António Maria Palma Publicado Outubro 8, 2016 Publicado Outubro 8, 2016 Boa tarde,Bem ha uns dias deparei me com isto nas minhas Echinodorus cordifolius 'fluitans': Pff alguem me ajude e me diga o que é, quais são as causas e o que posso fazer quanto a isto? Tenho um aquário de 240 litros uso CO2, tenho substrato da tropica "plant growth substrate" e meto tambem fetilizante liquido para plantas da nutrafin.Aguardo respostas, obrigado.
Bringer Publicado: Outubro 8, 2016 Publicado: Outubro 8, 2016 Já a tens há muito tempo? Começaste a fazer algo diferente, mudaste algo no aquário ou mudaste de fertilizante?
António Maria Palma Publicado: Outubro 8, 2016 Autor Publicado: Outubro 8, 2016 Já a tens há muito tempo? Começaste a fazer algo diferente, mudaste algo no aquário ou mudaste de fertilizante? Tenho-o há 3 semanas e nao mudei de fertilizante, apenas adicionei uns corys e uns crossocheilus
Bringer Publicado: Outubro 8, 2016 Publicado: Outubro 8, 2016 Segundo li, por vezes essas plantas são criadas emersas. Pode ser uma fase de adaptação? Achas que pode ser luz a mais? Esse fertilizante da nutrafin tem macros e micros?
António Maria Palma Publicado: Outubro 8, 2016 Autor Publicado: Outubro 8, 2016 Segundo li, por vezes essas plantas são criadas emersas. Pode ser uma fase de adaptação? Achas que pode ser luz a mais? Esse fertilizante da nutrafin tem macros e micros? A minha luz está ligada durante 8 horas e acho que não é isso porque as outras plantas se estão a dar bem, o fertilizante só tem micros
Bringer Publicado: Outubro 8, 2016 Publicado: Outubro 8, 2016 As outras em geral têm exigências idênticas em termos de luminosidade, por exemplo? É que algumas plantas não se dão bem com muita luz.
António Maria Palma Publicado: Outubro 8, 2016 Autor Publicado: Outubro 8, 2016 As outras em geral têm exigências idênticas em termos de luminosidade, por exemplo? É que algumas plantas não se dão bem com muita luz. Sim as exigências são similares
Bringer Publicado: Outubro 9, 2016 Publicado: Outubro 9, 2016 Vamos ver o que diz o resto do pessoal, mas acho que vais ter de aguardar mais uma ou duas semanas para tirar uma conclusão i.e. ver se fica pior e então tentar saber o que se passa, ou se recupera.
Inácio Sanches Publicado: Outubro 9, 2016 Publicado: Outubro 9, 2016 Acho que pode ser falta de macros, potássio talvez.
Paulo F. Soares Publicado: Outubro 9, 2016 Publicado: Outubro 9, 2016 Boa tarde, Umas estão transparentes, outras amareladas e outras a apodrecer (buracos). Têm falta de tudo. Desde Ferro a nitrogenio e potássio, magnesio, fosfatos etc. Tenho um aquário de 240 litros uso CO2, tenho substrato da tropica "plant growth substrate" e meto tambem fetilizante liquido para plantas da nutrafin E o Co2 está bem calibrado? A quantos PPM? Quantos litros de Plant Growth meteu no aquario? É que por exemplo 2 sacos são 5 litros e para 240 do aquario isso não é nada. E por cima do PLant Growth tem o quê e em que altura? Luz? Quantos Lumens e fotoperiodo? E a filtragem? Fotos.. Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
António Maria Palma Publicado: Outubro 9, 2016 Autor Publicado: Outubro 9, 2016 Boa tarde, Umas estão transparentes, outras amareladas e outras a apodrecer (buracos). Têm falta de tudo. Desde Ferro a nitrogenio e potássio, magnesio, fosfatos etc. E o Co2 está bem calibrado? A quantos PPM? Quantos litros de Plant Growth meteu no aquario? É que por exemplo 2 sacos são 5 litros e para 240 do aquario isso não é nada. E por cima do PLant Growth tem o quê e em que altura? Luz? Quantos Lumens e fotoperiodo? E a filtragem? Fotos.. Não sei as ppm do co2. Meti 5 litros de substrato pois segundo que dizia na escala atras do saco era o suficiente. Por cima do plant growth tenho areão e são mais ou menos quatro a cinco centímetros. Tenho uma lâmpada power-glo t8 de 40 w com 42'' possuindo 1705 lumens, e outra aqua-glo t8 de 40w com 42'' que tem 1110 lúmens que estão ligadas como já referi 8 horas por dia Tenho um filtro fluval 305.
Bringer Publicado: Outubro 10, 2016 Publicado: Outubro 10, 2016 O CO2 está ligado em consonância com o fotoperíodo? Ou seja, liga um pouco antes da luz acender e desliga um pouco antes desta apagar? No meu caso acho que é meia hora e uma hora respectivamente. Tens de comprar um drop checker, não só por causa das plantas mas para segurança da fauna. Ah! Areão não é grande coisa para quem quer um plantado mais ou menos decente.
