Recommended Posts

Publicado

Boas a todos e a todas, estou com uma ideia em mente e queria saber, da vossa parte, se será uma boa ideia ou nem por isso...

Quando comprei o meu aquário (um Marina 10G), este já vinha com um filtro Marina Slim S15 (tipo "mochila") e já com 3 cartuchos prontos a usar... Mas já percebi que não são grande coisa e que devem ser trocados ao fim de um mês, o que ainda sai carote...

Assim pensei em melhorar a "performance" deste filtro, já fiz um grande investimento com o aquário e não me apetece gastar num filtro novo..., e vou fazer algo semelhante ao que fizeram neste filme: Filme 1

O meu sendo um S15 tem mais um espaço, como neste exemplo: Filme 2, onde posso continuar a por cartuchos da marca, mas só uso 1 por mês, em vez de 3 por mês, ou até adicionar algo à vossa sugestão, que ainda não me tenha ocorrido... Assim terei de arranjar cerâmicas, uma rede para as segurar, esponja e uma saquete de Purigen.

Estarei a fazer bem, ou irei lixar a minha filtragem? Que material/marcas me recomendam?

Abraço

Quim

PS: Para características do meu aquário basta consultarem o link na minha assinatura...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Publicado:

Boas Qui,

eu comprei há uns dias um filtro de mochila nano para por num nano cá de casa, coloquei directo no filtro por esta ordem:

-camada de rocha porosa/vulcânica grossa;

-camada de cerâmica;

-esponja;

a ideia é apenas ir limpando a esponja pois os restantes aguentam mais tempo, podes fazer algo do género...

as cerâmicas e porosas serão limpas mais espaçadamente.

PS: mantém sempre algo da anterior filtragem por causa das bacteria/nutrientes...

Cumps

• Votar + 1
Publicado:

PS: mantém sempre algo da anterior filtragem por causa das bacteria/nutrientes...

Cumps

Sim, já me tinham dito isso, e estava a pensar fazer isto...

Mas obrigado por me relembrares biggrin.png' alt=':biggn:'>

• 2 semanas depois...
Publicado:

Bom, acabei de colocar as cerâmicas, na semana passada já tinha colocado uma saqueta de Purigen e um pouco de espuma da Fluval... para a semana troco o cartucho (no meio) por um novo...

2016-12-17%2012.04.37_zps4rz1rwcs.jpg

Agora é dar algum tempo para ver se resulta :rolleyes:

• 3 meses depois...
Publicado:

Aproveito para desenterrar este tópico.

Tenho um marina slim 20 e também fiz essas alterações no material filtrante. Tem dado resultado?

Publicado:

Boas,

Eu tenho um Marina Slim15, por mais "upgrades" que lhe fizesse, a melhoria não era grande percentagem, esses filtros são razoáveis para aquários com 10/15L mais do que isto já não faz o devido trabalho.

Gosto do design, é silêncioso e fácil manutenção mas lá está, não se pode ter tudo! :)

Cumps,

Publicado:
On 12/04/2017 at 3:02 PM, conrados disse:

Aproveito para desenterrar este tópico.

Tenho um marina slim 20 e também fiz essas alterações no material filtrante. Tem dado resultado?

Boas, ao fim de algum tempo acho que já posso falar com maior confiança: 

Acabei por esconder as cerâmicas dentro do buda (oco) pois tirar o saco de rede com elas e voltar a por para limpeza era muito complicado... actualmente um dos espaços do filtro continua para o Purigen, e os outros dois estão ocupados com os cartuchos da marca.

Faço minhas as palavras do Miguel Simões: O Purigen e a esponja extra (que ao fim de menos de um mês está mais que pronta para ir para o lixo mesmo limpando-a todas as semanas, essa sim nota-se que anda a reter muita da porcaria que andaria a circular pelo aquário...) dão uma "ajudinha", mas não fazem milagres. Tenho de me manter atento pois se me descuido com a alimentação (em excesso) lá vêm os valores da amónia e tenho de fazer uma valente TPA...

Resumindo: Poupo um pouco por mês em cartuchos, mas tens de ter em conta a esponja usada e o próprio Purigen. Este último é mais duradouro e pode ser "reciclado"... mas para garantir o bem estar do pessoal continuo a fazer TPAs e a aspirar o fundo todas as semanas...

