apistogrammas com discus?


Recommended Posts

Alguém me sabe dizer se, para além do comummente aceite Ramirezi como companheiro ideal, é possível ter outras espécies de apistogrammas (partindo do princípio que se aceita o Ram como uma espécie de apisto...) com os discus?

 

Obrigado.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cheguei a ter 3 discos e 5 ramirezis e uma desova de discos

Agora tenho 1 discos(os outros 2 foram para um cubo) e 4 ramirezis(um morreu) e os ramirezis já me fizeram 2 desovas. A ultima tem hoje 1 dia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece adequado porque os discus normalmente "trabalham-se" a temperaturas excessivas para a grande maioria das espécies de Apistogramma.

 

Qualquer temperatura superior a 27 já é à partida excessiva para um Apisto a não ser que seja temporária.

 

O Mikrogeophagus ramirezi, além de não ser um Apistogramma, vive em lagos de Savana na bacia do Orinoco pelo que a tolerância a altas temperaturas é muito boa.

 

Há registos de Apistogramma vivos e aparentemente saudáveis a 8 graus (A. borellii).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado. Tenho que ver se alguém quer 7 apistogrammas hongsloi com 5 meses... Ou um casal de Kribs. Tenho que dar baixa de um aquário (para entrar outro para discos), e, por muito que goste de uns e de outros, alguém tem que ir.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Põe um anúncio no Fórum porque normalmente há procura para qualquer espécie de Apisto. ;)

 

Os A. hongsloi por acaso até serão teoricamente daqueles que suportam temperaturas mais puxadotas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está! Por distracção, até já os tive a 30º uns dias, e nada de mal se passou. Daí ter "postado" a questão. O ideal para mim era não me desfazer deles; nasceram cá em casa e estou a vê-los paulatinamente a revelarem-se (dimorfismo, disputas de território, etc), pelo que me custa deixá-los. Li que os discos se aguentam bem na zona dos 29º-30º, o que poderá significar que os posso ter com os a. hongsloi. O que achas?

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo que queira que os discus procriem? Já agora, Luís, o que achas de uma dureza assim para procriar discus:

 

gH 11º

dH 7º ?

 

Estou a meio de uma experiência para amolecer a água da torneira com turfa, e já desceu até àqueles valores. Espero que desça mais, e depois digo qualquer coisa noutro post.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece uma excelente água para criar Malawis :wink:

 

Agora a sério... se forem discus criados em cativeiro há muitas gerações até pode dar mas a coisa está longe do ideal. O mesmo se passa para os hongsloi mas estes devem ser mais tolerantes.

 

Se eu fosse a ti mantinha todos os peixes mas a 27 graus. É um bom compromisso com os discus no limite inferior e os apistos no superior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais