SpiKiE Publicado Dezembro 28, 2016 Publicado Dezembro 28, 2016 (editado) Viva pessoal, é o meu primeiro post neste vosso maravilhoso forum, mas já tenho andado por aqui a ler bastante. então é o seguinte, montei um novo e meu 1º aquário de agua doce (nunca tive aquários, tirando aqueles globos quando era miúdo). o aquário está montado há praticamente 1mês e está com um habitante (guppy endler) desde 2ª semana do ciclo (não me culpem a mim, mas a mulher ouviu-me dizer que UM peixe poderia ajudar o ciclo e então trouxe para casa o guppy e ele está no aquário desde então) e mais duas corys albina que entraram entretanto. O meu setup é o seguinte:Aquario: 120x50x50 (300l brutos) Filtro: JBL CristalProfi E1501 Termo: Fluval M300 300WIluminação: Zetlight Lancia 1200 Plant 46W total e 4100lm totalSubstrato: fértil JBL Aquabasis Plus 5l e inerte Zolux AquaSand Nature 36l grao 2-3mm +/- Hardscape: tronco (na loja estava identificado como raiz do deserto) e cerca de 8 a 10kg de Dragon Stone Fauna: para já o guppy endler macho e 2corys albinas desde sábado. Flora: musgo de java, marsilea hirsuta, microsorum pteropus windelov, bolbitis heudelotii, limnophila sessiliflora e heteranthera zosterifolia. fiz adição no inicio de JBL Denitrol, seguindo a bula para novo aquário que acompanha o produto. agora a minha dúvida, tenho acompanhado os parâmetros da agua +/- de 2 em 2 dias ou de 3 em 3dias.em todos os teste efectuados, nunca vi a amónia/amónio sair do valor mais baixo da escala (0.00mg/l) embora tenha estado entre os 0.00 e os 0.25mg/l (sem ser a 100% qualquer uma dessas cores) +/- 2dias após a entrada do guppy, os nitritos estavam a 0mg/l e os nitratos estavam entre 0 a 10mg/l (valor com que sai da torneira). passados 2dias voltei a efectuar testes e a amónia estava a 0 e os nitritos tinham subido para entre 0.50 a 1.00 mg/l e os nitratos com um "sólido" 10mg/l. mais 2dias e novos testes, amónia a 0mg/l, nitritos entre 1 e 1.7mg/l e nitratos entre 25 e 50mg/l. Decidi aqui fazer uma TPA de +/- 25% com a TPA a amónia ficou a 0mg/l, os nitritos baixaram para 1mg/l e os nitratos para entre 10 a 25mg/l. mais 3dias e novos testes e continuava com amonia a 0mg/l, nitritos novamente entre 1 a 1.7 mg/l e nitratos novamente entre os 25 e os 50mg/l. Fiz nova TPA, mas desta vez cerca de 20%, mas por lapso não monitorizei os parâmetros de seguida.entretanto também iniciei a fertilização com seachem flourish. passados 2dias fui fazer novos testes (sábado passado) e para meu espanto tinha amónia a 0mg/l, nitritos entre 0 e 0.05mg/l e nitratos a 0mg/l...com estes valores fiquei com a pulga atrás de orelha e dia seguinte voltei a testar de novo e os resultados foram os mesmos. hoje voltei a testar e continuo com amónia a 0mg/l, nitritos entre 0 e 0.05mg/l e nitratos entre 0 a 10mg/lposso concluir com isto que o ciclo está feito? outra questão prende-se com o valor de pH.tenho teste de gotas e tenho acesso a leitor digital da hanna e ambos batem um pelo outro..mais coisa menos coisa. a agua da torneira sai com pH 7.2 +/-no aquário este valor tem estado a variar dentro dos 7.3 a 7.4, ou seja, no aquário a agua esta a alcalinizar mas estabiliza por ali.já deixei agua da torneira com um pouco de areão de um dia para outro e o pH mantém o que sai da torneira.o tronco à partida acidificaria o pH. a única coisa que não testei foi a Dragon Stone, mas supostamente não altera nada.por isso, e resumindo, não sei o que raio estará dentro do aqua que me está a fazer subir o pH. não querendo entrar pela via dos químicos ou entrar em aventuras de fazer baixar o pH, que espécies poderei colocar com o pH que tenho?ahhh...relativamente aos restantes parâmetros: GH 6 a 7ºdGH, KH 3 a 4ºdKH e temperatura estável a 26ºC. peço desculpa pelo testamento, mas foi para tentar colocar-vos a par de tudo. Editado Dezembro 28, 2016 por SpiKiE
Miguel Simões Publicado: Dezembro 29, 2016 Publicado: Dezembro 29, 2016 Olá Spikie, Normalmente a amónia manifesta-se durante os primeiros 10 dias, mas cada caso é um caso... A dica da tua esposa está correcta, deve-se colocar uma espécie resistente +/- na terceira semana para ajudar a concluir o ciclo do azoto. Ciclo do Azoto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248841&p=1369557 Em relação aos testes, compraste novo ou é algo que já deve estar fora de validade? Os teste fora da validade perdem a precisão nos resultados. Tendo em conta as plantas que tens e as dimensões do teu aquário, pergunto-te se por acaso estás a pensar colocar Co2?, isto porque a injecção de Co2 é uma mais valia para as plantas e vai ajudar-te a baixar o pH e a mantê-lo num valor mais baixo. Cumps, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
SpiKiE Publicado: Dezembro 29, 2016 Autor Publicado: Dezembro 29, 2016 (editado) Viva Miguel, A minha dúvida em relação ao ciclo foi mais porque nao vi pico nenhum de amônia, mas também me pode ter passado pois só comecei a testar amônia ao 12° dia e apenas vi um valor diferente de 0 por volta dessa altura. Depois disso o teste sempre deu 0. E a outra questão foi ter nitritos entre 1 a 1.7 mg/l e nitratos entre 25 a 50mg/l e fazer TPA de +/- 20% e no dia seguinte ter tudo praticamente zerado. A TPA por si só não seria o suficiente para zerar, apenas diluir um pouco as concentrações. Os testes comprei novos, da marca Sera. Entretetanto levei um pouco de água a uma loja e fizeram-me os testes com testes de gotas da marca JBL. Os nitritos e nitratos deram um pouco mais altos que os meus mas nada de mais. Os meus resultados foram ~0.05mg/l de nitritos e ~10mg/l de nitratos. Na loja os nitritos deram entre 0.05 a 0.1mg/l e nitratos entre 10 a 20mg/l. Para já nao tenciono investir em CO2. Quem sabe mais pra frente. Editado Dezembro 29, 2016 por SpiKiE
Bringer Publicado: Janeiro 5, 2017 Publicado: Janeiro 5, 2017 Olá, Se já tem um mês e não fizeste nada errado - aparentemente não - isso está bom. Agora é ir controlando os nitratos e o pH uma vez por semana, antes da TPA semanal e pronto. Como o aquário é grande e tens pouca fauna, basta uma TPA de 20%; claro que se os nitratos ficassem elevados farias uma maior. Compra mais umas 3 corydoras iguais às que tens. Vais ver que o comportamento delas muda para melhor. Ah! Caso gostes, num aquário desse tamanho ficariam muito bem uns 7/8 nariz de bêbedo.
