edubernardo Publicado Dezembro 16, 2016 Publicado Dezembro 16, 2016 Olá a todosTenho uma questão que me intriga relativa aos meus camarões Red Cherry.Mantenho há vários anos, e sempre no mesmo aquario, uma população de Red Cherry. Este aquario não tem peixes e tem apenas os camarões. As femeas desta estirpe são super vermelhas e grandes e os machos são pequenos e quase transparentes. Até aqui nada de novo.Recentemente montei 2 aquarios com peixes comunitários e resolvi colocar lá alguns casais destes Red Cherry.Em ambos os aquarios os machos, que sempre foram transparentes, pequenos e quase sem côr, cresceram até ao tamanho das femeas e mudaram a côr para castanho chocolate! As femeas mantêm a coloração vermelha intensa.A mudança de côr nos machos demorou cerca de 2 semanas até ficarem com esta côr.Aqui está um vídeo onde mostro 3 destes camarões nos 2 aquarios de que falei:1º Femea RedCherry vermelho intenso2º Macho RedCherry que cresceu e mudou de côr de transparente para castanho3º Macho RedCherry em outro aquario que também mudou de côr e este cresceu para um tamanho que nunca vi... Deve andar pelos 3 cm e aparenta estar novamente a mudar de casca! Dêem p.f. a vossa opinião.O que poderá ter causado esta mudança?ObrigadoAbraçosEduardo Bernardo
Tugz Publicado: Dezembro 16, 2016 Publicado: Dezembro 16, 2016 O que ai tens é uma femea que degenerou em var wild
edubernardo Publicado: Dezembro 16, 2016 Autor Publicado: Dezembro 16, 2016 Olá E também mudou de sexo? É que isto aconteceu a todos machos que mudei de Aquario. E foi apenas nos machos...
José Prada Publicado: Dezembro 16, 2016 Publicado: Dezembro 16, 2016 Boas, Quanto à cor, é normal eles ficarem com tonalidades diferentes, dependendo dos parâmetros da água, da comida fornecida e até da luz com que são vistos. Também é normal, se não for uma apuramento estável, que a descendência degenere em termos de cor, se não fores retirando os de cor menos apurada. Quanto ao sexo... os red cherrys não mudam de sexo. O que mostras são 3 fêmeas sem qualquer dúvida. Apenas são visíveis 2 machos no 3º vídeo, à frente da fêmea castanha. Quando são juvenis não é fácil distinguir... não estarás a fazer confusão? Ah... e sim, as fêmeas crescem até esses tamanhos em aquários suficientemente grandes. Cumps. José Prada aka Micro-Chip
edubernardo Publicado: Dezembro 16, 2016 Autor Publicado: Dezembro 16, 2016 Olá Obrigado pelas respostas Acho que não estou a fazer confusão. Estes não são descendentes, foram selecionados de um grupo de camarões que mantenho e mudaram de côr quando mudaram de aquario. Curiosamente o aquario original está muito desleixado e sem cuidados e eles reproduzem-se lá há vários anos. Os 2 aquarios para onde estes foram transferidos são aquarios muito bem cuidados e foi nesses que mudaram de côr. Mas vou fazer novamente o teste e acrescentar mais alguns "machos" que ainda tenho no aquario de onde estes sairam. Vamos ver acontece o mesmo. Sobre o crescimiento do 3º camarão, por acaso está num aquario plantado de apenas 25 litros apesar de estar muito bem tratado. Só esse é que cresceu assim. Tenho lá outro da mesma idade e que também mudou de côr mas tem um tamanho normal.Os outros "mutantes" estão em 350 litros. Vamos ver se também crescem assim. Abraços Eduardo
Recommended Posts