JoaoRRM Publicado Setembro 29, 2016 Publicado Setembro 29, 2016 Boa noite, Na segunda feira efectuei a transladação de um aquário de uma casa para outra. No aquário inicial estavam 4 escalares, 3 ancistrus, 2 guppys, 3 corydoras e 1 ramirezi. Estes foram colocados num aquário temporário de 54 litros com água totalmente nova com o filtro do percedente (JBL Cristalprofi e901) e um cometa. No dia seguinte as corydoras e os ancistrus foram para o novo aquário juntamente com o filtro e até hoje continuam saudáveis. Nos dias subsequentes todos os peixes se encontravam em perfeitas condições de saúde, no aquário de temporário que ficou com um filtro de esponja e sem tpa's até hoje à tarde. Os escalares estavam normais, até apresentavam indícios de irem reproduzir, e no espaço de horas morreram. Encontrei-os ofegantes no fundo do aquário, com as barbatanas "presas", algumas manchas avermelhadas que presumo que sejam concentrações de sangue e as guelras estavam rosadas e não avermelhadas como de costume. Todos os peixes que se encontravam no aquário temporário com eles continuam bem, enérgicos e a comer. Efetuei testes de nitritos e estavam a 0,5mg/l, amónia não testei. O objetivo com este post é tentar perceber o que aconteceu, porque é que afetou apenas os escalares e se existe algum risco de voltar a acontecer com os restantes peixes que tiveram em contacto com eles. Cumprimentos, João Marques
HugoHeisenberg Publicado: Setembro 30, 2016 Publicado: Setembro 30, 2016 (editado) Boa noite, Lamento imenso saber isso. Por mais que gostasse de ajudar, não tenho conhecimentos suficientes para tal. Dito isto, guelras rosadas parecem-me falta de oxigenação provavelmente. Espero que chegues ao fundo do problema e que não se repita. Cumprimentos Editado Setembro 30, 2016 por HugoHeisenberg Revival
alfapa Publicado: Setembro 30, 2016 Publicado: Setembro 30, 2016 Seguramente pico de amónia. Os peixes de fundo não são tão afectados. Os escalares sofrem mais. Os nitritos baixam, a amónia sobe e só depois é que desce, quando o ciclo está estável.
Bringer Publicado: Outubro 1, 2016 Publicado: Outubro 1, 2016 Aquário não ciclado e não estável, suponho. Esse filtro de esponja estava a uso? Que produtos utilizaste para tratar o cloro e acelerar o ciclo?
asol Publicado: Outubro 1, 2016 Publicado: Outubro 1, 2016 Parece-me que o erro foi encher o aquário de transição com água nova. Por motivos profissionais já mudei de casa várias vezes e por isso fiz procedimentos semelhantes de cada vez que me mude. Nunca tive baixas, mas encho sempre pelo menos 50% dos aquários de transição com água do aquário original, geralmente é mesmo entre os 80 e os 100%. Muitas vezes os vivos ficam dois ou três dias em baldes com termostato e filtro a bombar. CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Recommended Posts