Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Montei o meu aquário à coisa de 2 semanas, ainda sem fauna (podem ver mais detalhes na minha assinatura), e no sábado passado notei que apareceu (literalmente da noite para o dia) uma "nhanha" esbranquiçada a surgir no substrato do meu aquário (ver foto 1). Inicialmente pensava que se tratava de uma colónia de bactérias (nos primeiros dias usei o Seachem Stability) mas hoje notei que a mancha não só se tinha espalhado mas em algumas zonas está a ficar amarelada....(ver foto 2)

Foto1:

2016-11-26%2010.04.51_zpskzqry6r0.jpg

Foto 2:

2016-11-28%2009.38.11_zps8x2jdgdd.jpg

Afinal de contas o que é isto? Estava a pensar aspirar isto na próxima TPA mas queria esclarecer o que é isto, se é prejudicial e como tratar e prevenir que se repita.... deixo os parâmetros da minha água hoje de manhã:

Temp. da água: 26º C

NH4: ~0,5 mg/L

NH3: 0,003 mg/L

NO3: 10 mg/L

NO2: ~0 mg/L

gH: < 6ºd

kH: < 3ºd

pH: 6,4

Já agora, não sei se está relacionado ou não, na véspera de aparecer primeira gosma tinha aplicado o fertilizante líquido Flourish (também da Seachem). Também comecei a notar umas "pintinhas" acastanhadas no vidro da frente (ver foto 3) mas creio que isso é só sinal de "Lava-me Porco!"....

NOTA: Eu criei este tópico neste agrupamento pois pareceu-me o lugar certo, embora não saiba se estou a de facto a falar de uma doença ou praga...

Foto 3:

2016-11-28%2009.46.16_zpszve29c7v.jpg

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Publicado:

Por agora a (área da) "nhanha" esbranquiçada está estável, mas a parte amarela tem-se estado a expandir... alguém sabe o que isto é? Por favor preciso de ajuda...

Publicado:

Isso amarelo não será alguma alga?

Se for, arranja uns planorbis que em princípio limpam-te isso.

A água está com boa circulação?

• Votar + 1
Publicado:

Ok... desculpa a minha ignorância mas: são fáceis de arranjar?

Quanto à circulação creio que esteja tudo ok, até porque consigo ver as folhas das plantas mais baixas "a dançar" ao sabor da corrente....

Publicado:

Os produtos da seachem não provocam nada disso.

Manchas castanhas nos vidros são algas...digo eu.

Agora estou com algumas dúvidas, dimensões do aquário, data da montagem, filtragem, hardscape - substracto utilizado?? Novo?? reutilizado?? Marca?? Inerte ou fértil??

Está-me a parecer algo relacionado principalmente com o substrato...

Publicado:

Boas, detalhes do meu aquário podem ser vistos no link na minha assinatura. De qualquer das maneiras aqui ficam:

1 – MARINA 10G LED
2 - Data da montagem: 18/11/2016
3 - 51.3 cm L x 26 cm W x 32.8 cm H

3.1 - Volume bruto 43,75 L (aproximadamente) e útil 38 L (pelo menos é o que diz na caixa)
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: Marina Slim S15 Power Filter (cartuxos )

4.2 - Termostato: Magictherm (Prodac) 50W

4.3 - Iluminação: LED incorporado na tampa (9 lâmpadas)
4.4 - Sistema de CO2: Não tem…

4.5 - Outros equipamentos adicionais: mais nada, pelo menos por enquanto…

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil – Não tem
5.2 - Substrato inerte – Areão de quartzo preto e branco (Dekoline)
5.3 - Decorações - Uma miniatura do grande Buda de Hong Kong, no centro, e um tronco esburacado com a Anubias
6 - Fertilização – Flourish (da Seachem), 5 mL/mês; complementado por Flourish Tabs

7 – Fauna, em breve ...

