Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Tenho um aquario parado de 200 litros(inicialmente de agua doce) e estou a pensar em iniciar-me no mundo dos marinhos, já li alguns artigos sobre isso, mas gostaria de saber mais algumas coisas, visto parecer ser muito mais dificil de manter do que um aquario de agua doce:

1º Tenho uma sump com 48x28x22cm gostava de saber se lhe posso dar algum uso no marinho.

2º Quais os equipamentos basicos necessários para o bom funcionamento de um aquário deste tipo?

e por ultimo onde posso achar uma boa biblioteca ou livro sobre peixes e corais?

desde já quero agradecer todas as respostas, e algo que queriam acrescentar ao que perguntei.

João Paulo Duarte

Publicado:

Olá,

1 - Relativamente à sump, acho-a muito pequena para ser realmente util, se puderes faz uma maior, se nao puderes entao ficas um pouco limitado ao que podes la' por dendro.

2 - Os equipamentos basicos dependem do que pretendes manter, a primeira coisa que tens de decidir e' se queres um aquario de reef ou um de peixes.

Se fores para um reef:

-Pretendes manter corais duros, moles ? - Isto ira' influenciar principalmente a qualidade e quantidade de iluminacao ( HQI, T5, T8, PC Powercompact ) bem como outros factores relativamente 'a manutencao de qualidade da agua.

-Escumador

-Bombas de circulacao cujo caudal seja pelo menos 20 x o volume total do aquario

-Rocha viva complementada com morta ou sintetica ( aqui os $$$ mandam )

-Usar ou nao substrato, ha' pros e contras, ha' varios posts sobre isso

-Resistencia

-Ventoinhas ou refrigerador para o verao para manter a temperatura aceitavel < 28 de preferencia.

-Aparelho para fazer agua de osmose ( ou compra de agua de osmose )

Estes sao os elementos basicos para um reef

Para um de peixes:

-Escumador

-Bombas de circulacao.

-Iluminacao simples, T8, T5 ou PC servem perfeitamente

-Filtro externo, ou sump para filtracao biologica/mecanica

-Alguma rocha viva / morta ou sintetica.

-Resistencia

-Ventoinhas ou refrigerador para o verao para manter a temperatura aceitavel < 28 de preferencia.

-Aparelho para fazer agua de osmose ( ou compra de agua de osmose )

3 - Livros sobre peixes e corais "The modern coral reef aquarium" volumes 1 e 2, e a net, site ( loja online ) com fotos e informacoes sobre peixes, corais, etc www.livemarine.com

Revista online excelente: http://www.reefkeeping.com

E e' claro este forum ;)

visto parecer ser muito mais dificil de manter do que um aquario de agua doce:
e', acredita que e', e que se gasta muito mais $$$ do que pensamos que iremos gastar.

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

obrigado pela resposta.

estive a ver alguns artigos, creio que vou fazer um reef com corais moles, já que pelo visto a iluminação não é identica para os 2 tipos de corais. quanto à osmose, n ão sabia que se podia comprar a agua, e já agora sabes-me dizer o que compensa mais??? já que todos os $$$ que se possam poupar são sempre bem vindos.também li alguma coisa sobre skimmers e tu não os mencionaste, não são necessários??? obrigado pela ajuda.

João Paulo Duarte

Publicado:

Ola',

quanto à osmose, n ão sabia que se podia comprar a agua, e já agora sabes-me dizer o que compensa mais???

Isto depende do valor a que conseguires comprar a agua nas lojas de aquariofilia e se fazes mudas de agua com agua natural ou nao, mas se mandares vir a unidade de osmose nas lojas online la' de fora consegues osmoses bem baratinhas e acho que ai' compensa. Eu comprei ca' ... :wink:

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

Obrigado pelas respostas. vou ler mais uns artigos relativos aos aqua marinhos.deois volto a chatear o pessoal.

João Paulo Duarte