Paulo F. Soares Publicado: Outubro 10, 2016 Publicado: Outubro 10, 2016 Antonio bom dia, Tens que rever tudo amigo. Se o teu objectivo é um plantado à séria tem que ser. Primeiro tem que calibrar o Co2. Falando simples e de facil entendimento. Co2 é a ignição para as plantas absorverem os demais nutrientes.Sem Co2 elas ficam limitadas. Tal como num motor podes meter a gasolina que quiseres lá para dentro que sem velas (ignição) não há consumo. CO2 é o principal MACRO nutriente. A quantidade de Tropica Plant Growth é diminuta e por tal motivo, mesmo através de fertilização liquida (que também estás a fazer mal) ele pouco ou nada se vai revitalizar e desse modo redistribuir nutrientes pela via radicular. Desse modo e para a litragem desse aquário tens que partir para fertilização liquida pelo metodo "EI" porque se fores utilizar os fertilizantes da Tropica (Specialized + Premium) vais gastar mais de um frasco de cada por mês. E isso fica caro. Assim adquire os frascos de Macro e Micro nutrientes na empresa "Soluções Aquáticas". A luz T8 já era.. esquece isso. Ou T5 ou Led. Por utimo precisas de outro filtro de pelo menos 1250 / Litro / Hora. Esse filtro sózinho não dá conta do recado. E amigo, fraca circulação de água equivale a uma componente bacteriológica irrisória e insuficiente. Duas coisas fundamentais para a estabilidade de qualquer aquario. Filtro = Coração! Caudal / corrente / circulação de água. Sabes o que acontece a um rio ou lago com água parada? Aí tens. Estuda bem o que pretendes e procura equipamentos. Pede opiniões sempre antes de comprar. Não faças como a maioria que vai à loja, leva uma lavagem cerebral, compra, e depois vêm aqui lamentar-se...Nunca compres nada sem perguntar nos foruns opiniões de quem tem os equipamentos. NUNCA! Grande abraço 2 Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
António Maria Palma Publicado: Outubro 10, 2016 Autor Publicado: Outubro 10, 2016 O CO2 está ligado em consonância com o fotoperíodo? Ou seja, liga um pouco antes da luz acender e desliga um pouco antes desta apagar? No meu caso acho que é meia hora e uma hora respectivamente. Tens de comprar um drop checker, não só por causa das plantas mas para segurança da fauna. Ah! Areão não é grande coisa para quem quer um plantado mais ou menos decente. Está sim! Se não tivesse areão teria o quê , serve meramente para decoração e criar uma camada entre o substrato e o resto do aquário digamos.
António Maria Palma Publicado: Outubro 10, 2016 Autor Publicado: Outubro 10, 2016 Antonio bom dia, Tens que rever tudo amigo. Se o teu objectivo é um plantado à séria tem que ser. Primeiro tem que calibrar o Co2. Falando simples e de facil entendimento. Co2 é a ignição para as plantas absorverem os demais nutrientes.Sem Co2 elas ficam limitadas. Tal como num motor podes meter a gasolina que quiseres lá para dentro que sem velas (ignição) não há consumo. CO2 é o principal MACRO nutriente. A quantidade de Tropica Plant Growth é diminuta e por tal motivo, mesmo através de fertilização liquida (que também estás a fazer mal) ele pouco ou nada se vai revitalizar e desse modo redistribuir nutrientes pela via radicular. Desse modo e para a litragem desse aquário tens que partir para fertilização liquida pelo metodo "EI" porque se fores utilizar os fertilizantes da Tropica (Specialized + Premium) vais gastar mais de um frasco de cada por mês. E isso fica caro. Assim adquire os frascos de Macro e Micro nutrientes na empresa "Soluções Aquáticas". A luz T8 já era.. esquece isso. Ou T5 ou Led. Por utimo precisas de outro filtro de pelo menos 1250 / Litro / Hora. Esse filtro sózinho não dá conta do recado. E amigo, fraca circulação de água equivale a uma componente bacteriológica irrisória e insuficiente. Duas coisas fundamentais para a estabilidade de qualquer aquario. Filtro = Coração! Caudal / corrente / circulação de água. Sabes o que acontece a um rio ou lago com água parada? Aí tens. Estuda bem o que pretendes e procura equipamentos. Pede opiniões sempre antes de comprar. Não faças como a maioria que vai à loja, leva uma lavagem cerebral, compra, e depois vêm aqui lamentar-se...Nunca compres nada sem perguntar nos foruns opiniões de quem tem os equipamentos. NUNCA! Grande abraço Boas PAFS, li com atenção e lembrei-me agora que tenho também substrato "Fluval Stratum" misturado com o areao mas mais concentrado entre o substrato da tropica e o areao. Mas agora diz me que faço eu?
Recommended Posts