Recommended Posts

Publicado

Ola a todos, penso ser na sequência da alteração efetuada ao meu setup, e ter de fazer o ciclo,

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?/topic/253381-Renovação-do-setup40l

os meus peixinhos estiveram numa especie de hotel.

3708506c059dd4f544e310cea156265e.jpg

Devido talvez ao stress, e as condições do hotel talvez, os meus guppys (foram os últimos a serem introduzidos) e agora tambem o tetra fantasma vermelho...ganharam ictio!

Rapidamente fiz uma pesquisa, coloquei os guppys (que foram os primeiros) novamente no hotel e coloquei uma colher de cha de sal fino para cada litro.

O hotel é pequeno não quis arriscar e só pus duas....subi a temperatura para os 28° não consegui mais...deixei-os um dia...e no dia seguinte tinham poucos pontos, quase nenhuns...mas como li que são invisíveis e podem contaminar até o areão fui comprar anti-ictio da tropical (não havia em mais nenhuma loja).

Ontem (26 Dezembro) iniciei o primeiro dia. As instruções é 10ml para 30l para o 1dia, 2 e 3 dias 5ml para 30l..após o tratamento se a doença persistir substitua 10% de tpa e repita o tratamento.

Há li por ai quase um mês de tratamento...alguem pode dar-me ao certo como curar isto? Não queria que isto propagar-se.

Também li que durante o tratamento é uma ajuda não fazer luz. Então e as plantas??

Podem ajudar-me?

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

Publicado:

Tens vários tratamentos para o ictio:

FAQ_Doenças: Prevenção, Sintomas, Causas e possíveis tratamentos!

Penso que não seja necessário apagares a luz, pelo menos sempre que tive esse problema não apaguei, e passou na mesma. qual é o fotoperiodo que estás a fazer???

PS: Da tropical qual deles é que compraste?? Nunca usei, atenção á bula.

E atenção ao sal, lá em cima também fala nos tratamentos com sal, nunca utilizei sal para tratar de ictio, não te sei dar feedbadck, sobre isso. Acho preferível é fazer banhos de sal a cada peixe e não juntá-lo com o remédio da tropical.

• Votar + 1
Publicado: (editado)

Tens vários tratamentos para o ictio:

FAQ_Doenças: Prevenção, Sintomas, Causas e possíveis tratamentos!

Penso que não seja necessário apagares a luz, pelo menos sempre que tive esse problema não apaguei, e passou na mesma. qual é o fotoperiodo que estás a fazer???

PS: Da tropical qual deles é que compraste?? Nunca usei, atenção á bula.

E atenção ao sal, lá em cima também fala nos tratamentos com sal, nunca utilizei sal para tratar de ictio, não te sei dar feedbadck, sobre isso. Acho preferível é fazer banhos de sal a cada peixe e não juntá-lo com o remédio da tropical.

Sim o tratamento de sal fiz no hotel...ainda não tinha o anti ictio. E fiz só aos guppys que eram os que estavam mais atacados.

Quando fui a loja (fui a duas) comprei o anti ictio e a funcionária disse para voltar a por os guppys no aqua e fazer o tratamento todos juntos, porque o ictio podia já estar no aqua.

No aqua tou das 16h-00h.

Ontem fiz a primeira dose...

77e4e86a880ceb9840078e9ef7661ba5.jpg

Editado por Patricia9031
Publicado: (editado)

Bom dia malta.

Ora bem, tive até às 3h da manhã a pesquisar...lol

E já li o teu artigo inteirinho. Muito obrigada.

Tive ontem até às 3h acordada a pesquisar.

Já aprendi que tenho que isolar primeiro os novos inclinos para prevenir futuras pragas. E com toda a lógica.

Agora em relação ao meu tratamento. Realmente não consegui comprar outro, e tou a fazer o tropical.

Vou no 3°...

Segundo a bula, no 4°dia se verificar ainda ictio fazer tpa 10% e voltar a repetir o tratamento.

O que tenho verificado...

Temperatura está nos 30°, já houve uma baixa do guppy macho (estava bastante atacado) e um cardinal (este talvez foi a temperatura)

Elas (as guppys) que estão com ictio, não saiem escondidas ao pé do termostato.

A restante fauna está bem.

E a flora não sei ate que ponto não vai sentir o tratamento e a temperatura, não?

Também fiquei com uma dúvida em relação ao fotoperíodo, eu faço 8h, das 16h até a meia noite (hora que esta a familia em casa). Fiquei na dúvida se faço 8 ou se faço 12h.

Editado por Patricia9031
Publicado:

Não fazes nada 12h, no máximo 8h.

Claro que para certa flora não é muito bom os 30º mas não vês melhoras nenhumas?? Nas gupyys que sobram com o problema??

• Votar + 1
Publicado:

Não fazes nada 12h, no máximo 8h.

Claro que para certa flora não é muito bom os 30º mas não vês melhoras nenhumas?? Nas gupyys que sobram com o problema??

Sim vejo melhoras, já não tem ictio. Agora é baixar a temperatura e introduzir o carvão activado. Por quanto tempo vera?

Obg