8 - Plantas

8.1 - Anubias barteri var. nana

8.2 - Hygrophila siamensis

8.3 - Limnophila sesssiliflora

8.4 - Ludwigia palustris

8.5 - Microsorum pteropus 'windelov'

8.6 - Aegagropila linnaei, aka Marimo Moss Ball

O substrato é inerte e novo, comprei-o em sacos. Embora viesse limpinho, ainda assim passei-o por água antes de o meter no aquário...

Hoje passei pela loja onde tenho arranjado a maioria do meu material e eles disseram-me que não é nada de especial: a parte branca é de facto uma colónia de bactérias que parece ter gostado da dose de fertilizante e a parte amarela são algas de facto... Parabéns Bringer, aparentemente tinhas razão biggrin.png' alt=':biggn:'> ... nada que uma aspiradela não resolva...

Vou fazer isso e estar alerta para ver se a "gosma" regressa, em especial após a próxima dosagem de fertilizante... nessa altura conto já ter caracóis e/ou peixes que me ajudem nessa tarefa.... de qualquer das formas Obrigado a todos os que me ajudaram! :dance:

Publicado: (editado)

Olá, hoje deparei-me com o mesmo problema no meu aquário, e vinha perguntar o mesmo.

227c3b6f0581f437f72c564e22652b55.jpg

Inicialmente pensei ser da comida, mas depois reparei que também há um pouco no musgo. Estou confuso: até que ponto é "carga" de bactérias/algas?

Tem algo a ver com oxigenação?

Sent from my ONE E1003 using Tapatalk

Editado por magalhaespm
Publicado:

Boas, olha sou sincera, utilizei, a gama completa de fertilizantes da seachem, e nunca me aconteceu isso, na altura utilizava fértil por baixo e depois o inerte por cima, e fazia como tu fizeste, na banheira com água a ferver passava bem por agua...

Mas como tens 10dias de montagem é possível. Essa espécie de nhanha já me apareceu uma vez em troncos á 7 anos atrás, mas foi por não estarem bem tratados...durante a ciclagem.

Publicado:

Magalhães tens ai a comida á quanto tempo, devias colocar apenas o que a fauna consome, evitar ficarem restos desnecessários... isso na comida a mim não parecem algas. mas se calhar uns caracóis , uns otos chamavam-lhe um figo.

Abre um tópico teu, para não estarmos a abusar aqui do dono do tópico...

Publicado:

Mas como tens 10dias de montagem é possível. Essa espécie de nhanha já me apareceu uma vez em troncos á 7 anos atrás, mas foi por não estarem bem tratados...durante a ciclagem.

Sim, basicamente foi o que me foi dito na loja. Já andei a aspirar o substrato e aproveitei e fiz uma TPA... agora está tudo bem mais limpinho e bonito biggrin.png' alt=':biggn:'>

Olá, hoje deparei-me com o mesmo problema no meu aquário, e vinha perguntar o mesmo.

Inicialmente pensei ser da comida, mas depois reparei que também há um pouco no musgo. Estou confuso: até que ponto é "carga" de bactérias/algas?

Tem algo a ver com oxigenação?

Pode não estar directamente associado com a oxigenação, mas ser mais uma questão do fluxo junto ao substrato (água mais parada será sempre propícia à criação de bactérias, fungos e outras nhanhas ...).

Mas quer no teu quer no meu caso está mais relacionado com fontes de alimento: no meu caso foi provavelmente motivado pela introdução de fertilizante (sem saber posso ter exagerado na dose), no teu por excedentes de comida no fundo, algo a evitar!

Magalhães tens ai a comida á quanto tempo, devias colocar apenas o que a fauna consome, evitar ficarem restos desnecessários... isso na comida a mim não parecem algas. mas se calhar uns caracóis , uns otos chamavam-lhe um figo.

Abre um tópico teu, para não estarmos a abusar aqui do dono do tópico...

A menos que se trate de uma regra específica do forum por mim estejam à vontade :happy: