Recommended Posts

Publicado

Olá a Todos!

Estou a uns 2 ou 3 meses de montar o meu primeiro Reef. Claro que as ideias começam a aparecer, e claro que é para as dissipar que serve o Fórum :cry:

Entao, no meio de desenhos mentais, e layouts mentais, e estruturação mental, e mais tudo mental yikes surgiu-me uma ideia e gostava da Vossa opinião.

Fala-se muito das DSB e do Bare Botom, no entano, não é minha intenção fazê-lo. Irei optar por algo intermédio. Mas (porque há sempre um "mas" :D) ocorreu-me o seguinte:

- porque não colocar biobolas por baixo da areia? Uma pequena camada de biobolas, fazendo com que existisse espaços, e depois uns 5 cm's de areia...

- porque não colocar uma camada de cerâmica (daquelas boas) por baixo da areia, promovendo uma grande área de contacto?

É destes dois pontos que gostava de ouvir a Vossa opinião: Vantagens, desvantagens, sim, não, tás maluko??, Eh pá gd ideia, é igual ao litro....

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

viva,

nao sou nenhum expert, mas penso que mesmo da forma que tu dizes as biobolas e a ceramica iam concorrer com a rocha viva, sendo essa a principal (unica?) razao para nao ser aconselhado o seu uso...

penso que nao estou enganado, mas pelo sim pelo nao, espera por mais opinioes, que eu tb tou interessado...

Abraço,

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Publicado:

Obrigado Miguel,

mas então se vai concorrer coma RV, vai estar a fazer o mesmo trabalho, certo? Se sim, este "processo" é mais barato...

Vou aguardar mais opiniões e obrigado pela tua ;)

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

apesar de ser mais barato utilizar as biobolas e as ceramicas, estas sao inesteticas e albergam muito menos seres vivos que a rocha viva, nao so em quantidade mas em qualidade (isto e, diversidade...).

(esta resposta e pura especulaçao minha...)

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Publicado:

Olá Victor,

Para simplificar a questão e a resposta, o que posso dizer é que o objectivo numa DSB é criar zonas anaeróbias, ou seja sem Oxigénio - ora com a colocação de Bioballs ou Cerâmicas vais ter tudo menos uma zona anaeróbia.

Por esta razão uma boa DSB é composta por um substracto de uma granolemetria muito reduzida e com pelo menos 12 cm de profundidade.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá Diogo,

obrigado! Só uma dúvida: com as biobolas até consigo imaginar, mas com a cerâmica não se consegue um efeito semelhante? Ou seja, com uma DSB mais pequena, mas com alguma cerâmica de boa qualidade, e visto não haver circulação de água, logo não havendo oxigénio, não se conseguirá ter o mesmo efeito com uns 6 cm's de DSB em vez dos 12cm? É que sonceramente, não gosto de ver os aquários com tanta areia, mas queria ter na areia um bom suporte... ;)

Um abraço,

Vitor Melo

Publicado:

Estou com o Diogo.

As bioballs vão fazer aumentar a espessura da zona aeróbica sem particular vantagem. Isso significa que, se numa situação normal terias a DSB a funcionar com digamos 8cm, com bioballs ou cerâmica necessitarias de mais uns quantos o que era o efeito contrário ao desejado.

Outra coisa, como vais ter muita vida na areia o movimento que esta terá irá provocara a subida lenta mas permanente das bioballs para a superfície. Nas DSBs que conheço aquela bicharada toda a mexer-se provoca a subida dos calhauzinhos enterrados até à superfície. Como as bioballs até são mais leves, desde que a areia esteja bem colonizada o que se deseja, será uma questão de tempo até ficarem visíveis.

Publicado:

Vitor... deixa-te de maluquices...

Ou DSB ou bare bottom ou então 3 a 4 cms só para nitrificar....

deixa lá isso das ceramicas e bioballs... pois a areia tem uma área muito melhor para o mesmo efeito !!

Boa sorte para o novo reef !! :wink:

Abraço...

Publicado:

Boas ...

É mesmo isso Vitor , não compilica , simplifica :B-fly:

Abraço , boa sorte , já estava na altura ...:D

Abraço

Publicado:

Ehehe

pronto, pronto, desculpem lá. Já cá não está quem falou :D:D:D

Muito obrigado por tudo,

Vitor Melo

Publicado:

Olá Victor,

mas com a cerâmica não se consegue um efeito semelhante? Ou seja, com uma DSB mais pequena, mas com alguma cerâmica de boa qualidade, e visto não haver circulação de água, logo não havendo oxigénio, não se conseguirá ter o mesmo efeito com uns 6 cm's de DSB em vez dos 12cm?

Estás mesmo apanhado da cabeça!!!

Claro que com cerâmicas tens circulação de água - o espaço que fica entre elas é suficiente para a circulação - por isso se usa Aragamax SS para as boas DSB´s.

Estou contigo quando dizes que não gostas de ver 12 cm de areia num aqua. De facto também não gosto e por isso vou colocar apenas uns 2 ou 3 de areão de coral e fazer uma DSB bem alta no refúgio e outra na sump!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá Diogo,

Estou contigo quando dizes que não gostas de ver 12 cm de areia num aqua. De facto também não gosto e por isso vou colocar apenas uns 2 ou 3 de areão de coral e fazer uma DSB bem alta no refúgio e outra na sump!

O meu problema é que não sei se a sump tem altura suficiente para fazer uma boa DSB. Se não tiver, tenho que pensar numa forma de acoplar mais um aqua (destes que tenho por casa desaproveitados) à sump ou ao aquário e entao aí fazer uma DSB como manda a sapatilha :oops:

Obrigado a todos pelos comentários e pelos atestados de insanidade :lol::D

Um abraço,

Vitor Melo