Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,
Bem ha uns dias deparei me com isto nas minhas Echinodorus cordifolius 'fluitans':zZ70Mq.jpg5tFPEt.jpgzZ70Mq.jpg

Pff alguem me ajude e me diga o que é, quais são as causas e o que posso fazer quanto a isto?

Tenho um aquário de 240 litros uso CO2, tenho substrato da tropica "plant growth substrate" e meto tambem fetilizante liquido para plantas da nutrafin.
Aguardo respostas, obrigado.

Publicado:

Já a tens há muito tempo?

Começaste a fazer algo diferente, mudaste algo no aquário ou mudaste de fertilizante?

Publicado:

Já a tens há muito tempo?

Começaste a fazer algo diferente, mudaste algo no aquário ou mudaste de fertilizante?

Tenho-o há 3 semanas e nao mudei de fertilizante, apenas adicionei uns corys e uns crossocheilus

Publicado:

Segundo li, por vezes essas plantas são criadas emersas.

Pode ser uma fase de adaptação?

Achas que pode ser luz a mais?

Esse fertilizante da nutrafin tem macros e micros?

Publicado:

Segundo li, por vezes essas plantas são criadas emersas.

Pode ser uma fase de adaptação?

Achas que pode ser luz a mais?

Esse fertilizante da nutrafin tem macros e micros?

A minha luz está ligada durante 8 horas e acho que não é isso porque as outras plantas se estão a dar bem, o fertilizante só tem micros

Publicado:

As outras em geral têm exigências idênticas em termos de luminosidade, por exemplo?

É que algumas plantas não se dão bem com muita luz.

Publicado:

As outras em geral têm exigências idênticas em termos de luminosidade, por exemplo?

É que algumas plantas não se dão bem com muita luz.

Sim as exigências são similares

Publicado:

Vamos ver o que diz o resto do pessoal, mas acho que vais ter de aguardar mais uma ou duas semanas para tirar uma conclusão i.e. ver se fica pior e então tentar saber o que se passa, ou se recupera.

Publicado:

Boa tarde,

Umas estão transparentes, outras amareladas e outras a apodrecer (buracos). Têm falta de tudo.

Desde Ferro a nitrogenio e potássio, magnesio, fosfatos etc.

Tenho um aquário de 240 litros uso CO2, tenho substrato da tropica "plant growth substrate" e meto tambem fetilizante liquido para plantas da nutrafin

E o Co2 está bem calibrado? A quantos PPM?

Quantos litros de Plant Growth meteu no aquario? É que por exemplo 2 sacos são 5 litros e para 240 do aquario isso não é nada.

E por cima do PLant Growth tem o quê e em que altura?

Luz? Quantos Lumens e fotoperiodo?

E a filtragem?

Fotos..

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

Publicado:

Boa tarde,

Umas estão transparentes, outras amareladas e outras a apodrecer (buracos). Têm falta de tudo.

Desde Ferro a nitrogenio e potássio, magnesio, fosfatos etc.

E o Co2 está bem calibrado? A quantos PPM?

Quantos litros de Plant Growth meteu no aquario? É que por exemplo 2 sacos são 5 litros e para 240 do aquario isso não é nada.

E por cima do PLant Growth tem o quê e em que altura?

Luz? Quantos Lumens e fotoperiodo?

E a filtragem?

Fotos..

Não sei as ppm do co2. Meti 5 litros de substrato pois segundo que dizia na escala atras do saco era o suficiente. Por cima do plant growth tenho areão e são mais ou menos quatro a cinco centímetros. Tenho uma lâmpada power-glo t8 de 40 w com 42'' possuindo 1705 lumens, e outra aqua-glo t8 de 40w com 42'' que tem 1110 lúmens que estão ligadas como já referi 8 horas por dia

Tenho um filtro fluval 305.

Publicado:

O CO2 está ligado em consonância com o fotoperíodo?

Ou seja, liga um pouco antes da luz acender e desliga um pouco antes desta apagar?

No meu caso acho que é meia hora e uma hora respectivamente.

Tens de comprar um drop checker, não só por causa das plantas mas para segurança da fauna.

Ah! Areão não é grande coisa para quem quer um plantado mais ou menos decente.

Publicado:

Antonio bom dia,

Tens que rever tudo amigo. Se o teu objectivo é um plantado à séria tem que ser.

Primeiro tem que calibrar o Co2. Falando simples e de facil entendimento. Co2 é a ignição para as plantas absorverem os demais nutrientes.Sem Co2 elas ficam limitadas. Tal como num motor podes meter a gasolina que quiseres lá para dentro que sem velas (ignição) não há consumo. CO2 é o principal MACRO nutriente.

A quantidade de Tropica Plant Growth é diminuta e por tal motivo, mesmo através de fertilização liquida (que também estás a fazer mal) ele pouco ou nada se vai revitalizar e desse modo redistribuir nutrientes pela via radicular.

Desse modo e para a litragem desse aquário tens que partir para fertilização liquida pelo metodo "EI" porque se fores utilizar os fertilizantes da Tropica (Specialized + Premium) vais gastar mais de um frasco de cada por mês. E isso fica caro.

Assim adquire os frascos de Macro e Micro nutrientes na empresa "Soluções Aquáticas".

A luz T8 já era.. esquece isso. Ou T5 ou Led.

Por utimo precisas de outro filtro de pelo menos 1250 / Litro / Hora. Esse filtro sózinho não dá conta do recado.

E amigo, fraca circulação de água equivale a uma componente bacteriológica irrisória e insuficiente.

Duas coisas fundamentais para a estabilidade de qualquer aquario. Filtro = Coração!

Caudal / corrente / circulação de água. Sabes o que acontece a um rio ou lago com água parada?

Aí tens.

Estuda bem o que pretendes e procura equipamentos. Pede opiniões sempre antes de comprar.

Não faças como a maioria que vai à loja, leva uma lavagem cerebral, compra, e depois vêm aqui lamentar-se...Nunca compres nada sem perguntar nos foruns opiniões de quem tem os equipamentos. NUNCA!

Grande abraço

• Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

Publicado:

O CO2 está ligado em consonância com o fotoperíodo?

Ou seja, liga um pouco antes da luz acender e desliga um pouco antes desta apagar?

No meu caso acho que é meia hora e uma hora respectivamente.

Tens de comprar um drop checker, não só por causa das plantas mas para segurança da fauna.

Ah! Areão não é grande coisa para quem quer um plantado mais ou menos decente.

Está sim! Se não tivesse areão teria o quê , serve meramente para decoração e criar uma camada entre o substrato e o resto do aquário digamos.

Publicado:

Antonio bom dia,

Tens que rever tudo amigo. Se o teu objectivo é um plantado à séria tem que ser.

Primeiro tem que calibrar o Co2. Falando simples e de facil entendimento. Co2 é a ignição para as plantas absorverem os demais nutrientes.Sem Co2 elas ficam limitadas. Tal como num motor podes meter a gasolina que quiseres lá para dentro que sem velas (ignição) não há consumo. CO2 é o principal MACRO nutriente.

A quantidade de Tropica Plant Growth é diminuta e por tal motivo, mesmo através de fertilização liquida (que também estás a fazer mal) ele pouco ou nada se vai revitalizar e desse modo redistribuir nutrientes pela via radicular.

Desse modo e para a litragem desse aquário tens que partir para fertilização liquida pelo metodo "EI" porque se fores utilizar os fertilizantes da Tropica (Specialized + Premium) vais gastar mais de um frasco de cada por mês. E isso fica caro.

Assim adquire os frascos de Macro e Micro nutrientes na empresa "Soluções Aquáticas".

A luz T8 já era.. esquece isso. Ou T5 ou Led.

Por utimo precisas de outro filtro de pelo menos 1250 / Litro / Hora. Esse filtro sózinho não dá conta do recado.

E amigo, fraca circulação de água equivale a uma componente bacteriológica irrisória e insuficiente.

Duas coisas fundamentais para a estabilidade de qualquer aquario. Filtro = Coração!

Caudal / corrente / circulação de água. Sabes o que acontece a um rio ou lago com água parada?

Aí tens.

Estuda bem o que pretendes e procura equipamentos. Pede opiniões sempre antes de comprar.

Não faças como a maioria que vai à loja, leva uma lavagem cerebral, compra, e depois vêm aqui lamentar-se...Nunca compres nada sem perguntar nos foruns opiniões de quem tem os equipamentos. NUNCA!

Grande abraço

Boas PAFS, li com atenção e lembrei-me agora que tenho também substrato "Fluval Stratum" misturado com o areao mas mais concentrado entre o substrato da tropica e o areao.

Mas agora diz me que faço eu?