andiesel Publicado: Abril 18, 2017 Autor Publicado: Abril 18, 2017 Após colocar filtro externo Eheim 2213 e o filtro/mangueiras ficarem à vista, decidi avançar para um móvel fechado. Não é fácil encontrar, mas encontrei duas soluções: uma delas é cara (350€), a outra é barata (70€) mas não sei se posso arriscar. Solução 1: móvel estilo ADA, feito propositadamente para aquário, portanto seguro. O valor inclui transporte. 350€ Solução 2: móvel Besta do IKEA (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/S19046687/#/S19046687). Gosto muito (muito mesmo) do design, mas tenho receio que venha tudo abaixo. Pior fico porque na ficha diz que carga máxima horizontal é de 20kg. Valor depende do acabamento da porta, a variar entre 45€ a 70€. Preciso da vossa ajuda e o que fariam: móvel próprio para aquário (caríssimo) ou móvel IKEA (lindíssimo e barato)? Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 18, 2017 Publicado: Abril 18, 2017 Boas andiesel, Não arrisques nesse móvel do Ikea, é demasiado arriscado e se o móvel for à vida o teu aquário também vai.... Se não te deres bem com trabalhos de carpintaria, o conselho que te dou é ires a um carpinteiro e apresentas a estrutura desse móvel (se possível mais alto para 80cm) dizes ao carpinteiro que é para levar um peso de +/- 80kg e pedes um orçamento, tenho a certeza que podes conseguir isso por volta dos 120€/150€. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
FabianaCosta Publicado: Abril 18, 2017 Publicado: Abril 18, 2017 (editado) Acho que esse armário besta é muito baixo e frágil, mas podes sempre reforçar por descargo de consciência. Tenho o meu aquário de 110L em cima de um kallax e está super estável. Podes tapar as prateleiras com portas que o IKEA também vende e acho que fica um look final bastante elegante. Sao os meus 2cents!! Editado Abril 18, 2017 por FabianaCosta Citar
andiesel Publicado: Abril 18, 2017 Autor Publicado: Abril 18, 2017 (editado) O problema é conseguir quem faça a preços decentes: contactei duas carpintarias para o móvel, uma deu orçamento de 500€ e outra de 900€. Claro que isto são valores de quem não quer fazer, porque são completamente absurdos. O orçamento que tenho de 350€ é um móvel estilo ADA próprio para aquário, pelo que estou a ver será o melhor. O móvel IKEA Kallax não dá porque preciso que a parte de baixo sirva para colocar o filtro escondido que mede de altura cerca de 40cm, e nesse móvel cada "buraco" tem 33cm de altura, não dá. Editado Abril 18, 2017 por andiesel Citar
andiesel Publicado: Abril 20, 2017 Autor Publicado: Abril 20, 2017 Móvel ADA encomendado. Com ele virão mais umas coisas: substrato fértil, areia e pedra. Vou mudar o "interior", retirar o barco e fazer algo melhor para as plantas e mais bonito para nós (mais natural). Estou com algum receio da intervenção, porque terei que retirar os peixes todos para um recipiente com o filtro e aquecedor, enquanto vazo o aquário e faço as intervenções referidas. 1 Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 20, 2017 Publicado: Abril 20, 2017 Boas andiesel, É uma boa compra sem dúvida, pelo menos tens algo seguro! :) A intervenção se for bem feita não terás qualquer baixa, tens que ter em mente que isso vai levar tempo e evita que fique para o dia seguinte.....tira aí +/- umas 3 horas só para isso, assim trabalhas descansado. Vou querer fotos dos passos todos! ;) Cumps, 1 Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Abril 20, 2017 Autor Publicado: Abril 20, 2017 Ainda estou na dúvida se mantenha "só" as atuais plantas ou adicione já algumas de "tapete". Acham que deva fazer isso já ou tenho "tempo" depois daqui a uns tempos? Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 20, 2017 Publicado: Abril 20, 2017 há 18 minutos, andiesel disse: Ainda estou na dúvida se mantenha "só" as atuais plantas ou adicione já algumas de "tapete". Acham que deva fazer isso já ou tenho "tempo" depois daqui a uns tempos? Sim eu tb optava por acrescentar tapete, é possível colocá-lo mais tarde mas no teu caso fazia já tudo e depois era só deixar crescer porque ainda vai levar tempo para o tapete fechar. Que tipo de tapete está a pensar colocar? não sei se já tens algo em mente mas aconselharia-te a monte carlo, tive excelentes experiências com este tapete ;) Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Abril 20, 2017 Autor Publicado: Abril 20, 2017 Sim eu tb optava por acrescentar tapete, é possível colocá-lo mais tarde mas no teu caso fazia já tudo e depois era só deixar crescer porque ainda vai levar tempo para o tapete fechar. Que tipo de tapete está a pensar colocar? não sei se já tens algo em mente mas aconselharia-te a monte carlo, tive excelentes experiências com este tapete ;) Cumps, Não pensei propriamente em nenhum em específico. Mas qualquer que seja, gostaria que não fosse dependente de CO2 (senão é mais uma grande despesa). 1 Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 20, 2017 Publicado: Abril 20, 2017 há 7 minutos, andiesel disse: Não pensei propriamente em nenhum em específico. Mas qualquer que seja, gostaria que não fosse dependente de CO2 (senão é mais uma grande despesa). Dás-te bem com compras na net? Dá uma olhadela neste link: http://www.ebay.com/itm/122308528740?_trksid=p2057872.m2749.l2649&var=422798180006&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT Com este tapete não necessitas de cO2, nem de grande iluminação e fica bem em conta, tens tamanho S e L! Temos um caso aqui no fórum do KukoPT sobre essas semente e o resultado foi espantoso. Vê o tópico dele aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/topic/253725-nano-reborn/ ;) Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Abril 20, 2017 Autor Publicado: Abril 20, 2017 Sim, gosto. Mas a data de entrega é só para final de maio, o que não dá: no final de abril recebo o móvel e quero fazer isso nessa semana. Plantar sementes na água não me parece fácil!! Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 20, 2017 Publicado: Abril 20, 2017 Agora mesmo, andiesel disse: Sim, gosto. Mas a data de entrega é só para final de maio, o que não dá: no final de abril recebo o móvel e quero fazer isso nessa semana. Plantar sementes na água não me parece fácil!! Nada disso, falei nas sementes porque visto que vais retirar a fauna e quase toda a água, e vais colocar substrato fértil, depois é só espalhar as sementes e espalhar um pouco se substrato por cima, não é semear semente a semente :) O tapete monte carlo também se dá sem cO2, mas no início convém ter para que ele possa puxar e tapar a área pretendida, depois disso podes retirar o cO2, para este efeito podes apenas comprar o sistema de cO2 de campânula por 18€ com 3 latas (cada lata +/- 1 mês). Depois do cO2 retirado, o crescimento é muito mais lento e a folhagem é mais pequena, ou seja, menos podas....lol A falar é que nos entendemos! :) Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Abril 20, 2017 Autor Publicado: Abril 20, 2017 Não me entendeste: no final deste mês de abril vou mexer no aquário. Se encomendar essas sementes, só chegam para final de maio. Portanto tinha que comprar as sementes a tempo de mexer no aquário no final do mês de abril. Sabem onde se pode comprar estas sementes com entrega na próxima semana? Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 20, 2017 Publicado: Abril 20, 2017 há 10 minutos, andiesel disse: Não me entendeste: no final deste mês de abril vou mexer no aquário. Se encomendar essas sementes, só chegam para final de maio. Portanto tinha que comprar as sementes a tempo de mexer no aquário no final do mês de abril. Sabem onde se pode comprar estas sementes com entrega na próxima semana? Sim entendi, a minha resposta foi só pelo facto de dizeres que plantar semente na água era difícil. Esquecendo as sementes porque será difícil teres em 1 semana, coloquei-te a hipótese da monte carlo ;) Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Abril 20, 2017 Autor Publicado: Abril 20, 2017 Ok, então terei que comprar em planta. Aquilo depois alastra fácil e faz tapete ou devo comprar o suficiente para "fechar" logo ao plantar? Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 20, 2017 Publicado: Abril 20, 2017 há 1 minuto, andiesel disse: Ok, então terei que comprar em planta. Aquilo depois alastra fácil e faz tapete ou devo comprar o suficiente para "fechar" logo ao plantar? Tudo depende da área que queres tapar, se a área for grande é muito dinheiro que vais gastar, mesmo sendo pequena compra apenas o suficiente para ir fechando, não necessitas de fechar logo, eu na minha última montagem comprei 3 potes (6,80€ cada acho) e deu para o que pretendia, dá uma vista de olhos no meu aquário para teres noção da área que tapei com 3 potes... Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Abril 28, 2017 Autor Publicado: Abril 28, 2017 Novidades!! Chegou hoje o móvel e mais material para o aqua, nomeadamente o alimentador automático (para usar quando estou ausente muitos dias), nova calha LED Eheim, CO2 e um quanto material para mudar o layout do aquário. Vou tentar ainda hoje fazer a mudança. (Podemos falar em lojas? Esta que me tem ajudado são 5 estrelas). Material a chegar a casa:O móvel:Restante material: 2 Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 28, 2017 Publicado: Abril 28, 2017 Boas, Bom material! E tu agora cheio de pica para meter mãos à obra...hehehehehe Claro que podes falar em lojas, as partilhas serão sempre bem vindas ;) Gostei desse móvel! Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Abril 28, 2017 Autor Publicado: Abril 28, 2017 Pois agora estou cheio de vontade de começar para ver o trabalho final, as expectativas são muitas. Mas como na próxima sexta me vou ausentar de casa cerca de 2 semanas, acham que é boa ideia fazer hoje uma intervenção tão radical? Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 28, 2017 Publicado: Abril 28, 2017 há 1 hora, andiesel disse: Pois agora estou cheio de vontade de começar para ver o trabalho final, as expectativas são muitas. Mas como na próxima sexta me vou ausentar de casa cerca de 2 semanas, acham que é boa ideia fazer hoje uma intervenção tão radical? Se fizeres hoje ou daqui a 2 semanas a intervenção vai ser a mesma, só há o senão, dos parâmetros alterarem demasiado e não estares em casa para corrigir :( Pelo sim pelo não secalhar é melhor aguardar, e assim quando voltares fazes as coisas com calma e qualquer alteração que haja estás por perto para corrigir, agora o que me preocupa são as plantas que compraste irão aguentar até ao teu regresso nos potes?? Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Abril 28, 2017 Autor Publicado: Abril 28, 2017 Mas ainda vou estar em casa uma semana até me ausentar. Será pouco?Nesta encomenda veio um macho ramirezi para fazer casal com a fêmea que já tinha. Aqui surgiu um problema: ela que era pacífica, desde que pus o macho, ela virou o diabo e está a atacar tudo. Passa-lhe?? Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 28, 2017 Publicado: Abril 28, 2017 há 31 minutos, andiesel disse: Mas ainda vou estar em casa uma semana até me ausentar. Será pouco? Nesta encomenda veio um macho ramirezi para fazer casal com a fêmea que já tinha. Aqui surgiu um problema: ela que era pacífica, desde que pus o macho, ela virou o diabo e está a atacar tudo. Passa-lhe?? Eu arriscava em montar isso tudo hoje, mas isso sou eu :) E antes de ires, fazias uma tpa...mas esse risco fica a teu critério amigo, é só porque acho que as plantas não vão aguentar e estando feito está feito :) Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Abril 29, 2017 Autor Publicado: Abril 29, 2017 Montagem feita!! Demorou mais que eu planeei (cerca de 5h). Aspetos positivos: adoro o resultado final global, muito mais natural e como eu queria. Aspetos negativos: a plantação do tapete foi mais difícil do que pensava, pois quando comecei a por água alguns pedaços começaram a flutuar. E ainda se soltam alguns. Ver se amanhã não está tudo a flutuar. O início: A colocação do substrato, areia, pedras e plantação: Resultado final, já com os habitantes: 2 Citar
Filipe Sampaio Publicado: Abril 29, 2017 Publicado: Abril 29, 2017 Ficou muito fixe...Parabéns Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk Citar
andiesel Publicado: Maio 1, 2017 Autor Publicado: Maio 1, 2017 Que me dizem do estado do tapete (Marsilea Crenata)? Alguns pedaços saíram, agora está assim. Ainda me sobrou algum, acham que plante mais?Neste canto, a Limno Sessiflora não está tão bonita como estava: Citar
Recommended Posts