Vera Santos Publicado Dezembro 27, 2016 Publicado Dezembro 27, 2016 Introdução: Todos nós que temos aquários plantados que de vez em quando acarretam com problemas de algas, até mesmo em aquários que não são plantados podem existir as malditas algas, se bem que, em certos casos até fiquem bem e dêem cor e um aspecto natural ao layout. Claro que num aquário plantado ou num aquário ao estilo de "nature aquarium" (aquascaping), teremos em conta um conjunto de variáveis que se podem traduzir em algas, mais tarde ou mais cedo. Não sendo especialista na área dediquei-me a alguma pesquisa e aqui deixo para vos ajudar. Como se trata de um assunto algo complexo, e as opiniões dividem-se, este artigo pode e deve ser actualizado. Assim conto com a vossa ajuda, e peço-vos que me corrijam nalgum erro, ou até mesmo alguma experiência vossa que aqui queiram partilhar, ou mesmo um tratamento que tenham feito onde tenham tido resultados positivos na extinção das algas nos vossos aquários. Conto com a vossa colaboração... Índice: Algas Filamentosas, Thread Algae Água verde, Green Water (Euglaena) Algas Castanhas (diatomáceas) Algas Fuzz BBA, Black Brush/Beard Algae (Rhodophyta) BGA, Algas esverdeadas e azuis, (Cyanobactérias) Cladophora GDA, Green Dust Algae Pontos verdes, Green Spot (Choleochaete orbicularis) Staghorn (Compsopogon sp.) Algas Filamentosas, Thread Algae Consistem em filamentos verdes e longos, podendo atingir 30cm de comprimento. Muitas vezes mistura-se entre musgos e é por vezes é mantida propositadamente como suplemento alimentar extra para os habitantes do aquário. Causas: Níveis excessivos de ferro – concentrações > 0.15 ppm Tratamento: Remoção manual – utilize uma escova de dentes para remover tanto quanto possível. Manter uma rotina regular de manutenção do aquário com trocas parciais de água semanais/quinzenais Reequilibrar Nutrientes – manter os níveis de nutrientes: N (10-20 ppm), P (0.5-2 ppm), K (10-20 ppm), Ca (10-30 ppm), Mg (2-5 ppm), Fe (.1ppm). Foto de Júnior M. Água verde, Green Water (Euglaena) A água verde é um organismo unicelular que contém clorofila a, b, mais carotenóides, dando-lhe uma coloração verde, mas não são consideradas plantas. Com mais de 40 géneros de Euglanóides e mil espécies, esta alga é uma das formas de vida mais abundante e comum no nosso planeta, sendo essencial para a cadeia alimentar. Infelizmente, ou felizmente, ninguém as quer em aquários, devido á estética. Causas: Aquário novo – normalmente aparecem logo após a montagem do aquário, pode ocorrer na instalação e no estabelecimento dos microorganismos (de nado livre que se alimenta de plâncton). Desequilíbrio de nutrientes – mantenha os níveis de nutrientes: N (10-20ppm), P(0,5-2ppm), K (10-20ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (0,1 ppm) . Medicamentos – Existem medicamentos que afectam, o filtro biológico dos aquários. Tratamento: Há uma série de tratamentos para a água verde: Apagão – deixe as luzes do aquário totalmente apagadas e evite qualquer luz ambiente por 5 dias. As plantas possuem reservas, podendo sobreviver por este período, as algas não. Micro filtro – filtros de partículas finas podem limpar a água. Esterilizador UV – uma das formas mais eficaz de combate será utilizando a luz ultravioleta. Alguns relatos dizem que a luz UV também afeta os nutrientes na coluna de água. Floculantes – agrupam pequenas partículas, permitindo que a filtragem mecânica as remova da água, aquaclear. Daphnia – Colocado em uma rede para criação, estas iram consumir as algas. Pequenas trocas parciais – fazer mudanças de água (5-10%) todos os dias até a água clarear. Nota do tradutor: Algumas plantas podem não tolerar um "apagão" de 5 dias. Pode-se desenvolver um micro-filtro utilizando um cartucho/refil de máquina de lavar roupa acoplado a uma bomba submersa. O uso do UV não deverá ser contínuo, devendo estar ligado somente se houver real necessidade ou preventivamente. Este