Miguel Simões Publicado: Maio 1, 2017 Publicado: Maio 1, 2017 Boas André, Não plantes mais, os runners vão tomar conta do resto, isso está em fase de adaptação. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Miguel Simões Publicado: Maio 4, 2017 Publicado: Maio 4, 2017 André, Como estamos de novidades, isso está a pegar ou nem por isso? Fico `espera de novidades ;) Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Maio 5, 2017 Autor Publicado: Maio 5, 2017 Estão sozinhos, portanto novidades só daqui a duas semanas!! Citar
andiesel Publicado: Maio 23, 2017 Autor Publicado: Maio 23, 2017 Hoje foi dia de manutenção, após mais de duas semanas sozinhos. Surpreendido pela positiva, pois os peixes estão todos bem e o aquário também está com bom aspeto geral. Realizei uma TPA de 40%, limpei bem os vidros que já acumulavam pontos verdes e removi uma alga filamentosa verde (aparentemente num único local). Podei ainda as plantas: as limnophila sessiliflora cresceram bastante e estão com óptimo aspeto; a anubia cortei algumas folhas que ficaram fora de água e se estragaram (a água evaporou). O único aspeto menos bom foi o tapete, que não sai do sítio. Mas voltei a por o CO2 hoje, vamos esperar que desenvolva, caso contrário terei que pensar numa alternativa para aquele canto. 2 Citar
andiesel Publicado: Maio 29, 2017 Autor Publicado: Maio 29, 2017 Olá!! Queria pedir-vos ajuda, hoje notei que um nariz de bêbedo tem umas pontas brancas. O que é e que devo fazer?? Citar
Miguel Simões Publicado: Maio 29, 2017 Publicado: Maio 29, 2017 Boas, Isso é íctio, faz o tratamento com o eSHa Exit o mais breve possível dentro do aquário principal mesmo. Sobe a temperatura para os 30º e mantem durante no mínimo 28 dias. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Maio 29, 2017 Autor Publicado: Maio 29, 2017 Boas, Isso é íctio, faz o tratamento com o eSHa Exit o mais breve possível dentro do aquário principal mesmo. Sobe a temperatura para os 30º e mantem durante no mínimo 28 dias. Cumps, Já isolei o peixe afetado. Para já, nenhum outro tem. Vou subir a temperatura da água para 30°. Quanto ao tratamento, é obrigatório fazer já? Citar
Miguel Simões Publicado: Maio 29, 2017 Publicado: Maio 29, 2017 há 1 hora, andiesel disse: Já isolei o peixe afetado. Para já, nenhum outro tem. Vou subir a temperatura da água para 30°. Quanto ao tratamento, é obrigatório fazer já? O quanto antes melhor para não alastrar colocando em perigo o peixe em causa! Atenção às tpa's quando colocas água nova e a mesma está demasiado fria, uma das principais causas do íctio são as grandes oscilações de temperatura. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Maio 31, 2017 Autor Publicado: Maio 31, 2017 As TPA's foram sempre feitas tendo em conta a temperatura da água, coloco água ligeiramente morna (à temperatura do aquário).Entretanto, estou com o aquário a 30°. Quanto tempo devo manter? Citar
Miguel Simões Publicado: Maio 31, 2017 Publicado: Maio 31, 2017 há 4 horas, andiesel disse: As TPA's foram sempre feitas tendo em conta a temperatura da água, coloco água ligeiramente morna (à temperatura do aquário). Entretanto, estou com o aquário a 30°. Quanto tempo devo manter? Boas, Mantém essa temperatura durante no mínimo 28 dias, para que entendas, a temperatura a 30º vai acelerar o metabolismo da bactéria fazendo com que a mesma morra mais depressa, se a temperatura estiver mais baixa durará mais tempo. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Paul Publicado: Junho 1, 2017 Publicado: Junho 1, 2017 (editado) Não me parece que isso seja ictio (white spot). Os pontos brancos costumam ser bem mais pequenos e mais numerosos. Isso parece me ser outro tipo de parasita externo. Para todo o caso, acho que o tratamento com Sterazyn da Waterlife (ou equivalente) deve ser suficiente. Eu acho que já tive um tetra cardinal que andou anos com pontos como esses e não morreu disso. Editado Junho 1, 2017 por Paul Citar Tanpanama -