Em termos químicos as coisas andam mais estabilizadas, só quando morre um peixe ou me descuido com o comer é que se notam picos de amónia, o facto de ter plantas naturais também ajuda é claro... infelizmente não faz nada em relação a algas e alguns lixos que vão naturalmente aparecendo... estou a pensar reforçar a minha equipa de limpeza com mais uma neritina e uns quantos Red Cherrys...

Já agora conrados se tens um Slim como o meu um aviso: limpa bem a esponja preta perto do motor: Aquilo tem tendência a reter imensa sujidade dado que é a primeira "barreira de defesa" do filtro...

• Votar + 1

Publicado:
On 14/04/2017 at 1:10 PM, QuiMaster disse:

Boas, ao fim de algum tempo acho que já posso falar com maior confiança: 

Acabei por esconder as cerâmicas dentro do buda (oco) pois tirar o saco de rede com elas e voltar a por para limpeza era muito complicado... actualmente um dos espaços do filtro continua para o Purigen, e os outros dois estão ocupados com os cartuchos da marca.

Faço minhas as palavras do Miguel Simões: O Purigen e a esponja extra (que ao fim de menos de um mês está mais que pronta para ir para o lixo mesmo limpando-a todas as semanas, essa sim nota-se que anda a reter muita da porcaria que andaria a circular pelo aquário...) dão uma "ajudinha", mas não fazem milagres. Tenho de me manter atento pois se me descuido com a alimentação (em excesso) lá vêm os valores da amónia e tenho de fazer uma valente TPA...

Resumindo: Poupo um pouco por mês em cartuchos, mas tens de ter em conta a esponja usada e o próprio Purigen. Este último é mais duradouro e pode ser "reciclado"... mas para garantir o bem estar do pessoal continuo a fazer TPAs e a aspirar o fundo todas as semanas...

Em termos químicos as coisas andam mais estabilizadas, só quando morre um peixe ou me descuido com o comer é que se notam picos de amónia, o facto de ter plantas naturais também ajuda é claro... infelizmente não faz nada em relação a algas e alguns lixos que vão naturalmente aparecendo... estou a pensar reforçar a minha equipa de limpeza com mais uma neritina e uns quantos Red Cherrys...

Já agora conrados se tens um Slim como o meu um aviso: limpa bem a esponja preta perto do motor: Aquilo tem tendência a reter imensa sujidade dado que é a primeira "barreira de defesa" do filtro...

Tenho um slim20. Tem aquafoam da aquaclear, lã de vidro fluval, biomax e purigen. A esponja dura o mesmo que os cartuchos?

Publicado:
há 11 horas, conrados disse:

Tenho um slim20. Tem aquafoam da aquaclear, lã de vidro fluval, biomax e purigen. A esponja dura o mesmo que os cartuchos?

Olá conrados,

Estás a falar da esponja que está na entrada de água? se for essa dura até ficar completamente danificada ;)

Cumps,

Publicado: (editado)
há 3 horas, Miguel Simões disse:

Olá conrados,

Estás a falar da esponja que está na entrada de água? se for essa dura até ficar completamente danificada ;)

Cumps,

Boas,

Estou a falar deste filtro:

xp7ukg.jpg

Editado por conrados
Publicado:
há 31 minutos, conrados disse:

Boas,

Estou a falar deste filtro:

xp7ukg.jpg

Sim essa esponja dura muito tempo, vais-te fartar de comprar cartuchos e a esponja vai ser a mesma! ;)

Cumps,

• Votar + 2
Publicado:

Não uso os cartuchos. O que uso é tudo "renovável".

• Votar + 1
Publicado:
há 19 minutos, conrados disse:

Como eu te entendo :) o preço dos cartuchos são um abuso para o tempo que duram....

Cumps,

Publicado:
On 19/04/2017 at 3:32 PM, conrados disse:

O que tens usado no lugar dos cartuchos? Consegues partilhar uma foto?

É que se funciona interessa-me :rolleyes:

• Votar + 1

Publicado: (editado)

Aquafoam 20 da Aquaclear

Lã de vidro da Fluval

Biomax20 da Aquaclear

Purigen da Seachem

Até ver tem funcionado. Os dois filtros mecânicos já foram limpos 2x numa semana devido à quantidade de materiais que apanham.

Editado por conrados
Publicado:
há 4 horas, QuiMaster disse:

O que tens usado no lugar dos cartuchos? Consegues partilhar uma foto?

É que se funciona interessa-me :rolleyes:

jkaxj8.jpg

• Votar + 1