método pode ser um tanto exaustivo, retirar 20-30% de água do aquário durante 3 ou 4 dias seguidos. Apenas evite trocas de água maior. Certifique-se de identificar e eliminar a fonte do problema, ou ele poderá persistir ou retornar. Foto de mano666 © Algas Castanhas (diatomáceas) Algas castanhas, ou diatomáceas, muitas vezes apresentam-se como uma lama castanha ou amarelada, cobre folhas de plantas e itens de hardscape. É raro ser vista num aquário totalmente estabelecido. Causas: Recém-tanque de configuração - Aquários que tenham sido montados recentemente são propensos a algas diatomáceas. O excesso de nutrientes - Sílica em particular parece ser a causa desta alga. Entre em contacto com a empresa de serviços públicos de água a fim de obter um relatório detalhando das concentrações de sílica na sua rede de água. Possivelmente lâmpadas velhas - Às vezes, as lâmpadas antigas podem incentivar o aparecimento de algas diatomáceas. Tratamento: Tempo - Esgotada a fonte de sílica na coluna de água, muitas vezes, desaparecem por conta própria. A remoção manual - sifão / raspar diatomáceas manualmente para remoção rápida. Equipa de limpeza - Otocinclus e Neritinas (caracóis) são fantásticos na limpeza de um aquário com diatomáceas. Eles ajudam com outros tipos de algas também. Foto de Thiago Oliveira ©️ Algas Fuzz Geralmente surgem em folhas de plantas, dando uma aparência um pouco difusa/felpuda nas suas bordas. Causas: Desequilíbrio de nutrientes – Mantenha os seguintes níveis de nutrientes: N (10-20ppm), P (0,5-2ppm), K (10-20ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (0,1 ppm) . Baixa de emissão de CO2 – Mantenha entre 20-30 ppm de concentração de CO2, conforme permitido pela fauna. Tratamento: Mantenha os níveis adequados de nutrientes e CO2. Comedores de algas – Comedor de algas siâmes (SAE), camarões Amano, Ottos e Molinésias normalmente comem esta algas. http://www.aquarismopaulista.com/wp-content/uploads/algae-fuzz.jpg BBA, Black Brush/Beard Algae (Rhodophyta) BBA, esta alga pode pertencer ao género das algas "vermelhas" na família das Rhodophytas. A maioria das algas desta família são marinhas, mas existem algumas espécies de água doce que teimam em atingir particularmente os aquários plantados. Esta alga pode apresentar tons de preto, castanho, vermelho ou verde, e pode rapidamente cobrir as suas plantas e hardscape se não estivermos atentos e não tomarmos as medidas acertadas. Causas: Desequilíbrio de nutrientes - Excesso potencial de N, P, Fe. Esforce-se por ter os seguintes níveis de nutrientes: N (10-20 ppm), P (0,5-2 ppm), K (10-20 ppm), Ca (10-30 ppm), Mg (2-5 ppm), Fe (0,1ppm). PH baixo - Neil Frank observou que os aquários de lagos africanos nunca têm BBA. Acredita-se que BBA prospera em ambientes ácidos, e infelizmente, é o que a maioria das plantas preferem. Tratamento: Aumentar CO2 - Isto vai estimular o crescimento das plantas, e deve ajudar as plantas a competir pelos nutrientes. Tratamento com Excel / H202 - Use uma seringa depois de identificar áreas afectadas. Em seguida, remova-as manualmente quando a alga ficar com tons cinza / branco. 1ML de Co2 líquido por 10L todos os dias por 4 dias. Desligar o filtro durante o processo, não mais de 30 minutos. Fazer tpa após o processo de 30%. A remoção manual - Use escova de dentes para remover o máximo possível. Tratamento com lixívia - Mergulhar os itens de hardscape ou plantas mais resistentes em solução de lixívia / água, usando uma proporção de 1:20. Antes de colocá-los de volta no aquário, verifique se o item está livre do odor a lixívia. Tratamento OxiClean - Mergulhar os itens afectados do hardscape numa solução de OxiClean, certificando-se que usa apenas o OxiClean original sem outros aditivos. Manter trocas parciais da água / esquema de fertilização adequado. Tpa's semanais ou quinzenais. Tpas de 30% a cada 3 dias Substituir iluminação no caso de t5 por eventualmente serem