Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 18, 2016 Publicado: Dezembro 18, 2016 Estás provavelmente com o ambiente muito "esteril" para as caridinas... Tem pouco para comer. N vejo alguinha alguma para elas petiscarem. Vai dando uma outra pastilha de vez em quando, por agora, para terem que comer e n irem às plantas. Quanto à iluminação, desde esse post como as plantas se tem desenvolvido? 10h n é solução. Caso seja apenas uma planta q n desenvolve, n vejo q seja necessário alterar a iluminação, caso vejas que é geral terás de pensar numa solução mais potente. Qt à historia dos lummens por l, em grandes litragens provavelmente a relação não será direta. O desenvolvimento das plantas é o teu principal guia. Dado teres tão pouco verdete eu desconfio que andas com pouca luz. Abraço e dá noticias. via Nokia 3310 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Luiz Medeiros Publicado: Dezembro 18, 2016 Autor Publicado: Dezembro 18, 2016 talvez possas pensar em ferts?? os Amanos só comem mesmo o que está a apodrecer ou é muito macio(salvo o equivoco)... em relação à luz, pondera arranjar mais uma barra led com diferentes kelvin... tenta completar o espectro. Cumps Obrigado pelos comentários, Esta questão da iluminação está a me deixar maluco ($$$), ainda mais quando penso que tenho que transpor 50cm de água para chegar ao fundo, sem falar no risco de fazer um investimento alto e não obter resultado. Quanto aos fertilizantes, estava a pensar em iniciar mesmo esta semana, já que após 3 semanas o substrato já deve estar a se esgotar, amanhã devo ir À Ecoarium para tratar disso. Mais uma vez obrigado. Citar Phil German Cave
Luiz Medeiros Publicado: Dezembro 18, 2016 Autor Publicado: Dezembro 18, 2016 Estás provavelmente com o ambiente muito "esteril" para as caridinas... Tem pouco para comer. N vejo alguinha alguma para elas petiscarem. Vai dando uma outra pastilha de vez em quando, por agora, para terem que comer e n irem às plantas. Quanto à iluminação, desde esse post como as plantas se tem desenvolvido? 10h n é solução. Caso seja apenas uma planta q n desenvolve, n vejo q seja necessário alterar a iluminação, caso vejas que é geral terás de pensar numa solução mais potente. Qt à historia dos lummens por l, em grandes litragens provavelmente a relação não será direta. O desenvolvimento das plantas é o teu principal guia. Dado teres tão pouco verdete eu desconfio que andas com pouca luz. Abraço e dá noticias. via Nokia 3310 Olá Vasco Andei a alimentar um pouco mais as Cardinas, vamos ver se acalmam. (Porém estão a ficar tão grandes que quando colocar peixes ainda os comem... kkk) Desde que iniciei o aquário a 3 semanas, todas as plantas têm se desenvolvido, lentamente, mas têm. As que estão mais altas, ou seja, mais perto da superfície, como é óbvio, estão a se desenvolver melhor, porém, somente as Reinickii Mini não desenvolveram nada e estão a se decompor (Alimento para os Cardinas). Como a barra de LEDs que tenho tem muitos Lumens (8600) mas talvez pouca qualidade (não sei se o espectro está adequado), penso ser a causa do insucesso destas plantas. Estou a pensar em comprar duas barras Zetlight Lancia ZP4000, o que acha? E por fim, acho que já é hora de iniciar com fertilizantes. Obrigado pelos conselhos Citar Phil German Cave
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 18, 2016 Publicado: Dezembro 18, 2016 Plantaste à apenas 3 semanas. Tem calma. Muita calma. Provavelmente tens tudo bem mas como o aqua é novo tens de dar tempo. As plantas têm de enraizar, de se habituar à água, à forma submersa etc. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 19, 2016 Publicado: Dezembro 19, 2016 Luiz é aquilo que eu e o Gonçalo dissemos. Antes de gastares dinheiro numa calha tem um pouco mais de paciência e vez o desenvolvimento das plantas. Ás vezes uma planta não se dá e a coisa fica por aí. Se for o caso n vejo razão para andares a gastar dinheiro. Se for geral e mesmo depois de como o Gonçalo refere teres a calma necessária para deixar a coisa maturar mais um pouco, vires que os crescimentos são deficientes, estuda a opção de alteração de calha. Dá a data de 15 de Janeiro como limite de avaliação. Quanto ás zetlight tenho e gosto, qd tens o conjunto (calhas mais controlador) todo consegues fazer um ciclo de dia agradável (totalmente personalizável) e teres os azuis e brancos à intensidade que queres independentemente. O Pedro Bernardo também tem duas num aqua de 120x50x50 e aquilo está muito bom, sem problema em crescer as plantas. Eu também não me posso queixar e as minhas só estão a 65%. Começa a fertilizar... Abraço Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Luiz Medeiros Publicado: Dezembro 19, 2016 Autor Publicado: Dezembro 19, 2016 