Rute Moreno Publicado Outubro 4, 2016 Publicado Outubro 4, 2016 Boa tarde,Estou a iniciar o meu primeiro projecto mas preciso da vossa ajuda!O meu aquário tem 122 cm comprimento, 28 cm largura e 43 cm altura e é o que vêm na foto abaixo:Tenho um filtro exterior:Termostato:Bomba de CO2 (Aqui peço desculpa, o meu namorado comprou isto mas não sei bem para que serve!)Comprámos substrato e areia para colocar no aquário. Disseram para colocarmos o substrato apenas até meio e colocar em forma de rampa, é assim mesmo?Agora quero montar o aquário e iniciar o ciclo de azoto mas ainda não percebi, tenho de colocar antes as plantas não é? Queremos colocar naturais mas aqui perto não se vende, temos de comprar online. Podem ajudar-me?Em relação à iluminação, tenho duas fitas LED, com 1m cada Citar
Gonçalo84 Publicado: Outubro 4, 2016 Publicado: Outubro 4, 2016 Boas, vamos por partes: Aqua de 150L ok Filtro ok Termostato ok Isso é uma bomba de ar, não de co2. Não precisas disso para nada! Tenta devolver. O substrato fértil é para meter mais ou menos 1 cm de altura em todo o fundo. Depois cobres com areia de modo a ficar uns 3cm à frente e uns 8 atrás, porque dá um efeito de profundidade. Podes colocar as plantas a qualquer altura, mas se for logo ao principio melhor. E podes encomendar pela net por exemplo aqui: http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_category=3&controller=category Em relação à iluminação já se vê mais à frente. Porque vai depender do aqua que quiseres. Vai vendo aqui os tópicos da malta do forum para ver o que eles fazem. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Rute Moreno Publicado: Outubro 4, 2016 Autor Publicado: Outubro 4, 2016 Boas, vamos por partes: Aqua de 150L ok Filtro ok Termostato ok Isso é uma bomba de ar, não de co2. Não precisas disso para nada! Tenta devolver. O substrato fértil é para meter mais ou menos 1 cm de altura em todo o fundo. Depois cobres com areia de modo a ficar uns 3cm à frente e uns 8 atrás, porque dá um efeito de profundidade. Podes colocar as plantas a qualquer altura, mas se for logo ao principio melhor. E podes encomendar pela net por exemplo aqui: http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_category=3&controller=category Em relação à iluminação já se vê mais à frente. Porque vai depender do aqua que quiseres. Vai vendo aqui os tópicos da malta do forum para ver o que eles fazem. Boa tarde, Em relação à iluminação tenho as fitas de LED, dado isso não será melhor adequar o que vou por lá dentro ser para aquele tipo de luz? ou seja, fazer ao contrario Citar
Rute Moreno Publicado: Outubro 6, 2016 Autor Publicado: Outubro 6, 2016 Bom dia, Então pessoal não há mais ajudas? vou montar este fim de semana mas ainda tenho de comprar as plantas Citar
Inácio Sanches Publicado: Outubro 6, 2016 Publicado: Outubro 6, 2016 Para o setup que tens, compra fetos, anubias, cryptocoryne, plantas para lowtech. Não sei que fitas tens, mas normalmente são fracas, tirando algumas excepções, poderás ter que adaptar a iluminação mais tarde. Citar
Rute Moreno Publicado: Outubro 6, 2016 Autor Publicado: Outubro 6, 2016 Para o setup que tens, compra fetos, anubias, cryptocoryne, plantas para lowtech. Não sei que fitas tens, mas normalmente são fracas, tirando algumas excepções, poderás ter que adaptar a iluminação mais tarde. Boa tarde, As fitas são estas: Sei que não se vê bem, mas espero que dê uma ideia, Em relação ao CO2 acha que devo adquirir já ou aguardar? Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 6, 2016 Publicado: Outubro 6, 2016 Boas Rute Moreno Acho que como vais fazer um aquário low tech,não será preciso co2,agora tudo tem a haver com as plantas que comprares,tens que ver a luz que tens, acho que podes aguardar o co2 para mais tarde, com o caminho que o aquário pode chegar. Boa sorte. Cump: Álvaro Silva Citar
anapinheiro Publicado: Outubro 7, 2016 Publicado: Outubro 7, 2016 Boa noite Rute Já tem uma ideia do que pretende fazer no aquário a nível de decoração? Quer pedras, troncos? E a nível de peixes, tem ideia do que pretende? Quer algo mais plantado, menos? Se disser aquilo que tem em mente torna-se mais fácil a ajuda. Citar
