QuiMaster Publicado Fevereiro 23, 2017 Publicado Fevereiro 23, 2017 Boas a todos e a todas… Desde que o meu pobre betta faleceu que sinto que o meu aquário está cada vez mais vazio … pelo que já ando a planear uma pequena remodelação ao meu aquário. As características estão no fim desta mensagem, mas para ser sucinto eis o principal: Um aquário de 10 galões (35L aproximadamente) actualmente com uma Neritina, 5 Corydoras pigmeus e 2 Caridina multidentata. Plantas naturais e um substrato inerte… Para essa remodelação, e sem “deitar fora” nada do que já tenho estava a pensar em avançar com guppys e talvez adicionar alguns Red Cherrys (tenho um tio que me disse que arranjava uns… se bem que estava conversa já foi à uns bons meses atrás…). As minhas questões em relação a este protejo são: 1- Acham que se trata de uma mistura viável, ou algo negativo me escapa? 2- Se sim, quantos guppys me recomendariam nestas condições, nem que seja só para começo? A propósito de guppys: o que costumam fazer com eles à medida que se vão reproduzindo como coelhos? É que só tenho um aquário e não tenho hipóteses de arranjar um segundo e caso comece a ter muita bicharada gostava de saber o que fazer com essa gente toda… PS: O meu aquário: 1 – MARINA 10G LED2 - Data da montagem: 18/11/20163 - 51.3 cm L x 26 cm W x 32.8 cm H 3.1 - Volume bruto 43,75 L (aproximadamente) e útil 38 L (pelo menos é o que diz na caixa)4 - Equipamentos Instalados4.1 - Filtro: Marina Slim S15 Power Filter (cartuxos ) 4.2 - Termostato: Magictherm (Prodac) 50W 4.3 - Iluminação: LED incorporado na tampa (9 lâmpadas)4.4 - Sistema de CO2: Não tem… 4.5 - Outros equipamentos adicionais: Filtro optimizado com Purigen, esponja da Fluval e cerâmicas. 5 - Substratos & decorações5.1 - Substrato fértil – Não tem5.2 - Substrato inerte – Areão de quartzo preto e branco (Dekoline)5.3 - Decorações - Uma miniatura do grande Buda de Hong Kong, no centro, e um tronco esburacado com a Anubias6 - Fertilização – Flourish (da Seachem), 5 mL/semana; complementado por Flourish Tabs 7 – Fauna, em breve mas a minha ideia é algo deste género:7.1 - 1x Neritina turrita 7.2 - 2x Caridina Multidentata 7.3 - 5x Corydoras pygmaeus 8 - Plantas8.1 - Anubias barteri var. nana 8.2 - Hygrophila siamensis 8.3 - Limnophila sesssiliflora 8.4 - Ludwigia palustris 8.5 - Microsorum pteropus 'windelov' 8.6 - Aegagropila linnaei, aka Marimo Moss Ball Citar Novo Retiro (Tópico e Galeria)
Alvaro Silva Publicado: Fevereiro 23, 2017 Publicado: Fevereiro 23, 2017 Boas QuiMaster Porque e que em vez de ires para Guppys,não vais antes para peixes que não se reporduze tanto,tens as Rasboras-Arlequi e outras Rasboras muito bonitas, são peixes de cardume,compras umas oito ou dez,e dá muita vida ao aquário,eu tenho as Rasboras-Arlequi tenho um cardume de quinze,e a sim não ficas com um probelema,que podes ficar com os Guppys,sem saber fazer com tanta bicharada,se por acaso não sabes de que peixe falo,vê aqui http://peixesdeaquario.com.br/peixes-2/peixes-de-agua-doce/rasbora-arlequim/ e um peixe que eu gosto muito,dá muita vida ao aquário, agora tu podes e não gostar,mas há outros também muito bonitos,e fazeres uma pesquisa. Comp: Álvaro Silva Citar
Gonçalo84 Publicado: Fevereiro 24, 2017 Publicado: Fevereiro 24, 2017 Podes ir para guppys sim à vontade. E não vais ter problemas com excesso de população se fizeres como eu te digo: Compras 5/6/7, os que achares bem, de endlers todos machos e pronto. Assunto resolvido Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
QuiMaster Publicado: Fevereiro 24, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2017 Podes ir para guppys sim à vontade. E não vais ter problemas com excesso de população se fizeres como eu te digo: Compras 5/6/7, os que achares bem, de endlers todos machos e pronto. Assunto resolvido Ok essa hipótese não me tinha ocorrido... e não haverá problemas de conflitos? Citar Novo Retiro (Tópico e Galeria)
Gonçalo84 Publicado: Fevereiro 24, 2017 Publicado: Fevereiro 24, 2017 Tive 5 juntos e não se passou nada. De vez em quando lá andava um com a coisa de fora atrás do outro mas nada de especial. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Vera Santos Publicado: Fevereiro 25, 2017 Publicado: Fevereiro 25, 2017 Endlers é a melhor opção, ou um cardume de outra espécie que gostes como sejam os que o Álvaro disse. Tens também boraras que se adequam muito melhor com a junção de qualquer camarão. Para teres endlers com camarões, tens de ter muito musgo e plantas que criem moitas bem densas. Os camarões quando nascem são minúsculos e vão sempre alguns para o galheiro, não consegues que a colónia aumente, que é o que se pretende a meu ver. Eu no meu aquário, tinha endlers e cardinais e conseguia manter a colónia mas não conseguia aumentá-la, daí retirei os cardinais para outro aquário, se bem que melhorou continuou a não aumentar. Guppys, endlers vão sempre papar os camarões mais pequenos. Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