SpiKiE Publicado: Janeiro 11, 2017 Autor Publicado: Janeiro 11, 2017 Olá, Se já tem um mês e não fizeste nada errado - aparentemente não - isso está bom. Agora é ir controlando os nitratos e o pH uma vez por semana, antes da TPA semanal e pronto. Como o aquário é grande e tens pouca fauna, basta uma TPA de 20%; claro que se os nitratos ficassem elevados farias uma maior. Compra mais umas 3 corydoras iguais às que tens. Vais ver que o comportamento delas muda para melhor. Ah! Caso gostes, num aquário desse tamanho ficariam muito bem uns 7/8 nariz de bêbedo. Viva Bringer, mais uma vez obrigado pela resposta e desde já peço desculpa pela tardia "resposta". Segui o teu conselho e adicionei mais 3 corys iguais, tendo de momento 5. Reparei que elas (todas) ficaram bastante mais activas no que toca a vasculharem o fundo do aqua em vez de andarem em correrias pelo aqua todo. Ainda seguindo o teu primeiro conselho, investi num sistema CO2..eheh Está a funcionar faz amanha uma semana, consegui baixar o pH para ~6.8. As plantas deram um pulo enorme nesta semana Estou apenas a fertilizar com Seachem Flourish. Os últimos testes que tenho feito dão-me amónia e nitritos a 0.00mg/l e os nitratos dependem da altura do dia.. Só para termo de comparação fiz o teste de manha, antes do daylight, e tinha ~25mg/l e quando cheguei a casa do trabalho ainda apanhei a ultima hora do daylight e tinha os nitratos entre 0 a 10mg/l, ou seja, as plantas estão a fazer o trabalhinho delas. Tenho 8h de daylight, das 12h ás 20h e CO2 das 11h às 19h. Relativamente aos narizes de bêbado, são um peixe que por acaso admiro muito Terei que estudar esse cardume, mas quando falas em 7/8, é para inserir todos de uma vez...ou é para ir inserindo 2/3 de cada vez?
Bringer Publicado: Janeiro 12, 2017 Publicado: Janeiro 12, 2017 O aquário tem um tamanho razoável. Não haveria problema em colocares todos de uma vez. Mas podes colocar quatro primeiro e passado umas duas semanas adicionas mais três, por exemplo. Aconselho comprares uns quatro caridina multidentata, caso possas . Em relação às corydoras tens bons alimentos como por exemplo o Sera Viformo e pastilhas da Hikari.
JocaAlex Publicado: Janeiro 23, 2017 Publicado: Janeiro 23, 2017 Apenas um aparte SpiKie, a dragon stone faz efetivamente elevar um pouco o ph. Mas como tens um substrato que serve como tampão, tens uma segurança acrescida para poderes adicionar CO2. Todos esses valores mostram que tens a ciclagem completa, não te preocupes demais com valores mínimos, se fazes as TPA´s tudo aparenta estar bem.
Jose.Soares Publicado: Fevereiro 21, 2021 Publicado: Fevereiro 21, 2021 Boa noite, achei este tópico bastante interessante mas fiquei com dúvidas em relação ao ciclo do azoto. Se não temos peixes num aq plantado como vamos ter amónia? É que montei um aq à 1 semana e estou pensando em pôr 2 peixes para ajudar a começar o ciclo.
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Fevereiro 25, 2021 Publicado: Fevereiro 25, 2021 (editado) On 21/02/2021 at 23:43, Jose.Soares disse: Boa noite, achei este tópico bastante interessante mas fiquei com dúvidas em relação ao ciclo do azoto. Se não temos peixes num aq plantado como vamos ter amónia? É que montei um aq à 1 semana e estou pensando em pôr 2 peixes para ajudar a começar o ciclo. Coloca-se um pouco (muito pouco) de comida de peixes 1 ou 2 vezes por semana. Também se pode usar Amónia pura. Pôr peixes para fazer o ciclo não é só cruel, é completamente desnecessário. Editado Fevereiro 25, 2021 por João Cardoso (Kadoxu) Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Recommended Posts