Rute Moreno Publicado: Outubro 8, 2016 Autor Publicado: Outubro 8, 2016 Bom dia Tenciono ter pouca decoração e mais plantas naturais. Vou ter troncos. Em relação aos peixes queremos guppies neons e camaroes. Posso preparar já todo o aquario e montar tudo e por a funcionar e adicionar as plantas na segunda ou terca? (É quando chega a encomenda) Citar
anapinheiro Publicado: Outubro 8, 2016 Publicado: Outubro 8, 2016 Boa tarde Pela experiência que tenho, eu prefiro montar o hardscape e só depois de todas as plantas estarem colocadas é que encho o aquário e coloco os equipamentos a trabalhar. Torna-se muito mais fácil. A respeito das plantas, o que escolheu? Citar
Rute Moreno Publicado: Outubro 8, 2016 Autor Publicado: Outubro 8, 2016 Boa tarde Comprei 1 feto 1 anubia e musgo Quero ir evoluindo Citar
Paulo F. Soares Publicado: Outubro 8, 2016 Publicado: Outubro 8, 2016 Boa tarde, Olhe.. sabe uma coisa? Sugiro que vá ao Youtube e pesquisa "Aquarium Step by step", e veja com muita calma como se faz uma montagem. Mais que mil palavras vale a visualização com explicação. E quer-me parecer que no seu caso é melhor assim. Depois veja aquarios.. muitos e muitos e defina o que pretende. Regra numero 1 da aquarioflia: Nunca compre nada mas mesmo nada sem consultar quem anda no hobby - Os aquariofilistas não vendedores. Fale connosco, diga o que pretende e então depois compra. Abraço Citar Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
Rute Moreno Publicado: Outubro 15, 2016 Autor Publicado: Outubro 15, 2016 (editado) Olá pessoal, Tive um azar e o meu aquário partiu se mas já tenho outro e já está a ciclos. Este é para 190L (100 * 40 * 50) Ficou operacional ontem a noite. Tem 2 anubias e musgo de Java. A próxima compra chega terça feira. Fiz o teste da água deu pH 7.2 KH 10 NO2 0 GH >16 NO3 0 Tendo em conta os valores de referência das minhas tiras (será Quick test) o KH é de 5 a 10°dKh e o GH de 6 a 16°dGh. Agora é necessário colocar comida não é? Ou isso é se não houver plantas? Editado Outubro 15, 2016 por Rute Moreno Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 15, 2016 Publicado: Outubro 15, 2016 Boas Rute Moreno Sim coloca um pouco de comida de peixes,dia sim, dia não,e deixa tudo a trabalhar,o ciclo demora +- um mês,tudo sempre com muita calma,e tudo correra bem,força nisso,e boa sorte. Cump: Álvaro Silva Citar
Paulo F. Soares Publicado: Outubro 17, 2016 Publicado: Outubro 17, 2016 Bom dia Rute, Ignore valores de KH e afins. Não vale a pena andar a preocupar-.se com isso pois não tem qualquer relevância. A nossa água de rede portuguesa serve todos os propósitos de aquariofilia excepção para alguma fauna mais rigorosa. E se as medições têm a ver com alguma preocupação com plantas então pode esquecer mesmo. Tanto lhe dá ter 10 KH como 5 ou 6 ou ter GH qualquer. Esses testes de papel não têm qualquer fiabilidade. Sugiro que nesta fase apenas adquira um teste de Amonia. Mas não um teste qualquer. Recomendo o JBL Nh4 ou Aquili. Para medir amonia estes dois são dos melhores do mercado. A minha escolha? JBL. Faça o raciocionio ao contrario: Ao invés de se preocupar com o surgimento de No3 como indicador de ciclo concluido, compra o teste de Amonia, e assim que tiver um valor aceitavel (risco reduzido) de amonia, sabe que já está nos Nitritos. Já pode adicionar fauna. Rute: Faça uma apresentação detalhada e completa do aquario (apenas sabemos que tem um Eheim Classic 600), pois só assim poderemos contribuir mais assertivamente. O seu aquario actual é de 200 litros, descontando substratos e possivel granulado e rochas que eventualmente colocará diria que fica com uns 160/170 litros reais e esse Eheim 600 é fraco para essa litragem, se a intenção for um plantado com injecção de CO2. Dá se for para ter um aquario com pouca fauna e plantas ditas "Easy" . Cumprimentos, Citar Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
Recommended Posts