Mauro Marisa Publicado Dezembro 3, 2016 Publicado Dezembro 3, 2016 (editado) Bom dia pessoal. Hoje o meu frenatus albino está com um comportamento estranho. Apenas nada lentamente quase à deriva com a boca na superfície e o rabo para baixo. Não esta a respirar muito ofegante e nem chega a pôr a boca fora de água mas encosta-a a superfície e até fica nessa posição apoiado no tronco durante algum tempo. Alguém me sabe dizer o que se poderá passar? Abraço Editado Dezembro 3, 2016 por Mauro Marisa Citar
Bringer Publicado: Dezembro 3, 2016 Publicado: Dezembro 3, 2016 Para começar, e já que será o mais perigoso, testava o nível de amónia e nitritos. O que é que ele come? Como está a temperatura da água? Cumprimentos, José Citar
Mauro Marisa Publicado: Dezembro 3, 2016 Autor Publicado: Dezembro 3, 2016 Boas José. Ele come (sera vipan) como todos os outros peixes do aqua. A temperatura está nos 28 graus. Não fiz testes pois é o único peixe que apresenta esses sintomas dentro do aqua. Sei que a temperatura está um pouco alta pois tenho levantado gradualmente para tentar combater umas pintinhas brancas que vi num pleco e no beta e que penso serem Ictio. Citar
Bringer Publicado: Dezembro 3, 2016 Publicado: Dezembro 3, 2016 Sim, a temperatura está no limite para ele. Lê sobre a alimentação dele. É um peixe omnívoro com particular preferência para vegetais, incluindo algas. Podes dar courgette/zucchini, por exemplo. Também é capaz de gostar de espinafre, brócolos e ervilhas. Eu preparo a courgette da seguinte maneira: Corto 3 ou 4 rodelas sem casca e coloco em água que já está a ferver. Espero até começar a afundar (uns 4 minutos), após o que coloco em água fria para parar a cozedura. Depois é só colocar no aquário. Obs: Se as rodelas parecem não afundar durante a cozedura , tira-as para um pouco de água fria durante uns segundos e volta a colocar na água a ferver; já devem afundar. Cumprimentos, José P.S. Antes de comprares peixes ou invertebrados , aconselho que consultes: Seriouslyfish Planetinverts Ah! Se o teu aquário não tem algas suficientes para a alimentação dele, podes comprar pastilhas de spirulina da Sera. São coladas no vidro e os peixes gostam muito. Uma marca muito boa é a Hikari, no caso dele comer pastilhas de fundo. Citar
Mauro Marisa Publicado: Dezembro 3, 2016 Autor Publicado: Dezembro 3, 2016 José, antes de mais obrigado pela dica da courgette, vou seguir o conselho. Fazes o mesmo com os outros vegetais? Tenho outro frenatus sem ser albino e ele continua normalíssimo como as outras espécies. Quanto às pastilhas de fundo também uso as da "sera", costumo colocar 2 ou 3 junto com os flocos. Achas que devo baichar um pouco a temperatura? E o que aconselhas para o possível Ictio? Não queria deixar progredir. Abraço e muito obrigado pela ajuda preciosa. Citar
Bringer Publicado: Dezembro 3, 2016 Publicado: Dezembro 3, 2016 Bem, existe um medicamento da Esha específico para o íctio. http://www.eshalabs.eu/portugues/products/exit.pdf Se tens a certeza de que é isso... O peixe é capaz de aguentar os 28 durante um tempo, mas não convém estar muito assim. Quando baixares, terá de ser gradualmente, por exemplo 27 numa semana e 26 na outra. Sim, preparo os vegetais sempre assim. Atenção ao formato e posição da boca dos peixes, também conta na selecção da comida. Podes dar flocos, mas se calhar também convém ter granulado fino. Uma marca muito boa é a Équo. Citar
Mauro Marisa Publicado: Dezembro 3, 2016 Autor Publicado: Dezembro 3, 2016 Obrigado pelas dicas da comida e do medicamento. Em relação ao frenatus infelizmente não aguentou, não sei bem o que se passou pois não vejo mais nenhum peixe com qualquer comportamento estranho. De qualquer forma já baichei um pouco a temperatura. Citar
Recommended Posts