Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Ha pouco tempo abri um tópico com algumas duvidas mais gerais e agora tenho algumas duvidas relativamente a filtragem.

Ora antes estava a ponderar comprar um aquário de 146l mas agora surgiu a oportunidade de comprar um de 180l! Sera para ser um aquário plantado... Trata-se então de um kit que trás um filtro interno eheim 2401 e um termostato Eheim 150W! Para ja o que pensam destes componentes? Eu preferia investir apenas no aquário sem kits mas o pior é a cobertura (onde poderia encontrar a cobertura?!) Assim compraria logo um filtro externo em vez de um interno ou um interno a altura...

Visto tratar-se de um aquário plantado irei instalar um sistema de co2. Agora a minha duvida recai no resto.. O filtro uv acaba por ser fundamental? E a bomba? Sera que se eu instalar um filtro externo com o interno precisarei do filtro uv? Ou ficarei melhor servido com filtro interno, filtro uv e bomba? Para ja não estou para ter filtro interno e externo mais o uv visto ser muita despesa para ja..

Aconselhem-me sff :D

Publicado:

boas,

porque fazes tanta questão na cobertura do aquário?

tenho vários (muitos) e nenhum coberto, acho muito mais bonito um áqua destapado e a luz vai ser mais eficiente. :smile2:

todos os áquas que tenho têm filtros externos, uns de cascata e outros de balde, a filtragem é muito mais eficiente bem como a limpeza dos mesmos, e são sempre menos coisas dentro do aquário. :tongue:

nunca usei filtro uv, nem nunca senti necessidade dele :rolleyes:

se queres um áqua plantado, investe antes numa boa iluminação, filtragem externa, substratos razoáveis, CO2 e fertilização. :sorry:

de qualquer forma existem clips metálicos e em acrilico que permitem tapar os áquas com vidros, exemplo: http://www.ebay.com/sch/sis.html?_nkw=Aquarium+Tank+Glass+Cover+Acrylic+Clip+Strong+Support+Holder+fit+6mm+Thick+Glass&_itemId=391012088189&_trksid=p2047675.m4099

abraço,

Publicado: (editado)

Muito obrigado Ferreira :) Nao tens filtro interno então certo? Relativamente a iluminação vou estar isso :) não ha perigo de os peixes saltarem do aquário ?

Editado por NicolasDias
Publicado:

boas,

claro que há sempre esse perigo, já tenho tido baixas, é um risco assumido, depende um bocado da fauna porque optares e da convivência entre ela, mas nunca tive baixas por aí além, 2 ou 3 peixes por ano, por outro lado não costumo ter baixas por doenças.

claro que podes sempre tapar, usando clip's daquele género ou similares.

abraço,

Publicado:

boas,

não uso nada disso!

áqua + substratos razoáveis + pedras + troncos + aquecimento + CO2 + luz + filtro externo + fertilização + plantas com fartura + equipa de limpeza e mais fauna (camarões e/ou cardumes de peixes pequenos) e, acima de tudo, muita dedicação e paciência. biggrin.png' alt=':biggn:'>

abraço,

Publicado:

Boas NicolasDias

Desculpa lá,mas deves ter lido o que o A Ferreira

escreveu na digonal,ele frisa que só tem filtros de

cascata,e externos,e tu voltas a perguntar se usa

filtro interno?um filtro externo e sempre melhor,

para tudo.

Comp: Álvaro Silva bang

Publicado: (editado)

Ferreira muito obrigado :) ja andei a ver sobre iluminação led mas para comprimento 100cm não esta muito fácil mas vou abrir um tópico no sitio adequado :)

Alvaro, ele disse "todos os aquas que tenho tem filtros externos".. não descartou os internos. E tu melhor do que eu sabes que é possível de ter internos e externos... Pelos vistos quem leu na diagonal foste tu visto que ele não referiu "so"!! Mas pronto eu desculpo-te visto o português ser um pouco matreiro ;)

Cumprimentos e obrigado pelos esclarecimentos

Editado por NicolasDias
Publicado:

Ja agora,

Eheim 4 250 para filtro externo e Eheim 150w para termostato chega bem? :)

Publicado:

boas,

o filtro chega, embora o seguinte (350) seja mais eficiente pois tem um balde maior e por consequência uma filtragem mais eficiente, vale os cerca de 20 paus de diferença.

já o termo, para o áqua de 150, chega, para o de 190 é capaz de ser curto, se for a 2.ª hipótese opta antes pelo de 200W.

cumps,

Publicado:

Boas amigo, filtro externo sempre, quando às tampas servem só para reduzir a evaporação e o risco de saltar peixes do aquário, a verdade é que um plantado fica sempre muito mais bonito sem tampas...

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Publicado:

Obrigado aos dois!! Vou optar por isso é estudar os leds :) la agora alguma sugestão melhor qualidade/preço para um aquário com 100cm de comprimento e 50 de altura? Não queria arrebentar com o meu budget!

Publicado:

boas,

mera sugestão, senão queres "arrebentar com o budget", porque não optas por um áqua mais pequeno, por ex: o clássico 60.30.35 ou um 80.40.40 (igual ao meu), ou mesmo um 90.45.45? com o mesmo "budget" podias optar por muito melhores materiais e fazer uma coisa em condições :cool2:

pondera isso biggrin.png' alt=':biggn:'>

abraço,

Publicado:

Também estive a ponderar isso mas se optar por um filtro eheim 350l e um termostato eheim 200w a diferença aqui ao nível de material são 60/70 se tanto.. depois claro mais uma diferença de 40 para a iluminação! Por uma diferença de 100 assim por alto da mais prazer optar por um aquário de 200l! Claro que depois leva mais substrato fértil, mais fertilização.. mas a nível de orçamento inicial a diferença acaba por não ser muita! Não concordas comigo?