Ana Catarina Peres Publicado Janeiro 29, 2017 Publicado Janeiro 29, 2017 Boa Tarde, estou a iniciar um aquário onde irei pôr casal de Ancistrus para reprodução, será o meu terceiro aquário. Já tenho um nano e um de 450L, o que se passa é que sempre iniciei com ciclagem de 30 dias tudo direitinho, neste momento estou à espera de um casal e queria evitar os pôr no comunitário (450L). Existe alguma maneira de fazer uma TPA ao de 450L e pôr já no novo a água retirada e o tempo de ciclagem ser mais curto ? Ou isto será impossível para o bem estar dos peixes? Refiro que apenas a água seria a mesma, filtro, termostato e cascalho será novo. Como é óbvio caso isto não seja possível irei os pôr no comunitário e só posteriormente os transferir para o de reprodução. Gostava de uma ajuda vossa, obrigada Ana Citar
QuiMaster Publicado: Janeiro 29, 2017 Publicado: Janeiro 29, 2017 Só tenho um aquário, ou seja não tenho nenhuma experiência para te auxiliar na tua dúvida, mas creio que poderás iniciar o novo aquário imediatamente, ou quase imediatamente, se puseres a água do maior no novo e os materiais filtrantes (esponjas e/ou cerâmicas) dos filtros "ciclados" no novo... Citar Novo Retiro (Tópico e Galeria)
Ana Catarina Peres Publicado: Janeiro 29, 2017 Autor Publicado: Janeiro 29, 2017 O problema é que o grande tem dois filtros um eheim professional 4+600 e o JBL green line 701 o novo terá um eheim ecopro 200, as matérias filtrantes penso que não são compativeis, penso eu ... mas ainda não tenho o ecco pro aqui para confirmar só na quarta Citar
AndrePeixoto Publicado: Janeiro 29, 2017 Publicado: Janeiro 29, 2017 Podes sempre meter já o novo filtro a trabalhar no aquário grande. E talvez raspar alguma nanha de um dos filtros e colocar no filtro novo. Ou substituir a lá em um dos filtros e colocar no novo. Sem deixar secar para as bactérias não morrerem, e pelo sim pelo não sem luz direta a apontar pois existe quem defenda que as bactérias são fotossensíveis. A água da tpa acho que é uma boa hipótese é tem lógica de ser mais maturada. Podes também utilizar aceleradores biológicos mas talvez não seja necessário Citar
Ana Catarina Peres Publicado: Janeiro 29, 2017 Autor Publicado: Janeiro 29, 2017 Estive a ver e talvez dê para mudar do eheim que já tenho para o novo as materias filtrantes excepto as esponjas e a lã, substituo o que dá deixo a trabalhar no grande uns dias e depois transfiro para o pequeno com porção de agua. E a nível de cascalho novo talvez lavar muito bem com água do aquário já existente .. talvez resulte ... será que alguém já experimentou fazer isto ? Citar
devilspeed999r Publicado: Janeiro 29, 2017 Publicado: Janeiro 29, 2017 ter em atenção que o aqua/substrato/flora/pedras também têm de desenvolver algumas bactérias... porem, se não quiseres pôr no comunitário junta as dicas que te deram: -filtro novo a funcionar(tipo já) no comunitário; -agua de TPA; -usa materia de um filtro usado no novo; -se fores pôr flora,transfere alguma de um dos aquas para o novo; a ideia é obviamente passar o máximo de bactérias para o novo... e poem o novo a ciclar o máximo de tempo antes dos "miúdos" chegarem...(pk o BUMMM de bactérias pode até ser em demasia) de qualquer modo, aguarda por mais uns feedbacks, Cumps 1 Citar DO 0 AGAIN....http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252628
alfapa Publicado: Janeiro 29, 2017 Publicado: Janeiro 29, 2017 Coloca o novo filtro a bombar para dentro do aqua já existente pelo menos 3 a 5 dias. Enche o aqua novo com agua do aqua velho em cerca de 30% (ou mais) completa com agua que tenha estado em repouso (se vier da torneira). Muda o filtro novo para o aqua e pronto, 1 ou 2 dias depois já tens o aqua 100%. 1 Citar
AndrePeixoto Publicado: Janeiro 29, 2017 Publicado: Janeiro 29, 2017 É mesmo cascalho ou é substrato? Citar
Ana Catarina Peres Publicado: Janeiro 29, 2017 Autor Publicado: Janeiro 29, 2017 Cascalho Natural gravel Plantahunter Yukon 5-10mm Citar
Ana Catarina Peres Publicado: Fevereiro 12, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2017 o casal de ancistrus long fin ja chegou no inicio da semana e corre tudo 5*, obrigado pela ajuda Citar
Recommended Posts