edubernardo Publicado Novembro 23, 2016 Publicado Novembro 23, 2016 Olá a todosPreciso p.f. da vossa opinião/ajuda.Montei este aquario há 1 mês, depois de ter estado umas 2 semanas só com a água, troncos, e algumas plantas.Durante o primeiro mês esteve perfeito, com água muito limpa.Há 3 dias fiz uma primeira aspiração do fundo e limpeza de filtro e repuz com água nova, da torneira, mas com uns dias de descanso. A única alteração que fiz também há 3 dias foi a ligação do CO2 com um caudal mínimo (cerca de 2 bolhas por minuto).De repente o aquario ficou como nas fotos, com água turva e esbranquiçada e uma película à superfície.Os peixes continuam perfeitos e cheios de vitalidade e não parecem nada afetados.O filtro externo é muito potente e, por isso, mantenho uma esponja na saída de água para dispersar a corrente e não criar uma corrente muito forte. No entanto a água está a circular bem.Já não sei o que fazer para voltar a ter água limpa. Tenho aquários há mais de 30 anos e nunca me aconteceu isto!Aqui estão alguns dados do aquario:Volume: cerca de 300 LtTemperatura: 26ºCPH: 6,5Luz: LED (não sei especificar mais mas é excelente para as plantas)CO2: 2 bolhas por minutoFiltragem: Filtro externo JBL (não tenho aqui o modelo mas é um bom filtro)Fotos: ObrigadoCumprimentos,Eduardo Bernardo Citar
Bringer Publicado: Novembro 23, 2016 Publicado: Novembro 23, 2016 Olá Eduardo, Neste caso as hipóteses que vejo seriam uma TPA exagerada e/ou algo feito de errado na limpeza do filtro. Isto se a água estiver turva devido a bactérias mortas. Mas isto são erros de principiante que só cometerias por distração, nomeadamente no caso do filtro. Cumprimentos, José. Citar
Inácio Sanches Publicado: Novembro 23, 2016 Publicado: Novembro 23, 2016 (editado) Parece me um boom bacteriano. Dá uns dias para ver se passa. Quanto tempo ficou o filtro desligado e como o limpaste? Editado Novembro 23, 2016 por ignace Citar
edubernardo Publicado: Novembro 23, 2016 Autor Publicado: Novembro 23, 2016 Olá Só limpei o filtro depois de ja estar a água assim. E nem precisava,porque o filtro estava praticamente limpo. A agua ficou assim de um dia para o outro. Se é um boom de bacterias, os peixes não se deveriam sentir? Eles estao otimos! Vou esperar mais uns dias e no fim de semana faço um novo tpa. Abraços Citar
Alvaro Silva Publicado: Novembro 23, 2016 Publicado: Novembro 23, 2016 Boas edubernardo O que eu acho e que o mal foi fazeres uma TPA e ao mesmo tempo limpares o filtro,quando se limpa o filtro,não se deve fazer uma tpa,atenção isto e só a minha opinião,e e o que eu sempre faço,só reponho a água que fica a faltar,pois sempre se tira água do aquário para lavar esponjas e restante materias filtrantes. Cump: Álvaro Silva Citar
edubernardo Publicado: Novembro 23, 2016 Autor Publicado: Novembro 23, 2016 Obrigado pelas respostas. E agora o que faço para isto ficar limpo? Obrigado Citar
Paju Publicado: Novembro 24, 2016 Publicado: Novembro 24, 2016 Se aconteceu depois da introdução do co2 por acaso não é do caseiro e a receita vazou para o aqua? Citar
edubernardo Publicado: Novembro 24, 2016 Autor Publicado: Novembro 24, 2016 Não é caseiro. É uma garrafa de CO2 com valvula solenoide. Entretanto ja comecei hoje a fazer tpas. Vou fazer um pequeno TPA diario a ver se o problema se vai resolvendo aos poucos. Já não sei o que fazer mais Abraço Citar
edubernardo Publicado: Novembro 26, 2016 Autor Publicado: Novembro 26, 2016 Pessoal, a sério, quem souber o que fazer diga alguma coisa por favor! Estou sem saber o que fazer mais! Abraço Citar
Bringer Publicado: Novembro 26, 2016 Publicado: Novembro 26, 2016 Isso aconteceu logo depois de aspirares o substrato? Alêm desse areão, tens algum substrato por baixo? Essa turbidez tem um tom amarelado, certo ? Não é aquele tom provocado pelas bactérias, pois não? Tão importante quanto resolver é saber a causa. Citar