antigas. Diminuir fotoperiodo para 5h ou mesmo black out. Equipa de limpeza - comedores de algas siameses (SAE), e camarões Amano são conhecidos por comer esta alga. Cobre (não recomendado) - Há algícidas comerciais que contêm cobre e que são eficazes no combate á BBA, mas estes vão muito provavelmente matar as suas plantas, e invertebrados que mantenha no aquário. http://i1187.photobucket.com/albums/z383/Vera_Santos/Fotos%20de%20plantas%20para%20artigos/13715087_302581943410135_1963241633_n.jpg Foto de Tozé Nunes © Um bom artigo sobre esta alga pode ser encontrado aqui: http://www.thekrib.com/Plants/Algae/red-algae.html BGA, Algas esverdeadas e azuis, (Cyanobactérias) Embora muitas vezes referida como sendo uma alga, BGA é na verdade um lodo bacteriano que pode facilmente cobrir tudo no seu aquário em pouco tempo. Aparece como um revestimento verde, preto ou roxo, que quando retirada do aquário exala um cheiro desagradável. Como uma qualquer bactéria consumidora de nitrogénio, ela vai esgotar completamente qualquer quantidade disponível de nitrogénio na coluna de água. Causas: Nitrato baixo - usualmente presentes quando todo o nitrogénio/nitrato foi removido da coluna de água. Embora esta seja uma condição desencadeante, também é agravada pela própria bactéria usando qualquer nitrogénio remanescente. Excesso de matéria orgânica - Superalimentação, ou o excesso de matéria orgânica no seu aquário pode desencadear BGA. Lâmpadas antigas - Às vezes presente quando as lâmpadas não estão a emitir luz utilizável.Pode ser uma questão das suas plantas já não serem capazes de competir com as bactérias no consumo de nutrientes na coluna de água. A má circulação de água - A circulação é chave num aquário plantado de modo a que não haja "pontos mortos" não deixando que os nutrientes sejam consumidos localmente, mas sim por todo o aquário. Tratamento: Azitrimicina - 1 mg por cada litro de água nos 1º, 2º e 3º dias ao 5º dia, TPA de 33% (tratamento feito por mim com sucesso) Aumentar nitratos - dose até a sua concentração atingir aproximadamente os 5ppm. Adicionar plantas de crescimento rápido - Elas vão competir com as algas pelos nutrientes existentes. Blackout/Apagão - BGA não pode sobreviver sem luz. Tratamento Excel / H202 - Use uma seringa e injecte nas áreas problemáticas. Em seguida, remova manualmente os detritos mortos. Eritromicina - utilize este antibiótico na metade da dosagem recomendada para matar as bactérias na coluna de água. Mardel Labs ' Maracas contém eritromicina e tem sido utilizada de forma eficaz, sem prejudicar a maioria das plantas. Cladophora Cladophora é de longe das algas mais difíceis de remover do aquário. Tem a forma de lã verde, resistente e dura, e parece ser favorecida quando misturada com o substrato, e hardscape. Causas: Bolas de Cladophora - Sendo da mesma família que estas algas, podem às vezes ser portadoras de Cladophora para o seu aquário. Condições saudáveis - Infelizmente para uns e felizmente para outros, a Cladophora mantém-se nas mesmas condições de água saudável que outras plantas necessitam. Tratamento: A remoção manual - Use escova de dentes / pinças para remover o máximo possível. Tratamento Excel / H202 - Use uma seringa para aplicar nas áreas problemáticas do aquário. Factor sorte - Muito difícil 100% de remoção. I Fotos de Tomaz Minati ©️ GDA, Green Dust Algae GDA, é como que um filme verde "empoeirado" que aparece na superfície do vidro. É causada por zoo-esporos, e parece evitar agarrar-se no hardscape ou em folhas de plantas. Causa: Nenhuma causa concreta para GDA. Tratamentos: Ignore - GDA parece ter um ciclo de vida finito, de modo que se você permitir que ele seja executado ciclo completo sem raspar-lo a partir do vidro, deve endurecer, e cair depois de cerca de 21 dias. Após este tempo, retire qualquer restante GDA do vidro, e faça uma limpeza completa e mudança de água. Neritinas - podem ajudar a comer algumas GDA's