Recommended Posts

Publicado:

Uso aqueles protectores que se usam nas pernas das mesas ou cadeiras que evitam que estas risquem o chão quando se arrastam. São redondas ou quadradas de tamanhos variados. Existem em vários materiais, as que eu uso são de tecido tipo feltro, são as mais baratas e servem igualmente para o efeito. Coloco-as espçaçadas entre si uns 20 ou 30 cm na área do fundo do aquário.

Cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Eu estou no processo de desmonta de água doce monta de salgado e deu para ver como ficou o esferovite que tinha por baixo do aqua (350 litros mais uns bons 70 kgs de areão).

A capacidade de distribuição do peso do esferovite (1cm de espessura) foi de tal modo boa que dava para passar zip-ties (abraçadeiras plásticas) entre o esferovite e o móvel com o aqua cheio.

Na 5.ª feira vou fazer dois furos no aqua e tenho toda a confiança que o esferovite vai ajudar a compensar o enfraquecimento do fundo nesses pontos.

Publicado:
A capacidade de distribuição do peso do esferovite (1cm de espessura) foi de tal modo boa que dava para passar zip-ties (abraçadeiras plásticas) entre o esferovite e o móvel com o aqua cheio.

Esta sinseramente não percebi :?:lol: O esferovite pode ter muitas funções mas essa da distribuição do peso (das cargas) escapou-me completamente :lol:

Para haver distribuição de cargas tem que haver uma superfície ou material suficientemente rigido para que ao colocarmos uma carga localizada, por exemplo uma pedra num determinado ponto essa carga/força se distribua ao longo dessa superfície.

Se colocarmos uma pedra em cima do esferovite (estando esse em cima do móvel) essa carga far-se-á somente nesse ponto e em mais nenhum.

Quem distribui a carga é o prórpio vidro ao móvel e o móvel por sua vez o distribui aos vários apoios do mesmo.

O esferovite nestes caso somente cria uma superfície "elástica" e flexível entre as duas superfícies rijas colmatando alguma irregularidade entre as duas evitando o contacto direto entre elas e criando por sua vez algum atrito adicional que também faz jeito nestes casos.

Se colocarmos o vidro diretamente em cima do móvel e este tiver por exemplo grãos de areia, lixo, ou outras partículas duras criam-se pequenos pontos de contacto entre as duas superfícies sendo zonas de grande tensão e que normalmente se enterram na madeira do móvel estragando-o e ao mesmo tempo riscado o vidro em caso de escorregamento provocado ou não.

Cumps

João Magalhães APC #45

Publicado:

Boas Pedro,

Como ta esse aquário??

O que vais montar, já não me lembro, desde que falamos. eu ando sinceramente a ponderar mudar para ciclideos, mas já viste bem a bicharada que la tenho, troncos, plantas???

Vou-te so dar um exemplo:

11 Discus

4 ramirezis

4 Botias palhaço

35 Cardinais

10 Neons Negros

2 Pitbull

3 Golden Nugget

1 Escalar

2 Cacatuoides

5 Corydores

5 Borellis

2 Curviceps e mais 2 parecidos mas não sei bem quais são.

1 Ancistrus

Acho que é tudo,

Tenho aquele tronco enorme que viste la, consegui que ele ficasse mais pequeno, cortei um pouco, mas essa parte tb ficou la no áqua. Tenho mais um tronco que não uso, mas ta la. É lindo.

Plantas

Cabomba

Fetos de Java

Uruguayenses

Anubias nana

Echinodorus Bleheri

Cryptocorine Willisi e a green

Fora a comida que la tenho, produtos, areão (Seachem) etc, etc....

Mas estava mesmo inclinado a iniciar nos ciclideos, dava mais "pica", apesar de os meus discus ja comerem na mnha mão e ja lhe faço festas....

Enquanto não tomo uma decisão, vou continuando a tratar deles muito bem.

Abraço,

PS: Sinceramente, não sei se coloca à venda tudo... tenho pena, n é....

Cumprimentos,

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Publicado:

Boas!

O tanque novo, só chega na terça que vem, isto se cumprirem o prazo de entrega.

O Joalmaq que me desculpe, mas vai ser para SOLHAS, :lol: , apistos, cory´s e cardinais, logo se vê em relação a L´s.

Ricardo, depois tens de vir ver isto ao vivo.

Um abraço!

Publicado:

Quero expressar a minha opinião sobre o uso do esferovite.

A espessura que o mesmo deve ter, deverá ser consoante a realidade que temos na nossa sala.

Exemplo pessoal: A minha sala tem no pavimento uma inclinação que nunca foi perceptivel enquanto tive o aque perpendicular à inclinação.

Quando o mudei de sitio e o coloquei paralelo à inclinação fiquei com um desnivel de cerca de 2 cms.

Ora, para obviar este desnivel, 1/2 cm de espessura de esferovite não resolvia o assunto.

Já uma placa de 2 cms, obrigou que o aqua ao fim de uns dias tivesse ficado na horizontal, "enterrando-se" mais no esferovite num dos lados do que no outro.

Cumps.

jamr16@iol.pt

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:

a inclinação da sala dele era por exemplo a descer de este para oeste mas de norte para sul era sempre igual.

Enquanto teve o aquario com a parte principal virada norte-sul quase nao percebia a inclinação...(o que eu acho estranho porque terás sempre uma inclinação frente-tras ou lado-lado) quando a parte principal ficou este-oeste a inclinação notava-se, cerca de 2cm.

Ao colocar a esferovite maior que 2 cm o aquario enterrou-se nos sitios onde estava mais alto de forma a nivelar e acabou-se a inclinação.

De qualquer forma se tens a sala com esse tipo de inclinação, o aquario tem sempre uma inclinação...claro que num aquario de 2mx30 nota-se muito mais a inclinação se esta acompanhar o lado de 2m do que o lado de 30cm.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Ao colocar a esferovite maior que 2 cm o aquario enterrou-se nos sitios onde estava mais alto de forma a nivelar e acabou-se a inclinação.

Just, podes-me demonstrar isso na prática se fazes favor, é que as leis que eu estudei vão contra ao que estás a dizer, mas também é certo que por vezes na prática não é bem assim :o . De qualquer maneira só vou ficar convencido com a tua explicação vendo :o:)

cumps

João Magalhães APC #45

Publicado:

eu não expliquei...eu "traduzi" :)

empiricamente o lado mais baixo será o que tem mais agua e portanto será o que faz mais força na esferovite. à primeira vista nao faz sentido...

vou pensar no assunto.

sempre usei a esferovite para corrigir defeitos de outros tipos, por exemplo aros a volta que limitam o contacto do aquario a eles proprios, sendo assim enterram-se na esferovite até que o resto do aquario fique apoiado na esferovite.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
sempre usei a esferovite para corrigir defeitos de outros tipos, por exemplo aros a volta que limitam o contacto do aquario a eles proprios, sendo assim enterram-se na esferovite até que o resto do aquario fique apoiado na esferovite.

Sim...para isso sem dúvida que é uma boa solução :)

cumps

João Magalhães APC #45

Publicado:

Para isso eu uso corticite.

Fica algo mais caro, mas a quantidade é mínima (não se nota no preço), é esteticamente mais agradavel e é um excelente isolamento térmico (com as suas vantagens ao proteger o movel e mreduzir as perdas de calor).

Publicado:

Já alguem utilizou isto??? Eu acabei de utilizar.

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...upt=1&G_menu3=1

Eu utilizava esferovite, mas com o novo aquario de 150x43x60 decidi utilizar este 'tapete', é térmico, anti-derrapante, preto em vez do branco do esferovite e fininho (6mm) o que deixa um aspecto mais 'bonito'.

Eu pensei que os seus apenas 6mm de espessura fossem completamente esmagados e ficassem que nem uma folha de papel depois de levar os mais de 50kgs de aquário, 65 kgs de areia, 15 kgs de rochas e 300lts de água, mas por incrivel que pareça pouco cedeu e nota-se pela ligeira borda que deixei em volta do aquário.

Também não percebo nada de fisica, mas utilizei um nivel de bolha para verificar a inclinação do móvel, que era miníma, e depois utilizei no aquário e essa inclinação minima foi provavelmente corrigida por este 'tapete'.

Cumprimentos

Vitor Ferreira

Pelo bem estar dos peixes...

eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.

Publicado:

Olá!

Vitor Ferreira eu também utilizei essa espécie de tapete e até agora não me tenho queixado! O aquário está estável e esse material como é absorvente se cair água (por exemplo nas TPAs) ele absorve e não danifica o móvel. Como tu referiste depois de ter comprado isso também pensei que fosse ficar esmagado pelo peso do aqua (cerca de 150 l) mas para meu espanto aguentou-se muito bem. :)

Espero ter ajudado....

Cumprimentos a todos!

(Ex-_aNa_)

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Publicado:

Eu quanto a esse produto para o meu aqua (700lts), tenho algumas dúvidas se resolveria algum desnível, porque afinal são só 6mm e como não conheço o produto desconfio.

Publicado:
Eu quanto a esse produto para o meu aqua (700lts), tenho algumas dúvidas se resolveria algum desnível, porque afinal são só 6mm e como não conheço o produto desconfio.

Atenção, no meu caso o desnivel era tão minimo que nem merecia qualquer correcção, mas como medi com nivel de bolha de ar no móvel e depois no aqua já acente naquele tapete, verifiquei que corrigiu aquele ligeiro disnivel.

Aconselho-te, e muito, a utilizares este tipo de material no teu novo aqua, até pelas dimensões do aqua, se o movél ou base do aquário estiver nivelado, o que para um aqua de 700lts é bom que esteja, não há melhor que isto.

E pelo que me parece não é mais caro do que comprares esferovite, e é bem mais facil de dimensioná-lo ao aquário.

Eu tou satisfeito.

Cumprimentos

Vitor Ferreira

Pelo bem estar dos peixes...

eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!