Joaquim Vicente Publicado Dezembro 5, 2003 Publicado Dezembro 5, 2003 Oi pessoal, Tenho um filtro Heim 2213 que funciona à cerca de 2 anos, sem problemas. De algum tempo para cá, este tem apresentado um ruído fora do normal. Após análise verifiquei que era resultante da existência de ar no seu interior. Retiro o ar existente e o seu funcionamento volta ao normal. O estranho é que, após algumas horas (1 ou 2) de funcionamento volta a existir ar no seu interior. Já adquiri uma borracha vedante nova, um rotor novo, substitui todas as mangueiras, verifiquei uniões, etc., e não consigo obter resposta para tal. Será produzido pelas bactérias ou algas existentes no seu interior? Se sim, poquê só agora? Peço ajuda, pois já nem consigo dormir com o ruido do filtro! Citar Cumprimentos, _______________ Joaquim Vicente
Madiques Publicado: Dezembro 6, 2003 Publicado: Dezembro 6, 2003 Quais são as matérias filtrantes que tens dentro do filtro? Quanto só se tem esponjas em vez de uma combinação de esponjas/material ceramico há tendencias para que o filtro produza barulho. Só consegui acabar com esse problema, seguindo os seguintes passos: 1. Substitui as esponjas por material ceramico, só inserindo uma esponja. 2. Limpei todas as mangueiras, junções e torneiras. 3. Limpei a turbina NOTA: Realizei estas operações à 7 meses e desde lá nunca mais tive esse problema. Citar In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.
Joaquim Vicente Publicado: Dezembro 9, 2003 Autor Publicado: Dezembro 9, 2003 Até este fim de semana as matérias filtrantes eram: (de baixo para cima) - Ehfimech - Esponja - Ehfisubstrat - Lã Sintética Neste fim de semana retirei o Efisubstrat pois estava muito velho e "partido", obstruindo a passagem da água. Adicionei mais Ehfimech e 2 esponjas. Retirei tambem a Lã Sintética. Notei melhorias no seu funcionamento, mas ainda não está resolvido o problema. Hoje vou comprar mais Ehfimech e retirar 2 esponjas, deixando apenas uma. Depois eu relato o resultado. Citar Cumprimentos, _______________ Joaquim Vicente
Madiques Publicado: Dezembro 9, 2003 Publicado: Dezembro 9, 2003 Provavelmente o problema está em teres demasiadas esponjas no teu filtro o que provoca um maior esforço no motor e em consequencia de tudo isso, o aumento do barulho. Eu tive o meu canister somente com esponjas practicamente durante um ano e notei o aumento gradual de barulho; por ter o canister no quarto, esse barulho começou a tornar-se insuportável, principalmente à noite. Decidi então colocar os diversos elementos da seguinte forma: Desde então desapareceu por completo qualquer tipo de barulho, sendo que é necessário fazer a substituição da camada " fine filter pad/EHFISYNTH" (lã sintética) e uma limpeza geral a todos os elementos cada 2 meses NOTA: Onde diz "Coarse filter pad", coloquei uma esponja (apenas uma) Espero ter ajudado. Citar In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.
anibal-mota Publicado: Dezembro 12, 2003 Publicado: Dezembro 12, 2003 Olá!! De facto tam bem a mim aconteceu-me o mesmo a alguns anos atrás, mas era ar da bomba de ar que entrava no no tubo do filtro e saía no outro tubo!!! Anibal Mota Citar
Joaquim Vicente Publicado: Dezembro 15, 2003 Autor Publicado: Dezembro 15, 2003 Desculpem-me pelo atrazo mas só hoje tive acesso à internet. Finalmente consegui resolver o meu problema . De facto o filtro estava muito carregado de elementos que não premitiam a livre circulação de água. Ao aliviar as matérias filtrantes e reduzindo o comprimento das mangueiras aumentei a rentabilidade do filtro, justificado pelo débito actual (muito maior) e sem esforço (menos barulho). Quero deixar os meus sinceros agradecimentos ao Madiques e em geral ao Forum. Sem este, o meu gosto pelos aquários já tinha sído! Citar Cumprimentos, _______________ Joaquim Vicente
Recommended Posts