no vidro, mas a abordagem acima provavelmente vai ter de ser utilizada para a remoção completa. http://guitarfish.org/images/posts/algae/diatom.jpg Pontos verdes, Green Spot (Choleochaete orbicularis) Green spot é muito comummente vista no vidro dos aquários, quando não se faz tpa's regulares, ou quando utilizamos um esquema de fertilização inadequado. Green spots também aparecem em folhas de longa duração, como Fetos de Java, Anúbias, Cryptocorynes e Bolbitus. Causa: Níveis baixos de Fosfato (PO4) - quase exclusivamente causados quando os níveis de fosfato estão esgotados. Tratamento: Remoção manual - Use uma lâmina de barbear para remover mais facilmente do vidro ou um cartão de débito. Dose de Fosfatos - Doseie PO4 numa concentração de 0.5 a 2.0 ppm. Neritinas - Podem ajudar a remover as manchas verdes das folhas, bem como, no vidro. Foto de Vera Basílio ©️ Staghorn (Compsopogon sp.) As algas de Staghorn são assim nomeadas pois sua ramificação assemelha-se aos chifres de um veado. Esta alga ramifica-se agarrada ás folhas das plantas e equipamentos.Os fios podem aparecer em cor branca, cinza ou verde. Causas: Desequilíbrio de nutrientes - Esforce-se para os seguintes níveis de nutrientes: N (10-20ppm), P (0.5-2ppm), K (10-20ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (.1ppm) . Baixo CO2 - Esforce-se para a concentração 20 a 30 ppm de CO2, conforme permitido pela fauna. Tratamentos: A remoção manual - Use escova de dentes para remover o máximo possível. Mudança da água - Manter agenda semanal / quinzenal mudança da água. Aumentar CO2 - Isso vai estimular o crescimento das plantas, e permitir uma competição saudável com as algas pelos nutrientes existentes na coluna de água. Tratamento com lixívia - Mergulhar os itens de hardscape ou plantas mais resistentes em solução de lixívia / água, usando uma proporção de 1:20. Antes de colocá-los de volta no aquário, verifique se o item está livre do odor a lixívia. Tratamento OxiClean (hipoclorito de sódio) - Mergulhe hardscape e plantas numa solução de OxiClean, certificando-se de que você use somente o OxiClean original sem outros aditivos. Manter o esquema de dosagem de macro-nutrientes (NPK) adequado. Nota: A maioria dos peixes e invertebrados não comem estas algas. Foto em i.ytimg.com Staghorn https://fishlab.com/staghorn-algae/ Referências e fontes: Artigo original: http://www.guitarfish.org/algae - Kris Weinhold Aquatic Plant central Thread Aquatic Plant central - Algae Finder AquaticScape Fighting Algae With hidrogen Peroxide The Speptical Aquarist Adaptado, traduzido por Vera Basílio dos Santos © Copyright 2023 © 1 5 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Vera Santos Publicado: Julho 25, 2020 Autor Publicado: Julho 25, 2020 Identify and Destroy Staghorn Algae Foto de Vera Basílio Santos What is Staghorn algae? Is Staghorn algae harmful to fish? Is Staghorn algae harmful to plants? What is the cause of Staghorn algae? How do you get rid of Staghorn algae? What is Staghorn algae? It’s easy to see why this algae is named after the antlers of a male deer. The branching growth of Staghorn algae would not look out of place on the head of a deer. Healthy Staghorn algae is typically a dark gray (almost brown), light gray or white color. However, this algae can look slightly green depending on your lighting setup. Don’t be fooled by the color, Staghorn algae is actually a member of the red algae family. Staghorn algae most commonly grows on plants, although I have seen cases where it attached itself to rocks, aquarium decorations and even a filter pipe. You can identify Staghorn algae by its branching growth. It starts out looking like a sapling in fall – you know, the ones that lose their leaves… …So tiny, it can easily be missed among the much larger plants in your aquarium. But as Staghorn algae grows, it becomes a bit more spindly… As Staghorn algae continues to grow, it can completely cover a