QuiMaster Publicado: Fevereiro 26, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2017 Tive 5 juntos e não se passou nada. De vez em quando lá andava um com a coisa de fora atrás do outro mas nada de especial. "... lá andava com a coisa de fora atrás do outro..." é do melhor que já li por cá .png' alt=':biggn:'> Endlers é a melhor opção, ou um cardume de outra espécie que gostes como sejam os que o Álvaro disse. Tens também boraras que se adequam muito melhor com a junção de qualquer camarão. Para teres endlers com camarões, tens de ter muito musgo e plantas que criem moitas bem densas. Os camarões quando nascem são minúsculos e vão sempre alguns para o galheiro, não consegues que a colónia aumente, que é o que se pretende a meu ver. Pessoalmente não sou muito fã dos Endlers... dentro dos Guppies ainda assim prefiro os chamados "fancy"... mas existe alguma razão em particular para dizeres que a melhor opção são os Endlers? Em relação às plantas não deverá ser problema pois tenho imensas (se vires a foto mais recente da minha galeria assim o verás...). Já agora aproveito para perguntar se haverá problemas em introduzir red cherrys com os 2 Multidentata que já tenho? Citar Novo Retiro (Tópico e Galeria)
Vera Santos Publicado: Fevereiro 26, 2017 Publicado: Fevereiro 26, 2017 O Gonçalo deve ter pensado nos endlers por causa do tamanho, são mais adequados a esse aqua. De qualquer modo, na minha opinião, nem endlers, nem guppys, nem tetras... Quanto à junção dessas espécies de camarões, nenhum problema mesmo, força nisso. Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk "... lá andava com a coisa de fora atrás do outro..." é do melhor que já li por cá .png' alt=':biggn:'> Multidentata que já tenho? Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
devilspeed999r Publicado: Fevereiro 27, 2017 Publicado: Fevereiro 27, 2017 Boas Qui, antes demais é foi uma pena pelo teu betta... mas pronto,adiante... já ponderas-te Boraras? para nano como a tua litragem ficariam bem engraçados um pequeno cardume e não haveria conflito com camarões(acho eu devido ao tamanho)... endlers posso afiançar que convém manteres só machos ou isso implode, os meus de mês a mês têm ninhadas... (já ando a passar bichinhos de aquariofilia a torto e direito para os dar) tive-os com reds e não houve stress, mas acabei por os tirar pela razão que a Vera enumerou:aumentar colónia... pondera bem isso... abraço Citar DO 0 AGAIN....http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252628
QuiMaster Publicado: Fevereiro 27, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2017 Antes de mais muito obrigado a todos e a todas pelos concelhos e dicas Pessoalmente continuo a preferir, puramente para efeitos estéticos, os guppys... mas surgiu-me uma questão relacionada com a dureza da água: Já vi que o indicado para os guppys é ter uma dureza de 10 a 30º dGH... mas a dureza da água no meu aquário é somente de 5 dGH... Qual é a melhor forma de "endurecer" a água sem magoar o resto da minha fauna, se é que isso é possível? Ou será que isso não é assim tão importante? Citar Novo Retiro (Tópico e Galeria)
Gonçalo84 Publicado: Fevereiro 27, 2017 Publicado: Fevereiro 27, 2017 Acho que não é muito importante. Esses parâmetros são para peixes selvagens e duvido que arranjes desses por aí. Os das lojas são todos de cativeiro e adaptam-se a qualquer água desde que seja razoável. Disse os endlers por causa do tamanho mais reduzido que os guppys. Menos tamanho logo boca mais pequena. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
QuiMaster Publicado: Março 5, 2017 Autor Publicado: Março 5, 2017 É quantos guppys poderei introduzir sem exceder a capacidade do aquário e sem me desfazer de nenhum peixe que já tenho? 5? Já sei que na loja provavelmente dir-me-ão um número superior é só para ter uma ideia... Citar Novo Retiro (Tópico e Galeria)
Gonçalo84 Publicado: Março 6, 2017 Publicado: Março 6, 2017 5 machos parece bem. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Recommended Posts