Recommended Posts

Publicado

Alguém me sabe dizer se, para além do comummente aceite Ramirezi como companheiro ideal, é possível ter outras espécies de apistogrammas (partindo do princípio que se aceita o Ram como uma espécie de apisto...) com os discus?

Obrigado.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Publicado:

Eu cheguei a ter 3 discos e 5 ramirezis e uma desova de discos

Agora tenho 1 discos(os outros 2 foram para um cubo) e 4 ramirezis(um morreu) e os ramirezis já me fizeram 2 desovas. A ultima tem hoje 1 dia

Publicado:

Não me parece adequado porque os discus normalmente "trabalham-se" a temperaturas excessivas para a grande maioria das espécies de Apistogramma.

Qualquer temperatura superior a 27 já é à partida excessiva para um Apisto a não ser que seja temporária.

O Mikrogeophagus ramirezi, além de não ser um Apistogramma, vive em lagos de Savana na bacia do Orinoco pelo que a tolerância a altas temperaturas é muito boa.

Há registos de Apistogramma vivos e aparentemente saudáveis a 8 graus (A. borellii).

Publicado:

Ok, obrigado. Tenho que ver se alguém quer 7 apistogrammas hongsloi com 5 meses... Ou um casal de Kribs. Tenho que dar baixa de um aquário (para entrar outro para discos), e, por muito que goste de uns e de outros, alguém tem que ir.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Publicado:

Ora aí está! Por distracção, até já os tive a 30º uns dias, e nada de mal se passou. Daí ter "postado" a questão. O ideal para mim era não me desfazer deles; nasceram cá em casa e estou a vê-los paulatinamente a revelarem-se (dimorfismo, disputas de território, etc), pelo que me custa deixá-los. Li que os discos se aguentam bem na zona dos 29º-30º, o que poderá significar que os posso ter com os a. hongsloi. O que achas?

Publicado:

Mesmo que queira que os discus procriem? Já agora, Luís, o que achas de uma dureza assim para procriar discus:

gH 11º

dH 7º ?

Estou a meio de uma experiência para amolecer a água da torneira com turfa, e já desceu até àqueles valores. Espero que desça mais, e depois digo qualquer coisa noutro post.

Publicado:

Parece uma excelente água para criar Malawis :wink:

Agora a sério... se forem discus criados em cativeiro há muitas gerações até pode dar mas a coisa está longe do ideal. O mesmo se passa para os hongsloi mas estes devem ser mais tolerantes.

Se eu fosse a ti mantinha todos os peixes mas a 27 graus. É um bom compromisso com os discus no limite inferior e os apistos no superior.