Recommended Posts

Publicado

Boa tarde.

Estou com um problema no meu aquário de 50 Litros no que diz respeito à filtragem. Este é um aquário plantado e comunitário.

Neste aquário tenho um filtro interno de 320 l/h, que neste momento está a trabalhar mal e a carcaça já está toda partida.

Tenho um filtro externo Eheim 2215, de 640 l/h e que queria utilizar neste aquário.

As questões que eu tenho acerca desta alteração são:

1 - Como devo proceder à climatização/adaptação deste filtro aos parâmetros do aquário?

2 - A capacidade deste filtro é excessiva para o aquário em questão?

3 - Que matérias filtrantes, esponjas, etc aconselham?

Cumprimentos a todos,

José Nunes

Publicado:

Olá,

Convém teres o interno a trabalhar um mês após colocares o externo.

De facto pode ter um caudal exagerado; algo que pode ser resolvido com uns lily pipes e/ou regulando as torneiras.

Bem, cada um tem as suas ideias.

Eu tenho (de baixo para cima):

Algumas cerâmicas (apenas uma camada)

Esponja azul

Maior quantidade de cerâmicas Siporax

Esponja azul

Cerâmicas Siporax Mini

"Lã" branca fina

Quando coloco a almofada de carvão, fica antes da "lã" branca.

Publicado: (editado)

Viva.

Desde já obrigado pela ajuda.

Regulando as torneiras não trará nenhum efeito de esforço para a bomba do filtro?

Eu as esponjas e lã já tenho, só me falta mesmo as cerâmicas. Já vi também quem use as bio balls.

O que eu pensei também antes de instalar o filtro no aquário foi aproveitar alguma água das tpa para um balde e por o filtro a trabalhar com esta, durante uns dias. Valerá a pena?

Editado por jNuNeS-_-
Publicado:

A torneira de entrada pode ficar quase toda aberta.

A torneira de saída ficará um pouco menos aberta.

Assim nunca há o perigo de o rotor trabalhar em seco.

Em todo o caso espera por outras opiniões.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas.

Entretanto desisti da ideia de usar este filtro e acabei por o vender.

Como tal, ando a pesquisar acerca de outras soluções, e penso que vou optar por interno novamente.

Um dos que vi foi o Eheim Pickup 60. Pelo que vi, dá para aquários até 60 litros e tem regulação do caudal de saida, que para o aquário que é plantado se torna vantajoso.

Será uma boa aposta?

Outra questão, será que posso usar a entrada de ar que o filtro tem para ligar diretamento o sistema de co2 que tenho, de forma a otimizar a difusão do mesmo?

Cumprimentos a todos,

José Nunes

• 4 semanas depois...
Publicado:

Viva.

Um Fluval C4 de cascata será excessivo para o aquário?

o Filtro é indicado para aquários de 150L para cima.

Esquece as Indicação das marcas. O eheim era excelente para esse aquário pena que o tenhas vendido. Compra o filtro por cima nunca esse pickup interno. Evita filtros internos são muito fracos e de manutenção difícil que obriga a meter sempre as mãos no aqua. Mete o fluval se é essa a tua escolha mas eu ia para o modelo acima ou um jbl 701 ou equivalente.

Tenho um jbl 401 em 50lts e é muito pouco em quantidade de matérias e circulação.

"Tapatalking"

Editado por S.S.

Viva.

É verdade, já me arrependi de o ter vendido, mas também o fiz com a intenção de juntar mais algum dinheiro e comprar alguma coisa que tivesse as características mais indicadas para o aquário.

O orçamento que tenho para gastar são 60€. Por este preço, já vi os Eheim classic 150/250. O JBL 701 já é um pouco a cima do que quero gastar neste momento.

Vi também o Sera Fil Bioactive 130.

"EDITED"

Entretanto encontrei também um Fluval 106 dentro do orçamento (novo).

Dentro destes filtros e do orçamento que pretendo gastar, ficarei servido com alguma das opções?

Cumprimentos e obrigado por todas as opiniões.

Editado por jNuNeS-_-
Publicado:

Viva.

Reservei o Fluval 106, pois pareceu-me um bom negócio tanto para o preço como para o aquário.

Fiz uma boa escolha?

Publicado:

Boas.

Entretanto já chegou o filtro.

Para o por a funcionar devo manter o interno durante uma semana a funcionar juntamente com o novo ou posso passar o conteúdo do interno (esponja e matérias filtrantes/cerâmicas) para o novo?

Será necessário usar líquidos de arranque para a cultura de bactérias?

Publicado:

Boas jNuNeS

Se dá para pores tudo do filtro velho,para

o novo,como tu dizes,deves sim colocares

tudo,e ficar já o novo a trabalhar,porque a

sim não perdes o ciclo do azoto,e as bacterias

não morrem,mas sabes que neste hobby,ter

calma,muita calma,e a forma de tudo poder

correr bem.

Comp: Álvaro Silva

Boas Alvaro.

Obrigado pela opinião.

Exatamente por essa razão que perguntei antes de fazer alguma coisa. O filtro interno tem um saco de sera siporax mini e uma esponja normalíssima.

A minha ideia seria colocar a esponja junto das esponjas do filtro novo e o saco das cerâmicas no compartimento das cerâmicas novas.

Penso que os riscos serão reduzidos ao fazer desta forma.

Eventualmente posso sempre ligar o novo e deixar o interno durante um tempo a funcionar em simultâneo, mas é claro que preferia colocar já o novo e tirar o velho.

Editado por jNuNeS-_-
Publicado:

Boas jNuNeS

Podes juntar as que estão no filtro velho,e juntares

mais cerâmicas novas,se o filtro comportar com

mais,e ficar logo a trabalhar,e tiras o velho,e menos

uma coisa a ocupar espaço no aquário.

Comp: Álvaro Silva

• 2 semanas depois...
Publicado:

Viva.

Entretanto já coloquei o novo filtro a funcionar.

Juntei a esponja e as cerâmicas do filtro interno ao filtro novo.

Até agora parece tudo normal, mas não tenho testes para ver os niveis de amónia. O aquário está densamente plantado, por isso penso que as plantas devem ajudar a estabilizar os niveis nesta transição.

Entretanto coloquei a funcionar a nova calha de led que fiz e tenho uma dúvida de quando poderei ou não iniciar a injeção de co2. Só não o fiz por causa de ter ligado o filtro novo e achar que deveria deixar estabilizar o aquário.

Cumprimentos.

• 2 meses depois...
Publicado:

Viva.

Depois de uns meses a utilizar o filtro concluo que foi uma boa compra.

Neste momento estou a pensar em comprar um reator para o co2. A questão está na compatibilidade com as mangueiras deste filtro, que são de plástico, estilo máquina de lavar roupa.

Será que não terei problemas com a instalação do reator do co2 ou devo ponderar outra solução?

Cumps,

José Nunes