andiesel Publicado: Junho 4, 2017 Autor Publicado: Junho 4, 2017 Este é o estado atual do tapete, um mês depois de ser plantado. Não me parece que vá atingir o objetivo, pelo que vou pensar numa solução para este canto. Talvez mais rocha e umas plantas de folha avermelhada. Citar
andiesel Publicado: Junho 6, 2017 Autor Publicado: Junho 6, 2017 Camarão captado agora mesmo. Está crescido! 1 Citar
andiesel Publicado: Junho 8, 2017 Autor Publicado: Junho 8, 2017 Para limpar este "verdete" das folhas das plantas, qual a melhor equipa de limpeza que posso colocar no aqua? Citar
Miguel Simões Publicado: Junho 8, 2017 Publicado: Junho 8, 2017 Olá Andiesel, Esse verde que tens entre as pedras a fazer de "tapete" é de bola marimo certo? sabes que as bolas de marimo são bolas de algas? Eu retirava isso, mas é apenas a minha opinião... Aparência: Filamentos verde escuros ou pretos de vários centímetros de comprimento que se ramificam na superfície das folhas e objectos.Causas possíveis: Valores elevados de nitrato e fosfato na água; poucas trocas parciais de água; tubos fluorescentes velhos e gastos; iluminação fraca ou inadequada.Acções a tomar: Retirar as algas podando as folhas afectada; remover as algas dos vidros e decorações mecanicamente; os camarões Caridina serrata alimentam-se destas algas; se for caso disso, realizar a troca de tubos fluorescentes; trocas semanais de água de 15 a 20% do volume de água do aquário. Podes sempre adquirir uma equipa de limpeza como por exemplo umas 8/10 caridinas japónicas, elas trabalham muito bem mas não fazem milagres. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Junho 8, 2017 Autor Publicado: Junho 8, 2017 Desconhecia que eram algas. Coloquei porque além de embelezarem, tem uma função muito importante: ajudam a separar o substrato da areia. Que alternativas tenho para segurar o substrato se retirar as bolas de marimo? Quanto aos factores que podem fazer surgir esses filamentos, só vejo que possa ser iluminação inadequada (neste momento tem duas calhas de led: uma de 8W Aquael e outra de 12W Eheim). Citar
Miguel Simões Publicado: Junho 8, 2017 Publicado: Junho 8, 2017 há 31 minutos, andiesel disse: Desconhecia que eram algas. Coloquei porque além de embelezarem, tem uma função muito importante: ajudam a separar o substrato da areia. Que alternativas tenho para segurar o substrato se retirar as bolas de marimo? Quanto aos factores que podem fazer surgir esses filamentos, só vejo que possa ser iluminação inadequada (neste momento tem duas calhas de led: uma de 8W Aquael e outra de 12W Eheim). Alternativa que tens é com pedras para separar os substratos. Em relação aos factores, não apontes unicamente para a iluminação, faz os teste à água, verifica se essas plantas flutuantes não estarão a fazer demasiada sombra impedindo que a iluminação necessária chegue às plantas, reconfirma quantas horas de luz estás a dar. Lembra-te que o aquário esteve 2 semanas sem qualquer manutenção, logo existe possibilidade de ter havido um excesso de nutrientes na coluna de água. Todos os factores devem ser considerados, não faças alterações bruscas, opta por tpa's regulares e uma equipa de caridinas, e claro o que puderes remover à mão é sempre melhor ;) Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Junho 