QuiMaster Publicado Novembro 21, 2016 Publicado Novembro 21, 2016 Boas, já comecei o ciclo do azoto no meu aquário e em breve terei de começar a fazer as análises à água... Se não estou em erro os parâmetros mais importantes a vigiar são: pH, kH, NH3 e NO2-..... certo? E que marca/tipo recomendam, de forma a não ficar (muito) caro....? Novo Retiro (Tópico e Galeria)
devilspeed999r Publicado: Novembro 23, 2016 Publicado: Novembro 23, 2016 Boas Qui.. passa na Aquaeden na Malveira e compra um destes: http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1451&controller=product foi o que comprei para o meu e o Rui(Dono da loja e membro do forum) dá-te uma data de dicas brutais... Se levares um pouco da agua do aqua até te fazem um teste para te dar dicas do que deves fazer em seguida... Abraço DO 0 AGAIN....http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252628
QuiMaster Publicado: Novembro 23, 2016 Autor Publicado: Novembro 23, 2016 Eu sei que ainda só passaram 5 dias desde que montei o aquário e iniciei o tratamento com as bactérias... mas estive a experimentar os kits que arranjei e preciso de alguma ajuda para os interpretar... Temp. da água: 24º C NH4: ~0 mg/L NH3: 0,003 mg/L e aqui é que começo a necessitar de ajuda: NO3: <10 mg/L NO2: < 1 mg/L gH: < 3ºd kH: < 3ºd pH: 6,8 Estou a ver isto bem? (vou deixar abaixo as fotos) .... Se estou a ver bem então está tudo dentro do ok excepto o NO2, que deveria ser mais baixo creio eu), e o GH e KH, que deveriam estar mais altos, ou nem por isso? Se me puderem ajudar a esclarecer esta questão agradecia-vos imenso.... SERA Test NH4/NH3: SERA pH/kH/gH/NO3/NO2: Novo Retiro (Tópico e Galeria)
Gonçalo84 Publicado: Novembro 23, 2016 Publicado: Novembro 23, 2016 Esse teste de tiras vale "bola" como diz o outro. Fazer esse teste ou meteres lá o dedo e provares a água para ver se o ph está alto é igual... Falo por experiência própria. Fiz esse teste em água e dava-me 6 e pouco, fiz depois com outros dois testes de gotas e dava 7.5... A margem de erro é enorme. Gastaste 8€ em vão. Só precisas do teste de amónia (para se por acaso morrer algum peixe), nitratos (para ver se o ciclo está feito) e ph, o resto acho que não precisas muito neste momento. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Bringer Publicado: Dezembro 5, 2016 Publicado: Dezembro 5, 2016 Eu utilizo os testes da JBL - utilizava, porque há meses que não testo nada 🙄 Tenho pH, nitratos e fosfatos. O dos fosfatos comprei por causa das plantas.
devilspeed999r Publicado: Dezembro 6, 2016 Publicado: Dezembro 6, 2016 Boas Qui, na minha opinião o aqua ainda está a maturar, mantém as TPA´s e mede novamente daqui a 1 ou 2 semanas... os valores estarem desregulados ao principio(em especial num aqua pequeno) é normal,foi o que me apercebi no meu... neste momento 1,5 mês da montagem todos os parâmetros regularam para meia tabela... ao principio o meu ph até dava valores na fita abaixo do que era medido(em loja através de testes quimicos dava os mesmos valores)... agora fixou mesmo no valor mediano... dá-lhe tempo e não entres em "pânico"... Cumps DO 0 AGAIN....http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252628
Recommended Posts