Recommended Posts

Publicado (editado)

Caros colegas de Aquascaping,

Já havia iniciado um tópico chamado "Aquário de 200cm x 39cm x 60cm sem travamento" no grupo de tópicos ÁGUA DOCE> AQUÁRIOS", onde obtive muitos bons comentários, os quais tem me ajudado imenso. Obrigado à todos.

Agora criei este novo tópico para todos poderem acompanhar o andamento da montagem.

Segue o estado atual:

20161119162724_IMG_0447.jpg

Amanhã vou buscas as primeiras plantas e o CO2, e com isso, começar a montagem neste final de semana.

Os acabamentos ainda precisam de ajustes, mas uma coisas de cada vez.

As características do aquário são:

- Aquário com 200cm x 39cm x 60cm com vidros de 15mm na frente e atrás e 12mm nos demais planos com 4 travas transversais de 20cm e 10mm adicionadas posteriormente, pois o aquário estava a fazer barriga e não estava confortável com isso. (Fornecimento Casa do Nemo)
- Acabamento superior com perfil de alumínio comprado no Leroy Merlin (DIY)
- Móvel:
- 03 x Ikea Besta 120x64 reforçados
- 03 x Ikea Besta 120x40 reforçados
- Filtro Eheim Professional 4+ 600 (Já me disseram que é pouco, mas por enquanto é o que tenho, no ínico, vou reforçar com um Sera Fil 120 interno enquanto não compro outro externo)
- Aquecedor 300w Eheim termo control
- 6 sacos de 8 litros de substrato Advanced Soil da H.E.L.P (negro)
- 1 caixa de substrato Special Ground cor areia da PortugalPet para efeitos paisagísticos.
- 10 Kg de rocha vulcânica
- 1 rocha Dragon Stone
- 5 Kg de rochas lisas 12-18mm usadas na separação dos substratos claro e escuro
- 2 troncos (Fornecimento Paulo Vieira)
- Iluminação composta por:
- 01 calha LED 150cm com 216 LEDs brancos 7000K, 8640 Lumens (64w) (Fornecimento Paulo Vieira)
- 01 calha LED 150cm Multicolor com 60X branco 7K 48X branco 10K 24X azul 460 24X azul 450 12X violeta 24X vermelho 24X amarelo LUMENS 5832 64W (Não encomendada ainda, farei a verificação do comportamento da flora antes)
- 01 calha LED 150cm com 24 LEDs 5730-500 Azul 20000K (Fornecimento Paulo Vieira)
- 01 controlador programável TC420 com 5 saídas para controlo da intensidade da luz ao longo do dia (ainda por encomendar)
- Suporte das calhas feito em perfis de alumínio comprados no Leroy Merlin (DIY)
- Sistema de CO2 com injeção por reactor e botija de 2kg (Fornecimento Ecoarium)
Penso que não esqueci de nada por enquanto.
A flora encomendada por enquanto é:
- 2x Alternanthera reineckii "Mini" In vitro Cup
- 2x Bacopa crenata (monnieri)
- 2x Eustralis stellata
- 5x Micranthemum species Monte Carlo in vitro cup
- 1x Pogostemon erectus
- 2x Rotala macrandra
- 2x Rotala rotundifolia
Como sempre, estejam a vontade para críticas, comentários, conselhos, etc.
É meu primeiro aquário, portanto, a chance de dar m... é grande...mas estou empolgadíssimo (e falido :rtfm: kkk)
Editado por Luiz Medeiros
Publicado:

Boas, gosto do efeito que conseguiste fazer do lado esquerdo, mas põe uma foto central para se ter uma melhor perceção da coisa ;)

Cumps

Daniel

Publicado:

Ai vai,

Como está escuro, é um pouco difícil ver, mas criei um tipo de gruta para os peixes poderem se esconder quando acharem necessário...
Ainda farei algumas modificações na parte de cima (iluminação), e tenho mais um tronco, mas não sei se vou usá-lo.

Aqua2.jpg

• Votar + 1
Publicado:

Muito bom! Vou ficar a acompanhar! ;)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena

bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown

:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color

Publicado:

Parece tão escuro a luz não chega aos cantos, faltam 25 Cm de cada lado de calha é isso? Eu tenho uma calha do Paulo e dá uma luz razoável. Agora isso com 60 Cm de altura vai ser difícil. Ou o defeito é do fotógrafo?

Publicado:

É mais defeito da foto (fotógrafo), como não há água, a luz fica muito forte e acaba escurecendo o resto. Mesmo assim, ficarei atento às plantas e se for necessário, vou acrescentar uma calha multicolor.

