claudio Publicado Dezembro 5, 2003 Publicado Dezembro 5, 2003 oi pessoal estou com um problema no aquario que e o seguinte : alguns dos peixes, apresentam uma descoloração na zona da boca ,que vai alastrando ao resto do corpo e que por fim leva a sua morte , outros ainda tem alguns pontos brancos no corpo, e apresentam a mesma descoloraçao na zona da boca , outro ainda têm as barbatanas `roidas´ e por fim há outros que se limitam a morrer sem nenhuma rasão aparente devo dizer que tenho Guppies ,Cardinais ,Botias palhaço ,Betas, Zebras ,Corridoras leopardo e de todos estes os unicos que nao pareçem terem sido afectados são a Botia e as duas Corridoras
jeanackle Publicado: Dezembro 6, 2003 Publicado: Dezembro 6, 2003 Já deste uma vista de olhos no tópico "Guia de Doenças" - é o primeiro deste fórum e tem fotos. Assim à primeira parecem-se ser bactérias/fungos. Felizmente ,tenho pouca experiência com doenças, mas parece-me que o Sera Baktopur será indicado. Mas ATENÇÃO! Pode haver outros produtos mais apropriados que eu desconheça. Depois do tratamento (feito como indica o folheto do medicamento), é boa ideia fazer uma troca parcial de água. PS: Se fosse íctio, por causa dos pontos brancos, os Botia já teriam sido provavelmente afectados (são particularmente sensíveis a essa doença ) Jean-Dominique Ackle Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!
Visitante Publicado: Janeiro 9, 2004 Publicado: Janeiro 9, 2004 Caro amigo Deves já, já, já adquirir um aquário de quarentena(pelo menos de 60 a 100litros - conselho pessoal), pois é melhor maneira de controlares a qualidade da água. Adquire tb um skimmer(pode ser barato mas eficiente) e um filtro que faça pelo menos 5X o volume de água do aquário. Lá colocarás apenas peixes doentes e nada de aragonite. Compra uma solução de cobre, chamada Paracure e segue à risca a quantidade de cobre por cada 50l de água... se exagerares na quantidade de cobre matarás logo os peixes. A razão de saturação de cobre será de 0.2/0.3ml(cu) para a totalidade da água do teu sistema. Para verificares a saturação de cobre na água antes de lá colocares os peixes compra um coper test da JBL. NÃO COLOQUES O COBRE NO TEU REEF, MATAS TODOS OS INVERTEBRADOS. Segue o tratamento por 10 dias, controlando sempre o cobre a 0.2/0.3 e mais 5 dias para desclimatizar os peixes do cobre tirando-lhe água com cobre e repondo água nova de pouca salinidade(1019 a 1020), cuidado com as mudanças buscas de água. Tenta depois baixar a salinidade do teu reef, aumentar a corrente e baixar as horas de luz por dia para 6 horas. Deves ter a água com pouca qualidade. Vai ser um investimento inicial caro mas ficas já munido de tudo o que precisas para combater a maioria das doenças.
João Branquinho Publicado: Janeiro 9, 2004 Publicado: Janeiro 9, 2004 Caro amigo Deves já, já, já adquirir um aquário de quarentena(pelo menos de 60 a 100litros - conselho pessoal), pois é melhor maneira de controlares a qualidade da água. Adquire tb um skimmer(pode ser barato mas eficiente) e um filtro que faça pelo menos 5X o volume de água do aquário. Lá colocarás apenas peixes doentes e nada de aragonite. Compra uma solução de cobre, chamada Paracure e segue à risca a quantidade de cobre por cada 50l de água... se exagerares na quantidade de cobre matarás logo os peixes. A razão de saturação de cobre será de 0.2/0.3ml(cu) para a totalidade da água do teu sistema. Para verificares a saturação de cobre na água antes de lá colocares os peixes compra um coper test da JBL. NÃO COLOQUES O COBRE NO TEU REEF, MATAS TODOS OS INVERTEBRADOS. Segue o tratamento por 10 dias, controlando sempre o cobre a 0.2/0.3 e mais 5 dias para desclimatizar os peixes do cobre tirando-lhe água com cobre e repondo água nova de pouca salinidade(1019 a 1020), cuidado com as mudanças buscas de água. Tenta depois baixar a salinidade do teu reef, aumentar a corrente e baixar as horas de luz por dia para 6 horas. Deves ter a água com pouca qualidade. Vai ser um investimento inicial caro mas ficas já munido de tudo o que precisas para combater a maioria das doenças. Olá Stephen C.! (antes de mais bem-vindo ao fórum!!) Será que não te enganaste?!?! O claudio tem um aquário de água doce... :D As tuas dicas são para um reef ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Visitante Publicado: Janeiro 10, 2004 Publicado: Janeiro 10, 2004 Eu tenho um aquario de agua doce de 1300 litros, e um senhor que é eng. quimico e trabalhou em viveiros de peixes aconselhou-me a meter dois varoes de cobre aos cantos do aquario. Disse que faria desaparecer quase todo o tipo de doenças dos peixes. Alguem sabe alguma coisa sobre este assunto?
Visitante Publicado: Janeiro 10, 2004 Publicado: Janeiro 10, 2004 Disse que faria desaparecer quase todo o tipo de doenças dos peixes. Alguem sabe alguma coisa sobre este assunto? Sobre o cobre posso dar-te algumas dicas: - É utilizado como fungicida e num reef esses medicamentos devem ser administrados sem corais,vermes e outros que tais. - Num naufrágio são das poucas partes não colonizadas por vermes e corais. A ideia a partida não é terrivel para um aquario de agua doce (mas podes ter no mesmo protecção fungica adicionando um pouco de sal), agora... imagina os estragos num aquario de reef... felizmente não é esse o caso. :D
Visitante Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 Sorry, Dei uma dica sobre o cobre mas isso é para ÁGUA SALGADA OK? Esquece o que escrevi! Não prestei bem atenção à mensagem original...
Recommended Posts