surface. When this happens, it almost looks like an old, messy beard… And outside of the water, Staghorn algae still looks like antlers! Don’t be confused with… Staghorn algae is often confused with black beard algae. And, I can understand why – fully grown Staghorn algae looks like a wiry beard. In fact, it often looks more like a beard than black beard algae does. So, how do you tell the two apart? Let’s compare the two during their early stages of growth… In the blue circle, you have black beard algae, resembling the tightly packed clusters of bristles you find on a makeup brush. Staghorn algae, circled in red, looks more like the antlers of a male deer – hence the name. When fully grown, the two also look quite different, but unless you compare them side by side, it’s easy to see where the confusion comes from. Fully grown black beard algae, on the left, is dense and bushy while Staghorn algae, on the right, is sparse and wiry. Think you have black beard algae in your tank? Check out our black beard algae guide – with pictures and instructions on how to get rid of it! Is Staghorn algae harmful to fish? Nope, Staghorn algae does not represent a danger to your fish. In fact, if you let your Staghorn algae grow to ridiculous proportions, many fish and shrimp explore its long and bristly growth. Plants on the other hand… Is Staghorn algae harmful to plants? Yes, but not directly. In fact, in its early stages of growth, Staghorn algae is hardly a bother at all. But as it grows, Staghorn algae will compete with your plants for nutrients. Any nutrients that the Staghorn algae consumes are not being used by your aquarium plants. Also, if you leave Staghorn algae to grow thick enough, it can block out light from any plants that are unlucky enough to be underneath it. And if you know about photosynthesis, you are fully aware that light is vital for most aquarium plants to survive. Without it, they die. So yeah, an uncontrolled spread of Staghorn algae can be particularly dangerous to plants in your aquarium. What is the cause of Staghorn algae? It almost feels like Staghorn algae appears by magic. One day your aquarium is algae free, and the next your plants have a gray fuzz growing over them. There are three common causes of Staghorn algae… 1. Low CO2 It is almost universally agreed that low CO2 levels are the primary cause of Staghorn algae appearing. If your CO2 levels are too low or fluctuating, you are creating the perfect environment for Staghorn algae to grow. It could be your CO2 canister is running low, there is a blockage, a leak, or you are not injecting the correct amount. Don’t run a CO2-injected tank? Introduce CO2 to your aquarium by dosing with Seahchem Flourish Excel, which is a simple additive that provides your plants with a source of carbon, and, as I discuss later, can kill Staghorn algae. 2. Poor water circulation Okay, so maybe your CO2 levels are just fine. But if you don’t have good water circulation, it’s not going to be able to flow around your entire tank. You see, it’s entirely possible that the Staghorn algae outbreak that you are experiencing is growing in a dead zone. Products such as power heads have been specifically designed to improve water flow by giving it an extra push around your aquarium. 3. Too much light If your aquarium has more light than your plants can use, Staghorn algae will happily take over. Do you leave your aquarium light on for long periods of time? Maybe you never turn it off. If so, you are basically encouraging an algae bloom! Reducing the amount of light that shines on your aquarium can slow or even stop Staghorn algae from appearing altogether. But don’t shroud your tank in darkness just yet. You still want to make sure that there is enough light for healthy growth of your aquarium plants. You can use a plug-in aquarium timer to automatically turn your lights on and off each day. It sure beats doing it manually – something that you will certainly forget to do. Check out our detailed guide on aquarium timers for more information, including which timer is best for your aquarium. How do you get rid of Staghorn algae? In addition to balancing your lighting and CO2, there is one product above all others that I recommend for combatting Staghorn algae… Seachem Flourish Excel… Not only does it kill Staghorn algae, but it will improve the growth of other plants in your aquarium. This will be especially noticeable if you don’t inject CO2. Using it is simple – just follow the instructions and make sure that your water flow is adequate to deliver Excel to every corner of your tank. In under a week, you should notice the Staghorn algae beginning to die. As Staghorn algae dies, it turns a red or pink color. Not noticing any change or want quicker results? Spot treating is the way to go – it can completely kill Staghorn in as few as two days. Spot treating involves using a pipette or syringe to apply Seachem Excel Flourish directly to the algae. Daily spot dosing kills Staghorn algae fast. It’s a more extreme treatment, but it has proven to kill Staghorn algae time and time again! Don’t believe me? See for yourself… Below you see Staghorn algae before being treated with Excel. Continued spot dosing saw this outbreak clear up for good! I personally love the fact that Staghorn algae changes color to red when it dies – it lets you know which areas you missed. Staghorn algae eaters Red Cherry Shrimp nibbling on staghorn algae Wouldn’t it be great if you could just add a fish to your tank and have it get rid of the Staghorn algae for you? At the time of writing this, I have not found a species of fish, shrimp or snail that will consistently eat Staghorn algae. While your shrimp might nibble on it here and there, they won’t eat it to the point that it is eradicated. However, after Staghorn algae dies, it is not uncommon to see shrimp feast upon its remains. If only they would eat the live stuff! Conclusion While it may not be harmful to fish, Staghorn algae can definitely have a negative impact on your plants. Not to mention that it looks ugly! However, by taking proper care of your tank, you can prevent Staghorn algae from appearing in the first place. Referências : © FishLab 2019 - All Rights Reserved As algas Staghorn ( Compsopogon sp.) Pertencem ao grupo das algas vermelhas. Eles são fáceis de diagnosticar, pois seu hábito de crescimento se parece um pouco com os chifres de um veado. Eles mostram diferentes tons de cinza. Se você mergulhar um pedaço dessas algas em álcool, ele assumirá uma cor vermelha. As algas Staghorn são geralmente encontradas na decoração de aquários, equipamentos técnicos e nas margens das folhas das plantas aquáticas. Eles são difíceis de remover manualmente. Essas algas parecem pouco atraentes para a maioria dos animais de aquários que comem algas. Razões comuns Nos tanques plantados que são fornecidos com fertilizantes líquidos, o aparecimento dessas algas geralmente é um indicador de overdose do fertilizante de ferro. Se puder teste de forma, a verificar a quantidade de ferro dissolvido na água. Apontar para 0,05 a 0,1 mg / l de ferro (Fe). Se o teste tiver uma leitura mais alta por um longo período, isso significa que o fertilizante está com uma overdose. O teor de ferro não deve ser permanentemente mensurável se você usar fertilizantes fracamente quelatados. Os nutrientes contidos nesses fertilizantes são absorvidos pelas plantas muito rapidamente e, portanto, desaparecem da água logo após a adição. Contanto que seus planos aquáticos não mostrem sinais de deficiências (como dicas de brotos brancos), você poderá reduzir a quantidade de fertilizante adicionada passo a passo. Além disso, as plantas devem receber grandes quantidades de CO3 e macronutrientes ( NPK ) de maneira equilibrada. Se um desses elementos estiver com pouca oferta, o crescimento das plantas