PJMMonteiro Publicado Setembro 16, 2016 Share Publicado Setembro 16, 2016 (editado) Bom dia, Já acompanho o fórum há muito tempo mas só agora me registei. Comecei nisto dos aquários no ano 2000 (cheguei a fazer criação de Danio Zebra) mas abandonei por causa da faculdade e do trabalho. Retomei no início de 2015 com este aquascape (se assim se pode chamar...) Entretanto um reset... Aquário: Aquapor Sirius 100 (101 x 31 x 46cm. Capacidade: 100L Volume: 144dm3) Iluminação integrada: T5 39 W Filtro externo: EHEIM Classic 250 Aquecedor: Tetra HT 100 W CO2: Tropica CO2 System 60 (sei que é pouco mas estou a fazer uma experiência...) Fundo: Areia sílica grão 1,5 - 2 mm + JBL Manado (canto posterior direito) Rocha: Basalto apanhado por mim Flora: - Anubias barteri var. coffeefolia - Anubias barteri var. nana - Anubias sp. ‘Petite’ - Microsorum pteropus 'Narrow' - Cryptocoryne wendtii 'Green' - Staurogyne repens Espero que gostem. Aceitam-se sugestões Abraço Editado Setembro 17, 2016 por PJMMonteiro 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Setembro 16, 2016 Share Publicado: Setembro 16, 2016 Boas Monteiro Ate esta bonito,muito agradável há vista,ganha por ser muito simples,as plantas estão muito verdes, muito bom,os meus parabéns,boa sorte. Cump: Álvaro Silva 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PJMMonteiro Publicado: Setembro 16, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 16, 2016 Obrigado Álvaro! Vou adicionar Bolbitis heudelotii! Neste momento apenas um "empurrãozinho" com CO2 por lata. Mas terei de substituir por uma botija. Aqui fica com uma semana: Abraço 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Setembro 16, 2016 Share Publicado: Setembro 16, 2016 Só não gosto das folhas maiores da anúbia, tiram dimensão ao aquário. Quando puderes acrescenta o setup completo, sff 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PJMMonteiro Publicado: Setembro 16, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 16, 2016 Que sugeres? - Ludwigia repens 'Rubin' - Hygrophila polysperma 'Rosanervig' - Bolbitis heudelotii - Limnophilla aromatica Ou simplesmente corto as folhas maiores.... ? Não queria ter as flautas do filtro muito visiveis Obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Setembro 17, 2016 Share Publicado: Setembro 17, 2016 Todas tem as suas vantagens mas necessidades diferentes. Sem saber o teu setup não posso dar um conselho acertado. Quanto ao tapar a parte dos filtros... Para isso inventaram os lily pipes 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Setembro 17, 2016 Share Publicado: Setembro 17, 2016 Todas tem as suas vantagens mas necessidades diferentes. Sem saber o teu setup não posso dar um conselho acertado. Quanto ao tapar a parte dos filtros... Para isso inventaram os lily pipes E que likes aconselhas para esse Aqua sem custarem tanto como um filtro ? Não tens medo dessas arestas afiadas do xisto ? 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PJMMonteiro Publicado: Setembro 17, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2016 Neste é basalto. Custo zero. Muitas dores nas costas pra apanhar . Parecem mais afiadas do que são na realidade.... Na foto do aqua do ano passado (a primeira) verás que usei xisto bem afiadinho (não se percebe bem por ser pequena). Tanto os peixes (siamensis, tetra-neon, rasboras arlequins e gouramis) como os camarões Amano nunca tiveram um arranhão! Várias vezes se esfregaram naquele xisto. Até dois dos siamensis que tinham mais de 10 cm e que volta e meia andavam há bulha, derem valentes pancadões na pedra e nada. Mais depressa tive problemas devido a qualidade da água porque fui de férias e falharam duas TPA. Dois Gouramis foram desta pra melhor Pois mas a lily pipes são carotas.... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Setembro 17, 2016 Share Publicado: Setembro 17, 2016 Parece mesmo xisto. Onde podemos apanhar disso aqui em Portugal na natureza? Acho que este hobbie se está a tornar demasiado compra e está. Gosto de procurar as coisas Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PJMMonteiro Publicado: Setembro 17, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2016 (editado) Hoje adquiri uma Bolbitis heudelotii. Ainda está no pote. Não está fantástica em termos de folhas mas o rizoma parece bem. Estou a pensar tirar a Anubias sp. ‘Petite’ que está no centro entre os Microsorum, e colocar lá a Bolbitis, que quando começar a crescer vai dar um aspecto fantástico! Que acham? André aqui em Oeiras e Sintra há muito disto! É dares umas voltas de