VVolf Publicado Setembro 27, 2016 Publicado Setembro 27, 2016 Olá a todos, Recuperei dois lagos que estão num terreno de família e que estavam abandonados só com água da chuva. Acontece que um dos lagos já era habitado por uma razinha verde (Pelophylax perezi), o que eu achei normal, dado que há um ribeiro que atravessa o terreno. Logo após a limpeza da água e construção de algumas ilhas e esconderijos em pedra, esse lago foi colonizado por mais 2 habitantes: 2 salamandras, uma delas a salamandra de fogo. Inicialmente tinha como objetivo fazer um lago de plantas bonito e que pudesse servir de abrigo aos animais. Visto que ele se encontrava povoado, o meu interesse pelos anfíbios aumentou. Um vizinho que tem um charco nas traseiras de casa (prestes a ser destruido por causa da construção de prédios) arranjou-me mais 3 rãs para ajudar a reintroduzir no meu lago. O meu objetivo é fazer daquele lago um ecosistema equilibrado e autosustentável que não necessite de manutenção. Sei que as espécies são autóctones e como tal não podem ser mantidas em cativeiro. No entanto eu não as tenho presas em cativeiro, elas encontraram o meu lago, e podem sair do lago sempre que quiserem e o terreno é bem grande e passa um riacho mesmo ao pé do lago. Acho uma hipocrisia quando são as próprias autarquias que encanam os ribeiros, constroem em cima dos charcos e rebentam com toda a biodiversidade só para fazerem prédios. Onde eu moro já não se encontra uma unica rã verde nem um único ribeiro a céu aberto, está tudo entubado e os anfíbios cada vez mais ameaçados pela perda de habitat. Como tal, o meu projeto passa por criar todas as condições para que a vida anfíbia possa de novo prosperar naquele lugar. Não tenciono acrescentar mais fauna, apenas garantir que aquela consegue reproduzir-se sustentavelmente e sem necessitar de manutenção. As minhas preocupações passam por garantir que a flora é adequada. Caraterísticas: dimensões do lago: forma octogonal lado - ~1 metro profundidade - ~70 cm tem um repucho de água que vem com pressão do ribeiro. Fauna: alguns caracóis de água doce (muito pequenos, na ordem dos mm) 4 rãs verdes (Pelophylax Perezi) 1 salamandra de pintas amarelas e 1 salamandra verde que não sei qual a espécie. Flora: Rumex Sanguinea Nymphaea alba - Nenúfar branco Cyperus papyrus - papiro Scirpus cernuus Bamboo da sorte - não é bamboo de verdade, vou colocá-la no interior durante o inverno Equisetum Japonicum Egeria densa - elodea Zantedeschia aethiopica - jarros (ao redor) Myriophyllum spicatum - pinheirinho de água Nasturtium officinale - Agriões de água entre outras que não sei o nome, pois consegui-as no estado selvagem em ribeiros. O substrato tem algumas zonas com seixos que apanhei em vários rios e também na praia, outras zonas com areia, mas a maioria do espaço tem folhas/terra/resíduos. Em breve coloco imagens do antes e do após. Cumprimentos, VVolf. Citar
VVolf Publicado: Setembro 27, 2016 Autor Publicado: Setembro 27, 2016 Aqui está o antes: E o após: Um habitante noturno: Mais perguntas, estou à disposição. Cumprimentos, VVolf. 1 Citar
Recommended Posts