Publicado:

Parabéns pelo projecto. O Hardscape tá simples e bonito, acho que vai ficar espetacular cheio de plantas. Já estou a imaginar uma belas moitas atrás.

Faria as medidas diferentes, mas isso é subjectivo a cada uma! GoodSpeed :thumbup3:

Publicado:

Tem tudo para dar certo vai actualizando.

Ficamos á espera de novidades.

Tem tudo para dar certo vai actualizando.

Ficamos á espera de novidades.

Publicado:

Boas, está bastante agradável! Eu preferia ver o tronco sem a dragon stone mas é só uma opinião :)

Publicado:

Tá simples e bonito, se fosse eu meita 45 ou 50 de largura, tenho um de 40 e acho pouco profundo, de resto está ótimo, tens um aquário que é o meu sonho e de muitos outros.

Vai enchendo isso de plantas, que ficas com um quadro vivo na sala!

abraço

Publicado:

Tá simples e bonito, se fosse eu meita 45 ou 50 de largura, tenho um de 40 e acho pouco profundo, de resto está ótimo, tens um aquário que é o meu sonho e de muitos outros.

Vai enchendo isso de plantas, que ficas com um quadro vivo na sala!

abraço

Obrigado,

Também preferia com mais largura, mas para aproveitar o móvel teve que ser 40 mesmo.

Cps.

Publicado:

Vamos às actualizações:

Flora planeada e executada:

Aquario.jpg

Após execução, já com CO2 a bombar:

IMG_0691.jpg

IMG_0687.jpg

IMG_0688.jpg

IMG_0685.jpg

IMG_0689.jpg

IMG_0690.jpg

IMG_0683.jpg

Agora é acompanhar os parâmetros e ver as plantas crescerem.

Quando tiver tudo equilibrado, vamos a fauna..

Não foi nada fácil plantar tudo isso sem experiência nenhuma... mas gostei do resultado.

• Votar + 1
Publicado:

Essa areia vai misturar tudo mas de resto é deixar andar

Publicado: (editado)

Dia 2:

- Água um pouco "leitosa" ainda, mas aparentemente tudo bem.

- Temperatura estava um pouco alta (27.4ºC), baixei um pouco o termostato para tentar chegar aos 26º

- Luz e CO2: por enquanto 6h/dia e 4 bolhas por segundo

- Flora: apenas 2 Monte Carlo a boiar (ok, ainda não sou mestre no assunto)

- Teste da água: (Quick test Sera)

NO3=25mg/l -

NO2=0

GH= entre 10 e 16ºd

KH=10ºd

pH=7.2

Pergunta do dia:

Vale a pena adicionar bactérias deputadoras? (tenho ainda 250ml de Bio NItrivec da Sera). Ainda não há fauna

Cps

Editado por Luiz Medeiros
Publicado:

gosto bastante do layout, em especial desse tronco...

isso com a flora em alta vai ficar fantástico, tem calma em relação ao ciclo, com dois dias o aqua ainda está a iniciar...

na minha opinião podes ir fazendo umas TPA's que ajuda a nivelar os parâmetros, mas espera por dicas de ppl com mais tempo disto.

de resto é um inicio fantástico!

Força nisso e vai postando noticias e fotos..

Cumps

Publicado:

Dia 3: DESASTRE :busted_red:

1 - Começou a aparecer algas filamentosas nas minhas rotalas macrandas (arranquei todas) e em duas Vietnan (também tirei do aquário)

2 - O pH já estava na casa dos 8 (acrescentei produto para baixar)

3 - Como ninguem respondeu a minha questão das bactérias depuradoras, tomei a decisão de adicioná-las

4 - Aumentei um pouco o CO2 e diminuí a luz para 4 horas, já que não tenho regulador de intensidade ainda.

5 - Estou a ter acúmulo de gordura na superfície, tirei com o auxílio de uma garrafa, mas acho que vou comprar um filtro de superfície.

- Teste da água: (Quick test Sera)

NO3=25mg/l -

NO2=0

GH= entre 10 e 16ºd

KH=10ºd

pH=em torno de 8

Publicado:

A quem está a seguir este tópico, acho que por causa do título sem nexo e de não ter encontrado lugar para alterá-lo, recriei os relatos num outro tópico chamado Plantado 420 litros, pois estou a precisar de ajuda.

Peço desculpas pela confusão.

Publicado:

Boas,

qual a frequência e % de TPA's?

qual era o foto período que tinhas?

é possível que o tronco esteja a ajudar em muito nesse ph...

ps: bota mais plantas nisso, precisas de consumir mais recursos, na minha humilde opinião...

Visitante
This topic is now closed to further replies.