Ana Rita Barros Publicado Fevereiro 3, 2017 Publicado Fevereiro 3, 2017 Ola, Sou iniciante nesta aventura de ter e manter um aquário. Comprei um aquário AdvanceLed 60 que montei logo no início do ano. Coloquei substrato e pedras por cima, enchi com água e liguei o filtro (Biobix). Passadas duas semanas coloquei as primeiras plantas. Passados alguns dias notei que a água estava um pouco suja mas não me preocupei muito. No passado fim de semana , e depois de verificar a temperatura da água (25 ), comprei os primeiros peixinhos e um tronco de cerâmica. Passados poucos dias a água ficou muito turva (amarela e com uma espécie de poeira branca) e agora os peixinhos estão gradualmente a morrer. Não fiz qualquer Tpa. Apenas adicionei um pouco mais de água no aquário (continuando a saída de água do filtro fora de água). O que fiz mal e o que posso fazer para resolver esta catástrofe? Devia ter fervido as pedras e o tronco de cerâmica? Citar
Ana Rita Barros Publicado: Fevereiro 3, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2017 esqueci de mencionar que quando enchi o aquário, coloquei bactéria, que fui renovando a cada semana. Citar
Paulo F. Soares Publicado: Fevereiro 3, 2017 Publicado: Fevereiro 3, 2017 Bom dia, Só assim com esses dados é difícil ajuizar a(s) diferente(s) causas que podem estar relacionados com o problema. É necessário abrires um tópico com a apresentação do aquário, e todo o set up. Data da montagem Medidas Filtro e o que está lá dentro Substrato (qual ou quais e proporção) Luz Plantas Pedras/Rochas (qual ou quais) Rotinas de manutenção (TPA e como fazes a tpa, limpeza do filtro etc) E tudo o mais que possas indicar E claro está fotos do aquario para vermos como está isso em termos de montagem. A cerâmica bem que pode sair já.. dar um ambiente natural aos vivos. Tudo o que seja ceramicas, plasticos, enfeites, embelezamentos etc.. não fazem parte da natureza e os peixes agradecem. Espero que percebas isto. E acredita que daqui a uns tempos vais perceber ainda mais. Conforme fores evoluindo o na aquariofilia. Bem haja, Citar Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
Ana Rita Barros Publicado: Fevereiro 3, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2017 Olá e obrigada pela resposta . Aqui vão os dados técnicos da instalação do aquário : Data da montagem: 7 janeiro (apenas substrato, pedras, água e bactéria - easy-life easy start 10 ml) Medidas- aquário aquatlantis advance led 60 Filtro e o que está lá dentro : aquatlantis mini biobox 2 Aquecedor: tecatlantis easyklim a 25 graus Iluminação : LED 10w, ligado cerca de 11 horas por dia Substrato (qual ou quais e proporção): JBL manado 25L Plantas: não sei o nome, mas são plantas de fácil manutenção Pedras/Rochas (qual ou quais) : 10kg (uns bons 10 cm sobre o substrato) Rotinas de manutenção (TPA e como fazes a tpa, limpeza do filtro etc): não fiz nenhuma TPA, apenas adicionei bactéria semanalmente (10 ml) Peixes: 10 - Nano shrimp,guppy, black molly e Platy Outras informações: não lavei pedras nem tronco antes de colocar no aquário, a saída de água do filtro não está submersa, Retirei o tronco decorativo do aquario Vou adicionar foto logo que possível. Obrigada mais uma vez Citar
Ana Rita Barros Publicado: Fevereiro 3, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2017 Aqui está a foto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=41389 Citar
Bringer Publicado: Fevereiro 3, 2017 Publicado: Fevereiro 3, 2017 Olá, Que produto adicionas na água antes das TPAs? Esse Easy Starter é colocado na água ou no filtro? Porquê o Manado por baixo do "cascalho"? O cascalho deveria de ter sido bem lavado. Podes tirar a maior parte, deixando um pouco para o Manado não flutuar, e lavar. Antes de recolocar no aquário, passa-o por água tratada. Cumprimentos, José Citar
Bringer Publicado: Fevereiro 3, 2017 Publicado: Fevereiro 3, 2017 Já agora, a que temperatura está a água? Devias de ter um aquecedor de 75W, ou pelo menos de 50. Citar
Ana Rita Barros Publicado: Fevereiro 3, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2017 a temperatura esta a 25 graus. O aquecedor tem 50w. Ainda nao fiz qualquer TPA. A agua do aquario e a agua inicial. o EasyStarter coloca-se diretamente no aquario no momento de instalacao, a 7 dias e a 15 dias. Eu nao resido em Portugal e quando comprei o aquario e os outros materiais necessarios, disseram-me para colocar o substrato (JBL Manado) e as pedras por cima. Nao me deram qualquer indicacao de tratar a agua. Coloquei agua da torneira... Penso que cometi o erro de nao ter lavado as pedras. Devo entao retirar as pedras quase todas e lavar? Como devo fazer para proteger as plantas? Aproveito para perguntar: quantos cms de pedras e necessario ter por cima do substrato? eu tenho uns bons 10 cms, mas penso que o aquario ficaria mais bonito com menos pedras. Obrigada Citar
Bringer Publicado: Fevereiro 3, 2017 Publicado: Fevereiro 3, 2017 Bem, a primeira coisa a fazer é não frequentar a loja onde compraste o aquário. O JBL Manado é inerte e não tem lógica estar debaixo de outro inerte. É certo que a sua consistência facilita a propagação das raízes, mas com essa altura de cascalho, primeiro que as raízes lá cheguem... Compra uma embalagem de 250ml de Seachem Prime e outra 100ml de Seachem Stability. Separa 20 litros de água da torneira e adiciona 10 gotas do Prime. Entretanto deita 10 gotas de Prime no aquário e uma tampa de Stability. No dia seguinte tira 10 litros de água do aquário e adiciona 10 litros da água tratada com o Prime e a uma temperatura próxima da do aquário. Passados 3 dias tira uns 3 cm de pedras, adiciona o resto da água tratada e meia tampa de Seachem Stability. Tira as esponjas do filtro e enxagua-as num pouco de água tirada do aquário. Não enxagues as cerâmicas (podes fazê-lo num pouco de água do aquário a cada 3 meses) Prepara água para a próxima TPA dentro de uma semana (10 litros). Depois podes comecar com uma TPA de 5 litros a meio da semana e outra de 10 litros no fim-de-semana. Daqui a um mês tira mais 1 cm de cascalho. Este processo não convém ser acelerado porque existem bactérias essenciais que se vão desenvolvendo no fundo do aquário. Cumprimentos, José 1 Citar
Recommended Posts