Tugz Publicado: Novembro 26, 2016 Publicado: Novembro 26, 2016 Pelicula á superficie é geralmente excesso de nutrientes, faz tpas até passar. Como limpaste o filtro? usaste agua do aquario para as materias filtrantes ? Parece-me que por teres poucas plantas ganhaste água verde, mas é lixado ver só nas fotos. Isso é fazer tpas e meter mais plantas, se for água verde. Como medida de ação instantanea é usar anti algas, mas não aconselho, acho o ideal é atacar op roblema na fonte. a agua não está esverdeada? Citar
edubernardo Publicado: Novembro 26, 2016 Autor Publicado: Novembro 26, 2016 Boas Não tenho substrato fertil, só areao. Aconteceu de um dia para o outro após um mes de funcionamento na perfeicao. O tom é esbranquiçado. E sim, aspirei os detritos do areao. Obrigado Citar
Tugz Publicado: Novembro 26, 2016 Publicado: Novembro 26, 2016 Epah, pode ser apenas uma parte do processo de nitrificação, como fizeste o ciclo ao filtro? Pode estar a fazer o ciclo do azoto, a menos que nas primeiras duas semanas tenhas adicionado comida , o filtro nao estava a ciclar sem comida no aquario...Pode ser isso, mas seja o que for não me parece grave, é feio, mas vai fazendo tpas de 25 por cento até isso passar. volto a perguntar, como fizeste a limpeza ao filtro do aquario? Citar
Tugz Publicado: Novembro 26, 2016 Publicado: Novembro 26, 2016 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=98029Lê este topico , especialmente a parte da agua verde, só para veres se te diz algo. Citar
Alvaro Silva Publicado: Novembro 26, 2016 Publicado: Novembro 26, 2016 Boas edubernardo Olha um dos truques que se usava em casos desses, que eu aqui nos anos 80 usei algumas vezes,foi água de garrafões,água mineral,tirava 10L de água do aquário,e colocava os mesmos litros em água mineral, e dava resultado,mas só fazia isto quando a água estava mais que três dias a sim turva,agora se vai dar,no teu aquário,bom já não sei,cada aquário e difrente,uns dos outros,boa sorte. Cump: Álvaro Silva Citar
edubernardo Publicado: Novembro 29, 2016 Autor Publicado: Novembro 29, 2016 (editado) OláPassada uma semana e o aquario está... pior!Agora a água mudou de branco para verde e quase não se vê nada lá para dentro!Respondendo à questão da limpeza do filtro, foi feita, na minha ignorância, com água da torneira.Agora sei que deve ser com água do aquario.Tenho o filtro com boa circulação de água.Reduzi a iluminação a apenas 3 horas diárias porque não quero prejudicar as plantas que estão em franco desenvolvimento.Os peixes continuam otimos e sem se importarem muito com o estado da água.O aquario agora está assim...! Pensei colocar um produto anti algas durante um dia ou dois e depois fazer um TPA grande.Concordam? O que sugerem?O CO2 está com caudal muito fraco. Devo aumentar? ou desligar o CO2? Este aquario tem 300 Lt de água. Não me parece viável estar a fazer TPAs com água mineral de garrafões.Ajudem please!ObrigadoAbraçosEduardo Editado Novembro 29, 2016 por edubernardo Citar
Gonçalo84 Publicado: Novembro 29, 2016 Publicado: Novembro 29, 2016 Pois, foi o que pensei. Mataste as bactérias todas do filtro. E o que estás a ver na coluna da água é mesmo isso. O que eu fazia agora era ir a correr (de carro pode ser mais rápido) comprar um frasco de bactérias para ires adicionando e assim refazer o ciclo. Os peixes por enquanto estão bem porque tens muita água, senão já estavam a fazer tijolo. O que ainda pode acontecer. Também podes ir fazendo tpa's. Vais atrasar o ciclo mas vais mantendo os peixes vivos. Espera por mais opiniões. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
edubernardo Publicado: Novembro 29, 2016 Autor Publicado: Novembro 29, 2016 Olá Gonçalo Esqueci-me dessa parte, No fim de semana comprei um frasco de bactérias que estou a adicionar há 3 dias. Abraço Citar
edubernardo Publicado: Dezembro 13, 2016 Autor Publicado: Dezembro 13, 2016 Olá a todos Após vários TPAs e sem resultados visíveis resolvi comprar um filtro UV e ligar à saída do filtro. Demorou alguns dias mas o aquário neste momento está assim. :D Os peixes estão ótimos e nem se importaram com o problema da água. Obrigado a todos! Abraços Eduardo 1 Citar
Bringer Publicado: Dezembro 13, 2016 Publicado: Dezembro 13, 2016 Ainda bem que a coisa está a compor-se! Citar
Recommended Posts