jNuNeS-_- Publicado Dezembro 18, 2016 Publicado Dezembro 18, 2016 Boa tarde. Estou com um problema no meu aquário de 50 Litros no que diz respeito à filtragem. Este é um aquário plantado e comunitário. Neste aquário tenho um filtro interno de 320 l/h, que neste momento está a trabalhar mal e a carcaça já está toda partida. Tenho um filtro externo Eheim 2215, de 640 l/h e que queria utilizar neste aquário. As questões que eu tenho acerca desta alteração são: 1 - Como devo proceder à climatização/adaptação deste filtro aos parâmetros do aquário? 2 - A capacidade deste filtro é excessiva para o aquário em questão? 3 - Que matérias filtrantes, esponjas, etc aconselham? Cumprimentos a todos, José Nunes
Bringer Publicado: Dezembro 18, 2016 Publicado: Dezembro 18, 2016 Olá, Convém teres o interno a trabalhar um mês após colocares o externo. De facto pode ter um caudal exagerado; algo que pode ser resolvido com uns lily pipes e/ou regulando as torneiras. Bem, cada um tem as suas ideias. Eu tenho (de baixo para cima): Algumas cerâmicas (apenas uma camada) Esponja azul Maior quantidade de cerâmicas Siporax Esponja azul Cerâmicas Siporax Mini "Lã" branca fina Quando coloco a almofada de carvão, fica antes da "lã" branca.
jNuNeS-_- Publicado: Dezembro 18, 2016 Autor Publicado: Dezembro 18, 2016 (editado) Viva. Desde já obrigado pela ajuda. Regulando as torneiras não trará nenhum efeito de esforço para a bomba do filtro? Eu as esponjas e lã já tenho, só me falta mesmo as cerâmicas. Já vi também quem use as bio balls. O que eu pensei também antes de instalar o filtro no aquário foi aproveitar alguma água das tpa para um balde e por o filtro a trabalhar com esta, durante uns dias. Valerá a pena? Editado Dezembro 18, 2016 por jNuNeS-_-
Bringer Publicado: Dezembro 18, 2016 Publicado: Dezembro 18, 2016 A torneira de entrada pode ficar quase toda aberta. A torneira de saída ficará um pouco menos aberta. Assim nunca há o perigo de o rotor trabalhar em seco. Em todo o caso espera por outras opiniões.
jNuNeS-_- Publicado: Dezembro 27, 2016 Autor Publicado: Dezembro 27, 2016 Boas. Entretanto desisti da ideia de usar este filtro e acabei por o vender. Como tal, ando a pesquisar acerca de outras soluções, e penso que vou optar por interno novamente. Um dos que vi foi o Eheim Pickup 60. Pelo que vi, dá para aquários até 60 litros e tem regulação do caudal de saida, que para o aquário que é plantado se torna vantajoso. Será uma boa aposta? Outra questão, será que posso usar a entrada de ar que o filtro tem para ligar diretamento o sistema de co2 que tenho, de forma a otimizar a difusão do mesmo? Cumprimentos a todos, José Nunes
jNuNeS-_- Publicado: Janeiro 20, 2017 Autor Publicado: Janeiro 20, 2017 Viva. Um Fluval C4 de cascata será excessivo para o aquário? o Filtro é indicado para aquários de 150L para cima.
S.S. Publicado: Janeiro 20, 2017 Publicado: Janeiro 20, 2017 (editado) Esquece as Indicação das marcas. O eheim era excelente para esse aquário pena que o tenhas vendido. Compra o filtro por cima nunca esse pickup interno. Evita filtros internos são muito fracos e de manutenção difícil que obriga a meter sempre as mãos no aqua. Mete o fluval se é essa a tua escolha mas eu ia para o modelo acima ou um jbl 701 ou equivalente. Tenho um jbl 401 em 50lts e é muito pouco em quantidade de matérias e circulação. "Tapatalking" Editado Janeiro 20, 2017 por S.S. OTS - "OscarLand" 400lts
jNuNeS-_- Publicado: Janeiro 21, 2017 Autor Publicado: Janeiro 21, 2017 (editado) Viva. É verdade, já me arrependi de o ter vendido, mas também o fiz com a intenção de juntar mais algum dinheiro e comprar alguma coisa que tivesse as características mais indicadas para o aquário. O orçamento que tenho para gastar são 60€. Por este preço, já vi os Eheim classic 150/250. O JBL 701 já é um pouco a cima do que quero gastar neste momento. Vi também o Sera Fil Bioactive 130. "EDITED" Entretanto encontrei também um Fluval 106 dentro do orçamento (novo). Dentro destes filtros e do orçamento que pretendo gastar, ficarei servido com alguma das opções? Cumprimentos e obrigado por todas as opiniões. Editado Janeiro 21, 2017 por jNuNeS-_-
jNuNeS-_- Publicado: Janeiro 22, 2017 Autor Publicado: Janeiro 22, 2017 Viva. Reservei o Fluval 106, pois pareceu-me um bom negócio tanto para o preço como para o aquário. Fiz uma boa escolha?
jNuNeS-_- Publicado: Janeiro 24, 2017 Autor Publicado: Janeiro 24, 2017 Ninguém me dá a opinião se a compra foi ou não boa?
Vera Santos Publicado: Janeiro 25, 2017 Publicado: Janeiro 25, 2017 Se é para um aquário de 50L acho que foi boa compra, é uma boa marca. Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
jNuNeS-_- Publicado: Fevereiro 1, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2017 Boas. Entretanto já chegou o filtro. Para o por a funcionar devo manter o interno durante uma semana a funcionar juntamente com o novo ou posso passar o conteúdo do interno (esponja e matérias filtrantes/cerâmicas) para o novo? Será necessário usar líquidos de arranque para a cultura de bactérias?
Alvaro Silva Publicado: Fevereiro 1, 2017 Publicado: Fevereiro 1, 2017 Boas jNuNeS Se dá para pores tudo do filtro velho,para o novo,como tu dizes,deves sim colocares tudo,e ficar já o novo a trabalhar,porque a sim não perdes o ciclo do azoto,e as bacterias não morrem,mas sabes que neste hobby,ter calma,muita calma,e a forma de tudo poder correr bem. Comp: Álvaro Silva
jNuNeS-_- Publicado: Fevereiro 2, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2017 (editado) Boas Alvaro. Obrigado pela opinião. Exatamente por essa razão que perguntei antes de fazer alguma coisa. O filtro interno tem um saco de sera siporax mini e uma esponja normalíssima. A minha ideia seria colocar a esponja junto das esponjas do filtro novo e o saco das cerâmicas no compartimento das cerâmicas novas. Penso que os riscos serão reduzidos ao fazer desta forma. Eventualmente posso sempre ligar o novo e deixar o interno durante um tempo a funcionar em simultâneo, mas é claro que preferia colocar já o novo e tirar o velho. Editado Fevereiro 2, 2017 por jNuNeS-_-
Alvaro Silva Publicado: Fevereiro 2, 2017 Publicado: Fevereiro 2, 2017 Boas jNuNeS Podes juntar as que estão no filtro velho,e juntares mais cerâmicas novas,se o filtro comportar com mais,e ficar logo a trabalhar,e tiras o velho,e menos uma coisa a ocupar espaço no aquário. Comp: Álvaro Silva
jNuNeS-_- Publicado: Fevereiro 12, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2017 Viva. Entretanto já coloquei o novo filtro a funcionar. Juntei a esponja e as cerâmicas do filtro interno ao filtro novo. Até agora parece tudo normal, mas não tenho testes para ver os niveis de amónia. O aquário está densamente plantado, por isso penso que as plantas devem ajudar a estabilizar os niveis nesta transição. Entretanto coloquei a funcionar a nova calha de led que fiz e tenho uma dúvida de quando poderei ou não iniciar a injeção de co2. Só não o fiz por causa de ter ligado o filtro novo e achar que deveria deixar estabilizar o aquário. Cumprimentos.
jNuNeS-_- Publicado: Maio 1, 2017 Autor Publicado: Maio 1, 2017 Viva. Depois de uns meses a utilizar o filtro concluo que foi uma boa compra. Neste momento estou a pensar em comprar um reator para o co2. A questão está na compatibilidade com as mangueiras deste filtro, que são de plástico, estilo máquina de lavar roupa. Será que não terei problemas com a instalação do reator do co2 ou devo ponderar outra solução? Cumps, José Nunes
Recommended Posts