Plantaste à apenas 3 semanas. Tem calma. Muita calma. Provavelmente tens tudo bem mas como o aqua é novo tens de dar tempo. As plantas têm de enraizar, de se habituar à água, à forma submersa etc. Obrigado, Vou esperar mais um pouco então. Vou apenas iniciar a fertilização Abraço Luiz é aquilo que eu e o Gonçalo dissemos. Antes de gastares dinheiro numa calha tem um pouco mais de paciência e vez o desenvolvimento das plantas. Ás vezes uma planta não se dá e a coisa fica por aí. Se for o caso n vejo razão para andares a gastar dinheiro. Se for geral e mesmo depois de como o Gonçalo refere teres a calma necessária para deixar a coisa maturar mais um pouco, vires que os crescimentos são deficientes, estuda a opção de alteração de calha. Dá a data de 15 de Janeiro como limite de avaliação. Quanto ás zetlight tenho e gosto, qd tens o conjunto (calhas mais controlador) todo consegues fazer um ciclo de dia agradável (totalmente personalizável) e teres os azuis e brancos à intensidade que queres independentemente. O Pedro Bernardo também tem duas num aqua de 120x50x50 e aquilo está muito bom, sem problema em crescer as plantas. Eu também não me posso queixar e as minhas só estão a 65%. Começa a fertilizar... Abraço Obrigado Como dizem, aquariofilia é paciência, e isso me falta, este aquário está a me servir de terapeuta... Kkk Vou esperar então é iniciar apenas com a fertilização. Abraço Citar Phil German Cave
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 19, 2016 Publicado: Dezembro 19, 2016 Um aquarofilista experiente é aquele que já conseguiu controlar a impulsividade. Eu ainda não cheguei lá, mas por isso arranjei outro aqua para dividir as atenções! Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Gonçalo84 Publicado: Janeiro 7, 2017 Publicado: Janeiro 7, 2017 Como vai isso Luiz? Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Luiz Medeiros Publicado: Janeiro 7, 2017 Autor Publicado: Janeiro 7, 2017 (editado) Boas, Vamos as actualizações: 1 - Visão Geral: 2 - O substrato branco foi substituído pelas pedras, os camarões estavam a cobri-lo com substrato preto e estavam a ficar esverdeados (algas), ou seja, estava feio 3 - Algumas plantas foram substituídas e outras adicionadas, no geral: a - Rotala Rotundifolia (manteve-se e está com um crescimento razoável) b - Reinickii Mini (Não vingaram e não sobrou quase nada, provável problema de falta de luz) c - Monte Carlo (Com crescimento modesto, mas já se espalhando e "borbulhando um pouco) d - Pogostemon Helferi (Nova aquisição, colocadas por todo o aquário) e - Amania SP. Bonsai (Quem encontrá-las na foto acima ganha um prêmio sobraram apenas 4 mudas após os camarões terem destruído quase tudo) f - Rotala Macrandra (Já foram podadas e não param de crescer) g - Pogostemon Erectus (plantadas a 2 semanas em substituição a Myriophyllum Mattogrossense, estão com alguma dificuldade, também penso ser falta de luz) h - Reineckii Mini novamente (o que sobrou delas... snif mais uma vez penso ser falta de luz) i - Microsorum Pteropus (Para preencher a zona de sombra em baixo do tronco) j - Stanrogyne Repens (Crescimento lento) k - Rotala Colorata (Vai sobrevivendo) Rochas a ganhar um belo tom verde...kkk mas está controlado, nada de Excel por enquanto e limpeza dos vidros a cada duas semanas tem sido suficiente. CAMARÕES: Os 31 Amanos estão de óptima saúde, cresceram tanto que tenho até medo de inserir peixes Fiz algumas alterações no fluxo da saída do filtro onde está o reator de CO2 e agora estou a consumir muito menos, tive que reduzir o CO2 para 1 bolha por segundo pois o pH começou a cair muito quando mudei a saída do filtro, ou seja, ao invés de ter a saída junto da superfície, usei a flauta para direccionar o fluxo para o fundo, assim, já não noto tanta bolha de CO2 a se perder) Quanto a iluminação, depois de umas 5000 horas de estudos e de não estar disposto a gastar 600€ em Zetlight's e afins, inicie um projeto com LEDs de potência de 10w, serão 20 (aproximadamente 17.000 Lumens) de LEDs divididos em 10% Azuis (460-470nm), 20% Vermelhos (640-660nm) e 70% Branco 6500K, com regulagem de intensidade. Iniciei fertilização a duas semanas com Spaper'screen da Dennerle. A filtragem está ótima, a água tem estado muito cristalina. Bem, é isso, espro os comentários, críticas e puxões de orelha... Editado Agosto 8, 2019 por Luiz Medeiros Citar Phil German Cave
