testa os nitratos e se puderes nitratos e amonia.

Mudanças de agua poderão resolver se os valores da agua de reposição não forem tambem elevados.

Abraço

Publicado:

Antes de dar medicamentos devemos verificar os parametros da água: PH, amónia, temperatura.

Tenta encontara a causa da doença, assim é mais facil encontrar a cura ou evitar uma futura baixa.

Publicado:

olha se tem o abdomen inchado e anda meio á deriva ou é infeção na bexiga natatória ou excesso de comida granulada, quanta á primeira é praticamente uma sentença de morte em relação á segunda o que tens que é dar tempo ao peixe a ver se recupera. Se está também a respirar á superfice se for jovem pode ser parasitas das guelrrras e nesse caso é mortal (praziquantel 50mg para 25l, durante 4 dias e repetir tratamento apos uma semana),se for adulto aplicas o mesmo tratamento mas neste caso não é mortal. o flagy que aplicaste é para infeções intestinais cujo o sintoma são as fezes brancas e buracos na cabeça.

boa sorte

Publicado:

tb n sei se o teu problema será de parasitas...

é possivel que n.

de qq das formas ja usei sterazin na agua ao mm tempo com flagyl na comida e nunca tive problemas, nem efeitos secundarios...

mas isso achoq ue n sao sintomas de parasitas.

n precisa ser bactopur direct.. esse é apenas o que tem maior concentraçao de nipurfirinol... qq medicamento que contenha esta substancia activa serve para ataques bacterianos ( pelicula baça nos olhos ). o furanol da JBL tem nipurfironol, mas n sei qt custa

smflogo.gif
Publicado:

Bem obrigado a todos mas o mais antigo e maior tá morte mas parece que consegui salvar o malboro red mais pequeno tem cerca de 7 cm!

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

gostava de saber porque é que os parasitas nas guelrras é mortal nos jovens discos??? :shock::lol::lol: é que essa é novidade para mim

ou então sou um grande curandeiro :D

Publicado:
gostava de saber porque é que os parasitas nas guelrras é mortal nos jovens discos???  :o  :lol:  :lol:  é que essa é novidade para mim

Nos juvenis são "um perigo". Aliás, se já criaste discus deves saber isso. :)

Os parasitas, se em grande quantidade, provocam danos nas guelras.

Agora, em discus com 7cm a "ameaça de morte" é muito menor (penso eu de que...), a não ser que tenha uma concentração tão grande de parasitas nas guelras e estes provoquem danos profundos nas mesmas (mas neste caso estamos a falar de grandes quantidades de parasitas!). :)

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá,

exactamente em "juvenis" são mesmo um perigo, matam mesmo.

Nas minhas criações, faço sempre tratamento preventivo com formol.

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa