paisCFL Publicado Dezembro 13, 2016 Publicado Dezembro 13, 2016 (editado) Boa Tarde, Sou iniciante e cometi vários erros, ou melhor, não fiz uma única coisa certa.Comprei o aquário e os peixes no mesmo dia (à 3 dias atras) e só depois é que comecei a ler sobre aquariofilia.E agora precisava muito da vossa ajuda para tentar remediar o erro da melhor forma possível.Fui a uma loja normal de animais e,Comprei este aquário:http://ciano.pt/produto/aqua-20-classic-2/40,20,24.8 17Lque já vinha com este filtro:http://ciano.pt/produto/cf40/comprei ainda o termostato Marina Mini 25W, e adicionei uma gota deste produto a cada litro de água:http://www.tropical.pl/en/products/aquarium/care-products-for-aquariums/blue-group/esklarin/ E foi depois disto que comecei a ler sobre o assunto e me deparei que não devia ter colocado logo os peixes, foi então que fui à Ecoarium, uma loja de aquariofilia em Lisboa, e tive a sorte do funcionário ser uma pessoa bastante prestável e me deu algumas dicas, entre as quais a aplicação deste produto:http://www.ecoarium.com.pt/gl/condicionadores-de-agua-manutencao/1049-stability-50-ml-2102402.html?search_query=stability&results=1que segundo as instruções devo colocar meia tampa por cada 20 litros todos os dias nos primeiros 7 dias.A temperatura está aproximadamente nos 23.5º e o pH está por volta dos 7.2.Ainda não tenho plantas no aquário pois este aquário tem um suporte para um led próprio que só está no mercado nas próximas semanas e portanto ainda não tenho iluminação. Os peixes que tenho são os seguintes: Betta Macho Crowtai (1)Plecostomus ML (2) - que vou ter que vender ou dar nos próximas semanas, pois a senhora onde os comprei disse que cresciam mas não pensei que fosse tanto como vim a descobrir depois.Corydora Sortida (2)Neon (2) Agradecia imenso a vossa ajuda, principalmente pela saúde dos peixes, e me aconselhasem a melhor forma de tratar/estabilizar o aquário nestes primeiros dias. Que produtos aplicar, a regularidade com que devo mudar a agua e a quantidade que devo tirar, etc etc. Editado Dezembro 13, 2016 por paisCFL Citar
Bringer Publicado: Dezembro 13, 2016 Publicado: Dezembro 13, 2016 Olá, Pois, fizeste asneira. Mas agora trata-se de tentar evitar a morte dos peixes. Da mesma marca, aconselho a comprar o Seachem Prime. A embalagem de 100ml dá-te para mais de um ano. Há quem diga que não se deve fazer trocas de água durante o primeiro ciclo, mas neste caso específico, defendo que se faça. Para tal aconselho-te a veres um gráfico sobre o ciclo do azoto relacionado com a aquariofilia a fim de teres uma ideia de quando ocorrerão os momentos mais críticos (pico de nitratos e pico de amónia); a amónia é particularmente mortífera. É nestes períodos que deves de fazer trocas de água maiores, por exemplo 50%, e colocar umas 3 ou 4 gotas de Seachem Prime a mais do que o normal. Procura alimentar com um granulado de qualidade que não suje muito a água e não alimentes em excesso. Para as corydoras, coloca uma pastilha de fundo, colocando apenas outra quando está já tiver sido consumida. A Hikari é uma boa marca. Escusado será dizer que esse aquário é manifestamente pequeno, mas se colocares até mais 2 peixes pequenos, há-de servir por agora. Não voltes a entrar na loja onde compraste o aquário. Já agora qual é o substrato? Não dá para ver muito bem neste ecrã. Cumprimentos, José 1 Citar
paisCFL Publicado: Dezembro 13, 2016 Autor Publicado: Dezembro 13, 2016 Olá, Pois, fizeste asneira. Mas agora trata-se de tentar evitar a morte dos peixes. Da mesma marca, aconselho a comprar o Seachem Prime. A embalagem de 100ml dá-te para mais de um ano. Há quem diga que não se deve fazer trocas de água durante o primeiro ciclo, mas neste caso específico, defendo que se faça. Para tal aconselho-te a veres um gráfico sobre o ciclo do azoto relacionado com a aquariofilia a fim de teres uma ideia de quando ocorrerão os momentos mais críticos (pico de nitratos e pico de amónia); a amónia é particularmente mortífera. É nestes períodos que deves de fazer trocas de água maiores, por exemplo 50%, e colocar umas 3 ou 4 gotas de Seachem Prime a mais do que o normal. Procura alimentar com um granulado de qualidade que não suje muito a água e não alimentes em excesso. Para as corydoras, coloca uma pastilha de fundo, colocando apenas outra quando está já tiver sido consumida. A Hikari é uma boa marca. Escusado será dizer que esse aquário é manifestamente pequeno, mas se colocares até mais 2 peixes pequenos, há-de servir por agora. Não voltes a entrar na loja onde compraste o aquário. Já agora qual é o substrato? Não dá para ver muito bem neste ecrã. Cumprimentos, José Desde já, obrigado pela resposta. Mas o que me recomendas relativamente à mudança de água? todos os dias? e que quantidade? E que quantidades daqueles produtos que tenho? Será preciso algum produto novo? Agradecia imenso uma ajuda assim muito concreta, é que não queria mesmo nada que os peixes morressem. A comida que estou a dar é esta: http://www.tropical.pl/pt/produtos/aquario/alimentos/linha-premium/racoes-universais/supervit/ O substrato é este: Citar
Bringer Publicado: Dezembro 14, 2016 Publicado: Dezembro 14, 2016 A quantidade dos produtos está escrita nas instruções. Para tratar o cloro eu aconselho o Seachem Prime. Para teres uma ideia das TPAs, terás de ver o gráfico do ciclo do azoto, conforme escrevi. Acho que nesta primeira semana não deves de fazer qualquer TPA. Eu se estivesse no teu lugar começaria então a fazer TPAs diárias de 10% e 50% nas alturas mais problemáticas (de acordo com o gráfico). É após esta TPA de 50% que deves deitar um pouco a mais de Seachem Stability e Seachem Prime. Talvez 50% a mais. Não há perigo de sobredosagem nesta quantidade. Claro que o ideal seria teres testes de nitrito e amónia, testando todos os dias a partir da próxima semana e durante duas. Mas se puderes deslocar-te facilmente a uma loja, levas um pouco da água e testas por exemplo a cada dois dias. Dará 7 testes de cada. Talvez fique nuns 10. Isto se testarem com líquidos tipo JBL, se for com fitas, então compra tu. Eu sempre fiz testes de nitratos e amonia na loja, pois tirando casos específicos acho que são testes que não vale a pena comprar. Ah! Esse substrato não me parece grande coisa para a colonização de bactérias. Mas posso estar enganado. Atenção que tudo isto que eu escrevi é o que eu faria no teu lugar. Não sei se é o mais correcto. Citar
paisCFL Publicado: Dezembro 14, 2016 Autor Publicado: Dezembro 14, 2016 A quantidade dos produtos está escrita nas instruções. Para tratar o cloro eu aconselho o Seachem Prime. Para teres uma ideia das TPAs, terás de ver o gráfico do ciclo do azoto, conforme escrevi. Acho que nesta primeira semana não deves de fazer qualquer TPA. Eu se estivesse no teu lugar começaria então a fazer TPAs diárias de 10% e 50% nas alturas mais problemáticas (de acordo com o gráfico). É após esta TPA de 50% que deves deitar um pouco a mais de Seachem Stability e Seachem Prime. Talvez 50% a mais. Não há perigo de sobredosagem nesta quantidade. Claro que o ideal seria teres testes de nitrito e amónia, testando todos os dias a partir da próxima semana e durante duas. Mas se puderes deslocar-te facilmente a uma loja, levas um pouco da água e testas por exemplo a cada dois dias. Dará 7 testes de cada. Talvez fique nuns 10. Isto se testarem com líquidos tipo JBL, se for com fitas, então compra tu. Eu sempre fiz testes de nitratos e amonia na loja, pois tirando casos específicos acho que são testes que não vale a pena comprar. Ah! Esse substrato não me parece grande coisa para a colonização de bactérias. Mas posso estar enganado. Atenção que tudo isto que eu escrevi é o que eu faria no teu lugar. Não sei se é o mais correcto. Vou fazer então como sugeres, até ao fim de semana não vou fazer mais trocas de água, depois vou trocar 10% de água todos os dias até chegar aos 13 dias (pico de amónia), 25 (pico de nitrito) e 50(pico de nitrato) em que troco 50% da água, isto se analisei bem o gráfico. Vou também comprar testes de nitrito e amónia e começar a testar como disseste, ou ver se fazem numa loja perto da minha casa. E como já tenho o Seachem Stability, vou utilizá-lo em vez do que me sugeres. E em relação a este produto que me sugeriram e comprei na primeira loja que fui, é necessário ou tem o mesmo propósito do Seachem Stability? http://www.tropical.pl/en/products/aquarium/care-products-for-aquariums/blue-group/esklarin/ Citar
Bringer Publicado: Dezembro 14, 2016 Publicado: Dezembro 14, 2016 O Seachem Stability não tem nada a ver com o Prime. O mais perigoso é a amónia, aí deve ser feita a TPA maior Aos plecos, além de pastilhas apropriadas, podes dar courgette. Citar
asol Publicado: Dezembro 14, 2016 Publicado: Dezembro 14, 2016 Concordo com o que já foi dito, só tenho acrescentar ou reforçar (depende do ponto de vista) que mais vale que os peixes passem um bocadinho de fome que tenham comida a mais. Comida a mais, mesmo que eles a comam vai gerar mais dejetos e mais poluição. Se não a comerem toda vai gerar amónia. Logo dar pouca comida, apenas a que eles conseguirem comer de imediato (1 minuto ou 2, duas vezes ao dia). Citar CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
mmatareli@gmail.com Publicado: Dezembro 14, 2016 Publicado: Dezembro 14, 2016 Boa noite Também sou novato e tive o mesmo problema. Comprei um Boyu RM-415 de 37 litros e montei no dia seguinte minha filha comprou um peixe e colocou nele, isso ja fazem 3 dias estou fazendo TPA uma vez por dia. Os parâmetros estão assim PH 7,5 Temperatura 28 Amônia 0,5 Será que da para salvar o peixe? Enviado de meu D6643 usando Tapatalk Citar
AndrePeixoto Publicado: Dezembro 15, 2016 Publicado: Dezembro 15, 2016 Boa noite Também sou novato e tive o mesmo problema. Comprei um Boyu RM-415 de 37 litros e montei no dia seguinte minha filha comprou um peixe e colocou nele, isso ja fazem 3 dias estou fazendo TPA uma vez por dia. Os parâmetros estão assim PH 7,5 Temperatura 28 Amônia 0,5 Será que da para salvar o peixe? Enviado de meu D6643 usando Tapatalk Bom dia. Um peixe ? Que peixe ? Essa temperatura parece bem elevada. Esta a medir com termômetro ou no termostato? Citar
Bringer Publicado: Dezembro 15, 2016 Publicado: Dezembro 15, 2016 E que produtos estás a adicionar à água? Se puderes, coloca uma planta de crescimento rápido, tipo Hygrophila Difformis . Citar
Recommended Posts