Vasco Ferreira Publicado: Janeiro 10, 2017 Publicado: Janeiro 10, 2017 Força nisso!!! Essa fotos já foram com a nova iluminação? Se te lembrares tira umas fotos desse DIY e coloca aqui.. é sempre uma cena fixe de seguir e sempre dás ideias a mais pessoal. Com o tempo vai lá, por agora ainda meio despido, mas é ter calma. Abraço Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Luiz Medeiros Publicado: Janeiro 10, 2017 Autor Publicado: Janeiro 10, 2017 Boas Vasco, As fotos ainda são com a iluminação original e tiradas com telemóvel (que vergonha, tenho uma câmara como deve ser e tiro fotos com telemóvel - ). Estou a encomendar os componentes da nova iluminação, quando começar a montá-la, envio as fotos com certeza. Citar Phil German Cave
Luiz Medeiros Publicado: Janeiro 15, 2017 Autor Publicado: Janeiro 15, 2017 Este aí deve ter vindo junto com alguma planta, e já são mais de 5. Alguém consegue identificá-los? Citar Phil German Cave
Dannigs10 Publicado: Janeiro 15, 2017 Publicado: Janeiro 15, 2017 Boas, são os physas... Podem ser uma praga ou dependendo do gosto e da maneira de ver. Caso não sejam bem vindos o melhor é tentar remover todos os que forem aparecendo. Cumps Daniel 1 Citar
Gonçalo84 Publicado: Janeiro 16, 2017 Publicado: Janeiro 16, 2017 Em cada tpa aspiro uns 20. No dia a seguir estão lá mais 20! E na nova montagem já encontrei 3... Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Luiz Medeiros Publicado: Janeiro 16, 2017 Autor Publicado: Janeiro 16, 2017 Para já então vou deixá-los ficar, pois teem me ajudado a limpar os vidros.. Citar Phil German Cave
brunofasoares Publicado: Janeiro 16, 2017 Publicado: Janeiro 16, 2017 O que costumo fazer é ir sempre retirando os adultos assim que os vejo. Consegui irradicar do meu aquário, mas com a ajuda de helenas. De outra maneira estavam sempre a aparecer. Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Luiz Medeiros Publicado: Fevereiro 7, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2017 (editado) Bom dia e boa semana caros colegas de Aquariofilia. Para já vou deixar uma introdução ao projeto da iluminação e apenas vou adiantar que assim que liguei, as plantas começaram a "borbulhar" com intensidade quase que instantaneamente. Quando estiver com o acabamento final finalizado e tiver mais dados para testes, publico todo o projeto. Editado Agosto 8, 2019 por Luiz Medeiros 2 Citar Phil German Cave
Gonçalo84 Publicado: Fevereiro 7, 2017 Publicado: Fevereiro 7, 2017 Aquários com 2 metros realmente tem de se ir para DIY. Também existia a hipótese da MASWAS que são modulares, ou seja, dá para encaixar umas nas outras permitindo medidas maiores. Força nisso! Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Vasco Ferreira Publicado: Fevereiro 8, 2017 Publicado: Fevereiro 8, 2017 Muito bom...gosto qd o pessoal é todo diy e tem jeito para a coisa. Ficam cenas brutais via Nokia 3310 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Luiz Medeiros Publicado: Fevereiro 8, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2017 Muito bom...gosto qd o pessoal é todo diy e tem jeito para a coisa. Ficam cenas brutais via Nokia 3310 Obrigado Vasco, mas esse é o tipo de coisa que quando estamos no meio da montagem, começamos a nos perguntar por que nos metemos a fazê-lo... kkk Vamos esperar pelo resultado final, para já, está em teste enquanto trabalho no controlador de intensidade com simulação de nascer e por do sol....e enquanto combato uma BBA que surgiu antes da iluminação nova. Citar Phil German Cave
Luiz Medeiros Publicado: Fevereiro 9, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2017 (editado) Boas, Alguém consegue me identificar as minhocas da foto? Penso que são planárias. Se for planárias, o que aconselham para eliminar? Armadilha ou "No-planaria"? Obrigado Editado Agosto 8, 2019 por Luiz Medeiros Citar Phil German Cave
Alvaro Silva Publicado: Fevereiro 14, 2017 Publicado: Fevereiro 14, 2017 Boas Luíz Medeiros Olha aqui este link http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/platelmintos.php ve se e igual aos que tens no teu aquário porque na foto não dá para ver. Comp: Álvaro Silva Citar
Inácio Sanches Publicado: Fevereiro 14, 2017 Publicado: Fevereiro 14, 2017 Procura por rhabdocoelas. São inofensivas Citar
Vasco Ferreira Publicado: Fevereiro 15, 2017 Publicado: Fevereiro 15, 2017 E novidades? umas fotos? Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Luiz Medeiros Publicado: Fevereiro 19, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2017 (editado) Boa tarde, A iluminação DIY está em funcionamento há 1 semana, e o comportamento do aquário é completamente diferente. As plantas estão a borbulhar e a assumir tons de cor muito mais vivos, principamente nos vermelhos. As algas estão a atacar as plantas que estavam em más condições devido a falta de luz anterior. mas está controlado. As planárias desapareceram sozinhas, não sei o que aconteceu, coloquei uma armadilha e só apanhei uma até agora. Podas tem sido constantes. Vai uma foto tirada hoje: Editado Agosto 8, 2019 por Luiz Medeiros 1 Citar Phil German Cave
Recommended Posts