é limitado, de acordo com a lei mínima da Liebig, e os nutrientes não utilizados, como ferro e oligoelementos, podem se acumular. É possível que esse suprimento desequilibrado de nutrientes seja responsável pelo aumento do crescimento de algas vermelhas, como o staghorn e as escovas ou as barba. A seguir, você pode encontrar uma lista de valores-alvo para cada nutriente da planta: Um teor de CO 2 de aproximadamente 20-30 mg / l, mensurável por um teste permanente com agente de teste 10 a 25 mg / l de nitrato (NO 3 ) 5 a 10 mg / l de potássio (K) 0,1 a 1 mg / l de fosfato (PO 4 ) > 10 mg / l de magnésio (Mg) Como desequilíbrios de nutrientes podem resultar da manutenção negligente, gostaríamos de apontar a importância de trocas regulares de água. Recomendamos que você altere cerca de 50% do volume do aquário por semana. Isso evita o acúmulo de nutrientes e outras substâncias. Controle de algas staghorn Você teve problemas com algas staghorn no seu aquário? Pode utilizar por exemplo Easy Carbo. Segundo o fabricante, você pode adicionar 1 a 2 ml deste produto por 50 l de água do aquário. Depois de alguns dias, as algas staghorn terão uma cor branca ou rosa. Se eles mostrarem essa descoloração, você poderá interromper o tratamento. As algas mortas são comidas por camarões e outros habitantes do aquário. Se essa medida não for útil, você poderá tratar diretamente as algas com o produto novamente ou com peróxido de hidrogénio. seguindo o método de nebulização. Este método não trata todo o tanque com um algicida, mas lida com populações menores de algas locais. Com. A utilização de uma simples seringa, de forma mais localizada. O remédio é aplicado às algas no aquário sob a água, chamamos isso de "nebulização" e o método é correspondentemente chamado de "método de nebulização". Para isso, retire a quantidade de líquido necessária para o tratamento do volume do seu tanque na seringa. Se a quantidade for maior que o volume da seringa, você precisará repetir esse processo no decorrer do tratamento. Para que o remédio entre em vigor, a corrente no aquário precisa ser a mais fraca possível. Coloque o plugue nos filtros e bombas antes de começar. Então você pulveriza o líquido sob a água diretamente nas áreas onde as algas crescem. Tenha certeza absoluta de que você não bate em plantas ou animais com o líquido, pois eles podem sofrer danos! Especialmente musgos como Riccardia sp. (musgo de coral) ou Riccia fluitans (erva-do-fígado) são muito sensíveis, e o contato direto com algicidas pode ter efeitos muito negativos. Após alguns minutos, durante os quais o remédio entra em vigor, o filtro e / ou as bombas são novamente conectados. Repita esse tratamento uma vez ao dia por três a quatro dias seguidos. Isso é suficiente na maioria dos casos e danificará significativamente as algas. Caso contrário, basta repetir o tratamento. Idealmente, você fará uma pausa por dois dias para dar ao sistema ecológico do seu tanque algum tempo para se recuperar. Tipos de algas Por nebulização, a maioria dos tipos de algas no aquário (algas vermelhas, verdes e azuis e verdes) pode ser controlada localmente. Recomendamos especialmente essa medida para algas que não são bem consumidas por algívoros e que são difíceis de remover manualmente, como por exemplo algas de barba negra ou de escova , algas staghorn ou Cladophora sp. . Algas vermelhas como algas staghorn ou brush se tornarão brancas ou rosadas por alguns dias em tratamento, o que é um sinal claro de que elas estão morrendo. Assim que notar essa descoloração, você pode interromper o tratamento. As algas verdes tendem a reagir muito mais lentamente, e danos significativos só podem ser visíveis depois de uma semana. Por via de regra, os devoradores de algas, como o camarão Amano, devorarão as algas pouco a pouco depois de terem morrido. Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
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