carro e vês basalto em vários sítios. Aí para os lados de Leiria não sei.... acho que é uma zona mais calcária... Eu não sou geólogo mas tenho umas noções de rochas por interesse pessoal. Se tiveres um amigo geólogo ou que perceba de calhaus à séria deve dizer-te nos teus lados se há basalto ou não. Mas um sítio onde há de certeza é nos Açores. Tudo aquilo é basalto! Já tens um motivo para lá ires se ainda não foste! .png' alt=':biggn:'> Vê-se normalmente 3 tipos. Esta assim mais geométrica que aprecio, a redondinha tipo leito do rio com que se pode fazer coisas interessantes e uma mais tosca e por vezes acastanhada (presença de ferro) mas que não gosto. Editado Setembro 17, 2016 por PJMMonteiro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Setembro 17, 2016 Share Publicado: Setembro 17, 2016 Pois é André, aqui na nossa zona só é bom para os ciclideos africanos... Calcário por todo o lado. Eu neste momento estou a usar basalto rolado. Quanto ao aqua está bonito. Essa areia branca é linda, mas já não caio mais nessa. Ficou feia (acinzentada) e nota-se tudo o que é lixos. E concordo com o António Nunes, essas folhas largas tiram dimensão ao aqua, mas só a coffeefolia, as petit e os fetos ficam bem. Mas o que interessa é tu gostares. Não te esqueças que a malta aqui dá conselhos segundo os gostos pessoais, não são regras 1 Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Setembro 18, 2016 Share Publicado: Setembro 18, 2016 Eu ando numa de nascentes de Mondego stones 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PJMMonteiro Publicado: Setembro 18, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 18, 2016 (editado) Gonçalo, A areia nao é tão branca como parece. É tipo plata sand/colorado sand da ADA. Mas bem mais baratinha . Tenho num aqua de 40 L com cerca de 25 peixes (que irão povoar este) a nem se nota muita sujidade. Editado Setembro 18, 2016 por PJMMonteiro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Setembro 18, 2016 Share Publicado: Setembro 18, 2016 Boas AndrePeixoto Olha dá aqui uma olhadela pode ser que resolva sobre os basaltos http://www.pai.pt/pedreiras-pedra/leiria-leiria/ Cunp: Álvaro Silva Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PJMMonteiro Publicado: Outubro 2, 2016 Autor Share Publicado: Outubro 2, 2016 (editado) Boa tarde, Agora que tive um pouco de tempo aqui vão umas fotos actualizadas. Fiz algumas alterações: acrescentei uma Bolbitis heudelotii que fica em destaque no centro presa ao tronco e adquiri mais umas Cryptocoryne wendtii green para preencher a parte do trás mas com o objectivo de dar alguma profundidade. A fauna adicionada: 6 Caridina multidentata 6 Rasbora heteromorpha 8 Crossocheilus oblongus (um deles com 10-11 cm) 12 Hemigrammus rhodostomus 12 Paracheirodon innes 2 Trichogaster chuna (machos-aguardo 2 fêmeas) 2 Ancistrus hoplogenys Aqui ficam algumas fotos. Espero que gostem Cumpts Editado Outubro 2, 2016 por PJMMonteiro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Inácio Sanches Publicado: Outubro 2, 2016 Share Publicado: Outubro 2, 2016 Não consigo ver as fotos ( não sei se sou só eu), comentando a 1a deste setup, como já disseram, só não gosto da coffeefolia de resto gosto muito, no lugar dela poria feto trident e partia para um lowtech. Muito bom Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PJMMonteiro Publicado: Outubro 13, 2016 Autor Share Publicado: Outubro 13, 2016 A ver se é desta: Agora já devem ver todas as fotos! 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Outubro 13, 2016 Share Publicado: Outubro 13, 2016 Belas fotos! Aquário muito "limpinho". Gosto. 1 Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PJMMonteiro Publicado: Outubro 16, 2016 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2016 Obrigado! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Outubro 17, 2016 Share Publicado: Outubro 17, 2016 Espectacular! Diz-me 3 coisas, dos 3 peixes de cardume que tens , como são os comportamentos . Andam juntos? andam por especie? Andam sempre em cardume? andam sempre separados? Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Outubro 17, 2016 Share Publicado: Outubro 17, 2016 Posso falar dos Neons que só andam juntos quando se sentem ameaçados ou estão assustados. Por exemplo desde que pus 4 escalares andam mais juntinhos, especialmente nos primeiros dias, depois é à legalize. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
testum Publicado: Outubro 18, 2016 Share Publicado: Outubro 18, 2016 Boas fotos! Continua! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts