Recommended Posts

Publicado

Peixes escalar ofegantes a morrer nascidos em casa, mas já adultos. Fiz testes de nitratos 10 MG/lt, nitritos e amonia 0 MG/LT e pH 7,1 temperatura 27 graus. Setup: aquário 250 LT, filtro externo 700 LT/hora - limpo de 2 em 2 meses, TPA semanal de 50 LT, peixes - 10 escalar, 2 botias, 5 corydoras, 8 néons, 4 Ramirez, tubarão bicolor, 1 casal gupys, 3 mollys 1 apistograma. Substrato areia sílica e JBL manado.

Em oito dias baixas 1 botia, 1 molly e 4 escalares, parece que esta alastrar....o que sugerem!!!! Obg

Publicado:

Boas

A única coisa errada que vejo nisso tudo é teres um filtro muito muito curto.

Para essa litragem e esses peixes pelo menos entre 1500 a 2000 l/h.

Tenta colocar uma bomba de ar pode ser falta de oxigénio na agua

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Publicado:

Sim o filtro é curto, tenho andado a investigar e penso em um surto de bactérias. Amanha vou aplicar flagyl. Cump

Publicado:

Que eu tenha conhecimento o flagyl é para parasitas e não bactérias.

Para bactérias tens o bactopur mas tens de usar com cuidado pois mata as bactérias do filtro.

Eu no teu lugar tentava primeiro a bombar de ar.

Não me parece que seja doença

large.20180216_220821.jpg

Publicado:

Claramente filtro extremamente curto para o aquário.... Em alguma altura os peixes iriam ressentir-se.

Em 300L eu tenho 2700l/h (brutos), reais rondará em 1600l/h.

Quando limpaste o filtro pela ultima vez?

Eu apostaria em TPA's diárias ou 4x por semana de 10 a 20% até aumentares a capacidade de filtragem. Não que os teu valores de testes estejam maus, bem pelo contrário... mas há qualquer coisa aí no teu equilibrio biológico que está a falhar....

Publicado:

Boas, já aumentei o arejamento e desliguei o co2. Limpo o filtro de 2 em 2 meses, retirando os 2 cestos de cerâmicas, lavo com água do aquário e as esponjas com agua da torneira. faço tpa semanalmente de 50 lt, tenho o aqua montado desde 2014, adicionei 3 ramirezis à quinze dias e recentemente estive ausente 5 dias, estando com alimentador automático. 1º pensei que fosse um pico de amónia, os testes estavam bons, tenho feito tpa dia sim dia não.

Publicado:

Após pesquisa no fórum e na net os sintomas levam me a concluir um boom de bacterias, ou uma doença tipo "malawi bloat".

Passo a descrever os sintomas:

-peixes a isolar-se

-falta de apetite

-respiração ofegante, primeiro à superfície

-respiração muito acelerada, diminuição de movimentos, peixes junto ao areão

-zona abdominal inchada

-por fim morrem.

noto também as guelras pálidas,

vi noutro tópico um tratamento com flagyl e sera baktopur

"Para tratamento aumentar a temperatura a 29/30 graus e usar Sera Baktopur Direct com Metronidazol ‘’ Flagyl ‘’400mg, Tratar por 5 dias com trocas d ´agua parcial de 20 %.Após 5 dias fazer trocas d´agua por mais 7 dias e aplicar novamente só o ‘’ Metronidazol ‘’, Flagyl por 21 dias com trocas d´agua de 20 % todos os dias."

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boa tarde a todos, após tratamento consegui safar todos os escalares submetidos ao flagyll.Cumprimentos

Publicado:

Espectacular! Parabens!