8, 2017 Autor Publicado: Junho 8, 2017 há 2 minutos, Miguel Simões disse: Alternativa que tens é com pedras para separar os substratos. Em relação aos factores, não apontes unicamente para a iluminação, faz os teste à água, verifica se essas plantas flutuantes não estarão a fazer demasiada sombra impedindo que a iluminação necessária chegue às plantas, reconfirma quantas horas de luz estás a dar. Lembra-te que o aquário esteve 2 semanas sem qualquer manutenção, logo existe possibilidade de ter havido um excesso de nutrientes na coluna de água. Todos os factores devem ser considerados, não faças alterações bruscas, opta por tpa's regulares e uma equipa de caridinas, e claro o que puderes remover à mão é sempre melhor ;) Cumps, As plantas flutuantes são uma praga: tenho removido em cada TPA, mas multiplicam-se logo. Nas duas semanas que esteve sem manutenção, as plantas flutuantes foram de facto excessivas (estando entretanto corrigidas/removidas). Quanto ao tempo de iluminação, está com programador automático a ligar às 13h e desligar às 23h. Parece ajustado? As TPA's são regulares, 1x por semana garantidamente. Retiro sempre 10L, limpo os vidros com esponja, podo as plantas e introduzo nova água tratada e à temperatura do aquário. Falta limpar as plantas também. Tenho 3 caridinas japónicas, mas terei que arranjar mais para ajudarem na limpeza. Já os limpa vidros, esses não limpam nada. Citar
Miguel Simões Publicado: Junho 8, 2017 Publicado: Junho 8, 2017 há 14 minutos, andiesel disse: .... Quanto ao tempo de iluminação, está com programador automático a ligar às 13h e desligar às 23h. Parece ajustado? As TPA's são regulares, 1x por semana garantidamente. Retiro sempre 10L, limpo os vidros com esponja, podo as plantas e introduzo nova água tratada e à temperatura do aquário. Falta limpar as plantas também. Tenho 3 caridinas japónicas, mas terei que arranjar mais para ajudarem na limpeza. Já os limpa vidros, esses não limpam nada. Podes reduzir o tempo de luz de 10h para 8h. Se puderes efectua 2 tpa's, ou seja, 40% ao sábado e 20% à quarta, Pois...os limpa fundos limpam...mas é as plantas do sítio! Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
andiesel Publicado: Junho 8, 2017 Autor Publicado: Junho 8, 2017 Eu a dizer que os limpa vidros não faziam nada, cá está um em ação! (Mas a ação é fraca, não tiram de lá nada). 1 Citar
andiesel Publicado: Junho 26, 2017 Autor Publicado: Junho 26, 2017 Um dos CAC's morreu, apareceu com a barriga preta e no dia seguinte estava morto. Ainda não percebi porque é que todos os peixes escolhem o termostato para morrerem. Tristezas à parte, adicionei uma equipa de limpeza, que tem dado resultados: 8 camarões (4 caridina japónica XL, 2 vermelhos e 2 amarelos). Abaixo as fotos de alguns. 1 Citar
andiesel Publicado: Julho 18, 2017 Autor Publicado: Julho 18, 2017 Hoje acrescentei uma planta, ver como se adapta, é uma alternanthera sessilis. Adoro o tom vermelho, misturado na restante paisagem verde. 1 Citar
andiesel Publicado: Julho 20, 2017 Autor Publicado: Julho 20, 2017 Andava a ler acerca de alimentação, para variar um pouco o granulado, seria benéfico oferecer artémia e larva de mosquito vermelho congelado. No entanto, aos Ramirezi li que não se deve dar larva de mosquito vermelho, é assim? Nem mesmo congelada? 1 Citar
andiesel Publicado: Setembro 8, 2017 Autor Publicado: Setembro 8, 2017 Abaixo uma foto atual do aquário. Pretendia alterar o canto direito, já que desisti do tapete e a limno sessiflora apoderou-se de tudo. Pensei em valisnerias, que acham? Aceito sugestões. 1 Citar
Recommended Posts